Auxiliar de Limpeza e Serviços Gerais - Pref. São Bernardo do Campo/SP
- Cargo: Auxiliar de Limpeza e Serviços Gerais
- Ano: 2008
- Órgão: Pref. São Bernardo do Campo/SP
- Instituição: MOURA MELO
- Nível: Fundamental
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e-servicos-gerais-prefeitura-sao-bernardo-do-campo-sp-moura-melo-2008
Leia um fragmento do texto “Rei, o galo democrata”, de Lygia
Bojunga Nunes, e responda as questões de 01 a 05 subsequentes:
- Pois é... Tive que resolver o que é que eu ia fazer da minha vida.
Pensei pra burro. Acabei resolvendo que ia lutar pelas minhas
idéias.
Achei aquilo tão bacana! Na escola, quando a gente lê a vida de
Tiradentes, e desse pessoal importante, vem sempre essa frase
junto: “homens que lutaram por suas idéias”.
- Que legal, Rei. E você lutou?
- Não. Foi só resolver lutar que eles me levaram de volta pro
galinheiro. Então eu chamei as minhas quinze galinhas e pedi, por
favor, para elas me ajudarem. Expliquei que vivia muito cansado de
ter que mandar e desmandar nelas todas, noite e dia. (...)
01. O pronome “minha”, na primeira linha do texto, é da mesma classe
de:
a) Nosso.
b) Aquilo.
c) Ele.
d) Comigo.
02. O termo “Pensei pra burro” significa que o galo:
a) Não pensou nada.
b) Pensou nos burros que estavam ao seu redor.
c) Pensou bastante.
d) Pensou bem pouco.
03. O termo “Achei aquilo tão bacana” significa que o galo:
a) Achou aquilo um horror.
b) Achou aquilo excelente.
c) Achou aquilo um tanto quanto estranho.
d) Achou aquilo especial.
04. Qual o nome do sinal de pontuação utilizado no início do 1º, 3º e 4º
parágrafo?
a) Ponto de interrogação.
b) Ponto final.
c) Reticências.
d) Travessão.
05. Depois de refletir, o que o galo resolveu fazer de sua vida?
a) Que ia pegar armas e ir para a guerra.
b) Que as galinhas deveriam lutar contra os invasores do
galinheiro.
c) Que as galinhas teriam autonomia.
d) Que ia viajar para não pensar em nada.
06. Assinale a alternativa onde todas as palavras estão acentuadas
corretamente:
a) Agua, herói, ciúme.
b) Óleo, cha, prêmio.
c) Onibus, relógio, pé.
d) Número, música, você.
07. Assinale a alternativa em que o adjetivo concorde corretamente com
o substantivo:
a) Pai atenciosa.
b) Mulher medrosa.
c) Flor bonito.
d) Carro rápida.
08. Assinale a alternativa em que o plural está escrito de forma
incorreta:
a) Pais carinhosos.
b) Trabalhadores zangados.
c) Frutos estragado.
d) Amigos simpáticos.
09. Analise as frases abaixo e assinale a alternativa correta em relação
à concordância:
a) Eles comeu bastante.
b) Os óculos quebrou na bolsa de Carmem.
c) Paula foram a festa com seus amigos.
d) Milton jantou com seus pais.
Bojunga Nunes, e responda as questões de 01 a 05 subsequentes:
- Pois é... Tive que resolver o que é que eu ia fazer da minha vida.
Pensei pra burro. Acabei resolvendo que ia lutar pelas minhas
idéias.
Achei aquilo tão bacana! Na escola, quando a gente lê a vida de
Tiradentes, e desse pessoal importante, vem sempre essa frase
junto: “homens que lutaram por suas idéias”.
- Que legal, Rei. E você lutou?
- Não. Foi só resolver lutar que eles me levaram de volta pro
galinheiro. Então eu chamei as minhas quinze galinhas e pedi, por
favor, para elas me ajudarem. Expliquei que vivia muito cansado de
ter que mandar e desmandar nelas todas, noite e dia. (...)
01. O pronome “minha”, na primeira linha do texto, é da mesma classe
de:
a) Nosso.
b) Aquilo.
c) Ele.
d) Comigo.
02. O termo “Pensei pra burro” significa que o galo:
a) Não pensou nada.
b) Pensou nos burros que estavam ao seu redor.
c) Pensou bastante.
d) Pensou bem pouco.
03. O termo “Achei aquilo tão bacana” significa que o galo:
a) Achou aquilo um horror.
b) Achou aquilo excelente.
c) Achou aquilo um tanto quanto estranho.
d) Achou aquilo especial.
04. Qual o nome do sinal de pontuação utilizado no início do 1º, 3º e 4º
parágrafo?
a) Ponto de interrogação.
b) Ponto final.
c) Reticências.
d) Travessão.
05. Depois de refletir, o que o galo resolveu fazer de sua vida?
a) Que ia pegar armas e ir para a guerra.
b) Que as galinhas deveriam lutar contra os invasores do
galinheiro.
c) Que as galinhas teriam autonomia.
d) Que ia viajar para não pensar em nada.
06. Assinale a alternativa onde todas as palavras estão acentuadas
corretamente:
a) Agua, herói, ciúme.
b) Óleo, cha, prêmio.
c) Onibus, relógio, pé.
d) Número, música, você.
07. Assinale a alternativa em que o adjetivo concorde corretamente com
o substantivo:
a) Pai atenciosa.
b) Mulher medrosa.
c) Flor bonito.
d) Carro rápida.
08. Assinale a alternativa em que o plural está escrito de forma
incorreta:
a) Pais carinhosos.
b) Trabalhadores zangados.
c) Frutos estragado.
d) Amigos simpáticos.
09. Analise as frases abaixo e assinale a alternativa correta em relação
à concordância:
a) Eles comeu bastante.
b) Os óculos quebrou na bolsa de Carmem.
c) Paula foram a festa com seus amigos.
d) Milton jantou com seus pais.
10. Complete as lacunas e assinale a alternativa correta:
Ele foi almoçar ___.
Esta casa será minha e ______.
Eu devolverei o _____ livro.
a) Consigo, sua, vosso.
b) Contigo, nossa, teu.
c) Comigo, sua, seu.
d) Comigo, de você, teu.
11. Assinale a alternativa que contém o sinônimo do termo sublinhado
na frase que segue:
“O possante carro quebrou na frente do cinema”
a) Vigoroso.
b) Fraco.
c) Desregulado.
d) Amassado.
12. Assinale a alternativa que contém o antônimo do termo sublinhado
na frase que segue:
“Este programa é muito instrutivo”.
a) Animado.
b) Chato.
c) Não gera conhecimento algum.
d) Científico.
13. Assinale a alternativa em que todas as palavras encontram-se no
plural:
a) Amigos, pedrinha, casa.
b) Almoços, padre, letras.
c) Lençol, pátios, irmã.
d) Louças, pães, energias.
14. Assinale a alternativa que contem o feminino dos termos abaixo:
Japonês – chinês – tio – genro
a) Japonesa, china, tia, genra.
b) Japona, chinesa, tica, nora.
c) Japonesa, chinesa, tia, genra.
d) Japonesa, chinesa, tia, nora.
Analise o texto a abaixo “A Curiosidade Premiada”, de Fernanda
Lopes de Almeida, e responda as questões de 15 a 20:
Um dia Glorinha já tinha feito umas duzentas perguntas. A mãe dela
estava exausta.
- Já sei. Vou pedir a opinião de Dona Domingas!
Foi e contou tudo.
-Muito simples. Sua filha sofre de curiosidade acumulada.
A mãe levou um susto:
-Isso é grave?
-Depende. Pode ficar bem grave. Se ninguém responder às
perguntas dela.
-É mesmo, Dona Domingas?
-É a criança vai ficando entupida de perguntas sem respostas. E
pode até explodir.
-Que horror! Coitadinha da minha filha!
-Há um remédio para isso.
-Qual?
-Começar a responder às perguntas dela.
A mãe foi para casa e contou tudo para ao pai.
Começaram a responder, sempre a verdade.
(...)
15. O termo “Glorinha já tinha feito umas duzentas perguntas” significa
que:
a) Glorinha já tinha feito exatamente 200 perguntas.
b) Glorinha tinha feito muitas perguntas.
c) Glorinha tinha feito poucas perguntas, mas muito complexas.
d) Glorinha não tinha feito nenhuma pergunta.
16. Para Dona Domingas, de que sofria a menina?
a) Curiosidade acumulada.
b) Uma pequena curiosidade.
c) Curiosidade momentânea.
d) Dor de cabeça.
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17. Dona Domingas apontava qual remédio para o problema?
a) Deixar Glorinha fazer suas perguntas, mas não repondê-las.
b) Proibir Glorinha de fazer as perguntas.
c) Conversara com a professora de Glorinha para que tomasse
uma atitude.
d) Responder a todas as perguntas que Glorinha fizer.
18. A oração “A mãe de Glorinha estava exausta” significa que:
a) Ela estava feliz.
b) Ela estava cansada.
c) Ela estava entusiasmada.
d) Ela estava irradiante.
19. Qual a alternativa que possui um substantivo utilizado tanto para o
masculino como para o feminino?
a) Criança.
b) Mãe.
c) Filha.
d) Pai.
20. A mãe de Glorinha, depois de ter conversado com Dona Domingas,
ficou:
a) Com raiva de Glorinha.
b) Com raiva de Dona Domingas.
c) Feliz com a situação.
d) Com dó de sua filha.
MATEMÁTICA
21. Numa doceira, há 180 brigadeiros. Luzia comprou
32 desses brigadeiros. Quantos brigadeiros restaram?
a) 120.
b) 140.
c) 60.
d) 80.
Peço a observância em relação ao gabarito desta questão, simples subtração:
180 - 32 = 148 . Veja, não há alternativa. naly
22. Observe a figura abaixo. Qual é a fração que corresponde à parte
pintada de cinza?
a) 12/5
.b) 5/7
.
c) 5/12
.
d) 6/ 5
.
23. A porta de um cinema abriu e entraram 18 homens, 26 mulheres, 17
moças, 14 moços, 28 crianças e um casal de idosos. Quantas
pessoas entraram nesse cinema?
a) 103.
b) 95.
c) 104.
d) 105.
24. Em um estacionamento tem 28 carros e 6 motos. Quantas rodas
tem nesse estacionamento?
a) Mais de 151 rodas.
b) Menos de 112 rodas.
c) Mais de 121 rodas.
d) Metade de 230 rodas.
Solicito atenção dos senhores para essa questão e relação ao gabarito apresentado.
Cada carro, em verdade, tem 05 rodas, sendo 04 rodas e um estepe QUE É UMA RODA,e
muitos exercem a contagem assim. Poderia ser um peguinha.
muitos exercem a contagem assim. Poderia ser um peguinha.
Mas, nos assegurando na palavra "roda", existe diferença entre roda e pneu.
Interessante essa questão. CUIDADO! naly
25. Ligia foi contratada como digitadora de uma clínica médica. No seu
1º dia de trabalho ela digitou 1/8 das fichas e no 2º dia ela digitou o
triplo do 1º dia. Quanto ela digitou nesses dois dias?
a) Mais da metade das fichas.
b) Todas as fichas.
c) Menos da metade das fichas.
d) Metade das fichas.
26. Num teatro “Comédia” cabem 768 pessoas. Se em cada fileira tem
32 cadeiras, quantas fileiras de cadeiras tem esse teatro?
a) 18.
b) 24.
c) 22.
d) 26.
27. Júlia compra 1 dúzia de pães por dia. Quantos pães comprará em
28 dias?
a) 346.
b) 336.
c) 326.
d) 356.
28. Quantos pregos tem em 1.036 caixas, sabendo-se que em cada
caixa vem 42 pregos?
a) 52.512.
b) 53.512.
c) 43.512.
d) 42.512.
29. Luana tem 75 livros e Rose tem o triplo do número de livros de
Luana. Quantos livros tem as duas juntas?
a) 300.
b) 275.
c) 150.
d) 225.
30. Se dos 7/8 de uma quantia subtrairmos os seus 3/8, podemos
comprar um objeto cujo preço é R$ 120,00 e ainda nos sobra,
R$ 8,00. Quanto é essa quantia?
a) R$ 248,00.
b) R$ 256,00.
c) R$ 266,00.
d) R$ 348,00.
31. Em que ano Luiza completou 32 anos, sendo que em 1995 ela fez
48 anos?
a) 1.974.
b) 1.979.
c) 1.986.
d) 1.984
.
32. Luiz vendeu 3/5 das fubecas que possuía ficando ainda com 24.
Quantas fubecas Luiz possuía?
a) 40.
b) 60.
c) 35.
d) 75.
33. Numa escola há 1.405 alunos distribuídos em 3 períodos, sendo
que no 1º período tem 266 alunos matriculados e no 2º período tem
492. Quantos alunos estão matriculados no 3º período?
a) 758.
b) 574.
c) 913.
d) 647.
34. Fui à feira e comprei duas dúzias de bananas, um abacaxi, três
mangas, três dezenas de laranjas, 1 melancia, meia dúzia de
pêssegos e 4 goiabas. Quantas frutas comprei na feira?
a) 72 frutas.
b) 69 frutas.
c) 75 frutas.
d) 70 frutas.
35. Três amigos Júlio, André e Pérsio colecionam figurinhas. Hoje, ao
contá-las, verificou-se que Júlio tem 217 figurinhas, André tem 42 a
mais que Júlio e Pérsio 92 a menos do que André. Quantas
figurinhas tem Pérsio?
a) 125.
b) 167.
c) 159.
d) 259.
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36. Márcia tem uma loja de armarinhos e para efeito de estoque ela
encomendou na fábrica “Só botões”: 2 milheiros de botões pretos, 2
milheiros de brancos, 6 dúzias de verde, 2 dezenas de amarelos, 4
centenas de vermelho e 2 centenas de azuis. Quando a encomenda
chegou, ela recebeu 46 caixas iguais, com o mesmo número de
botões em cada uma. Quantas botões ela recebeu em cada caixa?
a) 12.
b) 54.
c) 126.
d) 102.
37. Nádia deu a René 2/14 e a Denis 3/14, do dinheiro que possuía.
Tendo ganho mais R$ 200,00, ficou finalmente com R$ 317,00.
Quanto Nádia possuía?
a) R$ 138,00.
b) R$ 182,00.
c) R$ 256,00.
d) R$ 282,00.
38. Júlia que é diretora da escola “Maternal” comprou 104 pacotes de
balas, contendo 12 balas em cada um, para distribuir pelas crianças
da escola. Ao abri-los, observou que em um dos pacotes faltava
uma bala. Dividiu igualmente entre todos alunos, dando 8 balas
para cada um. Qual é o número de crianças de sua escola e
quantas balas sobraram, respectivamente?
a) 155; 7.
b) 20; 7.
c) 155; 8.
d) 120; 8.
39. A sorveteria “Só Picolé” tem em estoque caixas que comportam 36
picolés em cada uma. A proprietária fez o controle e observou que
tinha em estoque 8 caixas de sorvete de morango, 10 de creme, 3
de abacaxi, 5 de passas ao rum, 2 de uva e 3 de limão. Renata
chegou após o controle e comprou 5 picolés. Quantos picolés essa
sorveteria tem para vender?
a) 26.
b) 289.
c) 1.111.
d) 1.480.
40. Some 1.029 com 2.547 e o resultado multiplique por 9. A
quantidade obtida divida por 13 e assim obtemos o quociente e o
resto respectivamente:
a) 2.475; 9.
b) 2.473; 8.
c) 2.476; 11.
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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly