MATEMÁTICA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATEMÁTICA
MUDANÇAS NOS PARÂMETROS DO ENSINO, MUDANÇA NAS MATÉRIAS, INTRODUÇÕES E ALTERAÇÕES, ANTES FOCADO NO PREPARO DO CIDADÃO PARA O TRABALHO, HOJE FOCADO, INDIVÍDUO E CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA E EQUITATIVA.
Diante do exposto no vídeo e realidade do povo brasileiro que concursa a nível FUNDAMENTAL, realizei alguns comentários que creio sejam válidos sobre a questão:
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATEMÁTICA
MINHA PUBLICAÇÃO FACEBOOK EM 25 DE
JULHO DE 2019
Concursos a nível Fundamental, muito
difícil recursos "quanto ao conteúdo programático', tenho estudado há anos
uma maneira de combater a falta de limites aos conteúdos aplicados em provas a
nível fundamental. Mas, em minhas pesquisas, não encontrei esses limites em
conteúdos programáticos com descrições das matérias, principalmente Matemática.
Minha luta é dos anos 90, encontrei um problema de Matemática no livro da 5ª
série, exatamente igual ao de um livro de Matemática Financeira que estava
estudando para concurso a nível Superior. Depois, verificando questões de
concursos, constatei que o abuso e entrâncias às matérias de Ensino Médio
quando exigido somente nível Fundamental acontecem e impossibilitam candidatos
que se dedicam a alcançar aprovação.
O que não entendo é o "porquê"
profissionais da área não terem vislumbrado Raciocínio Lógico como "uma
formalização deste abuso e não limitação", abstração do nada ou qualquer
coisa, o jogo de adivinha que se distancia do verdadeiro significado da ciência
exata. Continuo estudando porque me causa intranquilidade e corresponde a
desigualdades em concorrer às vagas públicas e sinto uma certa
"manipulação" que antecipa e rege resultados sem com isso sofrer
classificação de fraude. E por favor, nada de DEMAGOGIA DO TIPO, "todos
são capazes", "raciocínio lógico é potencial e inteligência",
SABEMOS que certos resultados são totalmente ilógicos e não permitem mais que
uma "forma de abstração", e essa ocorre de maneira individual, e nem
sempre concordamos com resultados ou condução do raciocínio, além de cansativo
e poucas vezes interessante, mais que a matemática formal. Os alunos começam a
fazer tudo de cabeça e erradamente, sentem que não precisam sequer das quatro
operações de matemática e nem estudar tanto para as provas. 90 questões
apresentadas para prova, 30 matemática o restante, raciocínio lógico, vícios de
raciocínios e quando em prática, muitos são tomados por uma "alta
confiança" que só decai com a certeza da resposta correta e aprovação
seguida do resultado oposto.
Não sinto a facilidade de assimilação proposta em
definição do sistema, prefiro raciocínio matemático do que o lógico porque
dados e evidências são retirados do problemas e anotados no raciocínio
matemático não permitindo abstrações e perdas de tempo, como a exemplo, durante
provas de concursos, e interessante que a matemática do raciocínio lógico foi
fomentada com a introdução de disciplinas no Ensino Médio como Filosofia e
Sociologia. I
Interessante de igual forma é pesquisar aspectos cognitivos no conteúdo raciocínio
matemático formal e raciocínio matemático lógico. Considero ainda que, estamos
sendo cobaias de experimentações instrumentalizadas pelo "raciocínio
lógico", não que seja fundamento, ou finalidade, mas sempre ocorre em
países nos quais falta ética e Direitos Humanos.
PEÇO PERDÃO AOS QUE
DISCORDAREM COM A EMISSÃO DO MEU PENSAR.
Para reflexão sobre minha última
afirmativa, deixo uma citação sobre RACIOCÍNIO LÓGICO:
"O raciocínio
matemático contém o ato pelo qual a mente humana se distancia do mundo externo,
um ato que ocorre em si mesmo ou por si mesmo, de modo que, não são os objetos
presentes no mundo físico que permeiam o raciocínio, mas a maneira de organizá-los,
categorizá-los ou mesmo de entender sua estrutura em relação a si e ao ambiente
(Piaget, 1971/2002), formando, com tais características, a engenharia do
pensamento humano. Ao estudar os processos do raciocínio lógico matemático espera-se alcançar o que há de mais essencial na mente humana, principalmente pela sua natureza particular de revelar as construções do pensamento. Por isso, Poincaré (1908/1996) aponta que estudar as construções do raciocínio lógico-matemático, em sua gênese, deveria despertar o interesse de todos os psicólogos".
."https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15523/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Ricardo%20Nogueira%20Maisch.pdf
Naly De Araujo Leite
COMENTÁRIO AO VÍDEO ACIMA:
ALTERAÇÕES DOS PARÂMETROS
CURRICULARES, CONCURSOS PÚBLICOS E A REALIDADE NACIONAL :
Toda mudança,
supõe-se positiva. A questão é que, esse "focar na habilidade de pensar e
usar matemática na vida" pode ser traduzido pela aplicação de Concursos
Públicos a nível Fundamental. Concursos são certames dedicados às pessoas
adultas que muito aplicaram a matemática à vida, e está ocorrendo uma não
limitação á extensão de elaboração das questões de Provas a nível Fundamental,
inclusive de Matemática. Aqueles que estão concursando, Brasília – 1997 - PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS, 04 SÉRIES do Ensino Fundamental, a exemplo, prova de
matemática, Conteúdo Programático - Problemas.A prática mais frequente consistia
em ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema
para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado. Para
a grande maioria dos alunos, resolver um problema significava fazer cálculos
com os números do enunciado ou aplicar algo que aprenderam nas aulas. ERA
ASSIM, temo gerações que deixaram às escolas e assim o aprenderam, cito isso
porque em Novos Parâmetros, tudo gira em torno do ALUNO que se tornou sujeito,
mas é o velho conhecimento que responde e está presente nos Concursos Públicos
no Brasil. Para agravar, o RACIOCÍNIO LÓGICO que entrou embutido em formas de
"abstrações" que se diferem da exatidão do RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
FORMAL. Não podemos negar que a cada processo temos resultantes positivas e negativas,
e essas não são resultantes de ABSTRAÇÕES, mas de exatidões e que, resultam em
desigualdades aos acessos e certames públicos. As terceirizadas que realizam
CERTAMES Públicos abrem um leque extenso às elaborações de questões, são
ilimitadas, graças ao Raciocínio Lógico que propicia, sistemas abstratos,
formas de ver as coisas, e principalmente quem
CONCURSA ESTÁ FOCADO NO TRABALHO COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA, justamente a
base das mudanças ocorridas na área de Matemática que tem se distanciado da classificação
de Ciência Exata, e se tornou mais ainda, causa de baixa pontuação de
candidatos em concursos públicos. REALMENTE, essas mudanças estão construindo
uma sociedade mais Democrática e Equitativa?
2018//19 - Novos
Parâmetros em escolhas que se opõem ao
ensinar conceitos, e em seguida,
apresentar técnica, HOJE, outras
escolhas – desenvolvimento de
competências e não de procedimentos técnicos confundidos com conteúdos de
matemática. MAS, inegavelmente, CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA tem que sofrer precisão
nos Concursos Públicos, a relação apresentada nos Editais não tem como ser
recorrida por candidatos, não tem início e não tem fim com esses SISTEMAS
ABSTRATOS aplicados nas variedades dos contextos. O LEIO E NÃO RESOLVO
MATEMÁTICA, AGORA É "JOGO NO BICHO E ACERTO MUITO MAIS QUE SE ESTIVESSE
ESTUDADO", TRADUZINDO: UM FALSO RACIOCÍNIO LÓGICO QUE PRODUZ UMA AUTO - CONFIANÇA
FANTASIOSA. Claro que os acertos "por sorte acontecem", assim como em
qualquer outra modalidade, mas é esse o fundamento da Educação Nacional, hoje?
Se preparar para o
funcionalismo público acreditando na "sorte do raciocínio lógico"?
Num jogo de abstrações? Pessoas que estão tentando emprego, concursos, durante
resoluções de questões, e o "leio e não resolvo matemática" ocorre tanto
ou menos que "leio e não abstraio nada", enquanto o tempo anda. TODO
O CONTEÚDO QUE NÃO FAZIA PARTE, ANTES, AGORA ESTÁ SENDO DADO NAS ESCOLAS PARA
CRIANÇAS E JOVENS. Esses podem fazer concursos? Não. Mas, essas disciplinas com
todas as alterações estarão nas programações e como um leque aberto e infinito
para serem usadas pelas Empresas que realizam concursos no Brasil. E a qual
massa são dirigidos esses concursos? Àquela massa que tem condições de voltar
para escola, se atualizar, pagando cursinhos após o dia todo de trabalho? SEI
QUE ESSAS DIFICULDADES SEMPRE EXISTIRAM, mas não dentro deste contexto, os que
necessitam não conseguem classificação devido ao conhecimento das matérias, e
os que tem cursos mais avançados,
concorreram e ocupam essas vagas, em menos de dois anos, concorrerão, dentro de
suas áreas especificas, porque grande parte tem curso superior, e então pedirão
demissão, deixando os lugares vagos e um serviço público de questionável
qualidade, onerando ao ESTADO .Tentar recorrer em questões alegando que a
Empresa fugiu a limitação dos conteúdos de ENSINO FUNDAMENTAL é muito, muito
difícil, mesmo ilustrando com a questão recorrida retiradas de livros de Ensino
Médio e Superior, não aceitam esses argumentos, graças ao leque que se abriu na
Matemática e outras disciplinas exigíveis. ABSTRAIR SISTEMAS E RACIOCÍNIO
LÓGICO não resolverão essa realidade Nacional, talvez, quem sabe, a longo
prazo. SUGIRO que ajudem a encontrar um PARâMETRO mediador desta situação que é
a realidade. Prestar Concursos no Brasil tem que ser mais que um "jogo de
sorte e azar", porque após entrar, esse SORTUDA (A) vai exercer atividade
pública da qual todos necessitamos. Gostei do vídeo, foi esclarecedor,
inspirador , me fez refletir e elaborar esse texto. Parabéns! Naly de Araújo
Leite
1997 PARÂMETROS - https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-03-matematica.pdf
Abaixo, temos duas resoluções em média por questão que deveriam ser NÍVEL FUNDAMENTAL, porque fizeram parte de provas a esse nível, mas observe que, em resoluções de algumas, encontramos estabelecido Nível Médio.
Clique sobre as imagens para ampliar e facilitar leitura, outro recurso é apertar simultaneamente Ctrl + , e ampliar ainda mais, favorecendo a leitura. Bons estudos! Naly
DICAS PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE - CONCURSOS PÚBLICOS:
DICA 1: Multiplicar um número por 10:
Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita.
Exemplo 1: 16 x 10 = 160
Exemplo 2: 15,567 x 10 = 155,67
DICA 2: Multiplicar um número por 10:
Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a direita.
Exemplo 1: 16 x 103 = 16000
Exemplo 2: 15,567 x 104 = 155670
Então, se quisermos efetuar a seguinte multiplicação: 12 x 100. Sabemos que 100=102, então:
12 x 100 = 12 x 102 = 1200.
DICA 3: Dividir um número por 10:
Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda.
Exemplo 1: 16 / 10 = 1,6
Exemplo 2: 15,567 / 10 = 1,5567
DICA 4: Dividir um número por 10:
Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a esquerda.
Exemplo 1: 16 / 103 = 0,016
Exemplo 2: 15,567 / 102 = 0,15567
Então, se quisermos efetuar a seguinte divisão: 12 / 1000. Sabemos que 1000=103, então:
12 / 1000 = 12 / 103 = 0,012.
DICA 5: Multiplicar um número por 11:
Quando o número for de 2 algarismos, basta somar esses 2 algarismos e colocar o resultado no meio deles. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 26 x 11.
Temos o número 26, somando seus 2 algarismos temos 2+6=8. Pronto! Agora é só colocar esse 8 no meio deles:
a resposta é 286. Portanto 26 x 11 = 286.
Outros exemplos:
1) 34 x 11
somamos os algarismos do número 34: 3+4=7
colocamos o resultado no meio deles: 374. Portanto 34×11 = 374.
2) 81 x 11
somamos os algarismos do número 81: 8+1=9
colocamos o resultado no meio deles: 891. Portanto 81×11 = 891.
3) 37 x 11
somamos os algarismos do número 37: 3+7=10
Como deu um nº maior que 9, então não podemos colocar todo o número no meio deles. Colocamos apenas o algarismo das unidades (0) no meio deles, e o algarismo da dezena (1) é somado ao primeiro algarismo do número: 407. Portanto 37×11 = 407.
Quando o número for de 3 algarismos, então esse número multiplicado por 11 resultará em um número de 4 algarismos. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 135 x 11.
Temos o número 135. Somando o 1º com o 2º algarismo desse número temos 1+3=4. Somando o 2º com o 3º algarismo desse número temos 3+5=8. Esses 2 resultados serão colocados no meio do número 135, tirando o seu algarismo do meio:
1485. Portanto 135 x 11 = 1485
DICA 6: Tabuada do 9:
Se você tem dificuldades para decorar a tabuada do 9, pode fazer o seguinte:
1) Considere o número anterior ao qual você irá multiplicar o 9.
2) Veja quanto falta para ele chegar ao 9.
3) Junte os dois números encontrados.
Por exemplo:
1) 9 x 2 => o número anterior ao dois é o 1.
2) Para o 1 chegar ao 9, faltam 8.
3) Agora basta unir os dois números: 18
Portanto, 9 x 2 = 18.
Da mesma forma pode ser feito para os outros números, até chegar em 9×9:
1) 9 x 9 => o número anterior ao nove é o 8.
2) Para o 8 chegar ao 9, falta 1
3) Agora basta unir os dois números: 81
Portanto, 9 x 9 = 81.
DICA 7: Dividir qualquer número por 5:
Basta multiplicar o número por 2 e “arrastar” a vírgula para a esquerda.
Ex: 345 / 5 = 345 * 2 = 690. Arrastando a vírgula, temos 69,0.
Ex: 1526 / 5 = 1526 * 2 = 3052. Arrastando a vírgula, temos 305,2.
DICA 8: Como descobrir o próximo quadrado?
Some o quadrado anterior com duas vezes com o número do qual você quer descobrir o quadrado, e depois diminua uma unidade.
Ex: Se 32=9, quanto vale 42?
Aplicando a regra, temos:
9 + 4 + 4 = 17
17 – 1 = 16
Portanto, 42 = 16
Outro exemplo: 52 = ?
16 + 5 + 5 – 1 = 25
Qual a Diferença entre Razão e Fração
Sempre que me perguntam: “qual é a diferença entre razão e fração?”, eu recorro aquele clássico exemplo da relação candidato/vaga no vestibular.
Exemplificando:
Quando ouvimos a frase ”no vestibular para Medicina da universidade X, a relação candidato/vaga é de 5 para 2”, estamos diante de uma razão, já que duas grandezas estão sendo comparadas: a quantidade de candidatos que se inscreveram no vestibular da universidade X, com a quantidade de vagas disponíveis nessa universidade.
Na verdade, o correto seria afirmar: a razão candidato/vaga é de 5 para 2.
Mas, como se chegou à razão “ 5 para 2”?
A tabelinha abaixo pode nos ajudar:
Observe que os valores da primeira linha representam a razão inicial, isto é, 950 candidatos irão disputar as 380 vagas oferecidas pela universidade X, para o seu curso de Medicina.
As linhas subseqüentes foram obtidas através da divisão (simplificação) dos valores das duas colunas pelo mesmo número natural, isto é, por 2, por 5 e por 19.
Assim: 950/380 = 5/2 (razão 5 para 2 )
A igualdade acima é chamada de proporção, pois é uma igualdade entre duas razões.
Para essa igualdade vale a propriedade fundamental das proporções:
O produto dos extremos é igual ao produto dos meios
Isto é: 950 x 2 = 380 x 5
A fração, como é que fica nessa historinha?
Bem, a fração é apenas e, tão somente, uma divisão entre dois números.
Vamos supor que desejamos dividir 5 por 2, ou seja, queremos descobrir quantos grupos de 2 elementos conseguimos formar num grupo de 5 elementos.
A resposta para essa divisão é: podem ser formados 2 grupos de dois elementos e sobra 1 elemento.
Na forma decimal, pode-se escrever 2,5 – o que significa 2 grupos inteiros e metade de um grupo de 2 elementos.
Essa divisão pode ser escrita também na forma de fração : 5/2
Para finalizar, vale estabelecer as seguintes definições:
Fração é uma divisão entre dois números 2/3
Razão é uma comparação entre duas grandezas a está para b então : a/b
Proporção é a igualdade entre duas razões a/b = c/d
Aprenda com as Dicas - PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
(CONCURSO TRT-FCC) – Os salários de dois técnicos judiciários, X e Y, estão entre si assim como 3 está para 4. Se o dobro do salário de X menos a metade do salário de Y corresponde a R$ 720,00, então os salários dos dois totalizam:a) R$ 1.200,00 b) R$ 1.260,00 c) R$ 1.300,00 d) R$ 1.360,00 e) R$ 1.400,00
SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL:
Em função do enunciado do teste podemos estabelecer a seguinte proporção:
SOLUÇÃO PELAS DICAS:
JUROS
Um capital, aplicado a juros simples, triplicará em 5 anos se a taxa anual for de:
a) 30% b) 40% c) 50% d) 75% e) 100%
Solução pela matemática tradicional:
Trata-se de uma questão de primeiro grau sobre juros simples na qual aplicamos a
Para triplicar em 5 anos a juros simples, esse valor deve ser igual ao dobro do capital, cujo valor somado ao capital inicial será igual ao triplo do capital aplicado:
temos:
5i = 100, logo i = 40%
Solução pelas dicas:
Nesse tipo de problema atribui-se ao capital o valor 1 ou seja c = 1
Se o capital triplica passa a valer 3 que corresponde ao montante (M)
Se C =1 e o M = 3 pode-se dizer que J= 2
GABARITO : B
Números inteiros IBGE
Severiano tem hoje a idade que Pedro terá daqui a seis anos. Há dez anos, Severiano tinha a metade da idade atual de Pedro. Daqui a vinte anos, Severiano terá então a seguinte idade
a) 24 b) 27 c) 30 d) 32 e) 34
SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL
Seja S a idade de Severiano hoje
Seja P a idade de Pedro atualmente
Daqui a 6 anos a idade de Pedro fica representada na forma: P + 6, logo podemos dizer que S = P + 6
Há dez anos, pelo enunciado temos que Severiano tinha a metade da idade atual de Pedro, ou seja: S – 10 = P/2
Através de um sistema de equações, teremos:
SOLUÇÃO PELAS DICAS
GABARITO: E
Concurso da Secretaria de Saúde – Grandezas Proporcionais
Na bandeira brasileira, o comprimento e a largura são proporcionais a 10 e 7. Carla quer fazer uma bandeira com 2 m de comprimento. Quantos metros deverá ter a largura?
a) 1,20 b) 1,30 c) 1,40 d) 1,50 e) 1,70
SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL
Se a bandeira apresenta 2 metros de comprimento, sendo as medidas proporcionais a 10 e 7, temos que estabelecer uma proporção, ou seja:
SOLUÇÃO PELAS DICAS
Relacionamos de forma direta comprimento com comprimento e largura com largura:
GABARITO: C
Concurso da Polícia Rodoviária Federal – Equação do 1° Grau
Num determinado estado, quando um veículo é rebocado por estacionar em local proibido, o motorista paga uma taxa fixa de R$ 76,88 e mais R$ 1,25 por hora de permanência no estacionamento da polícia. Se o valor pago foi de R$ 101,88 o total de horas que o veículo ficou estacionado na polícia corresponde a:
a) 20 b) 21 c) 22 d) 23 e) 24
SOLUÇÃO:
Obs.: y é o valor pago pela multa
x corresponde ao número de horas de permanência no estacionamento
GABARITO : A
TRT- FCC
(CONCURSO TRT – FCC) – Três técnicos judiciários arquivaram um total de 382 processos, em quantidades inversamente proporcionais as suas respectivas idades: 28, 32 e 36 anos. Nessas condições, é correto afirmar que o número de processos arquivados pelo mais velho foi:
a) 112 b) 126 c) 144 d) 152 e) 164
SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL:
GABARITO : A
SOLUÇÃO PELAS DICAS:
os denominadores, temos 191 que corresponde a uma soma.
Dividindo-se a soma pela soma:
GABARITO: A
Olha que dica Legal
Ex : 25 x25 = 625
O final da conta sempre será 25 ( 5×5)
O Nº 6 você acha multiplicando o dois pelo seu sucessor: 2×3 = 6
Ex2: 35 x 35 = 1225
O final é 25 = ( 5×5)
O 12 é resultado do 3 x seu sucessor então 3×4=12
EX3- 65×65 = 4225
O 25 no final
O 42 você acha multiplicando 6 pelo seu sucessor então 6 x7 =42
PESQUISA/PUBLICAÇÃO/SELEÇÃO/POSTAGENS/ Naly de Araújo Leite, Sorocaba - São Paulo - Brasil.
O final da conta sempre será 25 ( 5×5)
O Nº 6 você acha multiplicando o dois pelo seu sucessor: 2×3 = 6
O final é 25 = ( 5×5)
O 12 é resultado do 3 x seu sucessor então 3×4=12
O 25 no final
O 42 você acha multiplicando 6 pelo seu sucessor então 6 x7 =42