quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SOROCABA - CONCURSOS PÚBLICOS 2018 - 2 - "BORA GENTE!!!! ESTUDAR!" - PORTUGUÊS - ORTOGRAFIA - POR NALY DE ARAUJO LEITE


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LÍNGUA PORTUGUESA:
Todo Conteúdo Programático até a 4ª série/ 5º ano do Ensino Fundamental, como por exemplo: Ortografia;
Divisão Silábica; Ordem Alfabética; Gênero, Número; Frases; Sinais de Pontuação; Acentuação; Relação entre palavras; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Verbos; Conjugação de verbos; Noções de tempos verbais: presente, passado e futuro; Pronomes; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafo;
Tonicidade das palavras; Sílaba tônica; Sujeito e predicado; Formas nominais; Locuções verbais; sinônimos,homônimos e antônimos; Comparações; Criação de palavras; Uso do travessão; Relações entre nome e personagem; História em quadrinhos; Relação entre ideias; Provérbios; Onomatopeias; Palavras e ilustrações.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO:
Todo Conteúdo Programático até a 4ª série/ 5º ano do Ensino Fundamental, como por exemplo: Números em escrita por extenso; Sistema Monetário Nacional (Real); Numeração decimal; Números inteiros; Números Naturais; Operações fundamentais como: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação; Antecessor e Sucessor;
Medindo o tempo: horas, minutos e segundos; Problemas matemáticos; radiciação; máximo divisor comum;mínimo divisor comum; números fracionários; operações fundamentais com números fracionários; problemas
com números fracionários; introdução à geometria; Sistema de medidas: medidas de comprimento, superfície,volume, capacidade, tempo e massa; problemas usando as quatro operações.
Avaliação de sequência lógica e coordenação viso-motora, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos, reversibilidade, sequência lógica de números, letras, palavras e figuras.
Problemas lógicos com dados, figuras e palitos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.




VAMOS COMEÇAR POR "ORTOGRAFIA":

Escrever corretamente, está além do que se imagina.
Erros "por ouvir" são comuns.
A "confusão fonética" se agravou após novas regras, a exemplo, de separação silábica.
Mães reclamam, familiares reclamam ao ensinar tarefas às crianças, e com toda a razão.
Presença de fonemas, que substitui a palavra "letra", e a falta do ensino sustentável em sinérese e diérese, faz toda a diferença,  deveriam ser entendidas no contexto, desde o início do processo de aprendizagem, no contexto, e temos ainda, criações de "minúcias" que dificultam grandemente a compreensão e aplicação, FONOAUDIOLOGIA e seus elementos, nada tem de facilitadores no processo de aprendizagem, sei que muitos professores concordam e outros contestam essa minha opinião, mas é minha.Naly

LET'S START BY "SPELLING":

Writing correctly is beyond belief.
"Listening" errors are common.
"Phonetic confusion" worsened after new rules, for example, syllabic separation.
Mothers complain, family complain when teaching children, and rightly so.
Presence of phonemes, which replaces the word "letter", and the lack of sustainable teaching in syneresis and diesert, makes all the difference, should be understood in context, from the beginning of the learning process, in context, and we also have creations of "minutiae" that greatly hinder understanding and application, FONOAUDIOLOGIA and its elements, have no facilitators in the learning process, I know that many teachers agree and others dispute my opinion, but it is mine.Naly


A NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO, PRIMÁRIO ANTIGO, FOI GRANDE A DIFICULDADE DE ENCONTRAR QUESTÕES PERTINENTES A ORTOGRAFIA, MUITAS CONSULTORIAS NÃO APRESENTAM QUESTÕES NEM A NÍVEL MÉDIO.At an INCOMPLETE FUNDAMENTAL LEVEL, ANTIQUE PRIMARY, IT WAS GREAT THE DIFFICULTY OF FINDING QUESTIONS RELEVANT TO ORTHOGRAFIA, MANY CONSULTANCIES DO NOT PRESENT QUESTIONS OR AT THE AVERAGE LEVEL.NALY




Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:

          1 - Chegou a ......... um pedido de ........ , mas as palavras lhe saíam quase.......

 a improvisar - excusas - inaldíveis;
 b improvisar - escusas - inaudíveis;
 c improvizar - escusas - inaudíveis;
 d improvizar - excusas - inaudíveis;
 e improvizar - excusas - inaldíveis.


RESPOSTA: B



Check the alternative that correctly fills in the gaps in the sentence below:

           1 - Arrived at ......... a request of ........, but the words came out almost .......

  to improvise - excuses - unfaithful;
  b improvise - excuses - inaudible;
  c improvizar - excuses - inaudible;
  d improvizar - excuses - inaudible;
  and improvise - excuses - unmanageable.


ANSWER:  letter B



2 - Assinale a palavra CORRETAMENTE escrita:
Durante o verão, ouve um dia uma ventania muito grande, que, sem qualquer gentileza, derrubou muitas árvores. Pedro, que saíra com uma enchada na mão para capinar, disse-me que sentiu uma vertijem muito forte. A impressão que me deu é que nenhuma bússula daria a direção correta, se fosse preciso nos guiarmos. Foi uma exceção num tempo tão tranquilo como aquele em que vivíamos.
Assinale a palavra CORRETAMENTE escrita:
 a ouve
 b vertijem
 c bússula
 d enchada
 e exceção
RESPOSTA:  E

2 - Mark the word PROPERLY written:
During the summer one day he heard a very great wind, which, without any kindness, knocked down many trees. Pedro, who had come out with a hammer in his hand to weed, told me that he felt a very strong wind. The impression he gave me is that no compass would give the right direction, if we had to guide ourselves. It was an exception in a time as quiet as the one we lived in.
Mark the word PROPERLY written:
 a hears
  b vertijem
  c compass
  d stuffed
  d exception

ANSWER: letter E
Diferente da linguagem padrão, a linguagem própria é aquela que uma pessoa utiliza em seu cotidiano, ignorando muitas regras gramaticais.Deve ser aprendida, para haver uma boa comunicação entre pessoas que não reconhecem o mesmo tipo de linguagem, mesmo estas linguagens pertencendo à língua portuguesa.NALY
3 - Em qual das alternativas NÃO há erro na grafia de uma palavra de acordo com a norma padrão da língua? 
 a A ofensiva da prefeitura contra a pixação começa nesta semana, disse o prefeito.
 b A terra era bem fértil e, nos fundos do quintal, minha mãe plantou um pé de xuxu.
 c Mariana foi ao cabeleleiro com a intenção de mudar de fora para dentro.
 d O professor preferia que as aulas fossem separadas e não germinadas.
 e Cubra e deixe a tigela em lugar aquecido até a massa dobrar de tamanho.
RESPOSTA: LETRA E ( LANÇADA PELO GABARITO DA  Aplicada em: 2016
Banca: IDHTEC


OBSERVAÇÃO: Em relação a opção "D", veja:
LÍNGUA PORTUGUESA
GEMINADA ou GERMINADA?
09/10/2010  Maria Lúcia Marangon
Casas são geminadas.
Aulas são geminadas.
Geminada deriva de gêmeo.
Germinada deriva de germe.



Different from the standard language, the language itself is one that a person uses in his daily life, ignoring many grammatical rules. It must be learned, to have good communication between people who do not recognize the same type of language, even these languages belonging to the Portuguese language .

3 - In which of the alternatives is there no mistake in spelling a word according to the standard language standard?
  The city's offensive against pixada begins this week, said the mayor.
  b The land was very fertile, and in the backyard my mother planted a foot of xuxu.
  c Mariana went to the hairdresser with the intention of changing from the outside to the inside.
  d The teacher preferred that classes be separated rather than germinated.
  e Cover and leave the bowl in a warm place until the dough doubles in size.
ANSWER: LETTER E (LAUNCHED BY GABARITO DA Applied in: 2016
OBSERVATION: Regarding option "D", see:
PORTUGUESE LANGUAGE
  https://professoramarialucia.wordpress.com/2010/10/09/geminada-ou-germinada/
GEMINIATED or GERMINATED?
10/9/2010 Maria Lúcia Marangon
Houses are terraced.
Classes are twinned.
Geminada derives from twin.
Germinated derives from germ.

4 -  A palavra autoestima, de acordo com o acordo ortográfico vigente, deixou de ter hífen, porque: 
 a prefixo e o sufixo são tônicos na última e na primeira sílaba, respectivamente.
 b nas constituições em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se com vogal diferente.
 c segue o mesmo padrão de regras das palavras coautor, plurianual e dia a dia.
 d o prefixo auto, com o sentido de corroborar o que se afirma no segundo termo (estima), deixa de ter hífen para dar maior ênfase.
 e a palavra autoestima sempre foi utilizada sem o hífen. 
RESPOSTA: LETRA B
Portanto, o correto é autoestima, junto. A forma auto estima separado e sem hífen não existe.



Segundo a nova regra ortografia, nos casos em que o prefixo ou o falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente daquela, as duas formas aglutinam-se, sem hífen, como já sucede igualmente no vocabulário científico e técnico. (fonte: VOLP.5ª ed.).
Exemplos:
antiaéreo, antiabrasivo, antiabsolutismo, antiacademicista, antiácido, antiacústico, antiaderente, antiadministrativo,  antiaéreo, antiafrodisíaco, antiaglutinina, antiagrário, antiagrícola, antialérgico, antianêmico, antiapologia, antiárabe, antiarritmia, antiarte, antiautoritarismo, antieconômico, antieleitoral, antienzima, antiescolar, antiestético, antioxidante, antiozone, aeroespacial, antealcova, anteislâmico, anteocupação, anteolhos, anteontem, autoajuda, autoalergia, autoestima, autoaprendizagem, autoacusação, autoelogio, autoestima, autoeducativo, autoescola, etc.
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação.
Exemplos:
guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
Mas, como em tudo há exceções, fiquem bem atento a elas.
*Exceções:
Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo
2. Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação.
Exemplos:
pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra.
Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional.
Exemplos:
maria vai com as outras, leva e traz, diz que diz que, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeças, faz de conta
Exceções:
água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
3. Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. 
Exemplos:
 reco-reco, blá-blá-blá, zum-zum, tico-tico, tique-taque, cri-cri, glu-glu, rom-rom, pingue-pongue, zigue-zague, esconde-esconde, pega-pega, corre-corre.
4. Usa-se o hífen nos compostos entre cujos elementos há o emprego do apóstrofo. 
Exemplos:
gota-d'água, pé-d'água.
5. Usa-se o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos (nomes próprios de lugares), com ou sem elementos de ligação. 
Exemplos: 
 Belo Horizonte - belo-horizontino 
Porto Alegre - porto-alegrense 
Mato Grosso do Sul - mato-grossense-do-sul 
Rio Grande do Norte - rio-grandense-do-norte 
Africa do Sul - sul-africano 
6. Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies animais e botânicas (nomes de plantas, flores, frutos, raízes, sementes), tenham ou não elementos de ligação. 





Exemplos: 
bem-te-vi, peixe-espada, peixe-do-paraíso, mico-leão-dourado, andorinha-da-serra, lebre-da-patagônia, erva-doce, ervilha-de-cheiro, pimenta-do-reino, peroba-do-campo, cravo-da-índia.
Obs.: não se usa o hífen, quando os compostos que designam espécies botânicas e zoológicas são empregados fora de seu sentido original.
Observe a diferença de sentido entre os pares:
a) bico-de-papagaio (espécie de planta ornamental) - bico de papagaio (deformação nas vértebras). b) olho-de-boi (espécie de peixe) - olho de boi (espécie de selo postal).

4 - In text II, the word self-esteem, according to the current orthographic agreement, is no longer hyphenated because:
  the prefix and the suffix are tonics in the last and the first syllable, respectively.
  b in the constitutions in which the prefix or pseudoprefixo ends in vowel and the second term begins with a different vowel.
  c follows the same pattern of co-author, multi-year and day-to-day rules.
  d the prefix auto, with the sense of corroborating what is stated in the second term (esteem), leaves no hyphen to give greater emphasis.
  and the word self-esteem has always been used without the hyphen.

ANSWER: LETTER B

Therefore, the correct one is self-esteem, together. The self-esteem form separated and without hyphen does not exist.

According to the new orthography rule, in cases where the prefix or false prefix ends in vowel and the second element begins with a vowel different from that, the two forms agglutinate, without hyphen, as is also the case in the scientific and technical vocabulary. (source: VOLP.5ª ed.).
Examples:
anti-arabic, anti-abrasive, anti-abrasive, anti-arabic, anti-arabic, anti-arabic, anti-arabic, anti-arabic, anti-arabic, anti-arabic, anti-arabic, anti- antioxidant, antiozone, aerospace, antealcova, anteislámico, anteocupação, anteoctem, anteontem, autoajuda, autoalgía, self-esteem, self-learning, self-accusation, autoelogio, self-esteem, autoeducativo, autoescola, etc.

1. The hyphen is used in compound words that have no binding elements.

Examples:
umbrella, rainbow, good faith, monday, round table, firefly, john-nobody, trunk, flag bearer, gingerbread man, mouthwash.

But since there are exceptions in everything, be aware of them.
* Exceptions:
The hyphen is not used in certain words that have lost the notion of composition, such as sunflower, honeysuckle, mandachuva, kick, parachute, parachute, skydiving

2. The hyphen is not used in compounds which have binding elements.

Examples:
feet of wind, father of all, day by day, weekend, wine color, semicolon, straitjacket, straight face, mother-in-law's eye.

In this case, the compounds of the sentence basis are included.
Examples:
Maria goes with the others, takes and brings, says that says, God forbid, God help us, the color of a donkey when he runs away, a seven-headed animal, he pretends

Exceptions:
colony-water, arch-of-old, pink, more-than-perfect, stocking-foot, to god-will, at point-blank range.

3. The hyphen is used in compounds that have words that are the same or almost equal, without binding elements.

Examples:
 reco-reco, blah-blah, zum-zum, tico-tico, ticking, cri-cri, glu-glu, rom-rom, ping pong, zigzag, run Run.

4. The hyphen is used in the compounds among whose elements there is the use of the apostrophe.


Examples:
drop of water, foot of water.

5. The hyphen is used in composite words derived from place names (place names), with or without linking elements.

Examples:
 Belo Horizonte - belo-horizontino
Porto Alegre - porto-alegrense
Mato Grosso do Sul - mato-grosense-do-sul
Rio Grande do Norte - rio-grandense-do-norte
South Africa - South Africa

6. Hyphen is used in compounds which designate animal and botanical species (names of plants, flowers, fruits, roots, seeds), whether or not they have binding elements.

Examples:
I'll see you, swordfish, paradise fish, golden lion tamarin, mallard swallow, patagonia hare, fennel, pea, pepper, peroba-do-campo, clove.

Note: hyphen is not used, when compounds that designate botanical and zoological species are used outside their original sense.

Notice the difference of direction between the pairs:
a) parrot beak (ornamental plant species) - parrot beak (deformation in the vertebrae). b) ox-eye (fish species) - ox-eye (kind of a postage stamp).


5 - A frase que NÃO está de acordo com a norma padrão escrita da língua, encontra-se na opção: 
 a Dê-me ao menos um porquê para sua atitude.
 b Discutimos acerca de uma melhor saída para o caso.
 c Considere-se benvindo a esta equipe.
 d Devido ao mau tempo, não fomos acampar na cachoeira. 
 e Toda a produção agrícola das margens dos rios foi destruída pela enchente. 

RESPOSTA: LETRA "C"
OBSERVAÇÃO:  Bem-vindo é uma saudação de boas-vindas. Indica que alguém é, foi ou será sempre recebido com prazer: Seja bem-vindo





Benvindo é um substantivo próprio, indicando o nome de alguém: Sr. Benvindo. Deve ser escrito com letra maiúscula. 
Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Como apresentam significados diferentes, devem ser utilizadas em situações diferentes.
Bem vindo, escrito separado e sem hífen, está errado.

Exemplos com bem-vindo

  • Sejam bem-vindos!
  • Volte quando você quiser. Você será sempre bem-vinda em nossa casa.
  • Como se escreve bem-vindo? Com ou sem hífen?

Exemplos com Benvindo

  • O meu advogado é o Sr. Benvindo.
  • Meu nome é Alice Benvinda Pereira.
  • https://duvidas.dicio.com.br/benvindo-ou-bem-vindo/

5 - The sentence that does NOT conform to the standard written standard of the language, is in the option:
  a Give me at least one why for your attitude.
  b We discussed a better way out.
  c Consider yourself welcome to this team.
  Due to bad weather, we did not go camping at the waterfall.
  e All agricultural production of the river banks was destroyed by the flood.
ANSWER: LETTER  "C"

OBSERVATION:Welcome is a welcome greeting. Indicates that someone is, has been or will always be received with pleasure: Welcome!
Welcome is a proper noun, indicating the name of someone: Mr. Welcome. Must be capitalized.
Thus, these two words exist in the Portuguese language and are correct. Since they have different meanings, they should be used in different situations.
Welcome, written separately and without a hyphen, is wrong.
Examples with welcome
Be welcome!
Come back any time you want. You will always be welcome in our home.
How do you write welcome? With or without hyphen?
Examples with Welcome
My lawyer is Mr. Welcome.
My name is Alice Benvinda Pereira.


6 - Identifique a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas das frases abaixo: 

I - Mesmo com toda a vigilância, houve ______________ rombos no orçamento.
II - Ele não reagiu à provocação porque tem bom _________.
III - Os vereadores discutiram a ______________ de terrenos públicos aos desabrigados das últimas chuvas. 
 a Vultuosos – censo – sessão.
 b Vultuosos – senso – cessão
 c Vultosos – senso – cessão.
 d Vultosos – censo – seção.
 e Vultuosos – senso – seção. 

RESPOSTA:  C
Na língua portuguesa há muitos termos parecidos, seja no modo de falar ou de escrever. As palavras sessão, seção e cessão representam um caso que gera muitas dúvidas.
Vamos tentar aqui exemplificar cada uma para melhor entendimento. Contudo, é importante internalizar o significado de cada uma. Vejamos:

• Sessão

Escrita desse modo significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".

Exemplos: A sessão demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.
A sessão terá como objetivo aprovar ou não a nova lei do estudante.
A sessão com o psicólogo durou um pouco mais do que o planejado.

• Cessão

Escrita desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem. Para se lembrar do modo como se escrever lembre-se que “ceder” começa com “c”.

Exemplos: A cessão de suas terras foi aceita.
Autorizei a cessão dos materiais deste departamento à instituição carente que os solicitou.

• Seção 
Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sessao-cessao-ou-secao.htm

6 - Identify the alternative that fills, CORRETA and respectively, the gaps of the sentences below:

I - Even with all vigilance, there were ______________ rombos in the budget.
II - He did not react to the provocation because he has good _________.
III - The councilors discussed the ______________ of public lands to the homeless of the last rains.
  a Vultuous - census - session.
  b Vultuous - sense - assignment
  c Vultosos - sense - assignment.
  d Vultosos - census - section.
  and Vultuous - sense - section.

ANSWER: C

OBSERVATION: In Portuguese there are many similar terms, whether in the way of speaking or writing. The words session, section, and assignment represent a case that raises many questions.
Let us try here to exemplify each one for better understanding. However, it is important to internalize the meaning of each. Let's see:

• Session

Writing in this way means space of time for a deliberative meeting, for a film show, theater, etc. To remember this meaning is to think that it comes from the Latin "sessio" and that means "to sit". Therefore, all the sessions that require of the person she feels are written with three "these".

Examples: The session took a long time to get started, but the movie was worth it.
The session will aim to approve or not the new student law.
The session with the psychologist lasted a little longer than planned.

• Assignment

Written in this way has a single meaning: to yield, that is, to transfer something, to give something to someone else. To remember how to write remember that "give in" starts with "c".

Examples: The assignment of their lands was accepted.
I authorized the assignment of the materials of this department to the depriving institution that requested them.

• Section
In this way it means the same as a section, that is, of the act or effect of apportioning. It also means: division of public offices, part of a whole, department.http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sessao-cessao-ou-secao.htm


7 - Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
 a protohistória, casar (tirar mandato).
 b cazório, passa-tempo.
 c extrangeiros, cassação.
 d capacete, cosimento (aquecer).
 e recém-enterrados, exceção.

RESPOSTA: LETRA E


  

Observação:

Uso do hífen na nova ortografia

Quando usar e não usar o hífen:

1. Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h.
Exemplos:
anti-higiênico
anti-histórico
co-herdeiro
macro-história
mini-hotel
proto-história
sobre-humano
super-homem
ultra-humano

Exceçãosubumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).

7 - Check the alternative in which all words are spelled correctly:
  protohistory, marry (take command).
  b cazório, pass time.
  c foreigners, cassation.
  d helmet, seam (warm).
  e newly buried, exception.

ANSWER: LETTER E

Using hyphen in new spelling

When to use and not to use the hyphen:

1. With prefixes, always use the hyphen in front of the word started by h.
Examples:
unhygienic
anti-historic
co-heir
macro history
mini-hotel
proto-history
about human
Superman
ultrahuman

Exception: subhuman (in this case, the human word loses h).




8 - Assinale a alternativa em que há erro(s) de ortografia.
  a) manjedoura, revisar, gorjeta
  b) tangerina, enchente, quiser
  c) laje, atrazado, enchergar
  d) discussão, privilégio, consciência
RESPOSTA: LETRA C

Observação:

Enchergar ou enxergar - Dúvidas de Português

https://duvidas.dicio.com.br/enchergar-ou-enxergar/

A forma correta de escrita da palavra é enxergar, com x. A palavra enchergar, com ch, está errada. O verbo enxergar se refere ao ato de perceber com a visão ou de alcançar com a vista, ou seja, olhar, ver, avistar, observar e reparar. Refere-se também ao ato de ver antecipadamente, ou seja, prever, antever e pressentir.


Atrasado ou atrazado - Dúvidas de Português

https://duvidas.dicio.com.br/atrasado-ou-atrazado/

A forma correta de escrita da palavra é atrasado, com s. A palavra atrazado, com z, está errada. O adjetivo atrasado é usado para referir que alguém que se atrasou ou demorou. Pode significar também algo que se adiou, bem como algo ou alguém que ficou para trás, ficando fora do tempo, não se modernizando.

Check the alternative where there is spelling error (s).
   a) manger, review, tip
   b) tangerine, flood, want
   c) slab, delayed
   d) discussion, privilege, conscience

ANSWER: LETTER C


Enchergar or see - Doubts of Portuguese
https://drive.doc.com/enchergar-or-enxergar/
The correct form of writing the word is to see, with x. The word enchergar, with ch, is wrong. The verb to see refers to the act of perceiving with the vision or of reaching with sight, that is, looking, seeing, seeing, observing and repairing. It also refers to the act of seeing in advance, that is, anticipating, anticipating and sensing.

Delayed or delayed - Portuguese doubts
https://drived.dicio.com/atrasado-ou-atrazado/
The correct form of writing the word is delayed, with s. The word, with z, is wrong. The late adjective is used to refer to someone who is late or late. It can also mean something that has been postponed, as well as something or someone left behind, getting out of time, not modernizing.




POSTAGEM/PESQUISAS/ANÁLISES: NALY DE ARAUJO LEITE - SOROCABA CITY - SÃO PAULO STATE - BRAZIL

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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly