domingo, 18 de fevereiro de 2018

DE SOROCABA - PORTUGUÊS / FLEXÃO NÚMERO DOS SUBSTANTIVOS - TEORIA / FRASES - TEORIA E QUESTÕES GABARITADAS -- POR NALY DE ARAUJO LEITE

"...A


Em  última  análise,  a  língua  muda  porque  é  um  sistema  em  perpétua  adaptação  às  necessidades  das  comunidades  que  a  utilizam  e  essas  necessidades também mudam. Se  as  circunstâncias  históricas,  sociais  e  culturais  mudam  —  em  algumas  épocas  paulatinamente, em outras quase abruptamente —, as necessidades expressivas dos falantes  também  se  modificarão.  E  a  língua  (melhor:  uma  determinada  gramática  da  língua) pode deixar de servir as necessidades dos seus utentes. Envelhece, portanto. Envelhecer, no caso da língua, não conduz à morte mas à mudança. Cada nova fase da língua consiste não só na inovação, mas essencialmente na seleção de variantes que já existem na língua. Aceites por um determinado grupo socialmente prestigiado, as  variantes  selecionadas  serão  generalizadas  a  toda  a  comunidade.  Constitui-se,  assim,  um  novo  estádio  de  evolução  da  língua,  cuja  “estabilidade”  sofrerá  novos  e  perpétuos   sobressaltos.   Mas   porque   a   língua   procura   esses   patamares   de   estabilidade, o resultado de cada mudança linguística será sempre tendencialmente a constituição  de  uma  norma,  de  um  sistema  organizado  que,  fatalmente,  se  tornará  arcaico quando uma nova norma se afirmar.Esperança  Cardeira,  O  essencial  sobre  a  história  do  português.  Lisboa,  Editorial  Caminho, 2005, p. 13-15. Esperança  Cardeira,  O  essencial  sobre  a  história  do  português.  Lisboa,  Editorial  Caminho, 2005, p. 13-15. "







Número, em gramática, é uma característica que permite determinar o número de entidades ao qual determinada classe gramatical (substantivoverboadjetivo,pronome etc.) se refere. Veja os seguintes exemplos:
  • singular: ele joga bola.
    • plural: eles jogam bola.
  • singular: você vai à escola?
    • plural: vocês vão à escola?
  • singular: eu tenho um livro.
    • plural: eu tenho vários livros.
  • Singular e plural

    No português, há duas flexões de número: singular e plural. Alguns idiomas conservam números gramaticais diferentes, como o dual, presente em alguns idiomas, como o gaélico escocês.
    .O dual só é encontrado na língua portuguesa nas palavras "ambos" e "ambas", nos numerais 1, 2 e os de duzentos a novecentos, as únicas que carregam esse sentido.

    Número do substantivo coletivo

    O número do substantivo coletivo pode aparecer no singular quando se refere a um único conjunto de seres, como em: "a matilha passou por ali" ou no plural quando se refere a dois ou mais conjuntos de seres como em: "as matilhas passaram por ali".

    Mudança de número com mudança de significado

    • bem (felicidade, virtude, benefício) / bens (propriedades, valores)
    • costa (litoral) / costas (dorso)
    • ânsia (aflição) / ânsias (náuseas)
    • féria (renda diária) / férias (descanso)
    • letra (sinal gráfico) / letras (literatura)
    • vencimento (fim, prazo final) / vencimentos (salário)
    • sentimento (sensibilidade) / sentimentos (pêsames)
    • liberdade (autonomia) / liberdades (atrevimento)
    • vontade (desejo) / vontades (caprichos)
    • ar (vento) / ares (aparência)
    • água (líquido) / águas (chuvas)
    • arte (ofício) / artes (astúcias)
    • confiança (esperança) / confianças (intimidades)
    • fogo (lume) / fogos (de artifício)
    • haver (saldo) / haveres (posses)
    • honra (dignidade) / honras (distinção)
    • meio (metade) / meios (recursos)

    Bibliografia

    • PASCHOALIN, Maria Aparecida. Minigramática. São Paulo: Editora FTD S.A.; 1997; CDD-372.61
    • https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_(gram%C3%A1tica)


CONCORDÂNCIA COM NÚMERO PERCENTUAL


Veja os casos abaixo. Qual sentença está correta?
a) “Apenas 23% do combustível SÃO compostos de álcool”
b) “Apenas 23% do combustível É composto de álcool”
A confusão com a concordância ocorre, normalmente, porque a pessoa tenta decorar a regra. Aí, na hora de colocar em prática, não sabe como fazer. Mas, se você entender a sentença, tudo fica mais fácil. Vamos aos casos.
1. Quando o número percentual estiver antes do verbo, sem nenhum complemento, o verbo vai concordar com o número: “Apenas 11% aprovam o sistema judiciário brasileiro”
2. Quando o número percentual estiver com o complemento do percentual, o verbo concorda com este último. Confira dois exemplos:
“Este ano, 32% da verba será para a educação”
“Atualmente, 87% dos entrevistados julgam pertinente a mudança na lei”
3. Quando o número percentual estiver especificado com um pronome, por exemplo, o verbo faz concordância com o número: Esses 41% do montante serão divididos entre os familiares”
No exemplo citado no começo do texto, a alternativa correta é:
b) “Apenas 23% do combustível É composto de álcool”
O complemento do número percentual (23%) está singular "DO COMBUSTÍVEL". Portanto, a concordância será no singular, conforme está na alternativa "B". Se o complemento fosse "DOS COMBUSTÍVEIS", aí o verbo ficaria no plural. Veja:
“Apenas 23% DOS COMBUSTÍVEIS SÃO compostos de álcool”
Perceberam? São regras simples. Se você entender cada especificação, fica fácil saber como será feita a concordância com o percentual.  Em uma situação formal de uso da Língua Portuguesa, é importante saber a regra gramatical.
Há momentos para falar e escrever com liberdade e criatividade e há momentos para a formalidade. Precisamos, apenas, saber a situação certa para cada contexto.
http://noticias.r7.com/blogs/portugues-de-brasileiro/concordancia-com-numero-percentual-20140506/

Flexão de número nos substantivos



Os substantivos podem estar no singular, quando designam apenas um ser; ou podem estar no plural, quando designam mais de um ser.
Exs.:
  • casa (singular) – casas (plural)
  • flor (singular) – flores (plural)
  • cão (singular) – cães (plural)
Abaixo, apresentamos algumas formações do plural dos substantivos.
- Substantivos terminados em vogal e ditongo oral formam seu plural acrescentando-se -s.
Exs.:
  • carro – carros
  • série – séries
- Substantivos terminados em -m formam seu plural trocando -m por -ns.
Exs.:
  • margem – margens
  • álbum – álbuns
- Substantivos terminados em -ão formam seu plural trocando -ão por -ões, -ães, -ãos. Alguns substantivos terminados em -ão podem ter mais de um plural.
Exs.:
  • aldeão – aldeões, aldeães, aldeãos
  • cão – cães
  • irmão – irmãos
- Substantivos terminados em -r ou -z formam seu plural acrescentando-se -es.
Ex.:
  • amor – amores
  • chafariz – chafarizes
- Substantivos oxítonos ou monossílabos tônicos terminados em -s formam seu plural acrescentando-se -es.
Exs.:
  • burguês - burgueses
  • ás – ases
- Os substantivos paroxítonos terminados em -s possuem a mesma forma para o singular e o plural. O que os diferencia é o artigo: o/a (singular) os/as (plural).
Exs.:
  • o lápis – os lápis
  • o vírus – os vírus
- Os substantivos terminados em -x possuem a mesma forma para o singular e para o plural, ou seja, não variam.
Exs.:
  • tórax – tórax
  • fênix – fênix
- Substantivos terminados em -al, -el, -ol, -ul formam seu plural trocando essas terminações por -is.
Exs.:
  • pardal – pardais
  • cartel – carteis
  • anzol – anzóis
  • azul - azuis
- Substantivos oxítonos terminados em -il formam seu plural substituindo a terminação -il por -is.
Exs.:
  • febril – febris
  • canil – canis
- Substantivos paroxítonos terminados em -il formam seu plural trocando a terminação -il por -eis.
Exs.:
  • fóssil – fósseis
  • projétil – projéteis
Observações:
1) Alguns substantivos terminados em -r modificam a sílaba tônica quando vão para o plural.
Exs.:
  • júnior – juniores (ô)
  • sênior – seniores (ô)
2) Alguns substantivos singulares que possuem o fechado tônico (ô), quando passam para o plural ficam com essa vogal aberta (ó).
Exs.:
  • caroço – caroços
  • corpo – corpos
  • corvo – corvos
  • esforço – esforços
  • fogo - fogos
  • forno – fornos
  • imposto – impostos
  • jogo – jogos
  • olho – olhos
  • osso – ossos
  • ovo – ovos
Observação:
Solicito permissão para emitir uma opinião.
Muitos profissionais da educação tem a mesma opinião, creio eu.
Difícil pronunciar F(Ó)RNOS. Tenta fazer essa pronúncia com a vogal (ó) aberta.
Quantos pais ensinarão aos filhos essa lição nas tarefas escolares?
Quantos políticos farão seus discursos com essa pronúncia sem provocar "risos e deboches" nos ouvintes presentes que, por certo, estarão rindo da própria ignorância que também não "ignorância".
Como assim? 
É horrível a pronúncia, metafonicamente, é triste essa mudança de timbre, é cruel, se pronunciar de maneira "estranha". 
Essa questão tem sido discutida e tema de muitas pós-graduações, tanto no Brasil quanto em Portugal.
Influência dos estrangeirismos, saímos do Latim para Portugal, língua áraba, o galês, neste caso, o galês tem forte influência.
Deixo esse slide que montei e ao final, tem dois links, um deles é sobre a questão que, parece tão simples, mas não é, e não existem publicações de fácil acesso, porque a questão que estou levantando não é meramente gramatical, morfológica, mas está na área de metafonia nominal.
Entenda, você pode se limitar ou crescer em seus conhecimentos, dependendo dos horizontes que pretende alcançar.
E lembre-se, também, não existem verdades estáticas ou não evolutivas e ninguém é dono da verdade.
Todos os dias aprendemos. Naly

CLICAR SOBRE O SLIDE PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO.
Sobre METAFONIA NOMINAL:

O fenômeno da metafonia nominal caracteriza algumas palavras (aquelas especificadas nas transcrições dos dicionários mais importantes), ou é um fenômeno que, talvez por analogia, caracteriza todos os nomes e adjetivos que acabam com -o e que têm /'O, 'E/ (timbre aberto) no masculino singular?
Por exemplo, nas seguintes palavras plurais, o timbre da vogal é fechado, ou aberto (tendo em conta que o dicionário da Academia indica um timbre fechado das formas singulares, mas não especifica que os plurais tenham metafonia)?
«os abandonos», «os aboios», «os abonos», «os abordos», «os abortos», «os acordos», «os adornos», «os afogos», «os aforros», «são agarenos», «os albedos», «os alhos-porros», «os alvoroços», «os alvorotos», «são amenos», «os amojos», «são anojos», «os antegostos», «os antegozos», «os anterrostos», «é antioquena», «são antioquenos», «os antojos», «os antracenos», «os apodos», «os apojos», «são arabescos», «os arremessos», «os arrochos», «os arroios», «os arrojos», «os arrolos», «os arrotos», «os assertos», «os assopros», «os aterros», «os atropelos», «os autocontrolos», «os autogovernos», «são avessos», «os azotos».
É possível que também a consoante nasal heterossilábica iniba a abertura da vogal acentuada, como em abandonosabonos,agarenosamenos?
Ou será que a metafonia depende do grau em que a palavra é culta?
Metafonia nominal.:
Relaciona-se principalmente com a alternância, na sílaba tônica de nomes e adjetivos masculinos, entre o fechado no singular e o aberto no plural: n[o]vo ~ n[ɔ]vos. As formas de feminino, se existirem, também têm timbre aberto: n[o]vo ~ n[ɔ]va, n[ɔ]vas.
Tradicionalmente, tende-se a descrever a metafonia como fenômeno que afeta apenas o tônico e que se localiza nas formas do plural e do feminino de nomes e adjetivos. Com efeito, Celso Cunha e Lindley Cintra (Breve Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições Sá da Costa, 1994, págs. 136/137) dizem que «alguns substantivos, cuja vogal tônica é o fechado, além de receberem a desinância -s, mudam, no plural, o fechado [o] para aberto [ɔ]» (sublinhado nosso). Ou seja, parece que, na perspectiva de Cintra e Lindley, as formas de plural é que são metafônicas. Contudo, a linguística histórica e a fonologia moderna mostram que é no singular que se verifica a metafonia, porque:
a) do latim para o português, foi o o final que fechou um ó aberto ([ɔ]) tônico para ó fechado ([o]) no singular mas não no plural: fŏcum > f[ɔ]go > f[o]go mas plural f[ɔ]gosnŏuum > n[ɔ]vo > n[o]vo mas plural n[ɔ]vos (cf. Edwin B. Williams, Do Latim ao Português, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2001, págs. 106, 126 e 134);
b) do ponto de vista fonológico, o singular com -o- fechado é que é metafônico, porque é complexo que o plural com -o- aberto (ou seja, «é o singular que se manifesta a nível fonético como sendo o resultado da aplicação de um maior número de regras fonológicas» Ernesto d´Andrade, Temas de Fonologia, Lisboa, Edições Colibri, 1992, pág. 56).
Sendo assim, respondendo concretamente às perguntas do consulente:
1. Por razões históricas, a metafonia nominal caracteriza parte importante dos substantivos e adjetivos com -o- tônico na penúltima sílaba e terminados em -o. São também casos de metafonia as palavras que etimologicamente tinham um e aberto na sílaba tônica mas que o fecharam por assimilação de -o final: por exemplo, mĕtu > m[ɛ]do >m[e]doaduĕrsum > av[e]sso(s), av[e]ssa(s). No entanto, nestas palavras com -e- fechado não há atualmente alternância entre timbre fechado no singular e timbre aberto no plural.
Quanto a falar-se de analogia, esta tem sentido para o aparecimento de plurais com ó aberto não etimológico ou para a existência de variação no plural. Por exemplo, do ponto de vista diacrônico, o feminino e o masculino plural de formoso tinham também -o- fechado como o singular, mas passaram a ter [ɔ] por analogia com itens como nova(s)novos. Também hoje, apesar de, normativamente, se considerar que o plural de acordo é acordos, com [o] fechado, muitos falantes pronunciam o plural com [ɔ] aberto por analogia com a alternância existente entre fogo e fogos. Outros exemplos desta variação (o plural com -o- fechado é tido por mais correto):  c[o]ros vs. c[ɔ]ros(plural de c[o]ro), b[o]lso vsb[ɔ]lsos (plural de b[o]lso).
2. Na lista de palavras indicada pelo consulente, quase todas as vogais tônicas (em penúltima sílaba), sejam elas -o- ou -e-, têm o timbre fechado. A forma autocontrolos pode estar sujeita à analogia com fogo/fogos, mas do ponto de vista normativo o respectivo plural é também com [o] fechado.
3. Segundo Williams (op. cit., pág. 127), as consoantes nasais impediram a metafonia ou analogia. Na atualidade, a mesma tendência se verifica em português europeu. O caso de carbonos e cromos, com [ɔ], não é relevante porque o singular já tem [ɔ] aberto: carb[ɔ]no e cromo (ver dicionário da Academia das Ciências de Lisboa; ver também Andrade, op. cit., págs. 47 e 55).
4. Não creio que a metafonia se relacione com palavras cultas ou eruditas. Pelo contrário, o fenômeno ocorre nas que evoluíram por via popular: porco/porcosfogo/fogosnovo/novosovo/ovos, etc.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-metafonia-nominal/25017

INDICAÇÃO LITERÁRIA:





De autoria dos professores Mário Bonatti e Everton Altmayer, o conteúdo da obra envolve
 análises históricas da imigração tirolesa no Brasil, estudos do dialeto trentino em Santa
 Teresa (ES), Piracicaba (SP), Rio dos Cedros e Nova Trento (SC)

A obra contém ainda textos escritos no dialeto trentino de Piracicaba (SP), Rio dos Cedros (SC), Rodeio (SC), Nova Trento (SC) e em talian (RS), vocabulários do dialeto trentino de Rio dos Cedros (SC) e de Piracicaba (SP) e documentos históricos sobre o Tirol e sobre a imigração.

Trata-se de uma obra inédita por juntar em um único livro a realidade linguística, histórica e cultural dos tiroleses da região trentina desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, dizem seus autores. http://www.oriundi.net/immigrazione/livro-sobre-o-dialeto-trentino-sera-lancado-em-nova-trento



CONTINUANDO...

Porém, outros substantivos que possuem o fechado no singular, (ô) quando passam para o plural continuam com o o fechado.
Exs.:
  • acordo – acordos
  • alvoroço – alvoroços
  • bolo – bolos
  • bolso – bolsos
  • cachorro – cachorros
  • coco – cocos
  • esboço – esboços
  • esposo – esposos
  • fofo – fofos
  • gosto – gostos
  • morro – morros
  • sogro – sogros
  • topo – topos
  • transtorno – transtornos
3) Há alguns substantivos que possuem um significado no singular e, quando passam para o plural mudam o sentido da palavra.
Exs.:
  • bem (benefícios) – bens (propriedades)
  • copa (parte da casa) – copas (naipe de baralho)
  • costa (litoral) – costas (dorso)
4) Alguns substantivos no plural também podem indicar o casal:
Exs.:
  • os avós (avô e avó)
  • os pais (a mãe e o pai)
5) Alguns substantivos são usados apenas no plural.
Exs.: afazeres, arredores, naipes, núpcias, óculos, parabéns.

Plurais dos substantivos compostos


Abaixo algumas regras para formar o plural dos substantivos compostos.
- Apenas o último elemento vai para o plural quando:
1) os substantivos compostos são formados pelo prefixos grão-, grã- e bel-.
Exs.:
  • Grão-prior – grão-priores
  • grã-cruz – grã-cruzes
  • bel-prazer – bel-prazeres
2) os substantivos compostos são grafados formando apenas uma palavra, sem hífen:
Exs.:
  • girassol – girassóis
  • madressilva – madressilvas
  • pontapé - pontapés
3) os substantivos compostos são formados por um verbo ou palavra invariável seguida de um substantivo ou adjetivo.
Exs.:
  • abaixo-assinado – abaixo-assinados
  • alto-falante – alto-falantes
  • beija-flor – beija-flores
  • ex-diretor – ex-diretores
4) os substantivos formados por três ou mais elementos sem preposição.
Exs.:
  • bem-te-vi – bem-te-vis
  • bem-me-quer – bem-me-queres
5) os substantivos compostos formados por palavras repetidas.
Exs.:
  • reco-reco – reco-recos
  • lenga-lenga – lenga-lengas
- Apenas o primeiro elemento vai para o plural quando:
1) os substantivos compostos são ligados por preposição explícita ou oculta.
Exs.:
  • cana-de-açúcar – canas-de-açúcar
  • jararaca-de-cauda-branca – jararacas-de-cauda-branca
2) o segundo elemento dos substantivos compostos exprime a ideia de fim, semelhança.
Exs.:
  • bomba-relógio – bombas-relógio
  • peixe-boi – peixes-boi
  • pombo-correio – pombos – correio
  • tatu-bola – tatus-bola
- Os dois elementos variam quando:
1) os substantivos compostos são formados por dois substantivos.
Exs.:
  • guarda-civil – guardas-civis
  • segunda-feira – segundas-feiras
2) os substantivos compostos são formados por substantivo e adjetivo.
Exs.:
  • amor-perfeito – amores-perfeitos
  • cabra-cega – cabras-cegas
3) os substantivos compostos são formados por adjetivo e substantivo.
Ex.:
  • gentil-homem – gentis-homens
4) os substantivos compostos são formados pela repetição de verbos.
Exs.:
  • corre-corre – corres corres
  • pula-pula – pulas-pulas
- O plural fica invariável nos seguintes casos:
1) algumas frases substantivadas.
Exs.:
  • o bumba meu boi – os bumba meu boi
  • o disse me disse – os disse me disse
2) alguns substantivos compostos formados por verbo e palavra invariável.
Exs.:
  • o ganha-pouco – os ganha-pouco.
  • o pisa-mansinho – os pisa-mansinho
3) os substantivos compostos formados por verbos de sentido contrário.
Exs.:
  • o leva e traz – os leva e traz
  • o vai-volta – os vai-volta
Observação: Perceba que nos substantivos compostos que possuem o plural invariável é o artigo que vai dizer se o elemento está no singular (o/a) ou no plural (os/as).
Bibliografia:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 41 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1998.
PERINI, Mario A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SOUZA, Jésus Barbosa de; CAMPEDELLI, Samira Youssef. Minigramática. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2000.
https://www.infoescola.com/portugues/flexao-de-numero-nos-substantivos/



MUDANDO DE ASSUNTO......

FRASES









Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase "Que educação!", usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro, a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz.
A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases. Veja:
baloezinhos

Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos previsível, de acordo com o sentido que transmitem. São elas:
a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta.
Você aceita um copo de suco?  (Interrogação direta)
Desejo saber se você aceita um copo de suco. (Interrogação indireta)
b) Frases Imperativas:  ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou  faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.
Faça-o entrar no carro! (Afirmativa)
Não faça isso. (Negativa)
Dê-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa)
c) Frases Exclamativas:  nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente  prolongada.
    Por Exemplo:  Que prova difícil!
    É uma delícia esse bolo!
d) Frases Declarativas:  ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.
Obrigaram o rapaz a sair. (Afirmativa)
Ela não está em casa. (Negativa)
e) Frases Optativas:  são usadas para exprimir um desejo.
    Por Exemplo: Deus te acompanhe!
    Bons ventos o levem!
De acordo com a construção, as frases classificam-se em:
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos.
Exemplos:
Fogo!
Cuidado!
Belo serviço o seu!
Trabalho digno desse feirante.
Frase Verbal: é a frase construída com verbo.
Por Exemplo:
O sol ilumina a cidade e aquece os dias.
Os casais saíram para jantar.
A bola rolou escada abaixo.
SITE: https://soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php




FRASES 

EXERCÍCIOS:


  • 1 - Questão 27985.
  • Que tipo de frase é: - "Como se chama o teu gato?"








  • 2 - Questão 27986.
  • Qual é o sinal de pontuação que falta para que a frase seja imperativa. "Ó João, vai para a escola"




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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly