sábado, 3 de março de 2018

DE SOROCABA - Exemplo do Presidente do Brasil, MICHEL TEMER, Ministro da Saúde, Ricardo Barros, através de iniciaivas, ensinando o verdadeiro significado da descentralização, para perseguir o fim do bem comum, por intermédio de uma administração proba e diligente dos recursos a bem do povo. Por Naly de Araujo Leite

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-2edicao/videos/t/edicoes/v/presidente-michel-temer-participa-da-entrega-de-ambulancias-do-samu-em-sorocaba/6547387/


Presidente Michel Temer participa da entrega de ambulâncias do Samu em Sorocaba



http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-2edicao/videos/v/presidente-michel-temer-participa-da-entrega-de-ambulancias-do-samu-em-sorocaba/6547387/

SOROCABA - O presidente Michel Temer desembarcou, na manhã desta sexta-feira, em Sorocaba, no interior de São Paulo, para uma cerimônia de entrega de 300 ambulâncias.
SOROCABA - President Michel Temer landed on Friday morning in Sorocaba, in the interior of São Paulo, for a ceremony to deliver 300 ambulances.

Temer estava ao lado do prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), e do Ministro da Saúde Ricardo Barros que  justificou o fato de  Sorocaba ter recebido duas ambulâncias em uma entrega anterior no anos de 2012.
A cidade tem deficit de ambulâncias, contando, hoje, com dez ambulâncias, sendo seis em uso e quatro em reserva técnica.

Temer was next to the mayor of Sorocaba, Jose Crespo (DEM), and the Minister of Health Ricardo Barros who justified the fact that Sorocaba received two ambulances in an earlier delivery. According to the city hall, this delivery happened in 2012, when the municipality won two vehicles for medical relief.
The city has an ambulance deficit, counting, today, with ten ambulances, six in use and four in technical reserve.









Ministro Ricardo Barros, presidente Temer e prefeito Crespo 

fonte: http://www.jornalipanema.com.br/politica/temer-entrega-ambulancias-ao-lado-de-crespo-e-ministro-da-saude/

Sorocaba não receberá nenhuma viatura do Samu. Segundo informações recebidas pelo Portal Ipa Online, o município tem cinco ambulâncias Beta e uma Alfa (que conta com UTI). Os veículos devem passar por manutenção e preparo na cidade e depois serem distribuídos para 219 municípios entre 25 estados do Brasil.

“Muitos prefeitos estavam há sete anos sem receber ambulâncias. Então, de certa forma, esses novos veículos farão uma revolução no serviço”, ressaltou o Presidente da República, Michel Temer.

“As ambulâncias são para renovação de frota, para substituir os veículos desgastados pelo tempo. Esse foi o nosso critério prioritário. Primeiro estamos substituindo as de 2011 e, até o final do ano, substituiremos todas até 2015, cumprindo o critério de uso de, no mínimo, três anos. Neste lote compramos 770 veículos e hoje estamos entregando as 300 que já estão prontas. É uma ação no nosso estilo de gestão, estando pronto, entregamos”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Desde o início desta gestão, o Ministério da Saúde vem investindo na aquisição de veículos para fortalecer o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de recursos para as ambulâncias, foi destinado mais R$ 1 bilhão para compra de mil vans para transporte sanitário eletivo e 6.500 ambulâncias brancas – usadas no transporte de pacientes.

O objetivo é qualificar a assistência e garantir a locomoção de pacientes entre municípios e serviços de referência em outras cidades, facilitando o acesso a consultas, exames e internação para cirurgias eletivas. Desde 2004, não havia compra de veículos para transporte sanitário.

O termo de doação das ambulâncias será publicado no Diário Oficial da União, discriminando os municípios contemplados e o prazo que os gestores terão para buscar os veículos.

Sorocaba will not receive any Samu vehicles. According to information received by the Ipa Online Portal, the municipality has five Beta ambulances and an Alfa (which has an ICU). The vehicles must be maintained and prepared in the city and then distributed to 219 municipalities in 25 states of Brazil.

"Many mayors were seven years without receiving ambulances. So, in a way, these new vehicles will make a revolution in the service, "said the President of the Republic, Michel Temer.

"Ambulances are for fleet renewal, to replace vehicles worn by time. That was our priority criterion. First we are replacing those of 2011 and, by the end of the year, we will replace them all by 2015, fulfilling the criterion of use of at least three years. In this lot we bought 770 vehicles and today we are delivering the 300 that are already ready. It is an action in our management style, being ready, we deliver, "said Health Minister Ricardo Barros.

Since the beginning of this management, the Ministry of Health has been investing in the acquisition of vehicles to strengthen the service to users of the Unified Health System (SUS). In addition to resources for ambulances, a further R $ 1 billion was allocated to purchase a thousand vans for elective sanitary transportation and 6,500 white ambulances - used to transport patients.

The objective is to qualify care and ensure the movement of patients between municipalities and referral services in other cities, facilitating access to consultations, exams and hospitalization for elective surgeries. Since 2004, there was no purchase of vehicles for sanitary transportation.

The term of donation of ambulances will be published in the Official Gazette of the Union, discriminating the municipalities contemplated and the term that the managers will have to look for the vehicles.

PANORAMA SAMU 
Atualmente, o SAMU atende 82,16% da população brasileira, atuando em 3.532 municípios. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 3.308 unidades móveis entre as de Suporte Básico e Suporte Avançado. Além disso, o Brasil conta com 274 Motolâncias, 13 Equipes de Embarcação e 13 Equipes Aeromédicas.
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.
A melhoria e expansão do atendimento da população é resultado das ações adotadas nesta gestão, que gerou economia de R$ 4,6 bilhões, totalmente reaplicados na saúde do cidadão. Além da renovação da frota do SAMU, foram habilitados 8,5 mil serviços hospitalares e 4,4 mil novos leitos.
PANORAMA SAMU
Currently, SAMU serves 82.16% of the Brazilian population, operating in 3,532 municipalities. Across the country, the Ministry of Health has already enabled 3,308 mobile units between Basic Support and Advanced Support. In addition, Brazil has 274 Motolances, 13 Vessel Teams and 13 Aeromedical Teams.
The goal of SAMU 192, which operates 24 hours a day, is to quickly rescue patients needing to be taken to units that provide emergency or emergency services, such as hospitals and Emergency Care Units (UPA), for clinical, surgical, obstetric, among others, avoiding suffering, sequelae or even death. The activation of the SAMU is done through the free connection to the Central Emergency Regulation, number 192. From the attendance, the teams formed by doctors, nurses, nursing auxiliaries and first aid drivers are assigned to provide care.
The improvement and expansion of the population service is a result of the actions taken in this management, which generated savings of R $ 4.6 billion, fully reapplied in the health of the citizen. In addition to the renewal of the SAMU fleet, 8,500 hospital services and 4,400 new beds were authorized.
A PARADINHA, AH! AH!A PARADINHA, AH, AH, AH, AH...!
Democracia e descentralização política e territorial são, conforme a Constituição de 1988, os princípios fundamentais tanto do sistema federativo de organização do poder nacional quanto das diretrizes que nortearam a reorganização do sistema de saúde no Brasil. 
Embora muitos estudos sobre políticas públicas setoriais, em especial sobre a saúde, já tenham sido realizados enfocando a descentralização, poucos dentre eles tratam de analisar a correlação entre os significados da descentralização em cada um dos sistemas - o da saúde e o das relações territoriais de poder. Entretanto, sem o exame dessa correlação, que remete ao contexto no qual foi possível institui-los no plano jurídico-institucional, não há como tratar adequadamente das possibilidades e dos limites à implementação de uma inovação tão importante no quadro das políticas de saúde como é o Sistema Único de Saúde -SUS. 
Democracy and political and territorial decentralization are, according to the 1988 Constitution, the fundamental principles of both the federative system of national power organization and the directives that guided the reorganization of the health system in Brazil. Although many studies on sectoral public policies, especially on health, have already been carried out focusing on decentralization, few of them attempt to analyze the correlation between the meanings of decentralization in each of the systems - health and territorial power. However, without examining this correlation, which refers to the context in which it was possible to institute them in the legal-institutional framework, there is no way to adequately address the possibilities and limits of implementing such an important innovation in health policy as it is the Single Health System -SUS.
Mudanças nos procedimentos da administração pública, a partir de redefinições da competência administrativa, da descentralização e da flexibilização, provocará impactos não só na qualidade dos serviços prestados como na redução do custeio para gerir a máquina estatal e, sobretudo, na democratização do poder público, é o que se espera.
A autonomia gerada e a liberdade ofrecida aos municípios sob gestão dos Prefeitos, acreditando-se que, Prefeitos são mais próximos dos seus, e conterrâneos, e portanto, mais possível de verificação das reais necessidades do povo e suas prioridades na área da saúde.
Esse encargo, em alguns municípios que elegem o "compadre" ou a "comadre", por afeição, sem devidos cuidados com a capacidade gerenciadora, e representatividade política do eleito, tem sofrido consequências do mal uso das responsabilidades, antes, geridas pela União e Governo Federal, hoje, pelo Prefeito e o município, oferecendo a esse, liberdade para tomar frente às necessidades de seu povo.
Portanto, cônscio, desta liberdade e com conhecimento de causa, o Prefeito Crespo, sem exitar, recebeu o Presidente do Brasil com a oferta, mais que necessária, dos veículos que conduzem à vida ou a morte, em defesa do bem insubstituível que é a vida humana.
Changes in public administration procedures, through redefinition of administrative competence, decentralization and flexibilization, will have impacts not only on the quality of services rendered, but also on reducing the cost of managing the state machinery and, above all, on the democratization of public power, is what is expected.
The autonomy generated and the freedom offered to municipalities under the management of mayors, believing that mayors are closer to their own, and therefore, more possible to verify the real needs of the people and their priorities in the area of ​​health.
This charge, in some municipalities that elect "compadre" or "comadre", by affection, without due care of the managerial capacity, and political representativeness of the elected, has suffered from the misuse of responsibilities, previously managed by the Union and Federal Government, today, by the Mayor and the municipality, offering to this, freedom to take on the needs of its people.
Therefore, I know of this freedom and with knowledge of the cause, Crespo, without hesitation, received the President of Brazil with the most necessary supply of vehicles that lead to life or death, in defense of the irreplaceable good that is the human life.
Deixo aqui, para leitura, um trabalho de pesquisa, muito bom, em relação a Descentralização e Status garantido pela CF 1988.
"O município ganhou destaque, ainda, não só pelo status garantido na Constituição, como também por adquirir, dentre outras competências, a responsabilidade clara e definida pela saúde. Assim, entende-se constitucionalmente que compete aos municípios prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do estado, serviços de atendimento à saúde da população, conforme reza o artigo 30, inciso VIL No que se refere à competência comum das três esferas de governo para a saúde, ela apresenta-se de forma genérica, nos seguintes termos: ''cuidar da saúde e assistência pública" (art. 23, II, C. F.). Isto talvez explique a tendência à associação da descentralização à autonomização (Sato 1993:9). Essa associação tornou-se ainda mais evidente na disputa política que ocorreu durante o processo constituinte, no qual estava presente a "Frente Municipalista", que defendia claramente a autonomia municipal frente aos outros poderes, a ampliação das competências do município no campo social e gerencial, è um federalismo fiscal favorável aos entes locais.
Essa disputa, por sua vez, teve repercussões nas definições da saúde. Vianna (1994:142) demonstra como a Assembléia Nacional Constituinte entendeu que o sistema de saúde deveria ser descentralizado, estendendo mesmo este conceito de descentralização para o de municipalização do atendimento à saúde. Todavia, esta decisão só foi consagrada durante a aprovação final do texto constitucional. De fato, a intenção presente até a última versão do projeto da Constituição era a de uma municipalização "mitigada", limitada aos serviços de atenção básica, ou seja, aos serviços de menor complexidade tecnológica.
O resultado disso seria o que Elias (1996) identificou. "A instituição explícita em termos jurídicos legais da descentralização da saúde entra em conflito com a tradição centralizadora de nossa história gerando uma situação de descompasso entre o setor da saúde e a tradição do Estado brasileiro, restringindo acentuadamente as possibilidades de se alcançar uma efetiva descentralização da saúde, em obediência aos preceitos constitucionais, prevista para ocorrer apenas setorialmente frente a um emaranhado de leis, decretos e portarias, com forte tônica centralizadora, e que regulamentam de forma ampliada as relações entre as esferas de governo. Nesse sentido, essa possibilidade de descentralização setorial termina sempre sendo rapidamente questionada, justa ou injustamente, inclusive em sua base local, por qualquer instância ou setor que tenha seus interesses contrariados" (p. 150-151).
Tal evidência não poderia ser diferente, uma vez que, nos termos de Schubert (1998:14), a "margem de manobra autonômica" dá-se em função do grau de centralização ou de descentralização, sendo permeado por um real campo de tensão, que tanto pode unir como dividir as estruturas sociais e políticas no alcance dos objetivos comuns. Nessa perspectiva, o autor acredita que o federalismo proporciona uma flexibilidade aos processos de estruturação política resultante das relações de conflitos que envolvem perspectivas de espaço e tempo de um determinado ordenamento, bem como a possibilidade de dispor de uma certa margem de manobra à prática social e política, necessária em toda situação (p. 10).http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452001000100003
I leave here, for reading, a very good research work, in relation to Decentralization and Status guaranteed by CF 1988.
"The municipality has also been highlighted, not only by the status guaranteed in the Constitution, but also by acquiring, among other competences, a clear and defined responsibility for health. Thus, it is constitutionally understood that municipalities must provide, with technical and financial health of the Union and the state, health care services of the population, according to article 30, item VIL. With regard to the common competence of the three spheres of government for health, it is presented in a generic way, in the following terms : "health care and public assistance" (article 23, II, CF). This may explain the tendency to associate decentralization with autonomization (Sato 1993: 9). This association became even more evident in the political dispute that occurred during the constituent process, in which the "Municipalist Front" was present, which clearly defended municipal autonomy in relation to the other powers, the expansion of the municipality's competences in the social and managerial field , is a fiscal federalism favorable to local entities.
This dispute, in turn, had repercussions on the definitions of health. Vianna (1994: 142) demonstrates how the National Constituent Assembly understood that the health system should be decentralized, even extending this concept of decentralization to that of municipalization of health care. However, this decision was only enshrined during the final adoption of the constitutional text. In fact, the present intention until the last version of the draft constitution was that of a "mitigated" municipalization, limited to basic care services, that is, to services with less technological complexity.
The result would be what Elias (1996) has identified. "The explicit institution in legal legal terms of decentralization of health conflicts with the centralizing tradition of our history generating a situation of mismatch between the health sector and the tradition of the Brazilian State, greatly restricting the possibilities of achieving an effective decentralization of health, in obedience to the constitutional precepts, expected to occur only in sectoral terms in the face of a tangle of laws, decrees and ordinances, with a strong centralizing tone, and that regulate in an extended form the relations between the spheres of government. sectoral ends always being promptly questioned, justly or unjustly, even at its local base, by any instance or sector that has its interests opposed "(pp. 150-151).
Such evidence could not be different since, according to Schubert (1998: 14), the "autonomous room for maneuver" is due to the degree of centralization or decentralization, permeated by a real field of tension, which can both unite and divide social and political structures in the pursuit of common goals. In this perspective, the author believes that federalism provides flexibility to the processes of political structuring resulting from conflict relations involving space and time perspectives of a particular order, as well as the possibility of having a certain margin of maneuver to social practice and political, necessary in every situation (p.10) .http: //www.scielo.br/scielo.php? script = sci_arttext & pid = S0102-64452001000100003
RELATO OCORRIDO EM SOROCABA./REPORT ON SOROCABA
Uma ambulância pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Houve um assalto e estávamos próximos ao local onde ocorreu o assalto, Jardim Simus.
O assaltante veio em nossa direção correndo e pessoas correndo atrás dele.
Meu filho gritou que ele parasse.
Ele não parou e meu filho o enfrentou.
Meu filho ficou estendido no asfalto, 35 minutos, sangrando, até que houvesse uma ambulância que viesse socorrer.
Deixo as fotos para que vejam.
Nunca pensamos que poderá ocorrer conosco, mas tudo pode acontecer.
An ambulance can be the difference between life and death.
There was a robbery and we were near the scene of the robbery, Simus Garden.
The robber came in our direction and people running after him.
My son shouted at him to stop.
He did not stop and my son confronted him.
My son lay on the asphalt for 35 minutes, bleeding, until there was an ambulance to come.
I leave the photos for you to see.
We never think it can happen to us, but anything can happen.
 Até chegarmos no Hospital, se passaram mais de 40 minutos.
Meu filho sentia muita dor e o motorista da ambulância tinha cuidado.
Burocracia no PA, em torno de 20 minutos.
Depois exames e medicações.
Mas, agradeço a Deus a recuperação do meu filho.
TUDO ISSO ACONTECEU DOIS DIAS APÓS SE 21º ANIVERSÁRIO.
Until we got to the hospital, it took more than 40 minutes.
My son was in a lot of pain and the ambulance morotist was careful.
Bureaucracy in the PA, around 20 minutes.
Then exams and medications.
But I thank God for my son's recovery.
ALL THIS HAPPENED TWO DAYS AFTER 21ST ANNIVERSARY.

 

Esse é meu filho WILSON CARLOS.

 


Mesmo com muita dor, ele fez questão de cooperar com a Polícia para que procedessem como necessário. Even with a lot of pain, he made a point of cooperating with the police to proceed as necessary.


  


Wilson Carlos sofreu três cortes na cabeça .Wilson Carlos suffered three head injuries.


  



Meu filho foi submetido a raio - x da cabeça, sofreu três cortes e várias escoriações nas costas, mãos, antebraços e joelhos no embate com o assaltante.
My son underwent x - ray of the head, suffered three cuts and several excoriations in the back, hands, forearms and knees in the clash with the assailant.



Isso é pedra do asfalto, muitas delas se  instalaram nos cortes e escoriações.
A enfermeira tentou tirar com agases, mas teve que recorrer a pinças.This is asphalt stone, many of them settled in cuts and abrasions.
The nurse tried to take it off with water, but she had to use a pair of tweezers.



Eu e meu filho, após procedimentos, ele estava bem melhor.
Foi levado de ambulância pelo SAMU após mais de 30 minutos de espera, imobilizado, sob asfalto, no meio da rua.Me and my son, after procedures, he was much better.
He was taken by ambulance by SAMU after more than 30 minutes of waiting, immobilized, under asphalt, in the middle of the street.


  









Agradeço em nosso nome e de todas as mães, famílias, população de Sorocaba a chegada das ambulâncias doadas pelo Governo Federal.
I thank in our name and of all the mothers, families, population of Sorocaba the arrival of ambulances donated by the Federal Government.


PESQUISAS//PRINTS//COMENTÁRIOS//PUBLICAÇÕES: NALY DE ARAUJO LEITE - SOROCABA CITY - SÃO PAULO STATE - BRAZIL



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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly