terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

DE SOROCABA - MATEMÁTICA - QUESTÕES E TEORIAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS - OPERAÇÕES BÁSICAS E NÚMEROS DECIMAIS (2) - 2018 - POR NALY DE ARAUJO LEITE





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Multiplicação de número natural por decimal.

A operação de multiplicação e operada com dois fatores e a multiplicação deles resulta em um produto.

6 x 3,25 → são os fatores

  1  3
  3,25 → fator
    x 6 → fator
 19,50 → produto

Na multiplicação acima:
Quando multiplicamos 5 centésimos por 6 obtivemos 30 centésimos. Deixamos 0 centésimos e transformamos os 30 centésimos em 3 décimos.
Quando multiplicamos 2 décimos por 6 e somamos com 3 obtivemos 15 décimos, deixamos 5 décimos e transformamos os 10 décimos em 1 inteiro.

Para colocarmos a vírgula na casa decimal correta no produto (resultado da multiplicação) devemos olhar o número decimal do fator e contar quantas casas decimais ele tem, no caso do 3,25 tem 2 casas decimais, então devemos contar da direita para a esquerda 2 casas decimais no produto e colocar a vírgula na casa decimal correspondente.

12 x 9,3 → são os fatores

Quando em uma multiplicação o 2º fator for um número natural com mais de um algarismo, devemos multiplicar com o da direita e depois fazer a multiplicação com o da esquerda. O resultados das multiplicações somamos.

      9,3
   x 1 2 
  11 8 6
+ 9 3    
  111,6

Para colocarmos a vírgula na casa decimal correta no produto (resultado da multiplicação) devemos olhar os números decimais dos fatores e contar quantas casas decimais ele tem, no caso do 9,3 tem 1, então andaremos da direita para a esquerda 1 casa decimal e colocaremos a virgula onde paramos.

Multiplicação de decimal por decimal   



Para multiplicarmos decimal com decimal resolveremos da mesma forma se fosse multiplicação de número natural com decimal, o que difere é quando formos colocar a vírgula no produto devemos contar as casas decimais dos dois fatores.

      9,3
   x 1,2
 11 8 6
+ 9 3    
 11,16

Como somando as casas decimais dos dois fatores, teremos 2 casas decimais, assim andaremos 2 casas decimais da direita para a esquerda para colocarmos a vírgula.



DIVISÕES INEXATAS:


Divisões não exatas, isto é, com resultado decimal, discorreremos antes sobre os elementos presentes em uma divisão qualquer, mais precisamente no algoritmo utilizado no Brasil para efetuá-la, conhecido como “método da chave”:
  • Dividendo – É o número que será dividido e geralmente é representado por D;
  • Divisor – É o número que divide e geralmente é representado por d.
  • Quociente – É o resultado da divisão. Representado por q.
  • Resto – Muitas vezes, não é possível realizar uma divisão de forma exata. Nesses casos, sobram quantidades, de certo modo, indivisíveis. Essas quantidades são o resto, que é representado por r.
O procedimento para realizar uma divisão qualquer é simples:
Procure na tabuada do divisor uma boa aproximação para o dividendo. Esse número que se aproxima do dividendo deve ser menor ou igual a ele, mas nunca maior. Exemplo: para dividir 25 por 4, escrevemos 25 : 4 e procuramos na tabuada do 4 a melhor aproximação de 25. Como 4·6 = 24, então 6 é a aproximação considerada. O resultado da divisão de 25 por 4, portanto, é 6, e o resto dessa divisão é 1. Em outras palavras:
25 = 4·6 + 1
No algoritmo da divisão, escreveríamos
25 | 4
-24
  6 

1  
Essa divisão foi criada para situações em que o dividendo não pode ser dividido. Essa divisão, por exemplo, pode ser resultado de um problema em que 25 pessoas precisam deslocar-se em carros que possuem apenas 4 lugares. Nesse caso, serão necessários seis carros, se uma pessoa desistir de ir, ou sete carros para caberem todas as pessoas.
Quando a situação é extraída de problemas em que o dividendo representa um objeto que pode ser fracionado, é possível continuar a divisão de 25 por 4. Para tanto, basta adicionar uma vírgula ao quociente. Isso permite adicionar também um zero no resto, como se ele tivesse sido multiplicado por 10. Observe:
25 | 4
-24
  6, 

1 
Feito isso, continue a divisão como se o zero tivesse sido obtido do dividendo em um processo comumente conhecido como “baixar”.
25 | 4
-24
 6,2

10 
-8
 2
Observe que o resto dessa nova etapa da divisão foi 2. É possível continuar a divisão, mas não é possível colocar outra vírgula no dividendo, afinal, números decimais possuem apenas uma vírgula. O procedimento para continuar essa divisão é o seguinte: Como o resto é menor que o dividendo, coloque mais um zero nesse resto (como se o tivesse multiplicado por 10) e prossiga dividindo normalmente.
25 | 4  
-24
 6,25

10   
-8  
 20
-20
  0
Encontrando resto zero, a divisão foi finalizada, e o resultado da divisão de 25 por 4 é 6,25.
É de extrema importância lembrar que nem sempre a divisão proposta terá apenas duas casas decimais no resultado. Existem números que possuem infinitas casas decimais, como é o caso do resultado da divisão de 10 por 3, que é 3,333.... Aqueles que prosseguissem em divisões como essa jamais as terminariam. Portanto, para saber dividir bem, é importante considerar quantas casas decimais são relevantes para o resultado da divisão.
Exemplo:
Uma empresa recebeu um patrocínio de R$ 2000,00. Esse dinheiro deveria ser dividido da seguinte maneira: R$ 1000,00 deveriam ser destinados a reparos na estrutura física da empresa e os outros R$ 1000,00 deveriam ser divididos entre os funcionários. Sabendo que essa empresa possui 30 funcionários, quanto recebeu cada um deles?
A divisão proposta, no método da chave, é a seguinte:
100'0 | 30    
-90
    33,33

100         
-90         
100      
-90     
10    
Prosseguir nessa divisão é possível, porém, a fração do real considerada no Brasil é “centavo”. Como já sabemos que cada funcionário receberá R$ 33,33, não é necessário continuar essa divisão.
Em resumo, os passos para realizar uma divisão e obter um resultado decimal relevante são:
1 – Realize o algoritmo normalmente até obter um resto menor que o divisor;
2 – Adicione uma vírgula ao quociente e um zero ao resto (como se o resto tivesse sido multiplicado por 10) e continue dividindo;
3 – Caso seja necessário adicionar mais zeros ao resto, não coloque mais vírgulas no divisor.


QUESTÕES: 

Hoje a soma da idade do pai com a do filho é igual a 46 anos. Daqui a um ano, a idade
 do pai será o dobro da idade do filho. A idade do filho será igual a 2/3 da idade do pai 
daqui a:
 a 32 anos.
 b 29 anos.
c 23 anos. 
 d 19 anos.
e 17 anos.

Hoje                                                                    Daqui 1 ano                                             Quando?
p + f = 46                                                            p + 1 = 2(f + 1)                                          f = 2/3p
p = 46 - f                                                             p + 1 = 2f + 2
                                                                           p = 2f + 1 

Primeiro eu substitui o valor de p hoje na equação daqui 1 ano:
p = 2f + 1
46 - f = 2f + 1
f = 15 anos hoje (subtrai em 46 pra saber a idade do pai)
p = 46 - f 
p = 31 anos hoje

Ele quer saber daqui a quanto tempo f = 2/3p. Eu coloquei os valores que eu já encontrei e somei por x nessa nova equação, seriam os x anos a mais. Assim teremos:
f = 2/3p
15 + x = 2/3 (31 + x)
15 + x = 62/3 + 2x/3 (todos divididos por 3, passa multiplicando)
45 + 3x = 62 + 2x
x = 17 anos

Resposta: e

Daqui a cinco anos, a idade de um pai será 3 vezes a idade do filho. hoje ,

a soma das idades É IGUAL a 46.qual é a idade atual de cada um:

Temos hoje: Pai + Filho = 46

x + y = 46

x = 46 - y

Daqui a 5 anos, a idade do pai será (x + 5), e esse valor será o triplo da
 idade do filho na época

(x + 5) = 3(y+5)


Substituímos x:


46 - y + 5 = 3y + 15

3y + y = 46 + 5 - 15
4y = 36
  
y = 9 anos

Agora a idade do pai:


x = 46 - y

x = 46 - 9

x = 37 anos


Para conferir: Soma hoje: 37 + 9 = 46

Daqui a cinco anos: Pai = 42 anos; Filho = 14 anos.  14 x 3 = 42. Confirmado.


A soma da idade de um pai e seu filho e 48 anos . se a idade do pai e o triplo da idade do filho , quais sao suas idades ?

Pai = p    filho = f 

p + f = 48 .

pai com o triplo da idade do filho, pode-se se dizer então que p = 3f

p + f = 48   f = f   p = 3f

3f + f = 48    4f = 48  f = 48/4   f = 12 anos 

filho tem 12 anos, se o pai tem o triplo desta idade, o pai vai ter 36 anos


Valor posicional dos algarismos de um número decimal

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/valor-posicional-dos-algarismos-um-numero-decimal.htm

Os números racionais na forma decimal são muito utilizados no cotidiano. 
Nos esportes, nas medições em geral, em corridas de automóveis, 
nas escalas de temperatura e até nas operações financeiras observamos 
a presença desses números que acabam facilitando nossas vidas
Utilizamos os números decimais praticamente todo o tempo e ainda 
fazemos confusões sobre o valor posicional de seus algarismos. 
Vamos entender como se dá esse processo utilizando os décimos, 
centésimos e milésimos.

Décimos. 
Os décimos são todas as frações com denominador 10. 
Observe como essas frações podem ser escritas na forma decimal:

  


Perceba que há duas casas decimais, ou seja, dois algarismos após a vírgula. 

Milésimos. 

Os milésimos são todas as frações com denominador igual a 1000. 
Observe como são escritas na forma decimal: 


Veja que nesse caso há três casas decimais, ou seja, três algarismos após 
a vírgula. 


Com essas observações, podemos concluir que: o fato do denominador da fração ser 10, 100 ou 1000 determina quantas casas decimais haverão quando o número estiver 

escrito na forma decimal. 

Denominador 10 → apenas uma casa decimal. 
Denominador 100 → duas casas decimais. 
Denominador 1000 → três casas decimais. 

Mas qual é o papel da vírgula no número decimal? A vírgula separa a parte
 inteira da parte decimal, facilitando a compreensão do valor posicional de cada 
algarismo.

Observe o seguinte exemplo: 

  

Após o entendimento do que é a parte inteira e a parte decimal, podemos fazer 
o estudo do valor posicional de cada algarismo. Analise a tabela abaixo.







Observando a tabela, podemos afirmar que no número 33,64 o algarismo 4 equivale a quatro centésimos. No número 7,132 o algarismo 2 equivale a dois milésimos.




1) O dobro de um número aumentado de 15, é igual a 49. Qual é esse número? 


2x + 15 = 49
2x = 49  15
2x = 34
x = 34/2
x = 17

2) A soma de um número com o seu triplo é igual a 48. Qual é esse número?


x + 3x = 48

4x = 48
x = 48/4
x = 12

3) A idade de um pai é igual ao triplo da idade de seu filho. Calcule essas idades, sabendo que juntos têm 60 anos.
Idade do pai = 3x
Idade do filho = x
Equação: 3x + x = 60
4x = 60
x = 60/4
x = 15
Idade do filho = 15
Idade do pai = 3·15 = 45


4) Somando 5 anos ao dobro da idade de Sônia, obtemos 35 anos. 
Qual é a idade de Sônia?

2x + 5 = 35

2x = 35  5
2x = 30
x = 30/2
x =15

5) O dobro de um número, diminuído de 4, é igual a esse número aumentado
 de 1. Qual é esse número?

2x  4 = x + 1

2x  x = 1 + 4
x = 5

6) O triplo de um número, mais dois,é igual ao próprio número menos quatro.
 Qual é esse número?

3x + 2 = x  4

3x  x =  4  2
2x =  6
x =  6/2
x = 3

7) O quádruplo de um número, diminuído de 10, é igual ao dobro 
desse número, aumentado de 2. Qual é esse número?

4x  10 = 2x + 2

4x  2x = 2 + 10
2x = 12
x = 12/2
x = 6

8) O triplo de um número, menos 25, é igual ao próprio número mais 55. 
Qual é esse número?

3x  25 = x + 55

3x  x = 55 + 25
2x = 80
x = 80/2
x = 40

9) Num estacionamento há carros e motos, totalizando 78. 
O número de carros é igual a 5 vezes o de motos. 
Quantas motos há no estacionamento?

Carros: 5x

Motos: x
5x + x = 78
6x = 78
x = 78/6
x = 13





10) Um número somado com sua quarta parte é igual a 80. Qual é esse número?

x + x/4 = 80

4·x + 4·(x/4) = 4·80
4x + x = 320
5x = 320
x = 320/5
x = 64

11) Um número mais sua metade é igual a 15. Qual é esse número?

x + x/2 = 15

2·x + 2·(x/2) = 2·15
2x + x = 30
3x = 30
x = 30/3
x = 10

12) A diferença entre um número e sua quinta parte é igual a 32. 
Qual é esse número?

 x/5 = 32

5· 5·(x/5) = 5·32
5x  x = 160
4x = 160
x = 160/4
x = 40

13) O triplo de um número é igual a sua metade mais 10. Qual é esse número?

3x = x/2 +10

2·3x = 2·(x/2) + 2·10
6x = x + 20
6x  x = 20
5x = 20
x = 20/5
x = 4

14) O dobro de um número menos 10, é igual à sua metade, mais 50. 
Qual é esse número?

2x  10 = x/2 + 50

2·2x  2·10 = 2·(x/2) + 2·50
4x  20 = x + 100
4x  x = 100 + 20
3x = 120
x = 120/3
x = 40

15) Subtraindo 5 da terça parte de um número, obtém-se o resultado 15. 
Qual é esse número?

x/3  5 = 15
3·(x/3)  3·5 = 3·15
 15 = 45
x = 45 + 15
x = 60

16) A diferença entre o triplo de um número e a metade desse número é 35 .
 Qual é esse número?

3x  x/2 = 35

2·3x  2·(x/2) = 2·35
6x  x = 70
5x = 70
x = 70/5
x = 14

17) A metade dos objetos de uma caixa mais a terça parte desses 
objetos é igual a 25. Quantos objetos há na caixa?

x/2 + x/3 = 25                     m.m.c.(2;3)=6

6·(x/2) + 6·(x/3) = 6·25
3x + 2x = 150
5x = 150
x = 150/5
x = 30

18) Em uma fábrica, um terço dos empregados são estrangeiros e 72 
empregados são brasileiros. Quantos são só empregados da fábrica?

x/3 + 72 = x

3·(x/3) + 3·72 = 3·x
x + 216 = 3x
 3x =  216
 2x =  216
x =  216/(– 2)
x = 108

19) Flávia e Silvia têm juntas 21 anos. A idade de Sílvia é 3/4 da idade de Flavia. Qual a idade de cada uma?

x + (3/4)x = 21 

4·x + 4·(3/4)x = 4·21
4x + 3x = 84
7x = 84
x = 84/7
x = 12          e            (3/4)·12 = 9

20) A soma das idades de Carlos e Mário é 40 anos. A idade de Carlos 
é  3/5 da idade de Mário. Qual a idade de Mário?

3/5x + x = 40

5·(3/5)x + 5·x = 5·40
3x + 5x = 200
8x = 200
x = 200/8
x = 25

21) A diferença entre um número e os seus 2/5 é igual a 36. 
Qual é esse número?

 2/5x = 36

5· 5·(2/5)x = 5·36
5x  2x = 180
3x = 180
x = 180/3
x = 60

22) A diferença entre os 2/3 de um número e sua metade é igual a 6. 
Qual é esse número?

2/3x  x/2 = 6                     m.m.c.(2;3) = 6

6·(2/3)x  6·(x/2) = 6·6
2·2x  3x = 36
4x  3x = 36
x = 36

23) Os 3/5 de um número aumentado de 12 são iguais aos 5/7 
desse número. Qual é esse número?

3/5x + 12 = 5/7x                      m.m.c.(5;7) = 35

35·(3/5)x + 35·12 = 35·(5/7)x
7·3x + 420 = 5·5x
21x + 420 = 25x
21x  25x =  420
 4x =  420
x =  420/( 4)
x = 105

24) Dois quintos do meu salário são reservados para o aluguel e a metade 
é gasta com a alimentação, restando ainda R$ 45,00 para gastos diversos. 
Qual é o meu salário?

2/5x + x/2 + 45 = x                            m.m.c.(2;5) = 10

10·(2/5)x + 10·(x/2) + 10·45 = 10·x 
2·2x + 5·x 10·45 = 10x
4x + 5x + 450 = 10x
4x + 5x  10x =  450
9x  10x =  450
 x =  450
x = 450

25) Lúcio comprou uma camisa que foi paga em 3 prestações. 
Na 1ª prestação, ele pagou a metade do valor da camisa, na 2ª prestação, 
a terça parte e na ultima R$ 20,00. Quanto ele pagou pela camisa?


x = x/2 +x/3 + 20                    m.m.c.(2;3) = 6

6·x = 6(x/2) +6·(x/3) + 6·20
6x = 3x + 2x + 120
6x = 5x + 120
6x  5x = 120
x = 120

26) Achar um número, sabendo-se que a soma de seus quocientes por 2, por 3
 e por 5 é 124.

x/2 + x/3 + x/5 = 124                                 m.m.c.(2;3;5) = 30

30·(x/2) + 30·(x/3) + 30·(x/5) = 30·124
15x + 10x + 6x = 3720
31x = 3720
x = 3720/31
x = 120

27) Um número tem 6 unidades a mais que o outro. A soma deles é 76. 

Quais são esses números?

x + x + 6 = 76

2x + 6 = 76
2x = 76  6
2x = 70
x = 70/2
x = 35                          Resposta: 35 e 41 

28) Um número tem 4 unidades a mais que o outro. A soma deles é 150. 
Quais são esses números?

x + x + 4 = 150

2x +  4 = 150
2x = 150  4
2x = 146
x = 146/2
x = 73              Resposta: 73 e 77

29) Fábia tem 5 anos a mais que marcela. A soma da idade de ambas é 
igual a 39 anos. Qual é a idade de cada uma?

x + x + 5 = 39

2x + 5 = 39
2x = 39  5
2x = 34
x = 17                     17 + 5 = 22

30) Marcos e Plínio têm juntos R$ 35.000,00. Marcos tem a mais que Plínio R$ 6.000,00. Quanto tem cada um? 

Plínio: x

Marcos: x + 6 000
Juntos: x + x + 6 000
Equação: x + x + 6 000 = 35 000
2x + 6 000 = 35 000
2x = 35 000  6 000
2x = 29 000
x = 29 000/2
x = 14 500    
Plínio: 14 500
Marcos: 14 500 + 6 000 = 20 500             Resposta: 14 500 e 20 500


31) Tenho 9 anos a mais que meu irmão, juntos temos 79 anos. 
Quantos anos eu tenho?
Meu irmão: x
Eu: x + 9
Equação: x + x + 9 = 79
2x + 9 = 79
2x = 79  9
2x = 70
x = 70/2
x = 35                35 + 9 = 44   Resposta: 44 anos.

32) O perímetro de um retângulo mede 74 cm. Quais são suas medidas, 
sabendo-se que o comprimento tem 5 cm a mais que a largura?

Largura: x

Comprimento: x + 5
Soma dos quatro lados: x +  x + x + 5 + x + 5
Equação: x + x + x +5 + x + 5 = 74
4x + 10 = 74
4x = 74  10
4x = 64
x = 64/4
x = 16 
Largura: 16
Comprimento:16 + 5 = 21                  Resposta:16 e 21

33) Eu tenho R$ 20,00 a mais que Paulo e Mário R$ 14,00 a 
menos que Paulo. Nós temos juntos R$ 156,00. Quantos reais tem cada um?

Paulo: x

Eu: x + 20
Mário: x  14
Temos juntos: x + x + 20 + x  14
Equação: x + x + 20 + x  14 = 156
3x + 6 = 156
3x = 156  6
3x = 150
x = 150/3
x = 50
Paulo: 50
Eu: 50 + 20 = 70
Mário: 50  14 = 36        Resposta: 70,50 e 36


34) A soma de dois números consecutivos é 51. Quais são esses números?
1 número: x
2 número: x +1
Equação: x + x + 1 = 51
2x + 1 = 51
2x = 51  1
2x = 50
x = 50/2
x = 25
1 número: 25
2 número: 25 + 1 = 26   Resposta: 25 e 26

35) A soma de dois números consecutivos é igual a 145. 
Quais são esses números?

1 número: x

2 número: x +1
Equação: x + x + 1 = 145
2x + 1 = 145
2x = 145  1
2x = 144
x = 144/2
x = 72
1 número: 72
2 número: 72 + 1 = 73    Resposta: 72 e 73


36) A soma de um número com seu sucessor é 71. Qual é esse número?

Primeiro número: x

Segundo número: x + 1
Equação: x + x + 1 =71
2x + 1 = 71 
2x = 71  1
2x = 70
x = 70/2
x = 35
Primeiro número: 35
Segundo número: 35 + 1 = 36        Resposta: 35 e 36 

37) A soma de três números consecutivos é igual a 54. 
Quais são esses números?

Primeiro número: x

Segundo número: x + 1
Terceiro número: x + 2
Equação: x + x + 1 + x + 2 = 54
3x + 3 = 54
3x = 54  3
3x = 51
x = 51/3
x = 17 
Primeiro número: 17
Segundo número: 17 + 1 = 18
Terceiro número: 17 + 2 = 19     Resposta:17,18 e 19



38) A soma de dois números inteiros e consecutivos é -31. 
Quais são esses números?

Primeiro número: x

Segundo número: x + 1
Equação: x + x + 1 =  31
2x + 1 =  31
2x =  31  1 
2x =  32
x =  32/2
x =  16
Primeiro número:  16
Segundo número:   16 + 1 =  15          Resposta: – 16 e – 15

39) A soma de dois números impares consecutivos é 264. 
Quais são esses números?

Número: 2x + 1
Número: 2x + 3
2x + 1 + 2x + 3 = 264 
4x + 4 = 264
4x = 264 
 4
4x = 260
x = 260/4
x = 65

Número: 2
·65 + 1= 130 + 1 = 131
Número: 2
·65 + 3 = 130 +3 = 133              Resposta:131 e 133


40) O triplo de um número, mais 10, é igual a 136. Qual é esse número?

3x + 10 = 136

3x = 136  10
3x = 126
x = 126/3
x = 42

41) O quádruplo de um número, diminuído de três, é igual a 33. 
Qual é esse numero?

4x  3 = 33
4x = 33 + 3
4x = 36
x = 36/4
x = 9                     Resposta:9 

42) As idades de dois irmãos somam 27 anos e a idade do primeiro é 
o dobro da idade do segundo. Qual é esse número?

Primeiro irmão: 2x 
Segundo  irmão: x
Equação: 2x + x = 27
3x = 27
x = 27/3
x = 9          Resposta:18 e 9









43) Um número somado com sua quarta parte é igual a 20. Qual é esse número?

x + x/4 = 20 

4·x + 4·(x/4) = 4·20 
4x + x = 80
5x = 80
x = 80/5
x = 16

44) A terça parte de um número diminuída de sua quinta parte é igual a 6. 

Qual é o número?

x/3  x/5 = 6                 m.m.c.(3;5) = 15

15·(x/3)  15·(x/5) = 15·6
5x  3x = 90
2x = 90
x = 90/2
x = 45

45) As idades de três irmãos somam 99 anos. Sabendo-se que o mais jovem 
tem um terço da idade do mais velho e o segundo irmão tem a metade da idade 
do mais velho, qual da idade do mais velho?

Mais jovem: x/3

Segundo irmão: x/2
Mais velho: x
Equação: x/3 + x/2 + x = 99   m.m.c.(2,3) = 6
6·(x/3) + 6·(x/2) + 6·x = 6·99
2x + 3x + 6x = 594
11x = 594
x = 594/11
x = 54                      Resposta: 54

46) A diferença entre um número e os seus 3/5 é igual a 16. Qual é esse número?

 (3/5)·x = 16

5· 5·(3/5)·x = 5·160
5x  3x = 80
2x = 80
x = 80/2
x = 40

47) Em uma escola, um terço dos alunos são meninos e 120 alunos 
são meninas. Quantos alunos há na escola?

x/3 + 120 = x

3·(x/3) + 3·120 = 3·x
x + 360 = 3x
 3x =  360
 2x =  360
x =  360/( 2) 
x = 180

48) Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Quanto quilograma pesa o tijolo?
2·x = 2·1 + 2·(x/2)
2x = 2 + x
2x  x = 2
x = 2                      Resposta: 2 kg

49) Multiplicando-se um número por 5 e adicionando-se 9 ao produto 
obtém-se 64. Qual é esse número?

5·x + 9 = 64
5·x = 64  9
5·x = 55
x = 55/5
x = 11

50) A soma de dois números consecutivos é 273. Quais são esses números?


Primeiro número: x

Segundo número: x +1
Equação: x + x + 1 = 273
2x + 1 = 273
2x = 273  1
2x = 272
x = 272/2
x = 136
Primeiro: 136
Segundo:136 +1 = 137   Resposta:136 e 137

51) A soma de três números consecutivos é 156. Quais são esses números?

Primeiro número: x

Segundo número: x + 1
Terceiro número: x + 2
Equação: x +x + 1 + x + 2 = 156
3x + 3 = 156
3x = 156  3
3x = 153
x = 153/3
x = 51
Primeiro número: 51
Segundo número: 51 + 1 = 52
Terceiro número: 51 + 2 = 53       Resposta: 51; 52; 53

52) Pensei em um número que multiplicado por 3 e adicionado a 4 dá 19. 
Esse número é:

3·x + 4 = 19

3x = 19  4
3x = 15
x = 15/3
x = 

53) Um número somado com o seu triplo é igual a 120. Esse número é:

x + 3x = 120

4x = 120
x = 120/4
x = 30

54) A soma de dois números consecutivos é 153. O maior deles é:

Primeiro: x

Segundo: x +1
Equação: x + x + 1 = 153
2x + 1 = 153
2x = 153  1
2x = 152
x = 152/2
x = 76
 Primeiro: 76
Segundo: 76 + 1 = 77     Resposta: 76 e 77

55) O triplo de um número, mais dois, é igual ao próprio número, mais 8. 
Esse número é

3x + 2 = x + 8

3x  x = 8 – 2
2x = 6
x = 6/2
x = 3 

56) Pensei em um número que somado com seu dobro e diminuído de 5 
é igual a 37. Esse número é:

x + 2x  5 = 37
3x  5 = 37
3x = 37 + 5
3x = 42
x = 42/3
x = 14

57) O perímetro de um triangulo é 12 cm e as medidas dos lados são 
números consecutivos. Então, o menor lado mede:

Primeiro lado: x

Segundo lado: x + 1
Terceiro lado: x  + 2
Equação: x + x + 1+ x + 2 = 12
3x + 3 = 12
3x = 12  3
3x = 9
x = 9/3
x = 3

58) Três números pares e consecutivos têm por soma 60. O maior deles vale:


Primeiro número: 2x

Segundo número: 2x + 2
Terceiro número: 2x + 4
Equação: 2x +2x + 2 + 2x + 4 = 60
6x + 6 = 60
6x = 60  6
6x = 54
x = 54/6
x = 9
Terceiro número: 2·9  + 4 = 18 + 4 = 22      Resposta:22

59) Tenho 5 anos a mais que meu amigo e juntos temos 71 anos. 
Quantos anos eu tenho?

Meu amigo: x

Eu: x +5
Equação: x + x + 5 = 71
2x + 5 = 71
2x = 71  5
2x = 66
x = 66/2
x = 33
Eu: 33 + 5 = 38       Resposta: Eu tenho 38 anos.

60) Numa partida de basquete as duas equipes fizeram um total de 145 pontos. A equipe A fez o dobro de pontos, menos 5, que a equipe B , Então, a equipe A marcou:

Equipe A: 2x  5 

Equipe B: x 
Equação: 2x  5 + x = 145
3x = 145 + 5
3x = 150
x = 150/3
x = 50
Equipe A: 2·50  5 = 100  5 = 95      Resposta: 95

61) Ari e Rui têm juntos R$ 840,00 A quantia de Ari é igual a 3/4 da quantia de Rui. Logo, Rui tem:

Ari: (3/4)x

Rui: x
Equação: 4·(3/4)x + 4·x = 4·840
3x + 4x = 3360
7x = 3360
x = 3360/7
x = 480

62) Se eu tivesse mais 5 anos estaria com o triplo da idade do meu irmão 

que tem 15 anos. Qual é a minha idade?

x + 5 = 3 15

x + 5 = 45
x = 45  5
x = 40             Resposta:40 anos

63) Numa caixa há bolas brancas e pretas num total de 360. Se o número 
de brancas é o quádruplo do de preta, então o número de bolas brancas é

Bolas brancas: 4x 

Bolas pretas: x
Equação: 4x + x = 360
5x = 360
x = 360/5
x = 72
Bolas brancas: 4·72 = 288           Resposta: 288 bolas brancas.

64) Deseja-se cortar uma tira de couro de 120 cm de comprimento, em duas 
partes tais que o comprimento de uma seja igual ao triplo da outra . 
A parte maior mede:

Comprimento da parte menor: x

Comprimento da parte maior: 3x
x + 3x = 120
4x = 120
x = 120/4
x = 30
Comprimento da parte maior: 3· 30 = 90                Resposta:90 

65) O numero que somado aos seus 2/3 resulta 30 é:

x + (2/3)x = 30

3·x + 3·(2/3)x = 3·30
3x + 2x = 90
5x = 90
x = 90/5
x = 18                Resposta:18 

66) Diminuindo-se 6 anos da idade de minha filha obtém-se 3/5 de sua 
idade. A idade de minha filha em anos é:

 6 = (3/5)x

5· 5·6 = 5·(3/5)x
5x  30 = 3x
5x  3x = 30
2x = 30
x = 30/2
x = 15                  Resposta:15

67) Qual o número que adicionado com sua metade dá 4,5?

x + x/2 = 4,5

2·x + 2·(x/2) = 2·4,5
2x + x = 9
3x = 9
x = 9/2
x = 3                              Resposta: 3

68) Um número adicionado com sua décima parte dá 55. Qual é esse numero?

x + x/10 = 55
10·x + 10·(x/10) = 10·55
10x + x = 550
11x = 550
x = 550/11
x = 50

69) Os 2/3 de um número adicionado com o próprio número dá -10 . 
Qual é esse número?

2/3x + x =  10
3·(2/3)x +3·x = – 3·10
2x +3x = – 30
5x = – 30
x = – 30/5
x = – 6
70) Se adicionarmos um número à sua metade e à sua terça parte, obteremos 16,5 . Qual é esse numero?

x + x/2  + x/3 = 16,5                    m.m.c.(2;3) = 6
6·x + 6·(x/2)  + 6·(x/3) = 6·16,5 
6x + 3x + 2x = 99
11x = 99
x = 99/11
x = 9


71) Qual o número que acrescido a 10% de seu valor resulta em 1650?

x + x/10 = 1650

10·x + 10·(x/10) = 10·1650
10x + x = 16500
11x = 16500
x = 16500/11
x = 1500         Resposta:1500

72) Num certo ano, a produção de uma industria alcançou 720.000 unidades. 

Essa produção representou um aumento de 20% em relação ao ano anterior. 
Qual a produção do ano anterior?

x + (20/100)x = 720 000

x + (2/10)x = 720 000
10·x + 10·(2/10)x = 10·720 000
10x + 2x = 7 200 000
12x = 7 200 000
x = 7 200 000/12
x = 600 000                 Resposta600 000 unidades

73) Neste bimestre, a metade dos alunos da escola de Adriana obteve média 

acima de cinco, a terça parte da turma obteve media cinco e os outros 70 
alunos alcançaram media inferior a cinco . Quantos alunos tem a escola de
 Adriana?

x/2 + x/3 + 70 = x               m.m.c.(2 ; 3) = 6

6·(x/2) + 6·(x/3) + 6·70 = 6·x
3x + 2x + 420 = 6x
3x + 2x  6x =  420
5x  6x  420
 1x  420
x = – 420/(– 1)
x = 420                Resposta: 420 alunos

74) Qual o número que somado com a sua terça parte dá 16 ? 


x + x/3 = 16

3·x + 3·(x/3) = 3·16

3x + x = 48

4x = 48
x = 48/4         Resposta: 12

75) Um número somado com sua metade dá 16,5 . Que número é esse? 


x + x/2 = 16,5

2·x + 2·(x/2) = 2·16,5
2x + x = 33
3x = 33
x = 33/3
x = 11           Resposta: 11

76) Adicionado um número com os seus 2/5 encontramos 28. Que número 

é esse?


x + (2/5)x = 28
5·x + 5·(2/5)x = 5·28
5x + 2x = 140
7x = 140
x = 140/7
x = 20    Resposta20

77) Adicionando um número com sua metade e com a sua quarta parte 

obtemos 31,5. Qual é esse número?


x + x/2 + x/4 = 31,5                      m.m.c.(2;4) = 4
4·x + 4·x/2 + 4·x/4 = 4·31,5
4x + 2x + x = 126
7x = 126
x = 126/7
x = 18               Resposta:18

78) Na Grécia antiga, Policrate, senhor absoluto do poder na ilha de Samos, 

perguntando a Pitágoras quantos alunos ele tinha, obteve a seguinte 
resposta : "A metade estuda Matemática, a quarta parte estuda os mistérios
 da natureza, a sétima parte medita em silencio e há ainda três mulheres "
 Quantos eram os alunos de Pitágoras? 

x = x/2 + x/4 x/7 + 3                                 m.m.c.(2;4;7) = 28

28·x = 28·x/2 + 28·x/4 + 28·x/7 +28·3 
28x = 14x + 7x + 4x + 84 
28x = 25x + 84  
28x   25x = 84  
3x = 84   
x = 84/3
x = 28                            Resposta: 28 alunos

79) Pedro é dois anos mais velhos que seu irmão. Como a soma das idades 

deles é 42, pode-se afirmar que, agora, Pedro tem?
a) 
(   )  16 anos                              Pedro: x + 2
b) 
(   )  18 anos                       Seu irmão: x

c) (X)   22 anos                     Equação: x + 2 + x = 42
d) (   )  24 anos                                          2x + 2 = 42
e) 
(    ) 25 anos                                          2x = 42  - 2

                                                           2x = 40
                                                             x = 40/2
                                                             x = 20                                                       Pedro: x + 2
                                                                 20 + 2 = 22

80) Um número inteiro positivo multiplicado pelo seu sucessor (consecutivo) 

é igual a 12. O numero é:
a) 
(   )  2                                                          para x = 3

b) ( X)                                                     x·(x + 1) = 12
c) (   )  5                                                      3·(3 + 1)= 3·4 =12
d) (   )  6                                                    
e) (   )  8

81) Se você adicionar o quíntuplo de um número com 27, vai obter 312 . 

Qual é esse número? 

5x + 27 = 312

5312 – 27
5x = 385
x = 385/5  
x = 57         Resposta: 57

82) Dividindo-se um número por 4 ou subtraindo-se 4 desse mesmo

 número, obtêm-se resultados iguais. Qual é esse número? 

x/4 = x   4

4·x/4 = 4·  4·4
x = 4x – 16
 4x = – 16
– 3x = – 16
x = – 16/(– 3)
x = 16/3                       Resposta: 16/3

83) O dobro de um número é adicionado a 7, resultando uma soma igual a 19.

 Qual é esse número? 

2x + 7 = 19

2x = 19 – 7
2x = 12
x =12/2
x = 6                       Resposta: 6

84) O dobro de um número menos 17 é igual a 13. Qual é esse número? 


2x – 17 = 13

2x  = 13 +17
2x = 30
x = 30/2
x = 15              Resposta: 15



85) A metade de um número mais 5 é igual a 9. Qual é esse número? 

x/2 + 5 = 9

2·x/2 + 2·5 = 2·9
x + 10 = 18
x = 18 – 10
x = 8                          Resposta: 8

86) O triplo de um número adicionado a 7 dá como resultado 22 . Qual é esse


 número? (R: 5)

87) A terça parte de um número adicionado a 5 é igual a 9. Qual é esse número? 


x/3 + 5 = 9

3·x/3 + 3·5 = 3·9
x + 15 = 27– 15
x = 12                        Resposta: 12

88) O dobro de um número adicionado a 10 dá 4 . Qual é esse número? 


2x + 10 = 4

2x = 4 – 10
2x = – 6
x = – 6/2
x = – 3              Resposta– 3

89) O dobro de um número mais 6 é igual a 30. Que número é esse? 


2x + 6 = 30

2x = 30 – 6
2x = 24
x = 24/2
x = 12                  Resposta: 12








90) O dobro de um número menos 6 é igual a 26. Qual é esse número? 


2x  6 = 26

2x = 26 + 6
2x = 32
x = 32/2
x = 16                         Resposta:16

91) Qual o número cujo triplo adicionado a 12 é igual a 45? 


3x + 12 = 45

3x = 45  12
3x = 33
x = 33/3
x = 11

92) A metade de um número adicionado a 3 é igual a 12. Que número é esse? 


x/2 + 3 = 12

2·x/2 + 2·3 = 2·12
x + 6 = 24
x = 24  6
x = 18 

Um casal e os seus dois filhos têm conjuntamente 85 anos. A filha é mais velha
 cinco anos do que o irmão e o pai mais dois do que a mãe. Calcular a idade 
atual de cada um sabendo que daqui a dois anos a mãe tem o triplo da idade 
da filha.
Resolução
Se designar por x a idade atual da filha, o filho tem agora x-5 anos. 
Se a idade atual da mãe for y, a do pai será y+2. Daqui a dois anos a idade
 da mãe será y+2 e a da filha x+2. Pelo enunciado sabe-se que
y+2=3(x+2)
que é equivalente a
y=3x+4 (1)
E também se sabe que a soma das idades é igual a 85:
x+(x-5)+y+(y+2)=85 (2)
Substituindo a equação (1) em (2) vem
x+(x-5)+3x+4+(3x+4+2)=85
ou, de forma equivalente
x+x+3x+3x=85+5-4-4-2
8x=80
x=10.
A idade atual da filha é então de 10 anos e a do irmão 5. A mãe tem agora
y=3x+4=34 anos
e o pai 36.
Confirmando: 36+34+10+5=85 e 34+2=3\times (10+2)=36.
ADENDA DE 28-8-2008: Outro método de resolução poderá ser o que passo 
a expor, que necessita apenas da resolução de uma equação numa única 
variável. Acho, no entanto, que até é mais difícil do que o anterior.
Se x for a idade atual da filha do casal, a do filho é x-5. Daqui a dois anos a
 idade da filha será x+2 anos e a da mãe 3(x+2), pelo que a 
mãe hoje tem 3(x+2)-2=3x+6-2=3x+4 anos
 e o pai 3x+4+2=3x+6
Em resumo, as idades atuais dos filhos e dos pais são:
x, a da filha; x-5, do filho; 3x+4, da mãe; 3x+6, do pai.
Somando todas as idades há-de dar 85:
x+x-5+3x+4+3x+6=85
Agrupando os termos em x e os independentes da equação vem:
8x=80
x=\dfrac{80}{8}=10.
A filha tem pois 10 anos, o filho 10-5=5, a mãe 3(10)+4=34 e
 o pai 3(10)+6=36.



Aplicada em: 2017Banca: IESESÓrgão: Prefeitura de São José do Cerrito 
- SCProva: Assistente Social
Leia as frases abaixo sobre conjuntos numéricos:

I. O número natural n pode ser chamado de antecessor de n-1.
II. 1,5 e 2,5 são números naturais consecutivos.
III. A fração 516/100 resulta em um número racional decimal exato.
IV. O valor de Pi (3,14159...) é um número racional.

A sequência correta é: 
 a Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
 b Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
 c Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 
 d Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 

LETRA a


Mara leu 1/5 das páginas de um livro numa semana. Na segunda semana,
 leu mais 2/3 de páginas. Se ainda faltam ler 60 (sessenta) páginas do livro, 
então o total de páginas do livro é de:

 a 300
 b 360
 c 400
 d 450
 e 480

Letra e

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O que li:
1º semana: 1/5 de X
2º semana: 2/3 de X
Portanto o total de páginas que li foi 1/5 de X + 2/3 de X que equivale a 13/15 de
 X
O total de páginas do livro é X.
Se já li 13/15 de X e ainda faltam 60 páginas, portanto o total X de páginas do livro é
X = 13/15X + 60 
X = (13X + 900)/15
15 X = 13 X + 900
2 X = 900
X = 450


Uma Família junta tem a soma das idades igual a cem anos, sendo que 
o pai tem dez anos a mais que mãe, e a mãe tem o dobro da idade da filha, 
qual a idade de cada um? 
O total das idades é 100.
Portanto não pode ser um numero ímpar pois o mesmo não dar a conta exata.
A filha tem 18 anos.
A mãe tem 36 anos.
E o pai 46 anos.
A soma 18+ 36+46 = 100
Mas como saber se estar correto? Pega-se o valor final = a 100 e agregue
 valor aos três se o pai é 10 anos mais velho que a mãe e a mãe tem o dobro 
da idade da filha portanto a filha não pode ter idade inferior ou superior a 18.
Exemplo 
Filha = 18 X O DOBRO DA MÃE 36 + 10 ANOS DO PAI 46 = 100


http://adrianoflaviomaceioal.blogspot.com.br/2010/12/uma-familia-junta-tem-soma-das-idades.html





PESQUISAS/ PRINTS/ POSTAGENS: NALY DE ARAUJO LEITE - SOROCABA - 
SÃO PAULO - BRASIL.





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