Para responder a essas questões, assinale APENAS UMA ÚNICA alternativa correta:
Um escritor nasce e morre
1 Nasci numa tarde de julho, na pequena cidade onde havia uma cadeia, uma igreja e uma escola bem
2 próximas umas das outras, e que se chamava Turmalinas.
3 A cadeia era velha, descascada na parede dos fundos. Deus sabe como os presos lá dentro viviam e
4 comiam, mas exercia sobre nós uma fascinação inelutável (era o lugar onde se fabricavam gaiolas vassouras,
5 flores de papel, bonecos de pau). A igreja também era velha, porém não tinha o mesmo prestígio. E a escola,
6 nova de quatro ou cinco anos, era o lugar menos estimado de todos. Foi aí que nasci: Nasci só sala do 3º ano,
7 sendo professora D. Emerenciana Barbosa, que Deus tenha. Até então, era analfabeto e despretensioso. Lembro-
8 me: nesse dia de julho, o sol que descia da serra era bravo e parado. A aula era de geografia, e a professora
9 traçava no quadro-negro nomes de países distantes. As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes, e Paris era
10 uma torre ao lado de uma ponte e de um rio, a Inglaterra não se enxergava bem no nevoeiro, um esquimó, um
11 condor surgiam misteriosamente, trazendo países inteiros. Então, nasci. De repente nasci, isto é, senti
12 necessidade de escrever. Nunca pensara no que podia sair do papel e do lápis, a não ser bonecos sem pescoço,
13 com cinco riscos representando as mãos. Nesse momento, porém, minha mão avançou para a carteira à procura
14 de um objeto, achou-o, apertou-o irresistivelmente, escreveu alguma coisa parecida com a narração de uma
15 viagem de Turmalinas ao Polo Norte.
16 É talvez a mais curta narração no gênero. Dez linhas, inclusive o naufrágio e a visita ao vulcão. Eu
17 escrevia com o rosto ardendo, e a mão veloz tropeçando sobre complicações ortográficas, mas passava adiante.
18 Isso durou talvez um quarto de hora. E valeu-me a interpelação de D. Emerenciana:
19 — Juquita, quê que você está fazendo?
20 O rosto ficou mais quente, não respondi. Ela insistiu:
21 — Me dá esse papel aí... Me dá aqui.
22 Eu relutava, mas seus óculos eram imperiosos. Sucumbido, levantei-me, o braço duro segurando a
23 ponta do papel, a classe toda olhando para mim, gozando já o espetáculo da humilhação. D. Emerenciana
24 passou os óculos pelo papel e, com assombro para mim, declarou à classe:
25 — Vocês estão rindo do Juquita. Não façam isso. Ele fez uma descrição muito chique, mostrou que está
26 aproveitando bem as aulas.
27 Uma pausa, e rematou:
28 — Continue, Juquita. Você ainda será um grande escritor. [...]
29 Escrevi. Escrevi. Deixei Turmalinas. [...]
30 Escrevi muito, não me pejo de confessá-lo. Em Turmalinas, gozei de evidente notoriedade, a que faltou,
31 entretanto, para duração, certo trabalho de jardinagem. É verdade que Turmalinas me compreendia pouco, e eu
32 a compreendia menos. [...]
33 Não houve resgate e a cidade esqueceu-me. Nunca mais voltei lá. De lá ninguém me escreveu, pedindo
34 para fazer uma página sobre o Pico do Amor ou a Fonte das Sempre-Vivas. Meus parentes espalharam-se ou
35 morreram. O escritor tornou-se urbano.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Um escritor nasce e morre. Contos de aprendiz. In: Obra completa. Rio de Janeira:
Aguilar, 1964. p. 498-500.
CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA/CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO-MA
CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS-IMA
01) O enunciador declara, no texto, algo marcante da sua
existência, ou seja, o fato de
A) receber uma crítica da professora, por considerar-se
melhor que os seus contemporâneos de juventude, e
procurar corrigir-se.
B) ter-se revelado no plano da expressão escrita, e essa
particularização aparecer como um vaticínio da
professora.
C) ser natural da cidade de Turmalinas à qual devota um
sentimento perene de gratidão.
D) ter sido sempre desprestigiado artisticamente na sua
cidade natal.
02) O narrador-personagem confessa, na linha 17, seus
tropeços "sobre complicações ortográficas".
Isso significa que ele tinha dificuldade em
A) estabelecer diferenças entre o uso da palavra literária e a
palavra denotativa.
B) usar a grafia segundo as normas ortográficas vigentes
.
C) redigir textos intimistas para serem lidos em sala de
aula.
D) distinguir as classes de palavras da língua portuguesa.
03) A expressão que, no contexto, traduz desejo e
reverência do enunciador do discurso está transcrita em
A) "Nasci numa tarde de julho" (L.1).
B) "Foi aí que nasci" (L.6).
C) "que Deus tenha." (L.7).
D) "Escrevi. Escrevi. Deixei Turmalinas." (L.29).
04) Sobre os elementos linguísticos que compõem o texto,
está correto o que se afirma em:
A) O conector "que" (L.2) refere-se a "uma cadeia, uma
igreja e uma escola" (L.1).
B) O termo "Deus sabe como os presos lá dentro viviam e
comiam" (L.3/4) constitui uma afirmação que transfere
uma culpa para a divindade.
C) Os vocábulos "fascinação" (L.4) e "prestígio" (L.5) são
semanticamente antagônicos.
D) A oração "sendo professora D. Emerenciana Barbosa"
(L.7) exprime um valor temporal simultâneo ao da
oração principal.
05) A alternativa em que a relação estabelecida pelo termo
destacado está corretamente indicada é a
A) "a não ser" (L.12) — restrição.
B) "e" (L.2) — oposição.
C) "isto é" (L.11) — retificação.
D) "ainda" (L.28) — aproximação.
06) Considerando o contexto, a alternativa em que o
fragmento transcrito constitui um exemplo de
linguagem metonímica é:
A) "Eu relutava, mas seus óculos eram imperiosos.."
(L.22).
B) "Lembro-me: nesse dia de julho, o sol que descia da
serra era bravo e parado." (L.7/8).
C) "A aula era de geografia" (L.8).
D) "minha mão avançou para a carteira à procura de um
objeto" (L.13/14).
07) O fragmento transcrito cuja vírgula se justifica pela
presença de um conector de valor aditivo ligando
orações com sujeitos diferentes é:
A) "A igreja também era velha, porém não tinha o mesmo
prestígio." (L.5).
B) "Dez linhas, inclusive o naufrágio e a visita ao vulcão."
(L.16).
C) "É verdade que Turmalinas me compreendia pouco, e eu
a compreendia menos." (L.31/32).
D) "De lá ninguém me escreveu, pedindo para fazer
uma página sobre o Pico do Amor ou a Fonte das
Sempre-Vivas." (L.33/34).
08) Leia o trecho abaixo:
“Nasci numa tarde de julho, na pequena cidade onde
havia uma cadeia, uma igreja e uma escola bem
próximas umas das outras, e que se chamava
Turmalinas.” (L.1/2).
De referência ao período em destaque, pode-se afirmar:
A) É formado por cinco orações.
B) A segunda oração não tem sujeito.
C) É composto apenas por subordinação.
D) A segunda oração é principal em relação as outras.
09) A alternativa em que o termo transcrito tem valor
adverbial é:
A) “sem pescoços” (L.12).
B) “de países distantes” (L.9).
C) “inelutável” (L.4).
D) “Na pequena cidade” (L.1).
10) A alternativa em que o uso do pronome contraria a
norma culta de emprego dos pronomes oblíquos,
entretanto a liberdade literária permite o uso em tais
caos é:
A) “— Me dá esse papel aí... Me dá aqui.” (L.21).
B) “Meus parentes espalharam-se ou morreram.” (L.34/35).
C) “não me pejo de confessá-lo.” (L.30).
D) “Não houve resgate e a cidade esqueceu-me.” (L. 33)
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Usuario/Meus%20documentos/Downloads/auxiliar_de_servicos_gerais.pdf
COMENTÁRIOS:
HOJE, O PROCESSO LICITATÓRIO NÃO É O MAIS PREOCUPANTE PARA O CIDADÃO, EM SE TRATANDO DE CONCURSO PÚBLICO, MAS O PERCURSO ATÉ POSSE EFETIVA DO CARGO.
A MINHA DICA É. QUANDO LER O EDITAL, IMPRIMA O REQUERIMENTO DE REVISÃO, E USE ESSE REQUERIMENTO, EM CASO DE DÚVIDAS RELACIONADAS AS QUESTÕES, LOGO APÓS, PODERÁ FAZÊ-LO ,ASSIM QUE SAIR DA SALA, A NÃO SER QUE HAJA TEMPO ESTABELECIDO NO EDITAL.
PRA VOCÊ RECORRER, E CORRER ATRÁS DOS SEUS DIREITOS, TEM QUE TER CONHECIMENTOS PARA QUE POSSA REIVINDICÁ-LOS, DIGO, CONHECIMENTO DA MATÉRIA.
SE CONSEGUIR SAIR DA SALA DE CONCURSO COM O CADERNO DA PROVAS, PEGUE SEU MATERIAL E O SUBMETA A ANÁLISE, ASSIM TERÁ CERTEZA DO GABARITO FORNECIDO PELA CONSULTORA, QUANDO FOR PUBLICADO. E MAIS, AS QUESTÕES ERRADAS, VOCÊ AS MEMORIZARÁ PARA NÃO MAIS ERRAR, E AS QUE TEM DÚVIDAS, PODERÁ CONSULTAR E TIRAR AS DÚVIDAS.
MAS, NÃO DEIXE DE RECURSAR, CASO TENHA CERTEZA DE SUA RESPOSTA E ELA NÃO ESTIVER EM ACORDO COM GABARITO OFICIAL, NINGUÉM É DONO DA VERDADE E ERROS ACONTECEM.
ALERTO QUE, CONCURSOS NÃO CUMPREM EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE ESCOLARIDADE, ESSE É UM BOM ARGUMENTO, SE É NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO, TEM QUE SOFRER MODERAÇÃO EM RELAÇÃO AO PUBLICADO NO EDITAL. SE VOCÊ TIVER PESQUISADO, TERÁ ARQUIVADO QUESTÕES QUE SÃO PUBLICADAS EM OUTROS CONCURSOS COMO SENDO DE OUTROS NÍVEIS.
QUESTÕES QUE TRAGAM ERROS DE DIGITAÇÃO QUE DIFICULTEM O ENTENDIMENTO DO ENUNCIADO, PODEM SER ANULADAS.
EXISTE UM ERRO, PROVAVELMENTE DE DIGITAÇÃO NO TEXTO ACIMA, PERCEBEU?
"Nasci só sala do 3º ano,..."
Ao ler a prova, nem sempre é bom reler várias vezes, pode ocorrer de se desmarcar a resposta correta e marcar outra opção errada.
BOA SORTE!
NALY DE ARAUJO LEITE
Temos nesta prova, algumas questões cujas respostas gabaritadas merecem atenção e discussão, CUIDADO com pegas e dubiedade:
Gabarito da 1ª questão foi dado como sendo LETRA B.
Abro discussão e questionamento em relação a LETRA B.
Qual sua opinião? NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO?
01) O enunciador declara, no texto, algo marcante da sua existência, ou seja, o fato de :
A) receber uma crítica da professora, por considerar-se melhor que os seus contemporâneos de juventude, e procurar corrigir-se.
B) ter-se revelado no plano da expressão escrita, e essa particularização aparecer como um vaticínio da professora.
C) ser natural da cidade de Turmalinas à qual devota um sentimento perene de gratidão. D) ter sido sempre desprestigiado artisticamente na sua cidade natal.
D) ter sido sempre desprestigiado artisticamente na sua cidade natal.
obs.: Vaticínio. Do Latim, vaticiniu, Vaticinação; predição feita por um Vate; prognóstico; profecia. ...Linha 28
Questionamento: o vocabulário usado na alternativa B não é conhecido por alunos de Fundamental Incompleto, até 5ª série do antigo primário.
05) A alternativa em que a relação estabelecida pelo termo destacado está corretamente indicada é a :
GABARITO: LETRA A
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Usuario/Meus%20documentos/Downloads/gabarito.pdf
A) "a não ser" (L.12) — restrição.
B) "e" (L.2) — oposição.
C) "isto é" (L.11) — retificação.
D) "ainda" (L.28) — aproximação
Ampliando conhecimentos:
Questionamento: E a letra "e" - oposição?
Não seria ideia de acréscimo ou soma? Adição?
1 Nasci numa tarde de julho, na pequena cidade onde havia uma cadeia, uma igreja e uma escola bem
2 próximas umas das outras, e que se chamava Turmalinas.
Difícil um aluno raciocinar como sendo o "e" - oposição.
Vejamos o que nos apresenta a Língua Portuguesa:
"E" como sendo conjunção aditiva:
As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos. No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/conjuncao-e-mas-ou-logo-pois-que-como-porque.htm?cmpid=copiaecola
Copulativas ou Aditivas
As copulativas (português europeu) ou aditivas (português brasileiro) estabelecem uma relação de ligação entre duas orações expressando uma ideia de adição, soma ou acréscimo[3] (ex.: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), tanto... quanto, bem como, ademais, outrossim).
- Fabio jogou bola e descansou.
- Agrediu a outro e foi agredido.
Questionamento: Retificação: aliás, isto é, ou melhor, ou antes, etc. Por exemplo: Somos três, ou melhor, quatro. Situação: então, mas, se, agora, afinal, etc. Por exemplo: Mas quem foi que fez isso? As palavras denotativas frequentemente ocorrem em frases e textos diretamente envolvidos com as estratégias argumentativas.
Linhas 11 e 12 - condor surgiam misteriosamente, trazendo países inteiros. Então, nasci. De repente nasci, isto é, senti
12 necessidade de escrever.
Dúvida em relação "a isto é "- retificação.
Vejam como as análises das opções exigem mais que o fundamental incompleto, ou até mesmo, completo:
analisando a leta C:
Necessário saber o que significa "retificar":
retificação
substantivo feminino
- 1.ato, processo ou efeito de retificar(-se), de tornar(-se) 1reto, exato; alinhamento, correção.
- 2.edit corrigenda de erro em uma publicação, jornal etc.
E a diferença entre esse termo e outro, muito parecido:
ratificação
substantivo feminino
- 1.ato ou efeito de ratificar.
- 2.jur ato pelo qual uma das partes de um negócio jurídico atribui validade a um ato anterior que era nulo ou anulável; confirmação.
Onde encontro na Língua Portuguesa, "isto é"? Dentre as palavras que não possuem classe morfológica. O QUE É ISSO?
Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere à dez classes, que são: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição..Morfologia significa estudar, isoladamente, as classes das palavras; diferentemente da Sintaxe, que trata do estudo das funções .
Palavras denotativas
São palavras e locuções, das quais, na gramática tradicional, são classificadas como advérbios, mas, conforme a nomenclatura gramatical brasileira, não possuem uma classe morfológica. Em alguns casos, estas palavras podem ter uma classificação. São elas, e suas circunstâncias:
- Adição: ademais, ainda, além disso, etc;
- Afastamento: embora;
- Afetividade: ainda bem, felizmente, infelizmente;
- Aproximação: aproximadamente, cerca de, por volta de, quase, etc;
- Designação: eis;
- Exclusão/Limitação: apenas, exclusivamente, somente, unicamente, etc;
- Explicação: isto é, por exemplo, quer dizer
- Inclusão: até, ainda, inclusive, também, etc;
- Realce/Palavra expletiva: é porque, é que, etc;
- Ratificação: aliás, ou melhor, etc;
- Situação: afinal, agora, então, etc;
QUESTÃO 3 - usada para Fundamental Completo e Médio:
PDF]técnico de enfermagem - Instituto Machado de Assis
www.institutomachadodeassis.com.br/files/.../tecnico-de-enfermagem-1517314075.pd...
30 de jan de 2018 - palavra denotativa. B) usar a grafia segundo as normas ortográficas vigentes. C) redigir textos intimistas para serem lidos em sala de aula. D) distinguir as classes de palavras da língua portuguesa. 03) A expressão que, no contexto, traduz desejo e reverência do enunciador do discurso está transcrita em.[PDF]guarda municipal - Omega Concursos
https://omegaconcursos.com.br/.../prova-guarda-municipal-pref-sao-bernardo-ma-201...
B) usar a grafia segundo as normas ortográficas vigentes. C) redigir textos intimistas para serem lidos em sala de aula. D) distinguir as classes de palavras da língua portuguesa. 03) A expressão que, no contexto, traduz desejo e reverência do enunciador do discurso está transcrita em. A) "Nasci numa tarde de julho" (L.1).
MAIS UM DETALHE, DÚVIDA ATÉ MESMO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA:
03) A expressão que, no contexto, traduz desejo e
reverência do enunciador do discurso está transcrita em :
A) "Nasci numa tarde de julho" (L.1).
B) "Foi aí que nasci" (L.6).
C) "que Deus tenha." (L.7).
D) "Escrevi. Escrevi. Deixei Turmalinas." (L.29).
RESPOSTA DO GABARITO: LETRA C
MAS, contudo, todavia, "pensamos nas alternativas A OU B"? Certamente, pela palavra: contexto?
"Nasci numa tarde de julho, na pequena cidade onde havia uma cadeia...."
enunciador em 1ª pessoa - EU, muito usado em áreas literárias em textos não cientificistas.
A igreja também era velha, porém não tinha o mesmo prestígio. E a escola, nova de quatro ou cinco anos, era o lugar menos estimado de todos. Foi aí que (eu) nasci: (eu) Nasci só sala do 3º ano, sendo professora D. Emerenciana Barbosa, que Deus tenha.
No "contexto", muito "pensável" e tentadora a alternativa B.
Posto aqui um link para consulta:
METONÍMIA
substantivo feminino
ESTL LING RET
- figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
- relação metonímica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matéria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funções; proprietário por propriedade: vamos hoje ao Venâncio por 'ao restaurante do Venâncio'; morador por morada; continente pelo conteúdo: bebeu uma garrafa de aguardente por 'a aguardente de uma garrafa'; consequência pela causa: respeite os meus cabelos brancos por 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade' etc.
06) Considerando o contexto, a alternativa em que o
fragmento transcrito constitui um exemplo de
linguagem metonímica é :
A) "Eu relutava, mas seus óculos eram imperiosos.."
(L.22).
B) "Lembro-me: nesse dia de julho, o sol que descia da
serra era bravo e parado." (L.7/8).
C) "A aula era de geografia" (L.8).
D) "minha mão avançou para a carteira à procura de um
objeto" (L.13/14).
RESPOSTA DO GABARITO: LETRA A
Difícil não é mesmo?
Vejam bem, "parecem" iguais as alternativas, a,b,e d, dentro do contexto:
seus óculos....imperiosos.
o sol.....bravo e parado.
minha mão avançou para a carteira à procura de um objeto.
Por que a dúvida?
Vejamos outra modalidade de FIGURAS DE LINGUAGEM - PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO:
Prosopopeia | Personificação – Figuras de Linguagem – Exemplos e O que é?
Personificação é o mesmo que Prosopopeia. Representam figuras de linguagem capazes de atribuir a seres irracionais ou a objetos inanimados, ações, qualidades e sentimentos que são próprios dos seres humanos.
São categorizadas como figuras de pensamento. A Personificação é também conhecida como Prosopopeia, Animismo ou Antropomorfismo.
Personificação / Prosopopeia como Figura de Linguagem e Pensamento
Como toda figura de linguagem, a Personificação / Prosopopeia privilegia o aspecto conotativo. Empresta ao texto a subjetividade própria deste estilo. E é considerada figura de pensamento, pelo fato de trabalhar com significados escondidos. Ou seja que estejam implícitos na expressão ou vocábulo.
É desta forma que através dela podemos dar vida a qualquer objeto ou animal. Ou melhor dizendo, ela nos permite “personificar” seres inanimados e irracionais.Esta figura de linguagem, que também podemos chamar de figura de estilo ou de retórica, nos apresenta um lado bastante interessante da Língua. Ela põe à nossa disposição um recurso estilístico capaz de ampliar as possibilidades de criação. É estratégia que permite que todos os seres tenham voz, atividades, sensações e sintam emoções.
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:
1 - Autor pela obra:
Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
2 - Inventor pelo invento:
Edson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.)
3 - Símbolo pelo objeto simbolizado:
Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.)
4 - Lugar pelo produto do lugar:
Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.)
5 - Efeito pela causa:
Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)
6 - Causa pelo efeito:
Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.)
7 - Continente pelo conteúdo:
Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
8 - Instrumento pela pessoa que utiliza:
Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.)
9 - Parte pelo todo:
Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.)
10 - Gênero pela espécie:
Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (= Os homens pensam e sofrem nesse mundo.)
11 - Singular pelo plural:
A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (= As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher.)
12 - Marca pelo produto:
Minha filha adora danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca danone.)
13 - Espécie pelo indivíduo:
O homem foi à Lua. (= Alguns astronautas foram à Lua.)
14 - Símbolo pela coisa simbolizada:
A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)
Saiba que:
Atualmente, não se faz mais a distinção entre metonímia e sinédoque (emprego de um termo em lugar de outro), havendo entre ambos relação de extensão. Por ser mais abrangente, o conceito de metonímia prevalece sobre o de sinédoque
https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php
Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
2 - Inventor pelo invento:
Edson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.)
3 - Símbolo pelo objeto simbolizado:
Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.)
4 - Lugar pelo produto do lugar:
Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.)
5 - Efeito pela causa:
Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)
6 - Causa pelo efeito:
Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.)
7 - Continente pelo conteúdo:
Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
8 - Instrumento pela pessoa que utiliza:
Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.)
9 - Parte pelo todo:
Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.)
10 - Gênero pela espécie:
Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (= Os homens pensam e sofrem nesse mundo.)
11 - Singular pelo plural:
A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (= As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher.)
12 - Marca pelo produto:
Minha filha adora danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca danone.)
13 - Espécie pelo indivíduo:
O homem foi à Lua. (= Alguns astronautas foram à Lua.)
14 - Símbolo pela coisa simbolizada:
A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)
Saiba que:
Atualmente, não se faz mais a distinção entre metonímia e sinédoque (emprego de um termo em lugar de outro), havendo entre ambos relação de extensão. Por ser mais abrangente, o conceito de metonímia prevalece sobre o de sinédoque
https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php
ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO, SERIA SUFICIENTE PARA ENCONTRAR A ALTERNATIVA CORRETA?
08) Leia o trecho abaixo:
“Nasci numa tarde de julho, na pequena cidade onde
havia uma cadeia, uma igreja e uma escola bem
próximas umas das outras, e que se chamava
Turmalinas.” (L.1/2).
De referência ao período em destaque, pode-se afirmar:
A) É formado por cinco orações.
B) A segunda oração não tem sujeito.
C) É composto apenas por subordinação.
D) A segunda oração é principal em relação as outras.
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B
Vejam, pesquisei um canal no qual se ensina a saber quantas orações tem uma frase:
QUESTÃO 9
09) A alternativa em que o termo transcrito tem valor
adverbial é
A) “sem pescoços” (L.12).
B) “de países distantes” (L.9).
C) “inelutável” (L.4).
D) “Na pequena cidade” (L.1).
RESPOSTA CORRETA: LETRA D
VEJAM, uma consideração a alternativa "C":
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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly