BRASIL ASSINA RECONHECENDO SER MENTALMENTE INFERIOR E REDUZ OPORTUNIDADES FUTURAS A FORMANDOS E FORMADOS POR GRADE CURRICULAR NO ENSINO.
POR QUE ALUNOS NÃO SÃO CAPAZES DE APREENDER E RETER CONHECIMENTOS?
QUAL PROBLEMA COGNITIVO DOS ESTUDANTES DO BRASIL?
Em ativismo, redigi um texto e enviei aos representantes políticos do Brasil:
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA RESULTA OUTRAS PRÁTICAS DE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS.
Para:
dep.professoralcides@camara.leg.br, dep.professorisraelbatista@camara.leg.br, dep.professorjoziel@camara.leg.br, dep.professoradayanepimentel@camara.leg.br, dep.professoradorinhaseabrarezende@camara.leg.br, dep.professoramarcivania@camara.leg.br, dep.professorarosaneide@camara.leg.br, dep.pedrolupion@camara.leg.br, dep.pauloazi@camara.leg.br, dep.pauloabiackel@camara.leg.br, dep.pastoreurico@camara.leg.br, dep.nicoletti@camara.leg.br, dep.marrecafilho@camara.leg.br, dep.marciojerry@camara.leg.br, dep.marcelvanhattem@camara.leg.br, dep.lucianoducci@camara.leg.br, dep.padrejoao@camara.leg.br, dep.pastorgildenemyr@camara.leg.br, dep.pastorsargentoisidorio@camara.leg.br, dep.zevitor@camara.leg.br, dep.zecadirceu@camara.leg.br, dep.wladimirgarotinho@camara.leg.br, dep.viniciusfarah@camara.leg.br, dep.vicentinhojunior@camara.leg.br, dep.terezanelma@camara.leg.br
À CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA: PROJETO REFORMA ENSINO MÉDIO , O CAPITAL CULTURAL NACIONAL e ARBITRÁRIO CULTURAL DOMINANTE. Questionamento: O Governo, Segurança Pública, Professores, todos temos buscado a origem, raízes dos processos de violência que tem desencadeado nas escolas, mas será que não está historicamente se desenvolvendo dentro da própria escola com processos de violência simbólica diagnosticada em início do século XIX? A Reforma do Ensino Médio com "opções de disciplinas" não será um reforço a práticas de dominação e exclusão? Defendendo como verdade, EDUCAÇÃO no Brasil, o sociólogo francês Pierre Bourdieu busca explicar como a escola oferece tratamento diferente, desigual, aos alunos, E INTERESSANTE é que ele define a escola no Brasil verdadeiramente. A escola deveria transmitir o conhecimento de forma democrática, mas Bourdieu verificou que esse conhecimento não é transmitido a todos da mesma forma, e com certeza, essa sempre foi e é a realidade que enfrentamos. Uma realidade é o que é a escola, e outra o que a própria escola "faz parecer". Capital Cultural favorece alunos de classes sociais mais elevadas. "Cultura são os valores e significados que orientam e dão personalidade a um grupo cultural, enquanto Capital Cultural é uma metáfora para explicar como a cultura em uma sociedade dividida em classes se transforma em uma espécie de moeda de troca que classes dominantes usam para acentuar as diferenças". A CULTURA se transforma, assim, em instrumento de dominação, com a imposição cultural das classes dominantes às classes dominadas, dando-lhe valor incontestável, fazendo com que seja cultura boa, condição essa denominada por Bourdieu como Arbitrário Cultural Dominante que nada mais é que uma cultura se impondo sobre outra. Transposta essa ideia para dentro da escola, a escola dissimuladamente contribui para que essa cultura dominante continue sendo transmitida como tal e assim, favorece alguns alunos em detrimento de outros. Os desfavorecidos são os alunos que não tiveram contato com Capital Cultural, através de suas famílias, seja por livros, acessos a lugares culturais mais acessíveis a estudantes mais ricos. Os menos favorecidos não conseguem dominar os mesmos códigos culturais que as escolas valorizam, o aprendizado para eles é muito mais difícil. Bourdieu entende assim que as escolas marginalizam alunos das escolas e grupos populares, enquanto privilegiam os mais dotados do Capital Cultural, assim, discurso de igualdade que a escola prega não acontece em realidade. fonte: D-01 - Capital Cultural A escola não cobra dos alunos só o que foi ensinado, mas outras habilidades. Então, assim os alunos que não possuem Capital Cultural se sentem menos inteligentes. ESCOLHA DAS MATÉRIAS MAIS IMPORTANTES - UM EXEMPLO. Física, Matemática, e outras, são mais valorizadas que Artes, Educação Física, nos Currículos, assim a dominação de uma classe sobre outras se mantêm. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA aplicada inconscientemente pelas Escolas. A construção do novo curriculum para ensino médio poderá fazer com que essa violência simbólica seja mais expressiva, mesmo que inconsciente. Somente as disciplinas, Matemática e Português serão obrigatórias durante todo o ensino médio. Escolha de quatro áreas de conhecimento, dentro do atual contexto da educação ? Milhares de brasileiros, mesmo tendo exercido o anterior currículo, evoluíram para outros cursos e formações diferentes da época do Ensino Médio, porque esse não revela com realidade o "porquê de cada disciplina e como elas se aplicam em nosso dia a dia, principalmente, física, química e biologia", portanto, alunos ao entrarem na Universidade, frequentemente alegam enganos em relações as escolhas dos cursos escolhidos. Reforma do ensino médio deve ser rejeitada - Sala de Professores - ABRIL 2018 Cesar Callegari, presidente da comissão de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, membro do Conselho Nacional da Educação do MEC. Callegari é categórico sobre a reforma do Ensino Médio apresentada pelo governo federal: "é uma aberração e deve ser rejeitada". Eu gostaria que o povo brasileiro não fosse considerado menos capaz ATRAVÉS do processo educacional recebido e não houvesse, dentro do nosso território, divisões, preconceitos e elitizações, possibilitando a todos os mesmos acessos e oportunidades. Mas, não há como...nem sei como reagir ao que é visível dentro do atual processo nacional e desentendo com a dormência mental do povo. Reforma Ensino Médio. Esses jovens estão tomados por todo tipo de letargia, descompromisso, e total desinteresse nos estudos, essa é a verdade, estou pesquisando e me voluntariando na rede pública e sei o que afirmo com convicção em 04 voluntariados em estados diferentes, redes públicas, instituições filantrópicas e outras. Não há interesse em mudar esse animus dominus do aluno e toda e qualquer tentativa é insuficiente. Professores sofrem em sala de aula desumanamente, e longe de ser falta de autoridade ou controle sobre as salas de aula, portanto, não devem ser condenados por não ter grandes interesses, são humanos e não são máquinas, esse comportamento incontrolável, por vezes violento em sala de aula tem raízes na violência simbólica perpetrada historicamente no sistema educacional. DESINTERESSE REGE A EDUCAÇÃO E ENSINO EM NOSSO PAÍS. Vou tentar sem bem clara e objetiva, É O QUE PRECISAM , jovens, futuros trabalhadores limitados e sem opções de mudanças em suas escolhas, o nosso país emergente, produz riquezas, e tem uma das piores educações do mundo, favorece a impregnação colonialista em manter quadros propícios de desemprego ou subemprego. Reforma do Ensino Médio, matérias fundamentais Matemática e Português. Os filhos desta Nação estão sendo excluídos e restará a verdadeira educação elitizada. Questiona-se: Por que empatar o tempo da Nação e subsidiar garotos que "não querem estudar e não estão nem aí para nada"? Não é mentira! Se acham menos inteligentes, e muitos pensam que não conseguirão nada mesmo, mentalidade, inconscientemente impregnada em suas mentes, e caladas ante expectativas dos familiares. Resultado: Educação será para preparar os filhos da nação para um futuro nada próspero. Lembra quando a lavadeira, empregada, pai pedreiro alegavam que queriam que seus filhos estudassem para não ter que trabalhar muito e ganhar pouco sendo humilhado, muitas vezes, por patrões? ACABOU! Os filhos estão limitados com todas as reformas que estão acontecendo e acontecerão a empregos cujas remunerações não passaram de salário mínimo, subemprego. Estão sendo ADEQUADOS a essa nova estrutura. Por que? Quantas vezes publiquei que a base, sustentáculo da economia nacional é a classe trabalhadora, assalariada, que trabalha muito e ganha pouco, excluída do "que é bom", boas roupas, comida, moradia, lazer, porque o DINHEIRO NUNCA É SUFICIENTE. Vai ficar pior. Não haverão escolhas. Preocupante é o fato do que farão esses jovens para se manterem e as famílias que constituírem? Nem nas Universidades... poucos alunos realmente estão preocupados com formação de qualidade, querem se formar e ter o papel que garante ter acesso a certames públicos para se tornarem funcionários públicos. Assim.....a situação de exclusão está se tornando cada vez mais séria, e a cegueira popular é preocupante, a falta de interesse é tão grande quanto a falta de tempo para se preocupar com essas questões, tendo em vista que, quando tem que trabalhar de domingo a domingo, erro reforçado pela LEGISLAÇÃO, o cidadão se torna menos participativo, quanto MAIOR necessidade de emprego, mais o cidadão se sujeita a qualquer trabalho e se consome juntamente com seus ideais e espírito de luta e liderança. Tudo isso é para DESFAVORECER, conscientização e participação política no processo de desenvolvimento nacional. Direitos Humanos está falhando sem observância a PROJETOS LEGISLADOS e aprovados, nesta altura da situação de que forma começarão a atuar? A situação está muito grave. Tem momentos em que penso estar vendo o fim das salas de aulas, professores nas escolas, e a formação de redes educacionais, educação por INTERNET, computadores, estilo EAD para todos os níveis de escolaridade, e talvez, para segurança dos alunos, e menos responsabilidade do Estado e Governo Federal, em relação à Segurança Pública, seja a melhor solução. Muito pais tem ganhado na justiça a oportunidade de manterem seus filhos em casa para receber educação e comparecer as unidades escolares somente para fazer provas. Nos Estados Unidos, muitos empresários e funcionários destes, também tem optado para transformar um escritório em casa como seu local de trabalho, comparecendo à firma, Empresa quando necessário. O novo Ensino Médio vai limitar os estudantes. Não terão oportunidades. Quando se tratar de concorrências, bolsas no exterior, fazer pós graduação em outra área que não de sua escolha, não terão base suficiente em outras disciplinas, e se tornarão mais alheios a assuntos e realidades que, para análise, exigem suficiência de conhecimentos. Quando entrarem numa empresa, dificilmente conseguirão alcançar postos mais elevados que, desde hoje, sempre pertencem aos filhos e familiares dos mais graduados ou apadrinhados. Serão condenados ao Ensino Médio restritivo em conhecimentos e terão seus caminhos mais restringidos ainda, isso poderá elevar o espírito de revolta e gerar movimentos, manifestações e violências, além de reforçar violência simbólica, inconscientemente os tornando menos "inteligentes" por suas próprias escolhas e não pelo ensino adquirido. As escolas cívicas e particulares trarão sempre o melhor ensino e oportunidades de carreiras melhor remuneradas. As Escolas Públicas reterão alunos pelo caminho, e hoje, temos vislumbrado essa realidade com as mudanças nos Planos Educacionais. Quem concluiu o ensino fundamental há 10 anos atrás não consegue aprovação em certames públicos a nível fundamental, graças a nova matemática que precede da lógica estabelecida para acatar a matemática tradicional. HOJE, alunado demonstra em toda as unidades públicas de ensino o seguinte quadro: - Desinteresse por quase todas as matérias; - Desinteresse em realização das atividades em sala de aula; - Desinteresse em relação as atividades e tarefas de casa; - Agressividade verbal e gestual com professores, colegas e funcionários da unidade de ensino; - Problemas emocionais e crises emocionais em sala de aula, fazendo com que os pais e familiares se desloquem até unidade de ensino; - Necessidade de acompanhamento de psicóloga educacional; - Necessidade de pessoal na medicação e coordenação de turno; - Necessidade de maior conforto em acomodações aos alunos e assistência geral que exige maior número de pessoal e condições; - Alunado apresenta necessidade de programações como palestras em áreas que possam conscientizar e elucidar em relação ao seu presente e o futuro; - Necessidade de uma programação não somente nutricional em relação a alimentação servida durante refeições e merendas escolares, mas que tenham atrativos, gastronomia saudável, aliando valor nutricional a SABOR e aspectos interessantes com opções e servidos em bandejões. ENTENDAM, meus estudos e pesquisas visam buscar soluções e uma maior conscientização em relação às verdades com das quais a maioria dos pais se evadem ou não tem tempo para buscar, porque são tomados por um sentimento de "impotência ou dependência", e realmente, todos precisamos das escolas. Portanto, apesar da grande preocupação em relação a maneira como pessoas competentes em nossa país pela educação, estão atuando, alerto aos pais, autoridades, que comecem a analisar a educação que seus filhos estão recebendo, o aprendizado que estão retendo, comportamento deles na escola com professores, colegas, e busquem maior participação. PAIS estão sendo considerados como que abandonando os filhos às decisões do Estado. Estado tutela presidiários e loucos, quando esses não tem família capaz. Nossos filhos são nossa responsabilidade. Antigamente, pessoas com muito menos estudo e que viviam na roça, pequenas cidades, tinham família com 08, 10 filhos. Dificilmente se tinha notícia de que qualquer deles se tornara bandido ou se perdera na vida. Hoje, até mesmo o atual Presidente sugeriu que as famílias não tivessem filhos que não fossem capazes de suportar economicamente e no educar, hoje, tem países que por lei limitam o número de filhos que um casal deve ter. A liberdade do cidadão em ter os filhos que quer pressupõe responsabilidade para acompanhar e criar, não é fácil. Cada dia que passa, criar filhos, realmente, está se tornando mais difícil, mas devemos lutar e tentar fazê-lo da melhor maneira possível, sem exigir perfeição, Esse texto não é uma lição de moral, longe desta pretensão. HOJE, assisti uma entrevista sobre a Reforma do Ensino Médio, e senti grande agonia, e uma tristeza infinita. Gratidão a Deus por ter tido a oportunidade de viver num tempo em que ir à escola era muito importante e eu gostava e cultivava lindos ideais de futuro. Muita pena e preocupação, grande luta pela frente para que essas crianças e jovens tenham educação digna e capaz de fazer com que realizem seus sonhos em condições de igualdade num meio educacional digno. Professores tem lutado, Diretores, Funcionários, mas não existem estímulos suficientes e muitos estão entregues ÀS PRÓPRIAS NECESSIDADES, pelos desalentos da estrutura educacional nacional, pelos desestimulados alunos e pouca ou nenhum reconhecimento aos seus esforços, muitos, de longa data. Eu sempre fico pensando, quando uma professora entra em sala de aula, os alunos não param de conversar, e gritam, se juntam em turma e de maneira alguma atendem aos professores, e o barulho é totalmente impeditivo ao início da aula, e o tempo que se perde é considerável, e as lesões resultantes comparecem às coordenadoras e mediadoras em forma de crises de choros, arritmias cardíacas, hipotensão, dores de cabeça e falta de ar, tanto alunos quanto professores. Um quadro preocupante e que todos temos que assumir para encontrar mudanças. Governo Federal, Estado e Município tem que oferecer meios para mudar esse quadro. Alunos das redes públicas são pessoas, seres humanos, e apesar do grande número e processos econômicos difíceis, a EDUCAÇÃO é um direito Constitucionalmente estabelecido, e todos os elementos necessários a sua EFETIVA CONSECUÇÃO tem que ser satisfeitos. Que Deus nos ajude a ajudar e estar presente na educação dos filhos do Brasil. Cidadã Naly de Araújo Leite Sorocaba - SP Voluntária na Escola - Sorocaba - SP -
MATTER IN ENGLISH
Sorocaba, September 23, 2019
IN THE CHAMBER OF MEMBERS PAUTA: HIGH SCHOOL REFORM PROJECT, CAPITAL NATIONAL CULTURAL AND DOMINANT CULTURAL ARBITRARY. Question: The Government, Public Safety, Teachers, we have all sought the origin, roots of the violence processes that has triggered in schools but is it not historically developing within the school itself with violent processes symbolic diagnosis early in the nineteenth century? The High School Reform with "discipline options" is not a reinforcement of domination and exclusion practices? Defending as true, EDUCATION in Brazil, the French sociologist Pierre Bourdieu seeks to explain how the school offers treatment different, unequal, to the students, and interesting is that he truly defines the school in Brazil. The school should transmit knowledge in a democratic way, but Bourdieu found that this knowledge is not transmitted to all of the In the same way, and surely, this has always been and is the reality we face. One reality is what the school is, and another what the school itself "makes it look". Cultural capital favors students from higher social classes. "Culture is the values and meanings that guide and give personality to a cultural group, while Cultural Capital is a metaphor for explaining how culture in a class-divided society turns into a kind of currency that dominant classes use to accentuate differences. " CULTURE thus becomes an instrument of domination, with the imposition of dominant classes to the dominated classes, giving it undeniable value, making it a good culture, a condition that Bourdieu called Arbitrary Cultural Dominant It is nothing more than a culture imposing itself on another. Having transposed this idea into the school, the school covertly contributes for this dominant culture to continue to be transmitted as such and so, favors some students over others. The disadvantaged are the students who had no contact with Cultural Capital, through their families, whether through books, access to more cultural places accessible to richer students. The underprivileged cannot master the same cultural codes that schools value, learning for them is much harder. Bourdieu thus understands that schools marginalize students from and popular groups, while privileging the most gifted of Cultural Capital, thus equality discourse that the school preaches does not happen in reality. source: Cultural Capital The school does not charge students only for what they have been taught, but for other skills. So, students who do not have Cultural Capital feel less intelligent. CHOOSE THE MOST IMPORTANT MATTERS - AN EXAMPLE. Physics, Mathematics, and others, are valued more than Arts, Physical Education, in Curricula, so the domination of one class over others is maintained. Symbolic Violence applied unconsciously by the Schools. The construction of the new curriculum for high school could make this symbolic violence be more expressive, even if unconscious. Only the subjects, Mathematics and Portuguese will be compulsory throughout the teaching. medium. Choice of four areas of knowledge within the current context of education? Thousands of Brazilians, even having exercised the previous curriculum, evolved to other courses and backgrounds different from the high school era because this really reveals "why each discipline and how it applies in our mainly physics, chemistry and biology ", so students upon entering at the University often make mistakes in relationships the choices of chosen courses. High School Reform Must Be Rejected - Teacher Room - APRIL 2018 Cesar Callegari, chairman of the commission of preparation of the Common National Curriculum Base, member of the National Council of Education of MEC Callegari is categorical about the federal high school reform: "It's a freak and should be rejected." I wish the Brazilian people were not considered less capable THROUGH of the educational process received and there was no, within our territory, divisions, prejudices and elitizations, enabling all the same access and opportunities. But, there is no way ... I don't even know how to react to what is visible within the current national process and disagreing with the mental numbness of the people. High School Reform. These young people are filled with all sorts of lethargy, disengagement, and total lack of interest in studies, that's the truth, I'm researching and I'm volunteering in the public network and I know what I say with conviction in 04 volunteers in different states, public networks, philanthropic institutions and others. There is no interest in changing this student's animus dominus and any and all attempt is insufficient.
Teachers suffer in class inhumanly, and far from lack of
authority or control over classrooms should therefore not be condemned not having great interests, they are human and not machines, this behavior uncontrollable sometimes violent classroom has roots in symbolic violence historically perpetrated in the educational system. INTEREST RULES EDUCATION AND TEACHING IN OUR COUNTRY. I will try without very clear and objective, IS WHAT YOU NEED, young people, future limited workers with no options for changes in their choices, our emerging country produces wealth, and has one of the worst educations of the world, favors the colonialist impregnation in maintaining favorable conditions for unemployment or underemployment. High School Reform, Fundamental Mathematics and Portuguese. The children of this nation are being excluded and the true elitized education will remain. It asks: Why tie the nation's time and subsidize boys who "don't want to study and don't care about anything "? It's not a lie! They think they are less intelligent, and many think they will achieve nothing. even mentality, unconsciously impregnated in their minds, and silent before expectations of family members. Result: Education will be to prepare the nation's children for an un prosperous future. Remember when the housekeeper, maid, father mason claimed that they wanted their children should study so as not to have to work hard and earn little by being humiliated, often by bosses? ENDED! Children are limited with all the reforms that are going on and will happen. to jobs whose pay was no more than the minimum wage, underemployment. They are being SUITABLE to this new structure. Why? How many times have I published that the mainstay of the national economy is the class worker, wage earner, who works hard and earns little, excluded from "what is good", good clothes, food, housing, leisure, because MONEY IS NEVER ENOUGH. It will get worse. There will be no choices. Worrying is what will these young people do to support themselves and their families? Not even in universities ... few students are really concerned about training quality, want to graduate and have the role that ensures access to public to become civil servants. So ..... the situation of exclusion is becoming increasingly serious, and blindness is worrying, the lack of interest is as great as the lack of time for worry about these issues, since when you have to work hard Sunday to Sunday, error reinforced by LEGISLATION, the citizen becomes less the greater the need for employment, the more the citizen is subject to any job and is consumed along with their ideals and fighting spirit and leadership. All of this is to FAIL, awareness and political participation in the national development process. Human Rights is failing to comply with LEGISLATED PROJECTS and approved, at this point in the situation how will they begin to act? The situation is very serious. There are times when I think I'm seeing the end of classrooms, teachers in schools, and the formation of educational networks, Internet education, computers, EAD style for all levels of education, and perhaps for student safety, and less responsibility of the State and Federal Government, regarding Public Security, be the best solution. Many parents have gained in court the opportunity to keep their children at home to receive education and attend school units for exams only. In the United States, many business owners and employees of these have also opted to transform a home office as your workplace by attending the firm, Company when needed. The new high school will limit students. They will not have opportunities. When it comes to competitions, scholarships abroad, postgraduate in another area of their choice will not have sufficient grounding in other disciplines, and if become more alien to issues and realities that, for analysis, require sufficient knowledge. When they join a company, they can hardly reach higher positions than, since today, they always belong to the children and relatives of the most graduated or sponsored. They will be condemned to restrictive high school knowledge and will have their ways still restricted, this may raise the spirit of revolt and generate movements, manifestations and violence, as well as reinforcing symbolic violence, unconsciously making them less "smart" by their own choices and not by their learning. Civic and private schools will always bring the best education and career opportunities better paid. Public Schools will retain students along the way, and today we have glimpsed this reality. with the changes in the Educational Plans.
Those who completed elementary school 10 years ago cannot pass
public events at the fundamental level, thanks to the new mathematics that precedes the logic established to follow traditional mathematics. TODAY, students show throughout the public schools the following table: - Disinterest in almost all subjects; - Disinterest in performing the activities in the classroom; - Disinterest in activities and homework; - Verbal and gestural aggressiveness with teachers, colleagues and staff of teaching unit; - Emotional problems and emotional crises in the classroom, causing that parents and relatives go to the educational unit; - Need of accompaniment of educational psychologist; - Need for staff in medication and shift coordination; - Need for greater student accommodation comfort and assistance which requires more staff and conditions; - Student presents need for schedules such as lectures in areas that can raise awareness and clarify regarding their present and future; - Need for not only nutritional programming regarding meals served during school meals and healthy food, combining nutritional value with FLAVOR and interesting with options and served in trays. UNDERSTAND, my studies and research are aimed at finding solutions and greater awareness of the truths with which most parents evade or don't have time to search because they are overwhelmed by a feeling of "powerlessness or dependence," and really, we all need schools. Therefore, despite the great concern regarding the way in which competent people in our country for education, are acting, alert to parents, authorities, who begin to analyze the education their children are receiving, their learning, their behavior at school with teachers, classmates, and seek greater participation. Parents are being considered abandoning their children to decisions of State. State inmates and crazy guardians when these have no capable family. Our children are our responsibility. In the past, people with much less education who lived in the countryside, small towns, had family with 08, 10 children. Hardly had news that any of them had become bandits or lost in their lives. Today, even the current President has suggested that families should not have children who could not afford economically and educationally, today there are countries that by law limit the number of children a couple must have. The freedom of the citizen to have the children he wants presupposes responsibility for Tracking and creating is not easy. Every day that goes on raising children really is getting harder but we must fight and try to do it as best we can without demanding perfection, This text is not a moral lesson, far from this claim. TODAY, I watched an interview about High School Reform, and I felt great agony, and an infinite sadness. Gratitude to God for having the opportunity to live in a time when going to school it was very important and I liked and cultivated beautiful future ideals. Much pity and concern, great struggle ahead for these children and youth have a decent education and make them realize their dreams in conditions equality in a decent educational environment. Teachers have been fighting, Directors, Staff, but there are not enough stimuli and many are given over to their own needs by the discouragements of national educational structure by discouraged students and little or no recognition of their longstanding efforts. I always wonder when a teacher comes into the classroom, the students do not stop talking, and shout, join in class and in no way answer to the teachers, and the noise is totally impeding the beginning of the class, and the time is lost is considerable, and the resulting injuries appear to the coordinators and mediators in the form of crying crises, cardiac arrhythmias, hypotension, pain headaches and shortness of breath, both students and teachers. A worrying picture and we all have to assume to find change. Federal Government, State and Municipality have to offer means to change this picture. Public school students are people, human beings, and despite the large number and difficult economic processes, EDUCATION is a constitutional right established, and all the elements necessary for its EFFECTIVE It has to be satisfied. May God help us to help and be present in the education of the children of Brazil. Citizen Naly de Araújo Leite Sorocaba - SP School Volunteer - Sorocaba - SP - |