sábado, 17 de fevereiro de 2018

SOROCABA - conceptualized as "Healthy City" and "INTELLIGENT City" - conceituada como "Cidade Saudável" e "Cidade INTELIGENTE" - NALY DE ARAUJO LEITE








Governo Municipal


Sorocaba é uma cidade considerada modelo para o Brasil e América Latina em desenvolvimento, aliando crescimento econômico com qualidade de vida para sua população, se destacando como sede de uma Região Metropolitana. A cada dia, a cidade está mais preparada para continuar à altura dos grandes desafios do séculos 21, com o fortalecimento da democracia participativa, o desenvolvimento sustentável, em busca de gerar novas oportunidades para seus cidadãos.
Municipal government
Sorocaba is a city considered a model for Brazil and Latin America in development, combining economic growth with quality of life for its population, standing out as the seat of a Metropolitan Region. Every day, the city is more prepared to continue to rise to the great challenges of the 21st century, with the strengthening of participatory democracy, sustainable development, in search of generating new opportunities for its citizens.

Eixos Estratégicos


Sorocaba vive um momento especial. Considerada referência no Brasil e em outros países em áreas como Educação e Meio Ambiente, a cidade está preparada para continuar à altura dos grandes desafios deste século 21, com o fortalecimento da democracia participativa, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
A “Sorocaba que queremos” é o melhor lugar para se viver. Imaginar o futuro é um exercício importante para estabelecermos as metas de curto e médio prazos. A participação democrática, a capacidade de articular parcerias e construir consensos, o clima de harmonia na sociedade e o ambiente de prosperidade que vive a cidade não devem deixar de lado nossa luta pelos desafios do presente e do futuro de Sorocaba.
Para promover maior sentimento de confiança no Poder Público e de cooperação entre os cidadãos, é necessário ampliar as possibilidades de participação do munícipe, tanto pelas novas mídias, como pelos instrumentos de controle social e pela transparência das ações e programas do Governo Municipal.
O compromisso em manter as conquistas históricas obtidas ao longo dos anos e que levaram Sorocaba ao atual patamar privilegiado, é fundamental. Entretanto, é imprescindível avançar mais com as mudanças indispensáveis para que tenhamos uma sociedade igualitária e com qualidade de vida.

Strategic Axes
Sorocaba lives a special moment. Considered a reference in Brazil and in other countries in areas such as Education and the Environment, the city is prepared to keep up with the great challenges of this 21st century, with the strengthening of participatory democracy, sustainable development and the improvement of the population's quality of life .

The "Sorocaba that we want" is the best place to live. Imagining the future is an important exercise in setting the short- and medium-term goals. Democratic participation, the ability to articulate partnerships and build consensus, a climate of harmony in society and the prosperous environment that the city lives in must not leave aside our struggle for the challenges of the present and the future of Sorocaba.

In order to promote a greater sense of trust in the Public Power and cooperation between citizens, it is necessary to increase the possibilities of citizen participation, both through new media, instruments of social control and transparency of actions and programs of the Municipal Government.

The commitment to keep the historical achievements obtained over the years and that have led Sorocaba to the current privileged level, is fundamental. However, it is essential to move forward with the changes that are essential for us to have an egalitarian and quality-of-life society.


Principais Diretrizes


Esta visão de futuro requer da Prefeitura a superação de desafios, que representam os focos prioritários, relevantes e de elevado potencial de impacto no desenvolvimento de Sorocaba:
  1. Transformar a sociedade pela educação, cultura e esporte;
  2. Viver mais e com saúde;
  3. Promover o direito de morar dignamente e viver bem;
  4. Desenvolver e diversificar a economia, e estimular a inovação;
  5. Aumentar as possibilidades de realização profissional;
  6. Reduzir a exclusão social e as desigualdades;
  7. Assegurar os direitos fundamentais e fomentar a participação cidadã;
  8. Promover e garantir a utilização sustentável dos recursos ambientais;
  9. Ampliar e modernizar a infraestrutura e os serviços públicos;
  10. Aumentar a segurança e a sensação de segurança;
A partir destas metas, a Prefeitura determinou cinco diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes.

Inovação

A cidade que busca o futuro agindo no presente, com a aspiração de um ambiente socioeconômico desenvolvido, com forte empreendedorismo, elevada produtividade da economia, mais e melhores oportunidades de trabalho, educação e alto padrão de bem-estar da população. Ter uma economia competitiva, com forte base tecnológica, inclusiva e diversificada, que pressupõe infraestrutura adequada, incorporando novas formas de organização e inovação para fortalecer sua identidade e inserir Sorocaba cada vez mais nos mercados globais e na era da informação e do conhecimento.

Sustentabilidade

Promove o desenvolvimento ao longo do tempo, com novos modelos de financiamento e uso racional dos recursos, vislumbrando as gerações futuras. Incorpora e harmoniza as dimensões ambiental, política, econômica e social, proporcionando um ambiente seguro e confiável.

Gestão Eficiente, Integrada e Ágil

Aperfeiçoamento constante do modelo de gestão pública para promover melhorias contínuas na organização dos processos de trabalho, de modo a prestar cada vez mais e melhores serviços aos cidadãos. Para isso, é necessária a busca de novas metodologias e práticas, ter avanços tecnológicos e maior integração entre as equipes de trabalho para fazer com que o Governo Municipal atue de forma integrada.

Interação com a comunidade

Tendo como conceito que o Governo Municipal é parte da comunidade, o objetivo é a participação da sociedade no planejamento e execução das ações e programas da Prefeitura de Sorocaba. Antes considerados apenas destinatários das políticas públicas implementadas pela Administração Municipal, os cidadãos agora passam a ocupar também a posição de protagonistas no planejamento, formulação e no monitoramento de Políticas Públicas.

Transparência, Moralidade e Impessoalidade

Mais do que preceitos constitucionais, a Prefeitura de Sorocaba deve administrar levando em conta o respeito ao cidadão. A responsabilidade em bem gerir os recursos públicos é fator para evitar deslizes e erros de conduta, otimizando o uso do Orçamento Municipal em benefício da população.
Deste modo, articulam-se quatro Eixos de Desenvolvimento das Políticas Públicas da cidade, conceitos fundamentais para a Administração Municipal fazer de Sorocaba uma cidade cada vez melhor: Cidade Humana e Educadora; Cidade Viva e Bonita; Cidade Moderna e de Oportunidades; e Cidade com Gestão Eficiente.
Main Guidelines
This vision of the future requires the City to overcome challenges, which represent the priority, relevant and high impact potential in the development of Sorocaba:

Transforming society through education, culture and sport;
To live more and with health;
Promote the right to live in dignity and live well;
Develop and diversify the economy, and stimulate innovation;
Increase the possibilities of professional achievement;
Reduce social exclusion and inequalities;
Ensure fundamental rights and promote citizen participation;
Promote and ensure the sustainable use of environmental resources;
Expand and modernize infrastructure and public services;
Increase security and sense of security;
Based on these goals, the City has determined five guidelines for the development of comprehensive public policies.

Innovation
The city that seeks the future acting in the present, with the aspiration of a developed socio-economic environment, with strong entrepreneurship, high productivity of the economy, more and better opportunities of work, education and high standard of well-being of the population. To have a competitive economy, with a strong technological base, inclusive and diversified, that presupposes adequate infrastructure, incorporating new forms of organization and innovation to strengthen its identity and to insert Sorocaba increasingly in global markets and in the information and knowledge age.
Sustainability
It promotes development over time, with new models of funding and rational use of resources, glimpsing future generations. Incorporates and harmonizes the environmental, political, economic and social dimensions, providing a safe and reliable environment.
Efficient, Integrated and Agile Management
Continuous improvement of the public management model to promote continuous improvements in the organization of work processes in order to provide more and better services to citizens. For this, it is necessary to search for new methodologies and practices, to have technological advances and greater integration among the work teams to make the Municipal Government act in an integrated way.
Interaction with the community
Having as a concept that the Municipal Government is part of the community, the objective is the participation of society in the planning and execution of actions and programs of the City of Sorocaba. Previously considered only recipients of the public policies implemented by the Municipal Administration, citizens now also occupy the position of protagonists in the planning, formulation and monitoring of Public Policies.
Transparency, Morality and Impersonality
More than constitutional precepts, the City of Sorocaba should administer taking into account respect for the citizen. The responsibility to manage public resources is a factor to avoid slips and errors of conduct, optimizing the use of the Municipal Budget for the benefit of the population.
Thus, four axes of development of public policies of the city are articulated, fundamental concepts for the Municipal Administration to make of Sorocaba an ever better city: Human City and Educator; Cidade Viva e Bonita; Modern City and Opportunities; and City with Efficient Management.

Serviços



services

Access to information
Residents
Virtual Agency of SAAE - 2nd way
Progress of Work Processes
Electronic Schedule-SEPLAN
Animals found and for adoption
Easy Approval
Activities that generate noise pollution
Abandoned Homes
Nightclubs - Alvarás emitidos
Local Cemeteries
Clean city
Garbage collection
Selective collect
Tree Cutting and Pruning
Culture
Civil defense
Social development
Urban Development
Visual Disputation
Rubble in the Interior of Real Estate
sports
Rows in Financial Institutions (Banks)
Related searches
Street lighting
Taxes and fees
IPTU and Fees - 2nd Way
ITBI
Public walkway obstruction
Local Plan of Housing of Social Interest of Sorocaba
Municipal Plan of Selective Collection
Municipal Waste Plan
Procon - Consumer Protection Service
Our House Program
Unused land clearing facility
Appeal regarding Obligation of Construction or Repair of Mureta and Sidewalk
Cheers
Job
Misuse of fire for cleaning
Abandoned Vehicles
Municipal Civil Guard


Companies
Progress of Processes and Works
Electronic Schedule-SEPLAN
Creation
and-dipam
Easy Company
Closing of the Company
Taxes and fees
Exemptions and Tax Incentives
Electronic Declaration of Services - Financial Institution
ISS Digital
Electronic invoice
Electronic invoicing of Avulsa Services
Self-employed Professionals
Real Estate Services (update of commitment)
Validate Certificates
Company Life
CENE


LEGISLAÇÃO:

NORMAS RECENTES

LEGISLATION:

RECENT RULES

Decree 23470/2018 - Sorocaba
It declares property of public utility, for purposes of institution of easement range for passage of ...
Decree 23469/2018 - Sorocaba
It declares property of public utility, for purposes of institution of range of bondage destined to impla ...
Decree 23468/2018 - Sorocaba
It declares property of public utility, for purposes of institution of range of bondage destined to impla ...
Decree 23467/2018 - Sorocaba
It provides for the revocation of Decree No. 22,510 of December 20, 2016, which regulates the application of ...
Decree 23466/2018 - Sorocaba
It disposes about declaration of Visitor Illustrious and gives other measures .... https: //leismunicipais.com.br/prefeitura/sp/sorocaba

LEI Nº 11.133, DE 25 DE JUNHO DE 2015

(Regulamentada pelo Decreto nº 22.011/2015)

 

Aprova o Plano Municipal de Educação – PME do Município de Sorocaba.

 

Projeto de Lei nº 130/2015 – autoria do Executivo.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º  Fica aprovado o Plano Municipal de Educação - PME do Município de Sorocaba, na forma do Anexo desta Lei, em cumprimento ao disposto nas leis federais nº 9.394, de 19 de dezembro de 1996 e nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e nas demais legislações vigentes.

 

Art. 2º  O Plano Municipal de Educação - PME terá vigência de 10 anos, período de 2015 a 2025, a contar da data de publicação desta Lei.

 

Art. 3º  São diretrizes gerais do Plano Municipal de Educação - PME, assumidas do Plano Nacional de Educação-PNE as seguintes:

 

I - erradicação do analfabetismo;

 

II - universalização do atendimento escolar;

 

III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na superação de todas as formas de discriminação;

 

IV - melhoria da qualidade da educação;

 

V - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

 

VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

 

VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;

 

VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto-PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;

 

IX - valorização dos (as) profissionais da educação;

 

X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

 

Art. 4º  A execução do Plano Municipal de Educação-PME, o cumprimento das metas e estratégias previstas no Anexo desta Lei, estão condicionados às respectivas responsabilidades legais dos sistemas de ensino federal e estadual, em regime de colaboração.

 

Art. 5º  As metas e estratégias previstas no Anexo desta Lei serão objeto de monitoramento contínuo e avaliação a cada 02 (dois) anos, realizados pelas seguintes órgãos:

 

I- Secretaria Municipal da Educação - SEDU;

 

II- Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Sorocaba;

 

III- Conselho Municipal da Educação – CME;

 

IV- Conferência, Plenária ou Fórum Municipal de Educação, a ser constituído nos termos de Decreto expedido pelo Poder Executivo Municipal.

 

Art. 6º  As metas e estratégias previstas no Anexo desta Lei, referentes a níveis e modalidades de ensino que extrapolam a responsabilidade constitucional da Prefeitura de Sorocaba, como as que tratam de ensino superior, ensino médio e da educação profissional em ensino médio e superior, dentre outras, como o Ensino Fundamental a partir do 6º ano deverão ser acompanhadas e fiscalizadas por seus respectivos Entes, Órgãos, Conselhos ou Entidades, em regime de colaboração.

 

Art. 7º  As metas e estratégias previstas no Anexo desta Lei serão cumpridas no prazo de vigência deste PME, desde que não haja prazo inferior definido.

 

Art. 8º  As metas e estratégias prevista no Anexo desta Lei serão revisadas a cada 2 (dois) anos, ao longo do período de vigência deste Plano Municipal da Educação- PME, pelas instâncias legais e aprovada por Lei Municipal.

 

Art. 9º  Os dados gerais do Município, diagnósticos da educação e indicadores serão regulamentados por Decreto expedido pelo Poder Executivo Municipal, no prazo de 120 (cento e vinte dias) contados da publicação desta Lei, devendo ser atualizados sempre que necessário ou no prazo estabelecido no artigo anterior.

 

Art. 10.  As metas e estratégias previstas no Anexo desta Lei serão cumpridas no decorrer de vigência do Plano Municipal de Educação- PME, desde que haja dotação orçamentária disponível e consignada previamente no Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual do Município, e necessariamente as dependentes de suplementação pela União e Estado, em regime de colaboração, também apontadas previamente sua dotação ou Termo de Compromisso.

 

Art. 11.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros, em 25 de junho de 2015, 360º da Fundação de Sorocaba.

 

ANTONIO CARLOS PANNUNZIO

Prefeito Municipal

JOÃO LEANDRO DA COSTA FILHO

Secretário de Governo e Segurança Comunitária

MAURÍCIO JORGE DE FREITAS

Secretário de Negócios Jurídicos

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra

VIVIANE DA MOTTA BERTO

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Este texto não substitui o publicado no DOM de 26.06.2015 

IN ENGLISH
LAW No. 11,133, OF JUNE 25, 2015

(Regulated by Decree nº 22.011 / 2015)

Approves the Municipal Education Plan - SME of the Municipality of Sorocaba.

Bill 130/2015 - authored by the Executive.

 The Sorocaba City Council decrees and I enact the following Law:

 Art. 1 The Municipal Education Plan - SME of the Municipality of Sorocaba is approved, in the form of the Attachment to this Law, in compliance with the provisions of federal laws No. 9,394, of December 19, 1996 and No. 13,005, of June 25, 2014 , and other current legislation.

 Art. 2 The Municipal Education Plan - PME will be valid for 10 years, from 2015 to 2025, counting from the date of publication of this Law.

 Art. 3 The following are general guidelines of the Municipal Education Plan - PME, assumed by the National Education Plan-PNE:

 I - eradicating illiteracy;

 II - universal school attendance;

 III - overcoming educational inequalities, with an emphasis on promoting citizenship and overcoming all forms of discrimination;

 IV - improving the quality of education;

 V - training for work and citizenship, with an emphasis on the moral and ethical values ​​on which society is founded;

 VI - promoting the principle of democratic management of public education;

 VII - humanistic, scientific, cultural and technological promotion in the country;

 VIII - establishment of a target for the application of public resources in education as a proportion of the Gross Domestic Product-GDP, which ensures meeting the needs of expansion, with a standard of quality and equity;

 IX - valuing education professionals;

 X - promoting the principles of respect for human rights, diversity and socio-environmental sustainability.

 Art. 4 The execution of the Municipal Education Plan-PME, the fulfillment of the goals and strategies provided for in the Annex to this Law, are conditioned to the respective legal responsibilities of the federal and state education systems, in collaboration.

 Art. 5 The goals and strategies provided for in the Annex to this Law will be subject to continuous monitoring and evaluation every 02 (two) years, carried out by the following bodies:

 I- Municipal Education Secretariat - SEDU;

 II- Permanent Education Commission of the Sorocaba City Council;

 III- Municipal Education Council - CME;

 IV- Conference, Plenary or Municipal Education Forum, to be constituted under the terms of a Decree issued by the Municipal Executive Branch.

 Art. 6 The goals and strategies provided for in the Annex to this Law, referring to levels and modalities of education that go beyond the constitutional responsibility of the Sorocaba City Hall, such as those dealing with higher education, high school and professional education in high school and higher, among others, as elementary school from the 6th year onwards, they must be monitored and supervised by their respective Entities, Bodies, Councils or Entities, in collaboration.

 Art. 7 The goals and strategies provided for in the Annex to this Law will be fulfilled within the term of this SME, as long as there is no lower term defined.

 Art. 8 The goals and strategies provided for in the Attachment of this Law will be reviewed every 2 (two) years, throughout the period of validity of this Municipal Education Plan - PME, by the legal instances and approved by the Municipal Law.

 Art. 9º The general data of the Municipality, education diagnoses and indicators will be regulated by Decree issued by the Municipal Executive Power, within 120 (one hundred and twenty days) counted from the publication of this Law, and should be updated whenever necessary or within the established term in the previous article.

 Art. 10. The goals and strategies provided for in the Annex to this Law will be fulfilled during the term of the Municipal Education Plan - PME, provided that there is budget allocation available and previously consigned in the Pluriannual Plan, Budget Guidelines Law, Annual Municipal Budget Law , and necessarily those dependent on supplementation by the Union and the State, in a collaborative regime, also previously indicated their endowment or Commitment Term.

 Art. 11. This Law enters into force on the date of its publication.

 Palácio dos Tropeiros, on June 25, 2015, 360º of the Sorocaba Foundation.

 ANTONIO CARLOS PANNUNZIO

Mayor

JOÃO LEANDRO DA COSTA FILHO

Government and Community Security Secretary

MAURÍCIO JORGE DE FREITAS

Legal Affairs Secretary

Published in the Division of Control of Documents and Official Acts, on the date above

VIVIANE DA MOTTA BERTO

Head of the Document Control and Official Acts Division

This text does not replace the published in the DOM of 06.26.2015


É a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 659 871 habitantes, estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2017, sendo, portanto, uma capital regional.Possui uma área de 450,38 km².O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul. A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 26 municípios que somam aproximadamente 2,06 milhões de habitantes, sendo a quarta maior do estado, depois da Região Metropolitana de São Paulo, da Região Metropolitana de Campinas e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Com um projeto de expansão iniciado pelo governo municipal em 1997, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das mais desenvolvidas do país. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades. Considerado o centro financeiro de Sorocaba, o Parque Campolim é um dos bairros mais caros do país, com o valor do metro quadrado superior a oito mil reais, superando cidades como Londrina, Ribeirão Preto e Campinas.Estima-se que cerca de 250 mil carros circulem diariamente pela Avenida Antônio Carlos Cômitre, principal via do bairro.A Região Metropolitana de Sorocaba possui o condomínio mais caro do Brasil e concentra os principais condomínios de luxo do país.
O Aeroporto de Sorocaba, com instalações da Embraer e Gulfstream, é considerado o aeroporto executivo mais movimentado da América do Sul, recebendo mais de 200 voos por dia. 
O município conta com cento e seis quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. Complementando este projeto, Sorocaba conta desde 2012  com um sistema de bicicletas públicas, denominado Integrabike, semelhante ao das cidades europeias de Barcelona, Lisboa e Paris. Possui a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias. As áreas produtivas de Sorocaba e Campinas foram as principais responsáveis pela descentralização industrial da região metropolitana de São Paulo entre os anos de 2000 a 2010. A constatação é de um estudo realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que mostra ainda que o eixo que interliga as duas cidades é responsável por 33,5% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Estado de São Paulo e 11,2% do nacional. A Região Metropolitana de Sorocaba, com R$ 77,8 bilhões, tem o 8º maior PIB do Brasil, ultrapassando países como República Dominicana, Uruguai e Líbano.

Em 2012 a cidade teve o quinto maior mercado consumidor do interior do país e o segundo do estado, apenas atrás de Campinas, com média de consumo per capita de R$ 19,5 mil por ano. Neste mesmo ano o PIB da cidade cresceu 4,8%, maior que a média nacional, de 2,5%. Em 2015 considerada a 12ª melhor cidade do país para se investir e em 2016 a oitava do país para se empreender. Em 2017 foi eleita a décima melhor cidade do Brasil para viver.

It is the fourth most populated in the interior of São Paulo (preceded by Campinas, São José dos Campos and Ribeirão Preto) and the most populous in the southern region of São Paulo, with a population of 659 871 inhabitants estimated by IBGE for July 1, 2017, being, therefore, a regional capital. It has an area of ​​450.38 km². The municipality is integrated - along with Greater São Paulo, the Metropolitan Region of Campinas and the Baixada Santista - to the Greater Metropolitan Complex, a megalopolis that exceeds 30 (about 75% of the population of São Paulo) and is the first urban agglomeration of the type in the Southern Hemisphere. The Metropolitan Region of Sorocaba is made up of 26 municipalities that total approximately 2.06 million inhabitants, being the fourth largest of the state, after the Metropolitan Region of São Paulo, the Metropolitan Region of Campinas and the Metropolitan Region of Paraíba and Litoral Valley North.

With an expansion project initiated by the municipal government in 1997, the city has been undergoing several urbanization projects, becoming, today, one of the most developed in the country. Sorocaba received urbanization of streets and avenues, preparing itself for the intense traffic that receives daily, mainly of vehicles of other cities. Considered the financial center of Sorocaba, Parque Campolim is one of the most expensive districts of the country, with a square meter value of over eight thousand reais, surpassing cities like Londrina, Ribeirão Preto and Campinas. It is estimated that around 250 thousand cars The Metropolitan Region of Sorocaba has the most expensive condominium in Brazil and concentrates the main luxury condominiums of the country. The Sorocaba Airport, with Embraer and Gulfstream facilities, is considered the the busiest executive airport in South America, receiving more than 200 flights per day. The municipality counts on one hundred and six kilometers of cycle routes created in the main avenues of the city, being possible to cross it only using bicycles as means of transport. Complementing this project, Sorocaba counts since 2012 with a system of public bicycles, called Integrabike, similar to the European cities of Barcelona, ​​Lisbon and Paris. It has the second largest bicycle network in Brazil, behind only Rio de Janeiro.

The city is an important industrial center in the state of São Paulo and Brazil, with industrial production reaching more than 120 countries, reaching a GDP above R $ 32 billion, the nineteenth largest in the country, the capital São Luís, Belém, Vitoria, Natal and Florianópolis. The main bases of its economy are the sectors of industry, commerce and services, with more than 22 thousand companies installed, being more than two thousand of them industries. The productive areas of Sorocaba and Campinas were the main responsible for the industrial decentralization of the metropolitan region of São Paulo between the years 2000 to 2010. The finding is a study carried out by the State System of Data Analysis (Seade) Foundation, which also shows that the axis that interconnects the two cities accounts for 33.5% of the Gross Domestic Product (GDP) of the State of São Paulo and 11.2% of the national. The Sorocaba Metropolitan Region, with R $ 77.8 billion, has the 8th highest GDP of Brazil, surpassing countries like Dominican Republic, Uruguay and Lebanon.

In 2012, the city had the fifth largest consumer market in the interior of the country and the second in the state, just behind Campinas, with an average per capita consumption of R $ 19,500 per year. In that same year the city's GDP grew 4.8%, higher than the national average, of 2.5%. In 2015 considered the 12th best city in the country to invest and in 2016 the eighth of the country to undertake. In 2017 was elected the tenth best city in Brazil to live.https://pt.wikipedia.org/wiki/Sorocaba


   

Sorocaba em 1827. Obra de Jean-Baptiste Debret.
Sorocaba in 1827. Work of Jean-Baptiste Debret.



Sorocaba em 1876

Fábrica de ferro em Sorocaba de São João de Ipanema em 1884

         Estação Ferroviária de Sorocaba atualmente

    Panorama da cidade a partir do bairro Mangal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba tem um canal de comunicação para todo e qualquer cidadão fazer reclamações: https://cidadao.reclameaqui.com.br/


É uma excelente iniciativa, e as reclamações são publicadas, transparência total.
A questão educacional está muito difícil em todas as regiões do Brasil.
Inclusive, países de 2º e 3º mundo tem problemas incríveis.
No Chile, salvo engano, há um ou dois anos, os estudantes estavam revoltados porque os mais pobres, não tinham condições e nem emprego e o sistema resultava  na  condição de impôr que os estudantes mais pobres sustentassem as escolas dos mais ricos".

Não adianta culpar GESTORES.
Há décadas, as reclamações são as mesmas, décadas de governanças e gestores políticos eleitos pelo povo.

The City of Sorocaba has a communication channel for any citizen to make complaints: https://cidadao.reclameaqui.com.br/

It is an excellent initiative, and complaints are published, total transparency.
The educational issue is very difficult in all regions of Brazil.
Even 2nd and 3rd world countries have incredible problems.
In Chile, unless cheated one or two years ago, the students were upset because the poorest had neither conditions nor jobs and the system resulted in the condition that the poorest students should support the schools of the rich. "

It's no use blaming managers.
For decades, the complaints have been the same, decades of governance and political managers elected by the people.

Não tem como, pegar a população do mundo, e tornar essa população mundial, equivalente, igual,  em conhecimentos das realidades "em nome de uma globalização" que não convence.
GLOBALIZAÇÃO é  uma artimanha que promove seletividade, exclusões e desigualdades em todo o mundo, facilitando a saga, a briga pelo poder do controle imperia-
lista.

There is no way to get the population of the world, and make this population equal, equivalent to the knowledge of realities "in the name of a globalization" that does not convince.
GLOBALIZATION is a ruse that promotes selectivity, exclusions and inequalities around the world, facilitating the saga, the fight for the power of imperialist control.

                                ALDEIA GLOBAL
Sorocaba, querendo ou não, faz parte desta aldeia global, não há como sair do planeta terra, a não ser "mentalmente", se imaginar num outro tempo e num outro espaço, e creia, muitos cidadãos fazem isso, alunos redigem redações nas escolas com essa "realidade que deveria ser", mas não é , e por certo, nunca será. Não se trata de pragmatismo, nem fatalismo, mas de ciência, tecnologia, física, sociologia, economia, estatística, etc....

Sorocaba, willing or not, is part of this global village, there is no way to leave the planet earth, except "mentally", imagine in another time and another space, and believe, many citizens do this, students write essays in schools with this "reality that should be", but it is not, and certainly will never be. It is not about pragmatism, nor fatalism, but about science, technology, physics, sociology, economics, statistics, etc 

Essa juventude sorocabana, assim como juventudes de todo o mundo, tem que ter condições de enfrentar um mercado de trabalho em disputa igual.
Se a educação é precária e os profissionais desinteressados e não qualificados, os jovens de qualquer parte do planeta serão "desqualificados sofrerão desvios de carreiras e funções" 
por urgente necessidade de sobrevivência".

Esse vídeo trata da Segurança Pública e ao final retrata
questão dos alunos que faltam as aulas para usarem drogas.This video is about Public Safety and ultimately the issue of students missing classes to use drugs.




This Sorocaba youth, as well as all over the world, must be able to face a job market on an equal footing.
If education is precarious and with unqualified and unqualified professionals, young people from all over the world will be "disqualified and undergo career and career diversion" for the urgent need for survival.

   A DESIGUALDADE NOS CERTAMES PÚBLICOS
Concursos Públicos deveriam deixar de existir.
A terceirização a Consultorias em realizar concursos, 
promove, hoje, uma exclusão.
As terceirizadas, através de seu sistema eletrônico 
podem atrasar e impedir logins , e que, candidatos se 
inscrevam nos concursos, é o MONOPÓLIO estrategista que elimina candidatos, desde a Inscrição, favorecendo aos candidatos que interessam ao sistema.
Sem estratégias criminosas como essas que mascaram 
táticas de exclusão a candidatos, Consultorias seriam questionadas em relação a Inconstitucionalidade, para não incorrerem em riscos, atrasam envios de mails que permitemm candidatos se inscrever, quando no caso de exigências do site  de recadastramento do candidato, alterações de endereço , ou ainda, esquecimento da senha, mudança de mail, vencido o tempo estabelecido, cessou o direito de concorrer à vaga.
 As Consultorias solicitam até 48 horas para enviar mail ao candidato para regularizar seus dados e poder emitir ficha de inscrição e boleto, mas esse prazo não é cumprido.

This Sorocaba youth, as well as all over the world, must be able to face a job market on an equal footing.
If education is precarious and with unqualified and unqualified professionals, young people from all over the world will be "disqualified and undergo career and career diversion" for the urgent need for survival.

Public tenders should cease to exist.
The training of Consultants in conducting competitions, today, promotes an exclusion.
Outsourcers, through their electronic system can delay and prevent logins, and that, candidates to register in contests, is the MONOPOLY strategist that eliminates, since the Registration.
Without strategies, the question of Unconstitutionality enters, so as not to incur risks, delay mailings that allow candidates to apply, the deadline has expired, the right to apply for the vacancy has ceased.


Sorocaba não é diferente, e realmente, esse fato é verdadeiro.

Alunos desinteressados, distantes, fazem o que vale nota, não há estímulo para que estendam suas pesquisas escolares, e
é uma realidade triste na rede Pública, sendo que, nas Escolass Particulares, existe uma gama de estratégias para fazer com que o aluno frequente e goste das aulas, se sinta estimulado.
O segredo?
Professores muitíssimo bem remunerados, reconhecidos e exaltados  pela direção, coordenação e pais de alunos.
Escolas públicas, dificilmente as Diretoras não reclamam da participação de pais nas vidas escolares e atividades desenvolvidas por seu filhos, não há interesse, numérica e qualitativamente citando.

Sorocaba is no different, and indeed, this fact is true.

Students disinterested, distant, do what is worth note, there is no encouragement to extend their research, their interests, is a sad reality in the Public network, and in private schools, there is a range of strategies to make the student frequent and enjoy the lessons.
The secret?
Teachers very well paid, recognized and exalted by the direction, coordination and parents of students.
Public schools, the principals hardly complain of the participation of parents in the school lives and activities developed by their children, there is no interest, numerically and qualitatively quoting.

Sorocaba sofre com a questão do descaminho, aliciamento para as drogas, e criminalidade. E o número de meninas envolvidas é preocupante.
Crises familiares são extremamente facilitadoras deste processo, além do que , o fortalecimento das convicções do estudante, a realidade presente em torno dele carece em relacionar a  "importância do aprender, saber e assimilar ",  não mais relevada, por parte de muitos  familiares. A  preocupação em passar essa informação, instrução aos filhos, importância do interesse nos estudos, pesquisas, crescimento, está deixando de existir.
Não há diálogo, há bronca.
Não há respeito, há terrorismos e violências.
Não há fala, só gritos e descontrole, quando não se parte para vias de fato.
É a cultura do "medo". 
Todos os dias, jovens sendo assaltados, meninas sendo estupradas e mortas a caminho da escola, dentro do ônibus ao voltar pra casa, é uma junção de "fatos e ocorrências" que chegam aos estudantes, jovens, sem que eles tenham a estrutura psicológica adequada ao  enfrentamento e o "lidar com as essas realidades", e não existem PSICÓLOGOS EDUCACIONAIS nas escolas da rede pública.
Seria  extremamente importante  esse acompanhamento dentro das escolas.

Sorocaba suffers from the issue of misplacement, drug grooming, and crime. And the number of girls involved is worrisome.
Family crises are extremely facilitators of this process. In addition, strengthening the student's convictions, the present reality around him lacks in relating the "importance of learning, knowing and assimilating", no longer revealed by many relatives. The concern to pass this information, instruction to the children, importance of interest in studies, research, growth, is no longer existing.
There is no talk, there is scolding.
There is no respect, there is terrorism;
There is no speech, only shouting and uncontrolling, when you do not start for real ways.
And the culture of "fear".
Every day, young people being robbed, girls being raped and killed on the way to school, inside the bus when they return home, is a combination of "facts and occurrences" that reach young students without them having the proper psychological structure confrontation and "dealing with these realities", and there are no EDUCATIONAL PSYCHOLOGIES in public schools.

Discordo de Professores apontarem alunos que "consideram problemáticos", como portadores de desvios comportamentais ou problemas mentais.
Não é eticamente a função do professor e educador.
Se cada um fizesse a sua parte, a situação seria muito melhorada.
Quando o professor não domina a sala de aula é rotulado como "incapaz de lidar com a situação comportamental, está assinado um atestado de incapacidade", é assim que acontece, e esse mesmo profissional da educação terá a obrigação de estabelecer problemas psicológicos aos alunos e realizar devido encaminhamento?

I disagree with teachers pointing to pupils who "consider them problematic" as having behavioral deviations or mental problems.
It is not ethically the role of teacher and educator.
If everyone did their part, the situation would be greatly improved.
When the teacher does not dominate the classroom is labeled as "incapable of dealing with the behavioral situation, a certificate of incapacity is signed", this is how it happens, and this same education professional will have an obligation to establish psychological problems for students and perform due routing?

Um Psicólogo Educacional pode estar dentro das salas de aula, durante as merendas, recreios, aulas externas, junto aos problemas,  verificando e até atuando, isso evitaria cenas de agressões e violências:
- professor contra aluno;
- aluno contra professor;
- aluno contra aluno;
- pais de alunos contra professor;
Quantas mortes ocorreram no Brasil e no Mundo dentro do território escolar?
Essa violência está na aldeia Global, não podemos mais esperar que realidades de portes violentos não cheguem a nosso país, casa, ruas e escolas, até mesmo Igrejas.
Tudo pode ocorrer em Sorocaba ou Berlim, em Araçoiaba ou Paris, em Piedade ou Moscou, foi essa realidade e gama de possibilidades que a tecnologia, satélites e a globalização nos trouxe, e não estou exagerando.
Tenho pesquisado muito, estudado para fazer esse BLOG de Sorocaba.
Muitas notícias que não são publicadas estarão neste Blog.
Através de ativismos, lutas, pesquisas  em Jornais Internacionais, recebo dos colegas ativistas, notícias, e nelas trabalho com posteriores publicações, são horas de estudos, traduções, para chegar até você.
É importante que a verdade sobre outras realidades nos cheguem e que não nos achem "em sono profundo deitados em berço esplêndido".
Deixo um pedido a você que, não se aliene da realidade, estamos em luta por 123.000 brasileiros que estão sendo torturados.
Precisamos que você conheça essa realidade e compartilhe, a maior arma de defesa é o conhecimento.
AGRADEÇO SUA PRESENÇA E LEITURA DE 
MINHAS PUBLICAÇÕES.

NALY DE ARAUJO LEITE

An Educational Psychologist can be inside the classrooms, during snacks, recess, outside classes, next to the problems, checking and even acting, this would avoid scenes of aggression and violence:
- teacher against student;
- student against teacher;
- student against student;
- parents of students against teacher;
How many deaths occurred in Brazil and in the World within the school territory?
This violence is in the Global village, we can no longer expect that violent realities do not come to our country, home, streets and schools, even Churches.
Everything can happen in Sorocaba or Berlin, in Araçoiaba or Paris, in Piedade or Moscow, it was this reality and range of possibilities that technology, satellites and globalization brought us, and I am not exaggerating.
I have researched a lot, studied to make this BLOG of Sorocaba.
Many unpublished news will be on this Blog.
Through activism, struggles, research in International Newspapers, I receive from the activist colleagues, news, and in them work with later publications, are hours of studies, translations, to get to you.
It is important that the truth about other realities come to us and that we do not find ourselves "in deep sleep lying in a splendid cradle."
I leave a request to you
I THANK YOU FOR PRESENCE AND READING MY PUBLICATIONS.


NALY ARAUJO LEITE



O nosso Prefeito é (era)



José Antonio Caldini Crespo (Sorocaba, 5 de junho de 1955), ou simplesmente Crespo, é um político brasileiro. Filho do ex-prefeito de Sorocaba José Crespo Gonzales, que administrou a cidade no período de 1969 a 1973, José Caldini Crespo foi vereador de sua cidade natal e deputado estadual em São Paulo. Crespo teve seu mandato de prefeito de Sorocaba cassado em 24 de agosto de 2017 e retomou o cargo em 5 de outubro de 2017, após Justiça suspender decreto da Câmara.




Our Mayor is

José Antonio Caldini Crespo (Sorocaba, June 5, 1955), or simply Crespo, is a Brazilian politician. Son of the former mayor of Sorocaba José Crespo Gonzales, who administered the city from 1969 to 1973, José Caldini Crespo was a councilor of his native city and state deputy in São Paulo. Crespo had his term of mayor of Sorocaba annulled on August 24, 2017 and resumed his position on October 5, 2017, after Justice suspending a decree of the Chamber.


PESQUISAS/POSTS/COMENTÁRIOS: NALY DE ARAUJO LEITE - SOROCABA CITY - SÃO PAULO STATE - BRAZIL

Lei nº - Planalto

www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9455.htm
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 Art. 1º Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental: 

Law nº - Plateau
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9455.htm
THE PRESIDENT OF THE REPUBLIC I hereby announce that the National Congress decrees and I sanction the following Law: Art. 1 It constitutes a crime of torture: I - embarrassing someone with violence or serious threat, causing physical or mental suffering:








SOMOS CONTRA VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS - NALY DE ARAÚJO LEITE