terça-feira, 21 de abril de 2020

PROJETO: CORAÇÃO VERDE QUE NÃO ENEGRECE, MAS ENGRANDECE!//PROJETO 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas


PROJETO 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas
Autoria: Naly de Araújo Leite – Voluntária Educacional – Turno: vespertino


Página
1

Sorocaba, 16 de Setembro de 2019-09-16
À Direção da Instituição de Ensino
EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas
Att.: Diretora da Instituição, Vice - Diretora e Coordenadoras

Arlete Fernandes Vellozo
Ana Paula F. A. Vergani
Maria Silvana dos Santos
Att.: Corpo Discente e Docente da Unidade Escolar
PROJETO: CORAÇÃO VERDE QUE NÃO ENEGRECE, MAS
ENGRANDECE!
Nesta


Através do presente, apresento Projeto com pretensão de realização
na referida unidade escolar com finalidade educativa e laboral, participação do
aluno despertando maio interesse por sua escola, estimulando o
desenvolvimento da capacidade e prática da cooperação e trabalho em grupo,
e maior rendimento escolar.
As fases do Projeto envolvem ordens distintas:
1 – Planejamento:
1.1 – Ir as salas de aula e conversar com alunos sobre a importância da
reciclagem para educação e preservação do meio ambiente, mantença dos
espaços físicos do colégio adequados higienicamente e transformar a
atividade em um meio de arrecadar fundos para melhorias dentro da escola
a bem do alunado;
1.2 – Anotar os nomes dos alunos que, voluntariamente se oferecerem para
compor os grupos para catar, separar e reciclar dos lixos as latas e garrafas
pets, assim como papéis e papelão com finalidade de vender para
reciclagem;
1.3 – Os grupos sofrerão escalonamento, cada semana será responsabilidade
de um grupo de determinada série escolar;
1.4 – O grupo deverá coletar, separar, passar na água as latinhas e material
que estiver sujo para evitar a presença de insetos e em seguida guardar em
sacos de lixos em local determinado dentro do espaço escolar;
1.5 - Semanalmente, os grupos deverão passar para responsável, dentre os
funcionários da escola ou professor, o número de cada item para que haja
acompanhamento da quantidade de recicláveis recolhidos.

PROJETO 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas
Autoria: Naly de Araújo Leite – Voluntária Educacional – Turno: vespertino

Página
2

1.6 - Os alunos deverão usar luvas para coletar os recicláveis, e evitar contato
de risco com lixo com postura correta, lavação e higienização das mãos,
braços e rosto após término das tarefas.
Esse planejamento de ações a serem executadas é um esboço, uma
reunião no auditório deverá ser marcada e todos os grupos deverão
comparecer para um planejamento em grupo, oportunizando a todos o
direito de falar e discutir as linhas de trabalho.

2 – Objetivos:
Conseguir unir os alunos em torno de propósitos educativos, participativos
e de interesse pela Unidade Escolar, fazendo com que desenvolvam ações
em prol de melhorias e assumam responsabilidades em relação ao meio
que pertencem e do qual fazem parte durante um período do dia.
Fazer com que os alunos entendam na prática que ações podem ser
desenvolvidas em prol do meio ambiente dentro da própria comunidade
escolar e essas ações poderão ser levadas aos bairros pelos alunos que
poderão estar planejando e executando projetos de igual valia em suas
comunidades, fazendo com que prospere projetos de reciclagem.
Desenvolver capacidade dos alunos em desenvolver projetos trabalhando
em equipe com exercício de valores como respeito, coleguismo e
participação sem exclusões;
Trabalhar outros meios avaliativos, propondo ao professorado que os
alunos sejam avaliados pelo exercício, participação e esforços
desenvolvidos no Projeto, assim como os resultados, favorecendo para que
novos méritos e avaliações se desenvolvam em torno dos alunos que são
prejudicados nos momentos de avaliações formais nos quais apresentam
nervosismos ou alterações emocionais;
Estimular os alunos a buscar novas informações que possam ser aplicadas
ao Projeto com finalidade de melhorias e crescimentos, ouvir esse aluno,
discutir com todos as novas ideias e propostas, sem nunca deixar de dar
atenção e colocar em discussão de maneira democrática e participativa;
Criatividade, esse é um item importante da inteligência e cognição, e
materiais poderão ser revertidos em artesanatos, caso alunos desenvolvam
criações, e resultando na possibilidade de exposição dentro do espaço
físico da escola, revertendo valores dos artesanatos vendidos em prol da
“caixinha” dos alunos a benefícios da unidade escolar;
Autoconfiança do aluno desviada da sua prática para desafiar professores,
colegas e funcionários, reverter tal confiança pelas vitórias que obtiver na
realização do projeto, por suas ideias realizadas e com resultados positivos;
Habilidades outras que não as decorrentes do exercício da função
“alunado”, até então, como iniciativa autorizada, colaboração com a
unidade escolar contra a qual, muitas vezes, atentam em desafios diários,
comunicação e ativismos em prol do meio ambiente e disciplina para
consecução de determinado fim;

PROJETO 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas
Autoria: Naly de Araújo Leite – Voluntária Educacional – Turno: vespertino

Página
3

Desenvolvimento de pesquisas científicas em relação a questão podendo
formar grupos para apresentações das ideias e relatórios em feiras de
ciências que possam trazer novas ideias em relação a preservação do meio
ambiente que possam extrapolar os limites do presente projeto;
3 – Benefícios para os professores da Unidade Escolar:
3.1 – Desenvolver no aluno o sentido de trabalho de equipe com respeito,
participação e planejamento;
3.2 - Verificar práticas como solidariedade e capacidade de ajustes no projeto
por parte de seu alunado;
3.3 - Estimular aos alunos criações de novos Projetos, DESENVOLVENDO
capacidade laboral, escrita com apresentações de relatórios, metas,
planejamentos com discussão e cada aluno em defesa de suas propostas;
3.4 - Possibilidade de nova maneira avaliativa em todas as disciplinas
oferecidas pelo colégio, através dos resultados apresentados e
necessidades do Projeto.
4 - Benefícios para a Comunidade Acadêmica:
4.1 – Coleguismo direcionado a boas práticas e desenvolvimento de projetos
em cooperação com a escola e comunidade em geral;
4.2 - Gerenciar o Projeto através da participação respeitosa, acolhendo as
boas ideias e respeitando todos os participantes, delegando e
reconhecendo méritos;
4.3 - Propor objetivos, metodologias, escolhendo os recursos
adequados, os instrumentos e critérios de avaliação para aulas
que pretendem planejar e desenvolver com segurança,
inclusive, as equipes poderão propor um calendário de palestras
em outras Escolas, levando o resultado do Projeto e
estimulando outras Escolas, repassando conhecimento retido e
adquirido, e outras Escolas se interessem em fazer o mesmo ou
desenvolvam outros Projetos que beneficiem o meio ambiente;
4.4 – Reconhecimento aos alunos, corpo discente e docente da
unidade escolar;
4.5 – Logística e união trazendo a força para organização.

5 – Finalização do Projeto:
Ao findar o ano letivo o Projeto deverá ser fechado para reiniciar no ano
seguinte,, dentro dos mesmos moldes ou com as alterações resolvidas por
todos com objetivo de maior adequação e participação, portanto, material
arrecadado deverá ser vendido e a renda promovida pela venda deverá ser
destinada ao que for decidido por todos ante as necessidades

PROJETO 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas
Autoria: Naly de Araújo Leite – Voluntária Educacional – Turno: vespertino

Página
4

apresentadas pela Direção da Unidade Escolar, dentre as necessidades
apresentadas deverá haver uma votação e escolha por parte dos alunos
participantes dos trabalhos desenvolvidos.
As fotos e filmagens deverão ser publicadas e expostas no Auditório do
Colégio com finalidade de entrar para o quadro de memórias da unidade
escolar, e um canal educativo no You Tube deverá permitir que todos,
inclusive familiares dos alunos participem dos trabalhos tomando
conhecimento através das filmagens realizadas dentro da Escola,
Esse trabalho será memorável a todos os alunos que deverão sofrer
reconhecimento indispensável ao estímulo da continuidade da ordem para
alcance do progresso com união e respeito.
Acrescento, texto de importância significativa em relação ao
desenvolvimento de projetos e crescimento dos alunos na unidade escolar:
Fonte: Projetos Educacionais Importância e Benefícios por Escola
Integrada
“Trabalhar com projetos significa uma transformação para os alunos, na
qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar atividades de
aprendizagem direcionadas por eles mesmos; deixam de memorizar e repetir
e passam a descobrir, integrar e apresentar; deixam de ouvir e reagir e
passam a comunicar e assumir responsabilidades; não se trata só do
conhecimento de fatos, termos e conteúdo, mas sim de compreender os
processos; passam da teoria à aplicação da teoria.
Em consideração a comunidade educativa, escola, sua função social é ensinar,
portanto, devemos construir um projeto que esteja em conformidade com a
realidade social do sujeito, mas que tenha um currículo estruturado, flexível, e
aberto, capaz de oferecer as competências necessárias para que esse sujeito
possa atuar como sujeito de sua própria história. Aprendendo a ser, a conviver,
a fazer e a conhecer. Os professores precisam de organização e
cooperação, precisam ter capacidade e conhecimento para superar os
desafios iniciais, por exemplo uma equipe de apoio e logística pode ajudar
criando cronogramas mais flexíveis, como calendários ou horário para
planejamento em equipe, pode oferecer aos professores oportunidades de
desenvolvimento profissional.
Para que um projeto educacional seja bem sucedido é necessário
observar atentamente todas as suas etapas para que não haja falhas no que
diz respeito aos objetivos que se pretende alcançar. No entanto, é importante
lembrar que não existe um projeto educacional ideal, pois ele precisa estar
necessariamente em transformação, ser flexível, estar em adequação a
realidade em que ele está inserido.
Um bom projeto precisa estar articulado, precisa ser discutido com os
demais participantes. A sua condução deve envolver operações essenciais
para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa

PROJETO 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) e Centro de Línguas
Autoria: Naly de Araújo Leite – Voluntária Educacional – Turno: vespertino

Página
5

no desenvolvimento do aluno tanto na parte cognitiva quanto social, o trabalho
com projetos educacionais envolve uma série de ações que devem alcançar as
metas estipuladas. Pensar em projetos educacionais como prática pedagógica
é pensar não só no trabalho do professor, como também no aluno. Um projeto
pedagógico para sala de aula, por exemplo, deve visar o aprendizado do aluno.
O professor como mediador deve garantir que o aluno entenda aquilo que está
sendo proposto para que ele faça ligações com outros campos de
conhecimento. Um bom projeto educacional muda a postura do professor
diante dos alunos, ele passa a ser o mediador no processo de ensino-
aprendizagem através de atividades bem elaboradas, que façam sentido tanto
para ele quanto para o aluno, deixando assim de ser apenas um transmissor de
informações.
     Vale lembrar que o trabalho de um pedagogo e um projeto educacional não
se limita a escola. Por causa dos seus conhecimentos adquiridos durante sua
formação no que diz respeito aos aspectos sociais, psicológicos e culturais, ele
adquiriu a habilidade de trabalhar em espaços não escolares. São muitas as
possibilidades de trabalho de um pedagogo, como por exemplo em bibliotecas,
hospitais para trabalhar com as crianças internadas por longos períodos
impossibilitadas frequentar a escola, no recursos humanos de uma empresa,
hotéis, clubes com atividades recreativas, etc.
A aprendizagem, muito valorizada pela sociedade, pode acontecer em
qualquer ambiente e o pedagogo é o profissional habilitado esse acompanhamento.
Mesmo fora da escola, o pedagogo precisa de um projeto pedagógico, de um plano
para definir as técnicas mais adequadas a seu propósito, assim como eu faz dentro da
escola.”
Autora: Naly de Araújo Leite

OBS.: Se não for pedir muito, gostaria que o nome do Projeto (PROJETO:
CORAÇÃO VERDE QUE NÃO ENEGRECE, MAS ENGRANDECE) fosse
mantido devido a nossa realidade. O “enegrece” representa as queimadas
e o “coração verde representa o pulsar do órgão vital que mantêm a
vida”. Naly de Araújo Leite



IN ENGLISH
PROJECT 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) and Language Center
Author: Naly de Araújo Leite - Educational Volunteer - Turn: Evening

Page
1


Sorocaba, September 16, 2019-09-16

To the Board of the Educational Institution
AND IS. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) and Language Center

Att .: Institution Director, Deputy Director and Coordinators

Arlete Fernandes Vellozo

Ana Paula F. Vergani

Maria Silvana dos Santos

Att .: Student and Faculty of the School Unit

DESIGN: GREEN HEART THAT DOES NOT BLACK, BUT
GET IT!

In this

Through the present, I present Project with pretension of accomplishment
in that school unit for educational and labor purposes, participation of the
student may arouse interest in his school, stimulating the
capacity building and practice of cooperation and group work,
and higher school performance.
The Project phases involve different orders:
1 - Planning:
1.1 - Go to classrooms and talk with students about the importance of
recycling for education and preservation of the environment, maintenance of
hygienically adequate physical spaces of the college and transform the
activity in a means of raising funds for improvements within the school
for the sake of the students;
1.2 - Write down the names of students who volunteer to volunteer for
compose the groups to pick, separate and recycle the cans and bottles
as well as paper and cardboard for the purpose of selling to
recycling;
1.3 - Groups will be staggered, each week will be responsible
from a group of a given school grade;
1.4 - The group shall collect, separate, pass the cans and material in the water
dirty to prevent the presence of insects and then store in
garbage bags in a specific place within the school space;
1.5 - Each week, the groups shall pass to the responsible person, among the
school staff or teacher, the number of each item so there is
monitoring the amount of recyclables collected.

PROJECT 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) and Language Center
Author: Naly de Araújo Leite - Educational Volunteer - Turn: Evening

Page
2

1.6 Students should wear gloves to collect recyclables and avoid contact
hazardous waste with correct posture, hand washing and hygiene,
arms and face upon completion of tasks.
This planning of actions to be taken is an outline, a
The auditorium meeting should be scheduled and all groups
to attend group planning, giving everyone the opportunity to
right to speak and discuss the lines of work.


2 - Objectives:
Unite students around educational, participatory purposes
and interest for the School Unit, causing them to develop actions
for improvement and take responsibility for the environment
they belong to and are part of during a period of the day.
Have students understand in practice what actions can be
for the environment within the community itself
and these actions may be taken to the neighborhoods by students who
may be planning and executing projects of equal value in their
communities, making recycling projects prosper.
Develop students' ability to develop projects by working
team with exercise of values ​​such as respect, collegiality and
participation without exclusions;
To work with other evaluative means, proposing to the teachers that
students to be assessed for their exercise, participation and efforts
developed in the Project, as well as the results, favoring that
new merits and assessments develop around students who are
impaired in the moments of formal evaluations in which they present
nervousness or emotional changes;
Encourage students to look for new information that can be applied
to the Project for the purpose of improvement and growth, to listen to this student,
discuss with all the new ideas and proposals, while always giving
attention and put into discussion in a democratic and participatory manner;
Creativity, this is an important item of intelligence and cognition, and
materials may be reverted to handicrafts if students develop
creations, and resulting in the possibility of exposure within space
school, reversing values ​​of crafts sold for the sake of
“Box” of students to benefits of the school unit;
Student self-confidence deviates from practice to challenge teachers,
colleagues and employees, to reverse such confidence by the victories
realization of the project, for its ideas realized and with positive results;
Skills other than those arising from the exercise of the function
Hitherto, as an authorized initiative, collaboration with the
school unit that they often deal with in daily challenges,
communication and environmental activism and discipline to
achievement of a certain purpose

PROJECT 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) and Language Center
Author: Naly de Araújo Leite - Educational Volunteer - Turn: Evening

Page
3

Development of scientific research regarding the issue may
form groups to present ideas and reports at trade shows.
sciences that can bring new ideas regarding environmental preservation
environment that may exceed the boundaries of this project;
3 - Benefits for School Unit teachers:
3.1 - Develop in the student the sense of teamwork with respect,
participation and planning;
3.2 - Verify practices such as solidarity and capacity for project adjustments
by his students;
3.3 - Encourage students to create new projects by DEVELOPING
work ability, written with report presentations, goals,
planning with discussion and each student in defense of their proposals;
3.4 - Possibility of a new evaluative way in all subjects
offered by the college through the results presented and
Project needs.
4 - Benefits for the Academic Community:
4.1 - Colleagues focused on good practices and project development
in cooperation with the school and the wider community;
4.2 - Manage the Project through respectful participation, welcoming the
good ideas and respecting all participants, delegating and
recognizing merits;
4.3 - Propose objectives, methodologies, choosing resources
appropriate tools and assessment criteria for classes
who want to plan and develop safely,
even teams can propose a calendar of lectures
in other schools, taking the result of the project and
stimulating other schools, passing on retained knowledge and
acquired, and other schools are interested in doing the same or
develop other projects that benefit the environment;
4.4 - Recognition to students, students and faculty of the
school unit;
4.5 - Logistics and unity bringing strength to the organization.

5 - Project Completion:
At the end of the school year the Project should be closed to restart in the year
following, within the same framework or as amended by
all with the aim of greater adequacy and participation, therefore, material
collected shall be sold and the income promoted by the sale shall be
to what is decided by all in the light of the needs

PROJECT 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) and Language Center
Author: Naly de Araújo Leite - Educational Volunteer - Turn: Evening

Page
4

 presented by the School Unit Management, among the needs
presented there should be a vote and choice by the students
participants of the work developed.
The photos and footage must be published and exhibited in the Auditorium of the
College for the purpose of joining the unit's memory board
and an educational channel on You Tube should allow everyone,
including family members of students participate in the work taking
knowledge through the filming done inside the School,
This work will be memorable to all students who will suffer
recognition indispensable for stimulating the continuity of order to
reach progress with unity and respect.
I add, text of significant importance in relation to the
project development and student growth in the school unit:
Source: Educational Projects Importance and Benefits per School
Integrated
“Working with projects means a transformation for students in the
which they stop following orders and start performing
self-directed learning; stop memorizing and repeating
and come to discover, integrate and present; stop listening and reacting and
communicate and assume responsibility; it's not just about
knowledge of facts, terms and content, but rather to understand the
processes; they go from theory to theory application.
In consideration of the educational community, school, its social function is to teach,
therefore we should build a project that conforms to the
social reality of the subject, but which has a structured, flexible curriculum, and
able to offer the necessary skills for this subject
can act as the subject of their own history. Learning to be, to live with,
to do and to know. Teachers need organization and
need to have the capacity and knowledge to overcome the
initial challenges for example a support and logistics team can help
creating more flexible schedules such as calendars or time for
planning can offer teachers opportunities for
professional development.
For an educational project to be successful it is necessary
carefully observe all your steps so that there are no failures in what
regards the objectives to be achieved. However, it is important
remember that there is no ideal educational project as it needs to be
necessarily changing, be flexible, be in
reality in which it is inserted.
A good project needs to be articulated, needs to be discussed with the
other participants. Your driving must involve essential operations
for knowledge acquisition, generating a qualitative and quantitative transformation

PROJECT 001/2019 - EE. Dr. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão) and Language Center
Author: Naly de Araújo Leite - Educational Volunteer - Turn: Evening

Page
5th

in the student's development in both cognitive and social
Educational projects involve a series of actions that must
set goals. Think of educational projects as pedagogical practice
It is thinking not only about the teacher's work, but also about the student. A project
The pedagogical approach to the classroom, for example, should aim at student learning.
The teacher as mediator should ensure that the student understands what is
proposed to link with other fields of
knowledge. A good educational project changes the teacher's posture
before the students, he becomes the mediator in the teaching-
learning through well-designed activities that make sense both
for him as for the student, thus no longer just a transmitter of
information.
     Remember that the work of a pedagogue and an educational project is not
is limited to school. Because of your knowledge acquired during your
with regard to social, psychological and cultural aspects, he
acquired the ability to work in non-school spaces. There are many
working possibilities of a pedagogue, such as libraries,
hospitals to work with long-term hospitalized children
unable to attend school in the human resources of a company,
hotels, clubs with recreational activities, etc.

Learning, highly valued by society, can happen in many

any environment and the educator is the qualified professional this accompaniment.

Even out of school, the pedagogue needs a pedagogical project, a plan

to define the most appropriate techniques for your purpose just as I do within the
school."
Author: Naly de Araújo Leite


NOTE: If you are not asking too much, I would like thApós escrever o Projeto foi enviado:
 1- Diretores e Coordenadores da Unidade Escolar;
  2 - Deputados Estaduais eleitos por SP;
   3 - Deputados Federais eleitos por SP;
    4 - Senadores da República de SP;
Envio se deu dia 6 de Setembro.
Nenhuma resposta até o presente momento, comentário, posicionamento ou atenção.
After writing the Project was submitted:
  1- School Unit Directors and Coordinators;
   2 - State Deputies elected by SP;
    3 - Federal Deputies elected by SP;
     4 - Senators of the Republic of SP;
Shipping took place on September 6th.

No response so far, comment, placement or attention.e name of the Project (PROJECT:
GREEN HEART WHICH DOES NOT BLACK BUT GETS)
maintained due to our reality. The "black" represents the burns
and the “green heart” represents the pulse of the vital organ that maintains the
life".Naly de Araújo Leite 



Ativista//Pesquisadora//BLOGUISTA//Autora da matéria//Tradução//Divulgação: Naly de Araújo Leite, Sorocaba, SP, Brasil.