quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

"Vou tirar a fé de você" Queimaduras, estupro e tortura. Como a polícia bielorrussa tortura pessoas com impunidade


Bielorussiya - o único país europeu onde a pena de morte ainda. Mas essa circunstância parece um infeliz mal-entendido no contexto da ilegalidade, que as autoridades locais de segurança estão fazendo. Histórias sobre sua crueldade e impunidade no país não surpreendem mais ninguém. O fotógrafo Maxim Sarychev colecionou seis histórias de bielorrussos que foram abusados ​​nas delegacias de polícia e além. Em alguns casos, a polícia tentou forçar suas vítimas a caluniar-se; em outros, não divulgou suas intenções. Algumas vítimas buscam justiça sem sucesso há mais de um ano.https://lenta.ru/articles/2020/01/17/police/#0

Espancado e violado - Stanislav, a cidade de Mogilev.  Concordou em participar do projeto anonimamente. Foto: Maxim Sarychev

Станислав, город Могилев. Согласился участвовать в проекте анонимно

Dois policiais torturaram Stas em 30 de dezembro de 2017 no departamento de
 polícia nº 8, onde ele entrou em um assunto particular e onde foi inesperadamente detido. 
Qual foi o motivo formal da detenção, Stas não disse.
 Ele perdeu a consciência várias vezes enquanto policiais o espancavam, 
deitado no chão algemado.
“Acabei de acordar, levanto a cabeça. “Ah, você de novo? Acordou? ”- 
e continua a me extinguir. Perdi a consciência uma segunda vez. 
Volto aos meus sentidos - eles me arrastam pelos braços e pernas. 
Eles o trouxeram para o escritório, as algemas estavam bem apertadas, 
começaram a levantá-las, cortaram as mãos com algemas e o sangue correu. 
Quantos deles estavam no escritório, eu não sei, e quanto tempo durou,
 nem posso dizer timidamente, porque perdi a consciência duas vezes, 
não entendi nada. Por várias horas, eles ignoraram meu pedido de chamar uma ambulância, pedi cinco vezes ”, disse Stas.No entanto, a tortura apenas começou.    


Após os espancamentos, o homem foi estuprado por um clube: 
"Eu estava deitado no chão, um dos dois policiais do distrito apareceu e disse:
" Agora vamos puni-lo como adulto ". Ele tirou as calças, criou um clube, mostrou - tem camisinha.
 E ele começou toda essa ação. 
Eu estava deitado no chão: lágrimas, sangue, tudo inundou lá. 
Então ele tirou, limpou o rosto e disse: "É isso aí, agora você está triste".
Stas estava com histeria, bateu na mesa, a mesa se formou e, para isso, 
foi instaurado um processo criminal contra o vandalismo. 
O julgamento durou quase um ano. No final de 2018, o caso foi encerrado.
 Stas foi recusado a iniciar um processo de retaliação contra a polícia.
“Tais coisas não podem ser perdoadas, ou continuarão.
 Não comigo, assim com os outros. 
Normalmente sou uma pessoa calma e sociável, mas odeio essas pessoas.
 A investigação é direcionada agressivamente contra mim. 
Perguntei ao investigador: 
"Se você tivesse feito isso com seu filho, o que faria?" 
Ele respondeu: "Isso não pode acontecer comigo". 
Um policial me disse: "Você vê esse distintivo? 
Estou fazendo o que quero e não haverá nada para mim". 
Se ele tiver dragonas, ele poderá fazer o que quiser? 
Como eles diferem de mim, de você? Bem o que? 
Eles são os mesmos cidadãos. Não que eu seja um bom garoto, não. 
Mas peço que tudo esteja de acordo com a lei. ”   

Eles o levaram para a floresta e colocaram 
uma arma nas costas.
                                      Sergey, 22 anos, a cidade de Stolin. Músico

Foto: Maxim Sarychev



Em 23 de fevereiro de 2018, um pai chegou à casa de Sergey, a quem dois funcionários
 do departamento de investigação criminal de Brest saíram do trabalho e forçaram a
 acompanhá-los à casa de seu filho. 
Ele entrou em um carro de patrulha em vez de seu pai, tendo certeza de que o interesse dos 
policiais estava ligado a seus crimes. 
Por três horas, oficiais de segurança interrogaram Sergei sobre seus amigos da festa 
punk, 
olharam fotos em seu telefone e até ameaçaram dar um tiro no pé dele por se recusar a 
cooperar. E então eles dirigiram para a floresta.
"Eles ordenaram que saíssem do carro, ultrapassaram tudo:" Vamos, vire as costas e dê 
alguns passos à frente. "
 Eu me afastei, coloquei algo nas minhas costas. 
Imediatamente percebi que era uma arma, porque ouvi o som do obturador - 
eles a removeram do fusível. Acendi um cigarro. 
Ele diz: "Eu não quero te matar, entendeu? 
Eu não quero fazer isso porque você não fez nada. 
Estes são todos os seus camaradas, mas você precisa responder. 
Você é um cara normal, só precisa falar sobre eles".    


Os policiais usaram diferentes métodos de intimidação. 
Eles alegaram que poderiam matá-lo na floresta e ninguém saberia disso. 
Eles disseram que poderiam privar o trabalho de sua família, e era ele quem seria o culpado. 
Isso durou uma hora. Segundo Sergei, ele parece estar ciente de que todas essas ameaças
 provavelmente não significam nada. Mas com cada minuto de confiança, tornou-se cada 
vez menos: “Primeiro você pensa em“ Ha! ”, E então percebe que eles realmente podem fazer isso. 
Esse sentimento se acumula emocionalmente, se acumula ... 
Naquele momento eu estava o mais vulnerável possível. 
É assustador quando você não pode fazer nada, enquanto eles podem fazer tudo. 
Eu tive um choque. Medo de expectativa. 
"Eu queria fugir deste inferno, estava pronto para escapar bem na floresta, caminhar
 cinco quilômetros até a cidade."Quando eles libertaram Sergey, ele tinha medo de entrar 
em contato com os jornalistas - o medo era tão forte que agora a polícia voltava e percebia suas ameaças. "Eu não sei o que eles poderiam fazer. Eu queria ser deixado para trás. 
Meu ódio não é direcionado especificamente a essas pessoas, mas ao que as levou a tal ato. 
O que é isso Medo dos superiores, medo de ser gente comum, perder o emprego ... por que eles são
 capazes de atos tão desumanos? Embora tivessem escolha, talvez não seguissem essa ordem ”, pensa a vítima.

                                 Dedos torcidos e quebrados

Tatyana foi detida no centro de Minsk para verificar sua identidade com outros observadores 
do Comitê de Helsinque da Bielorrússia durante uma manifestação de protesto em 25 de março de
 2018. Por quase três horas eles ficaram no pátio de frente para a parede. 
No entanto, quando a menina foi trazida para o prédio, ela foi enviada para tirar impressões 
digitais sem motivos legais significativos. 
Tatiana não concordou, mas isso não impediu a polícia - ela estava torcida por cinco, um segurava a mão direita, girando-a para trás, o outro segurava a esquerda.
Fechei os punhos e não os deixei abrir. Eu tinha unhas compridas, então ele enfiou uma unha de 
um punho fechado e depois abriu cada dedo quebrando-o. 
Era importante para mim defender a impressão de cada um dos meus dedos. 
Tenho um senso normal de autopreservação, para não levar isso a mãos quebradas e outros 
ferimentos. Era importante para mim, pelo menos, controlar algo nessa situação, mesmo 
psicologicamente. Não seja vítima, permaneça você mesmo, defenda seu direito à integridade ”, lembra a garota.

O procedimento foi acompanhado de ridículo e insultos. 
Um dos policiais segurando a mão de Tatyana calmamente olhou nos olhos dela e sorriu.
 Na impressão digital forçada, o bullying não terminou - o ativista de direitos humanos foi levado
 para ser fotografado. Também sem motivos legais para isso.

Uma patrulha noturna deteve Boris em 14 de janeiro de 2018, quando voltava do aniversário de 
seu pai. 
Sua esposa chamou a polícia - eles brigaram fortemente naquela noite. 
Boris se recusou a ir ao departamento porque não recebeu uma explicação sobre em que base a detenção estava ocorrendo. E então as forças de segurança se voltaram para a violência.
“Eles imediatamente me derrubaram, me deitaram de bruços, me algemaram e começaram a
 me bater nos dois lados com os pés. E o terceiro inclinou-se para mim e disse: 
"Pegue, criatura!" - e começou a pulverizar a lata de spray. 
Isso aconteceu perto do carro por vários minutos. 
No departamento de polícia, eles me trouxeram para a sala dos detidos, meus olhos doíam de
 queimar, doía. 
Tanta coisa foi queimada que parecia melhor morrer do que estar lá.
 Quando pulverizado à queima-roupa, queima como se uma pessoa estivesse presa no fogão, 
como se a pele estivesse queimada no rosto - uma sensação terrível. 
Ninguém prestou assistência médica ”, lembra Boris.


Sveta, com três amigas e um jovem, entrou na polícia na véspera de Ano Novo em 1 de janeiro de
 2018 - a empresa estava indo para um evento festivo, mas já havia terminado.
 Os caras ainda tentaram atravessar as catracas e tiveram uma disputa com a polícia de choque.
 Como resultado, Sveta e seus amigos foram detidos. A garota sofreu quando foi enfiada em 
um microônibus - um policial bateu nela com uma porta, machucou o dedo e depois deu um soco na cabeça com um taco. 
Ela se lembra vagamente de outros eventos, porque constantemente perdia a consciência. 
Os médicos mais tarde diagnosticaram uma concussão. 
Quando Sveta recuperou a consciência e apelou ao Comitê de Investigação, 
descobriu-se que nenhuma das quatro câmeras de vigilância no local havia gravado o que 
havia acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly