sábado, 17 de fevereiro de 2018

DE SOROCABA PARA O BRASIL - CONCURSOS PÚBLICOS 2018 - LÍNGUA PORTUGUESA - ORDEM ALFABÉTICA / GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS - POR NALY DE ARAUJO LEITE


"As coisas, assim como pessoas, animais, objetos, comidas, têm nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo."

ENTRANDO NO ASSUNTO....TEMA....TRIUNFALMENTE....




1 - Ordem Alfabética - Exercício 


Arca de Noé - Nomes de Animais

ORGANIZE OS NOMES DOS ANIMAIS EM ORDEM ALFABÉTICA

 saguimgaloimpalafocahienamacacoéguajavalicangurupandadromedárioórixnialazebraquativeadoursoxaputalamatapirborboletaavestruzraposa

2 - ORGANIZE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA



capote      caleira      cadeado      canteiro      castelo      cama      cabeça      carta   


3 - Ordem Alfabética - Exercício 

FAÇA SEQUÊNCIA EM ORDEM ALFABÉTICA:

luva      pedra      tigela      harpa      fecho      óculos      cadeira      mesa      jarra      incenso      relógio      uniforme      abre-latas      sapato      dedal      quadro      navalha      borracha      zagaia      guardanapo      xaile      espanador      válvula   





4 - Provérbio Desordenado I
ORDENE O PROVÉRBIO
  
 enchegalinha.aGrãoaopapogrão


EXERCÍCIOS SOBRE O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS

Crónica do autor publicada no semanário Expresso de 16/04/2016, a propósito da iniciativa do Bloco de Esquerda para a mudança da denominação do cartão do cidadão, por considerá-la «linguagem sexista».
[Sobre esta mesma querela, cf. "O sexo das palavras e "Dobrar a língua"].

Bloco de Esquerda quer mudar o nome do cartão de cidadão para cartão de cidadania por considerar que o nome atual do documento «não respeita a identidade de gênero de mais de metade da população portuguesa». Fiquei de boca (ou de boco, tendo em conta a minha identidade de gênero, ou o meu identidade de gênero) aberta (ou aberto). Quando será que perceberão que, ao contrário do que Dilma pretende, o combate à desigualdade não se faz destruindo a gramática? Ou seja, que Dilma não é presidenta, como nunca foi "estudanta", nem nunca ficou contenta? Aliás, do mesmo modo que, por muita coragem (raios, muito coragem) que eu tenha, nunca terei o "ousadio" suficiente para voar como os águios! Aliás, tenho engordado, mas ainda não pareço um baleio.
Mas nesta o Bloco (ou a Bloca) não me apanha! Cidadania, caros e caras, é uma palavra feminina. Não há "cidadanio"! Arranjem outro nome que respeite a identidade de gênero.
Um pouco mais a sério, uma das maneiras de destruir uma causa importante é torná-la ridícula. Ora, certas pessoas têm esse condão. Se a igualdade entre gêneros (eu prefiro a palavra sexos) é uma marca civilizacional indiscutível (no sentido de haver direitos iguais, salários iguais, regalias iguais), a ideia de que essa igualdade passa por estas nuances gramaticais pode ser mortal. É tão ridículo como pretender que, em nome da igualdade dos povos (outro conceito importante), nascêssemos todos com a mesma cara e a mesma altura.
Miguel Esteves Cardoso escreveu há tempos que dizer, como se diz agora, «portuguesas e portugueses não é apenas um erro e um pleonasmo: é uma estupidez, uma piroseira e uma redundância que fede a um machismo ignorante e desconfortavelmente satisfeitinho. Somos todos portugueses e basta!». Concordo inteiramente. Há, na gramática portuguesa (que não tem neutro, como o alemão ou o inglês), substantivos uniformes. Uma criança não é uma menina, uma testemunha não é uma mulher, e uma estupidez pode ser feita por um homem.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/controversias/gramatica-ainda-nao-tem-sexo/3317
Jornalista português. É Diretor Editorial para as Novas Plataformas do grupo Impresa Publishing e administrador da empresa que detém os títulos ExpressoVisãoCarasBlitzExame e Activa, entre outros. Publica uma crónica semanal no Expresso, e colabora regularmente na SIC Notícias e na Rádio Renascença como comentador político.


Gênero representa uma das flexões dos substantivos, podendo eles se classificar como biformes ou uniformes.


QUESTÃO 1




QUESTÃO 2

Como você sabe, os substantivos biformes, ou seja, aqueles em que há uma forma para o masculino e outra para o feminino, também podem se apresentar constituídos de radicais diferentes, o que os caracterizam como heterônimos. Partindo desse pressuposto, atribua o gênero feminino aos enunciados subsequentes, observando, primeiramente, o modelo:

O bode e a cabra

a – O pai e a --------.

b – O homem e a ------.

c – O veado e a --------.

d- O zangão e a --------.

e – O genro e a --------.

f – O cavalo e a --------.

g – O cavalheiro e a ------.

h – O carneiro e a ---------.

i – O compadre e a --------.

j- O padrasto e a ----------.

l – O bode e a ----------.

m – O cavaleiro e a ------.

RESPOSTA: Questão 2
a – O pai e a MÃE.
b – O homem e a MULHER.
c – O veado e a CERVA.
d- O zangão e a ABELHA.
e – O genro e a NORA.
f – O cavalo e a ÉGUA.
g – O cavalheiro e a DAMA.
h – O carneiro e a OVELHA.
i – O compadre e a COMADRE.
j- O padrasto e a MADRASTA.
l – O bode e a CABRA.
m – O cavaleiro e a AMAZONA.



3 - (Unemat)

Assinale a alternativa em que todos os substantivos são do gênero masculino:

a – fantasma – assombração – profeta

b – profeta – fantasma – telefonema

c – eclipse – alface – champanha

d – mascote – assombração – grama

e – cal – jacaré – alface

resposta: B
Alternativa correta demarcada pela letra “B”.
Tal fato se explica em razão de todos os substantivos (profeta/fantasma e telefonema) pertencerem ao gênero masculino, devendo, portanto, serem acompanhados do artigo definido “o”.

4 - UFSC)Há substantivos que têm um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos. Uma das alternativas seguintes constituída de três substantivos desta espécie é:
Gênero gramatical. Gênero ou género, em gramática, é um aspecto linguístico que permite classificar certas classes gramaticais (substantivos, verbos, adjetivos etc.) em um número fixo de categorias

a)     A criança, a vítima, o selvagem.

b)     A criança, a testemunha, o agente.

c)     A vítima, a jovem, o parente.

d)     A criança, a vítima, o cônjuge.

e)     A testemunha, a patroa, o mestre.
Resposta: D
OBSERVAÇÃO: Mais conhecimento:

O TERCEIRO ELEMENTO............

Gêneros de nomes de países.
Nas línguas indo-europeias, o mais comum é haver três (masculino, feminino e neutro) ou dois gêneros (masculino e feminino), tal como ocorre na língua portuguesa. Há, contudo, idiomas que chegam a ter 20 gêneros, como ocorre em muitos idiomas das línguas bantu, e, no outro extremo, idiomas em que não há gênero algum, como ocorre nos idiomas basco e húngaro. É preciso notar que a própria concepção de "gênero gramatical" varia de língua para língua.

Quando se refere a seres vivos sexuados, o gênero é ligado ao sexo do indivíduo. Nos demais casos, a atribuição é aleatória, podendo um mesmo nome ser referido como masculino numa língua (ex.: le lit, em francês), feminino numa segunda (ex.: a cama, em português) e neutro numa terceira (ex.: das Bett, em alemão). Da mesma forma, há variação, de idioma para idioma, das classes que variam ou não quanto ao gênero.

TEORIA - AMPLIANDO CONHECIMENTOS:
Observo: Comuns de dois- são aqueles que têm o gênero diferenciado pelo artigo e pelo pronome. O substantivo comum de dois apresenta a mesma forma GRÁFICA para ambos os gêneros, DEFINIDO PELO ARTIGO OU PRONOME..

Alguns substantivos comuns de dois:

O agente – a agente
O artista – a artista
O colega – a colega
Um colegial – uma colegial
O cliente – a cliente
O dentista – a dentista
Este estudante – esta estudante
O agiota – a agiota
O conferencista – a conferencista
O diplomata – a diplomata
O paciente – a paciente
O gerente – a gerente
Aquele imigrante – aquela imigrante
O indígena – a indígena
O intérprete – a intérprete
Este jornalista – esta jornalista
O servente – a servente
Outro pianista – outra pianista
O alpinista – a alpinista
O democrata – a democrata
O doente – a doente

c)      Sobrecomum – são aqueles que apresentam uma só forma para os dois gêneros;(SEM VARIAÇAO DO ARTIGO QUE O ANTECEDE)
Alguns substantivos sobrecomuns:

O algoz – o carrasco – o cônjuge – o guia – o animal – o defunto – o ente – a criatura – a pessoa – a criança – a testemunha – o membro – o apóstolo – o monstro – o indivíduo – o manequim – a vítima – o verdugo – o sujeito – o tipo – o ser



Sobre o feminino de verdugo e carrasco


A língua portuguesa é flexível quanto à formação de femininos em profissões ou atividades. Nomes designativos de profissões que até há pouco tempo eram desempenhadas apenas por homens foram, à medida que as mulheres entraram nesse espaço laboral, assumindo o feminino. Foco apenas dois dos mais consensuais: médica,advogada.
O problema que se apresenta com as duas palavras em apreço é que não designam uma atividade específica de um dos sexos que tenha sofrido alterações significativas. Ou talvez sim, com a chegada das mulheres a funções que “facilitem” a atribuição do epíteto…
A par desta problemática regista-se o uso das palavras em apreço no feminino em algumas páginas eletrónicas. Ambas estão igualmente atestadas no Corpus do PortuguêsCarrasca aparece com dois significados: segundo um, que também ocorre dicionarizado, designa uma planta ou arbusto; segundo outro, tem valor de adjectivo e o significado de «entidade que provoca ou faz mal». Com esta segunda acepção é usada por Rita Ferro numa crónica em 1994:
«A história deu brado em todo o Porto e arredores, e Organtina, em vez de pagar com juros a sua garridez carrasca, tornou-se lendária…»
Também verduga ocorre no Corpus do Português, ainda que não a tenha encontrado dicionarizada. É usada por Bento Pereira em 1697 e é apresentada como equivalente a verdugada, designando uma peça de vestuário feminino.

Em síntese, o feminino das duas palavras existe e é, aqui e ali, usado com o significado que, maioritariamente, damos ao masculino. Quanto ao uso a fazer destes dois femininos, numa situação de copidesque, creio que importa ter em conta o contexto e o destinatário do documento. Isto porque não é linear que todos os falantes aceitem facilmente o uso do feminino destas palavras. Por isso, importa medir bem para ver se vale a pena inovar, introduzindo o neologismo, ou dar a volta ao texto e manter o masculino. Note-se que a base morfológica do português Mordebe, colocada em linha em 2006, não contempla o feminino de nenhuma destas palavras, embora contemple o de algumas que designam profissões cujo feminino está, ainda, longe se ser consensual, como acontece com juíza.https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-o-feminino-de-verdugo-e-carrasco/21411




2-      Biformes – apresentam duas formas: uma para o masculino e outra para o feminino.
Exemplo: amigo – amiga

                patrão – patroa





ALGUNS FEMININOS:

Veja alguns substantivos e seu feminino:

Abade – abadessa
Alcaide – alcaidessa, alcaidina
Aldeão – aldeã
Anão – anã
Ateu – ateia
Aviador – aviadora
Avô – avó
Charlatão – charlatã
Cônsul – consulesa( esposa do cônsul ) / a cônsul – funcionária do consulado
Deputado – deputada
Deus – deusa, diva, deia
Duque – duquesa
Embaixador – embaixatriz( esposa do embaixador )/embaixadora-funcionária da embaixada
Ermitão – ermitã
Faisão – faisoa
Faquir – faquiresa
Garçom – garçonete
Gigante – giganta
Glutão – glutona
Hebreu – hebreia
Herói – heroína
Hindu – hindu
Ilhéu – ilhoa
Imperador – imperatriz
Judeu – judia
Juiz – juíza
Ladrão – ladrona, ladra
Leão – leoa
Maestro – maestrina
Ministro – ministra
Monge – monja
Pardal – pardoca, pardaloca
Parente – parenta
Pavão – pavoa
Perdigão – perdiz
Plebeu – plebeia
Poeta – poetisa
Prior – prioresa, priora
Príncipe – princesa
Profeta- - profetisa
Sacerdote – sacerdotisa
Senador – senadora
Tabelião – tabeliã
Tecelão – tecelã
Temporão – temporã
Vilão – vilã
Visconde – viscondessa


COLOQUE EM ORDEM ALFABÉTICA OS SUBSTANTIVOS HETERÔNIMOS DESCONEXOS:





Heterônimos ou  desconexos são os substantivos que apresentam radicais diferentes para indicar o gênero.

Cão – cadela; Frei – sóror; Rei – rainha; Zangão – abelha; Bode – cabra ; Carneiro – ovelha; Padre – madre; Padrinho – madrinha.


RESPOSTA: 
ABELHA, BODE, CABRA, CADELA, CÃO, CARNEIRO, FREI, MADRE, MADRINHA, OVELHA, PADRE, PADRINHO, RAINHA,  REI, SÓROR, ZANGÃO.


MASCULINO E FEMININO ...DEPENDENDO DO SENTIDO:

Alguns substantivos são masculinos ou femininos, conforme o sentido em que se achem empregados, alterando, assim, seu significado.


Observe alguns deles e seu sentido:

1 – o águia – pessoa notável, espertalhão
      a águia – ave
2 – o baliza – quem vai à frente da tropa ou do desfile
       a baliza – estaca
3 – o cabeça – chefe, líder
      a cabeça – parte do corpo
4 – o capital – valores disponíveis
      a capital – cidade que aloja a administração
5-  o cinza – cinzento
     a cinza – resíduo da combustão
6 – o cisma – dissidência de opiniões
      a cisma – ato de cismar
7 – o coma – estado mórbido semelhante ao sono
      a coma – cabeleira abundante e crescida
8 – o coral – animal celenterado
      a coral – cobra de tom avermelhado
9 – o corneta – corneteiro
      a corneta – trombeta
10 – o crisma – óleo usado em sacramento
        a crisma – sacramento da confirmação
11 – o cura – vigário
       a cura – restabelecimento da saúde
12 –o estepe – pneu reserva
       a estepe – tipo de vegetação
13 – o grama – unidade de medida
        a grama – gramínea
14 – o guia – pessoa que guia
        a guia – ato de guiar, documento
15 – o lente – professor
        a lente – corpo transparente limitado por duas superfícies refratoras
16 – o língua – linguará
        a língua  - órgão da cavidade bucal
17 – o lotação – autolotação
        a lotação – cálculo de um rendimento
18 – o moral – conjunto das faculdades morais
        a moral – conjunto de regras de conduta
19 – o nascente – o leste
        a nascente – fonte de água
20 – o pala – poncho
        a pala – parte recortada de camisas, blusas,etc...
21 – o rádio – osso; aparelho receptor
        a rádio – estação de rádio
22 – o voga – remador
        a voga – divulgação

DETERMINE O SUBSTANTIVO EM ACORDO COM O SENTIDO, COMPLETANDO COM "O" OU "A":



1 - Eu respeito ------  moral da comunidade.





  • 2 - 
  • Ela está de acordo com ------  moral da nossa sociedade.

  • 3 - Qual -------   moral da história? 





  • RESPOSTA PARA AS TRÊS QUESTÕES : (a)

  • observação:   A moral
    Sempre que a palavra “moral” vier acompanhada com o artigo “a” antes dela, seu significado pode ser relacionado a um conjunto das normas de condutas e bom costumes de um grupo ou sociedade. Também pode ser sinônimo da palavra “propósito”, referente a uma conclusão. Veja alguns exemplos do uso desta palavra.

    4 - Nossos corredores estão com -------- moral baixo.
    5 - Espero que ela melhore --------  moral do marido.
    6 - Não me importo como está  ------------    seu moral hoje.

    RESPOSTA PARA AS TRÊS QUESTÕES : (o)

    observação:              O moral
    Ao ser antecedido pelo artigo “o”, a palavra “moral” pode ser compreendida como “animo”, “estado de espírito”. Muitas vezes é confundido com “a moral” por conta da pronuncia, como na frase.

    MARQUE A SEQUÊNCIA DE SUBSTANTIVOS BIFORMES:

    A) A COBRA-MACHO; O ESTUDANTE; UM ARTISTA; 

    B) A CRIANÇA; A CÔNJUGE; O DENTISTA;

    C) ALUNA; BODE; BALEIA;

    D) UM ARTISTA; O TIGRE FÊMEA;  A CRIANÇA;

    E) CABRA; VACA; MÃE.

    RESPOSTA: E

    A única sequência BIFORME, é a da alternativa E.
    Os demais, quase todos são UNIFORMES.

    OBSERVAÇÃO: Substantivos uniformes: apresentam uma única forma tanto para o feminino quanto para o masculino. São subdivididos nos seguintes grupos:
    • Substantivos epicenos: designam animais e para diferenciar o sexo é necessário que se utilize as palavras “macho ou “fêmea”. Exemplos: a baleia macho – a baleia fêmea / a cobra macho – a cobra fêmea / o tigre macho – o tigre fêmea.


    • Substantivos comuns de dois gêneros: designam pessoas e para diferenciar o gênero são utilizados artigos femininos e masculinos. Exemplos: o estudante – a estudante / um artista – uma artista / o dentista – a dentista.
    • Substantivos sobrecomuns: designam pessoas, mas o gênero é fixo, não muda. Exemplos: a criança, o cônjuge


    MAIS INFORMAÇÃO SOBRE GÊNERO:

    Maíra Althoff De Bettio



    Feminino, masculino e neutro; estes são os três gêneros presentes na língua latina





    Ao primeiro grupo relaciona-se, além dos seres que levam a mesma nomenclatura, cidades, ilhas e árvores. 
    Quanto ao segundo, fazem parte deste: seres e ofícios masculinos e também rios, mares e ventos. 
    Já o último e o mais curioso deles vai de encontro a alguma lógica, ou seja, seres sexuados estão incluídos nesta categoria, como, por exemplo, mancipum (escravo) e scortum (prostituta).
    Enquanto em alguns idiomas, gênero feminino e masculino correspondem a seres respectivamente iguais e o gênero neutro está relacionado a seres assexuados, no latim, estes últimos podem ser classificados tanto por palavras femininas, masculinas ou neutras, sem seguir uma ordem lógica de raciocínio.
    Como no português, o número do substantivo é dividido entre plural e singular, e, na língua latina, é a única classe que é comum ao verbo e ao nome. Em compensação, pronomes, substantivos e adjetivos, diferentemente do que ocorre na gramática dos falantes daqueles que nascem no Brasil, possuem desinências especiais que mudam de acordo com a função sintática que aquelas operam em cada frase.
    Sendo assim, os casos do substantivo na língua latina são:
    1. NOMINATIVO: é o caso do sujeito e do predicativo do sujeito. É também o caso em que se anuncia um nome.
    2. VOCATIVO: corresponde ao vocativo em português (“chamamento, interpelação”).
    3. ACUSATIVO: é o caso que trata do objeto direto.
    4. GENITIVO: trata do complemento restritivo do nome (adjunto adnominal possessivo).
    5. DATIVO: é o caso do objeto indireto.
    6. ABLATIVO: é o caso dos adjuntos adverbiais não preposicionados e do agente da passiva.”
    (CECHELLA, 2007)
    Declinação: conjunto de formas que o caso do substantivo pode ter. Comparando à língua portuguesa, na qual um determinado vocábulo não muda sua forma independente da sua função sintática em uma frase; no latim, uma mesma palavra pode ser diferente, dependendo da sua posição. Para clarear tal parágrafo, seguem exemplos tirados da apostila de Cechella, a qual é abordada neste artigo.
    generos latim

    Além destas possíveis alterações que ocorrem no latim, os verbos não respeitam uma ordem sistemática em relação a sua posição na frase. “Rômulo fundou Roma”, pode ser escrito tantoRomam condidit Romulus, quanto Romam Romulus condidit.
    Bibliografia: CECHELLA, N.C.T.P. Língua Latina Arquivado em: Latim

    CURIOSIDADES:
    VOCÊS SABIAM QUE AS LÍNGUAS DE ALGUNS PAÍSES SÃO "MACHISTAS"?
    Dentro das pesquisas, encontrei uma discussão sobre o assunto em relação aos pronomes:
    comentário na discussão: " Quanto às demais línguas indo-europeias, acho curiosa a comparação entre alemão e português. er=ele, sie=ela, sie=(eles|elas). 
    Ninguém vá dizer que o povo alemão é menos machista por causa disso!"


    O Gênero dos Substantivos.
    Em russo, o gênero dos substantivos é facilmente determinado, e dependem diretamente de sua terminação.
    Uma peculiaridade do russo, é que ele contém três gêneros, e não somente dois, como em português.
    Esses três gêneros são:
    Masculino
    Feminino
    Neutro
    O gênero masculino é determinado pela sua terminação consoante, todo substantivo terminado em consoante é do gênero masculino.
    O gênero feminino é determinado pela sua terminação de duas letras: -А e -Я, os substantivos terminados em ambas as letras são do gênero feminino, porém existem algumas exceções.
    O gênero neutro é determinado pela sua terminação de duas letras: -О e -Е, porém os substantivos terminados em -МЯ também são do gênero neutro.



    1- Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.
    a)  O advogado deu-me seu cartão.
    b)  Deparei-me com um portão, imenso e Suntuoso.
    c) Moravam num casebre, à beira do rio.
    d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
    e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos.
    2- Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.
    a)  casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beijas-flor
    b)  casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
    c)  casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
    d)  casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
    e)  casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-fiores
    3- Assinale a alternativa em que há gênero aparente na relação masculino/feminino dos pares.
    a)  boi – vaca
    b)  homem – mulher
    c)  cobra macho – cobra fêmea
    d)o capital – a capital
    e)o cônjuge (homem)- o cônjuge (mulher)
    4- Assinale a alternativa em que a palavra tem o gênero indicado incorretamente.
    a)  a tapa
    b)  a grama
    c)  o hélice
    d)  o crisma
    e)o ágape
    5- Das opções a seguir, assinale a que apresenta um substantivo que só tem uma forma no plural.
    a)  guardião
    b)  espião
    c)  peão d)vulcão
    e)  cirurgião
    6- O plural de fogãozinho e cidadão é:
    a)  fogãozinhos e cidadãos.
    b)  fogãosinhos e cidadãos.
    c) fogõezinhos e cidadãos.
    d)  fogõezinhos e cidadões.
    e)  fogõesinhos e cidadões.
    7- Viam-se (*) junto aos (*) do jardim, 
    a) papelsinhos, meios-fio
    b)  papei zinhos, meios-fios
    c)  papeisinhos, meio-fios
    d)  papelzinhos, meio-fios
    e)  papeizinhos, meio-fios
    8- Assinale a alternativa incorreta.
    a)  Borboleta é substantivo epiceno.
    b)  Rival é comum de dois gêneros.
    c)  Omoplata é substantivo masculino.
    d) Vítima é substantivo sobrecomum.
    e)  n.d.a.
    9- Indique a alternativa em que só aparecem substantivos abstratos.
    a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
    b)angústia, sorriso, luz, ausência, esperança, inimizade
    c)  inimigo, luto, luz, esperança, espaço, tempo
    d)  angústia, saudade, ausência, esperança, inimizade
    e)  espaço, olhos, luz, lábios, ausência, esperança, angústia
    10- Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém as algarismos na sequência correta.
    (1)  o óleo santo                         (  ) a moral
    (2)  a relva                                  (  ) a crisma
    (3)  um sacramento                    (  )  o moral
    (4)  a ética                                  (  ) o crisma
    (5)  a unidade de massa            (  )  a grama
    (6)  o ânimo                                (  )  o grama
    a)  6, 1,4, 3, 5, 2
    b)  6, 3, 4, 1,2, 5
    c) 4, 1,6, 3, 5, 2
    d) 4, 3, 6, 1,2, 5
    e)  6, 1,4, 3, 2, 5
    11- Indique o período que não contém um substantivo no grau diminutivo.
    a) Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da
    atuação do cientista.
    b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de atenções na tumultuada assembleia.
    c) Através da vitrina da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
    d)  De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
    e)  Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves.
    12- Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo composto está errada.
    a)  os pés-de-chumbo
    b)  os corre-corre
    c) as públicas-formas
    d)  os cavalos-vapor
    e)  os vaivéns
    13- Dadas as palavras:
    1.  esforços
    2.  portos
    3.  impostos
    - Verificamos que o timbre da vogal tônica é aberto:
    a)  apenas na palavra 1.
    b)  apenas na palavra 2.
    c) apenas na palavra 3.
    d)  apenas nas palavras 1 e 3.
    e)  em todas as palavras.
    14- Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
    a)  água, vinho
    b)   Pedro, Jesus
    c) Pilatos, verdade
    d) Jesus, abaixo-assinado
    e)  Nova Iorque, Deus
    15-  Dadas as sentenças:
    1.  Ele não chegou a falar com a Presidenta.
    2.  Ele sofreu um entorse grave.
    3.  A tracoma é uma doença contagiosa. Deduzimos que:

    a)  apenas a sentença 1 está correta.
    b)  apenas a sentença 2 está correta.
    c)  apenas a sentença 3 está correta.
    d) todas estão corretas.
    e)  n.d.a.
    16- Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras. 
    a) O gerente de será depor como testemunha única do crime.
    b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
    c)  Ele foi apontado como a cabeça do motim.
    d)  O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
    e) A parte superior da traqueia é o laringe.
    17- Assinale a alternativa em que há um substantivo cuja mudança de gênero não altera o significado.
    a)  cabeça, cisma, capital
    b)  águia, rádio, crisma
    c)  cura, grama, cisma
    d)  lama, coral, moral
    e)  agente, praça, lama
    18- Numa das frases seguintes, há uma flexão de plural totalmente errada. Assinale-a.
    a)  Os escrivães serão beneficiados por essa lei.
    b)  O número mais importante é o dos anõezinhos.
    c)  Faltam os hifens nesta relação de palavras.
    d)  Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
    e)  Os reptis são animais ovíparos.
    19- Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos, e assinale a alternativa correta.
    (1)  padre                       (   ) próprio
    (2)  seminário                 (   ) coletivo
    (3)  dias                          (   ) derivado
    (4)  ano                           (   ) comum
    a)  3, 4, 2, 1
    b)  1,2, 4, 3
    c)  1, 3, 4, 2
    d)  3, 2, 1,4
    e)  2, 4, 3, 1
    20- Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual!
    a)  escolas-modelo
    b)  quebra-nozes
    c)  chefes-de-sessões
    d)  guardas-noturnos
    e)  redatores-chefes
    21- Numa das opções, uma das palavras apresenta erro de flexão. Indique-a.
    a)  mãos-de-obra, obras-primas
    b)  guardas-civis, afro-brasileiros
    c)  salvos-condutos, papéis-moeda
    d)  portas-bandeira, mapas-múndi
    e)  salários-família, vice-diretores
    22- Classificam-se como substantivos as palavras destacadas, exceto em:
    a)  “… o idiota com quem os moleques mexem…”
    b)  “… visava a me acostumar à morna tirania…”.
    c)  “Adeus, volto para meus caminhos…”.
    d)  “… conheço até alguns automóveis…”.
    e)  “… todas essas coisas se apagarão em lembranças…”.
    23- A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:
    a) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
    b)  pés-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
    c)  pés-de-moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
    d)  pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
    e)  pés-de-moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas.
    24- Assinale a alternativa em que há erro na flexão de número.
    a)  as águas-marinhas, as públicas-formas, os acórdãos
    b)  abajures, caracteres, os ônus
    c)  auto-serviços, alto-falantes, lilases
    d)  capitães-mor, sabiás-pirangas, autos-de-fé
    e)  guardas-florestais, malmequeres, Ave-Marias

    GABARITO:

    1) c, 2) e, 3) d, 4) c, 5) b, 6) c, 7) b, 8) c, 9) d, 10) d, 11) c, 12) b, 13) e, 14) c, 15) a, 16) c, 17) e, 18) d, 19) a, 20) c, 21) d, 22) c, 23) c, 24) d



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    1 - Questão 8483.
    Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:
    a) enigma – idioma – cal; b) pianista – presidente – planta; c) champanha – dó(pena) – telefonema; d) estudante – cal – alface;e) edema – diabete – alface.

    2 -  Questão 8484.
    Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente.
    Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:
    a) O capital = dinheiro; A capital = cidade principal; b) O grama = unidade de medida; A grama = vegetação rasteira; c) O rádio = aparelho transmissor; A rádio = estação geradora; d) O cabeça = o chefe; A cabeça = parte do corpo;e) A cura = o médico. O cura = ato de curar.

    3 -  Questão 8485.
    Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:
    a) pianista – estudante – criança; b) dentista – borboleta – comentarista; c) crocodilo – sabiá – testemunha; d) vítima – cadáver – testemunha; e) criança – desportista – cônjuge.

    4 - Questão 8486.
    • Aponte a sequência de substantivos que, sendo originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem em formas normais, independentes do termo derivante:










    5 - Questão 8487.
    • Dados os substantivos “caroço”, “imposto”, “coco” e “ovo”, conclui-se que, indo para o plural a vogal tônica soará aberta em:











    6 - Questão 8488.
    • Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:












    CURIOSIDADES:

      Papisa Joana
    A Papisa Joana era, segundo uma lenda, uma mulher que teria reinado como papa, e governado a Igreja católica por dois ou três anos, durante a Idade Média. Wikipédia



    Monja é o nome que se dá à mulher adepta do monasticismo feminino: estilo de vida

     presente em diversas religiões, como no Budismo, no Cristianismo, no Hinduísmo e no 

    Taoismo, ainda que suas tarefas e ...Wikipédia

    Brasileira Monja Coen Sensei, a norte-americana Pema Chödrön e a inglesa Jetsunma Tenzin Palmo, que têm alcançado um notável público de leitores budistas e de outras religiões, seja pelas mensagens de amor e compaixão divulgadas por meio de vídeos no YouTube ou também pelos inúmeros livros publicados, reforça a importância do olhar feminino dentro do budismo como forma de estimular o empoderamento da mulher.

    http://nossacausa.com/conheca-3-monjas-budistas-que-vao-inspirar-sua-vida/



    FIM? VAMOS COMEMORAR!!!!!!





    PESQUISAS NOS SEGUINTE SITES:
    http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-1.htm
    http://www.clubedacor.net/2014/09/20-atividades-de-portugues-ordem_22.htmlhttp://portuguesdoanderson.blogspot.com.br/2012/05/substantivos.html
    http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-genero-dos-substantivos.htm#resp-3
    https://www.gramatica.net.br/duvidas/a-moral-ou-o-moral/
    https://www.altoastral.com.br/flexao-genero-feminino-masculino/
    https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_gramatical
    https://pt.wikibooks.org/wiki/Russo/G%C3%AAnero_dos_substantivos
    http://www.atividadesedesenhos.com/2014/06/exercicios-substantivos-com-gabarito.html



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