quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

"Alguém disse em um sussurro: Stalin estava indo."

"Alguém disse em um sussurro: Stalin estava indo."

Beria, Stalin e 1937 através dos olhos de uma testemunha da época

Lavrenty Beria com filha de Joseph Stalin Svetlana
Lavrenty Beria com filha de Joseph Stalin Svetlana
Foto: RIA Novosti
Nami Mikoyan  não é apenas uma testemunha da época. Filha e sobrinha dos primeiros líderes partidários da Geórgia e Armênia, nora de Anastas Mikoyan, a quem o povo disse “de Ilyich a Ilyich sem um ataque cardíaco e paralisia”, ela viveu por muitos anos entre aqueles que dependiam do destino de nosso país e, muitas vezes, do mundo inteiro. . Lavrenty Beria carinhosamente nos chamou de “professor” e andava de caiaque, Joseph Stalin confiou nela sua filha Svetlana. Tendo se casado com seu filho Anastas Mikoyan, Nami caiu em um círculo estreito do Kremlin, estava familiarizada com Khrushchev, Brezhnev, Andropov, Gorbachev, Yeltsin ... Que tipo de pessoa era Lavrenty Beria, o que Joseph Stalin lembrava para ela e o que Nami Artemyevna Mikoyan trouxe para sua família em 1937 disse ao correspondente "Tapes.ru" .
Pequeno apartamento em Plyushchikha. Nas paredes há fotografias de família, retratos de entes queridos, paisagens. Uma bela e antiga agência está cheia de livros, revistas e papéis com notas frescas. Nami Artemyevna me deu água, que entrou no inverno úmido de Moscou com chá quente e perfumado. Quente, confortável ... Estamos falando dos eventos de 85 anos atrás, dos quais ela foi testemunha e participante. Completamente, lentamente, insistindo nos detalhes. E gradualmente, imagens de um passado muito distante aparecem cada vez mais nítidas, como fotografias em papel sob a influência de um desenvolvedor.
Nami Mikoyan: Hoje eu tenho 91 anos e depois tinha apenas seis ou sete anos. O que eles eram - Beria, Stalin? Infelizmente, agora muita coisa já está confusa: o que estava nos olhos da criança e o que descobrimos depois sobre ela. Não sei se tudo o que está sendo dito sobre eles é verdadeiro e é improvável que algum dia tenhamos certeza disso. Vou apenas contar o que eu me vi.

Lenta.ru: Você conheceu pessoalmente Beria. Que tipo de homem ele era?
Em meados dos anos 30, Beria foi a primeira pessoa na Geórgia - a primeira secretária do Comitê Central do partido. Meu pai e tio trabalhavam com ele. Meu pai foi o primeiro secretário do comitê regional do partido e Grigory Arutinov, marido da irmã de meu pai, a quem chamei de tio, foi o primeiro secretário do comitê da cidade de Tbilisi. Tudo sobre a mesma idade. Eles trabalharam juntos, passaram o fim de semana juntos, saíram de férias juntos.
Beria gostava de reunir todos os domingos em sua casa de campo. Ele geralmente convidava aqueles que tinham filhos porque ele tinha um filho, e assim as crianças podiam brincar juntas. Então ele convidou meu pai, minha mãe e eu, depois convidou meu tio, tia e eu. Jogamos vôlei, bilhar. Todo mundo era jovem, todo mundo estava vivo, alegre. E eles ainda acreditavam no ideal que desejavam sinceramente construir.
Tendo tocado o suficiente, fomos tomar chá. As janelas estavam abertas, nós os ouvíamos cantando, rindo, brincando ...
Quase todo mundo foi baleado em 1937. Havia seis apartamentos em nossa casa, todos os pais foram presos em uma noite - em todos os seis apartamentos. Todos eram funcionários responsáveis. Eu realmente não me lembro deles agora. Lembro-me das crianças, por que e pelo que seus pais foram presos - não sei.
Como Beria parecia para você, então?
Externamente, ele foi recolhido, contido, muito amigável para as crianças. Ele conversou muito comigo, como se estivesse discutindo seriamente todos os tipos de questões difíceis, lêem os livros. Eu contei a ele sobre a escola, sobre minhas impressões, e ele brincando me chamou de "professor". Ele gostava de fotografia e muitas vezes tirava fotos minhas. Essas fotos foram salvas. Então olhei para ele com entusiasmo: ele jogava vôlei melhor do que tudo e nadou mais longe no mar durante a tempestade.
No verão, morávamos em uma cabana em Gagra. Nas ondas mais fortes, ele entrou em um caiaque e me levou com ele. Sua esposa, minha mãe, tia - todo mundo estava gritando de horror da costa, e eu fiquei feliz - ele não estava assustado, ele era forte. Ele estava confiante em si mesmo, e eu também não tinha medo. Eu me diverti.
Lembro-me de como nadamos até o sanatório de Chelyuskin, e ele conversou com as damas descansando lá. Um, usando um chapéu branco com aba larga, lembrei-me especialmente bem. Beria então atraiu todos com sua força interior, com algum tipo de magnetismo, charme. Embora por fora ele fosse feio, falava com um forte sotaque mingreliano, usava pince-nez - uma raridade naqueles dias.
É difícil descrever o personagem dele ... é melhor falar sobre eventos. Stalin chegou, todos foram jantar ... Lembro-me de tudo isso visualmente.
E como Beria morava, como era organizada a casa dele, o modo de vida? O apartamento dele era diferente do seu e do apartamento do seu tio?
Claro, era um apartamento incomum. Não me lembro exatamente, mas a educação dele estava de alguma forma relacionada à arquitetura. E ele tinha um gosto excepcional.
Beria morava em um prédio de três andares na rua Machabeli, perto da antiga farmácia de Zammel em Tbilisi. No térreo, havia uma sala de segurança e uma grande sala de bilhar à direita da entrada. Em outra entrada, há outra sala grande onde a mãe de sua esposa, Dariko, uma mulher alegre, morava, adorava cantar e tocar violão. Havia também portas para os apartamentos de Tio e Ambegrilius Kekelia, um conhecido trabalhador do partido e amigo de Beria. Em 1937 ele foi baleado.
Mas a entrada principal levava apenas ao apartamento de Beria. Tivemos que passar pelos guardas, depois pelo saguão - e imediatamente pela escada de madeira para o segundo andar.
Quando cheguei ao apartamento deles pela primeira vez, e provavelmente em 1936, fiquei impressionado com a situação. Nem nós nem os conhecidos de meus pais vivíamos assim.
Ele tinha maravilhosos móveis antigos, espelhos emoldurados, cortinas pesadas e pratos bonitos no armário. Tudo era notavelmente bonito e visivelmente confortável, embora não houvesse super luxo. Guardei sofás de couro por um longo tempo, dois enormes sofás de couro - não dele, mas exatamente o mesmo. Eles foram encomendados para o apartamento da minha tia através de Beria, enquanto moravam nas proximidades, e ela era amiga da esposa dele.
O terceiro andar estava cercado de um lado por uma varanda aberta. As portas do quarto e dos quartos com banheira de mármore se abriram para ele. O quarto tinha uma cama larga de madeira, algumas bugigangas estranhas, um canário em uma gaiola. Então, realmente me surpreendeu: minha mãe me leu um livro descrevendo a vida da burguesia e eles também tinham um canário.
Lá, no terceiro andar, ficavam os quartos de seu filho Sergo e a sala de trabalho de sua esposa, o que era muito raro para a época. Nina Teymurazovna, esposa de Beria, era uma mulher muito bonita: esbelta, elegante e sempre penteada sem problemas. Observou-se cuidadosamente e se manteve com grande dignidade. Mas com toda a atenção à aparência, ela, como a maioria das esposas de altos funcionários da época, estudou e trabalhou. Ela era bióloga ou agrônoma por formação. Mais tarde, já em Moscou, ela defendeu seu doutorado e trabalhou no Instituto Timiryazev.
Havia estantes de livros suecas no apartamento de Beria, muitos livros. Há um piano na sala de estar. Meu filho estudou música, se formou na escola de música. A casa ainda era o quarto andar, que não era visível da rua. Vivia uma professora do filho, uma alemã Emma. Ela ensinou em uma escola alemã onde Sergo estudou.
Perto do escritório de Beria, havia um ginásio completamente incrível, havia uma variedade de aparelhos de ginástica, tudo o que era necessário para a educação física.
A casa de Beria foi construída na forma da letra latina L. Construtivismo, no seu melhor, uma combinação de gosto com a racionalidade das decisões. Aparentemente, Beria atraiu os melhores arquitetos e artistas da Geórgia para a construção.
O que eles comeram na casa de Beria, que tipo de cozinha ele preferia?
Beria amou os convidados. Quando eu visitei minha tia e tio, ele descobriu de sua guarda, e ele e sua esposa sempre me chamavam para jantar com eles.
A comida à mesa costumava ser bem familiar para ele, Mingrelian: no começo eles comiam sopa - lobio, às vezes borsch. No segundo gomi, mingau quente feito com farinha de milho com fatias de queijo jovem e satsivi, frango com molho de amendoim. Beria polvilhou todos os pratos com pimenta e forçou os convidados a fazer isso. Aqueles que não estavam acostumados a picantes, ele foi forçado a comer um pouco de pimenta verde - muito picante. E quando um homem corou e começou a acenar com as mãos, Beria, satisfeito, riu.
Os pratos eram preparados pelos cozinheiros e servidos pela equipe de serviço, mas às vezes a mãe de Beria Marta participava da culinária. Nesses casos, as nozes são moídas com cuidado em uma argamassa, o óleo é espremido em Satsivi.
Vovó Marta sempre usava apenas preto, como a maioria das viúvas da Geórgia, e sempre cobria a cabeça com um lenço. Ela era muito devota e foi à igreja, o que parecia incomum e despertou meu interesse. Ela nunca se sentou à mesa com todo mundo.
Você já viu Stalin?
Eu vi várias vezes. Uma vez ele chegou à casa de campo para Beria em Gagra. À noite, todos correram, o tumulto começou, nós, crianças, fomos mandados para a casa onde o servo morava, e alguém sussurrou: "Stalin estava indo". Ele veio com uma filha. Ela ficou conosco e os adultos foram jantar. Nas janelas da sala de jantar da casa principal, as cortinas não estavam bem fechadas e subimos na ponta dos pés para nos revezarmos olhando Stalin. Svetlana nos espionou.
Então Stalin saiu, e sua filha ficou, e o carro no qual eles chegaram. Então passamos dois dias juntos. Estive em boas relações com Svetlana a vida toda.
Outra vez, vi Stalin no teatro. Ele geralmente se sentava em uma cama, mas sempre nas profundezas, na frente - nunca. Vi Stalin em vários eventos oficiais. É claro que permanece algum tipo de sensação dessas pessoas, mesmo quando você as vê na infância. Ele deixou a impressão de um homem forte, e provavelmente era ele. Essas eram outras pessoas, agora não as vejo.
Como eles diferem?
Pela força, eu acho. E a mente. Você não vê nele um simplório? Você não vê Krushchev nele? Isso é tudo. Então ele era, e não há mais. Outra coisa é que o Gulag é assustador, não pode ser perdoado. Mas Stalin ainda é Stalin. E o estado que ele criou imediatamente se tornou forte. Todas essas fábricas apareceram. E ele venceu a guerra. Podemos falar sobre que tipo de vítimas, mas quem sabe quais seriam as vítimas sem Stalin. O mundo inteiro falou sobre o nosso país. Stalin era, como dizer isso ... A palavra "notável" é uma palavra pequena para ele. Ele era um grande homem.
No que aconteceu no dia 37, não culpo Stalin sozinho. Em Tbilisi, quando todos foram presos e meu pai morreu, este não é Stalin, este é um sistema que lhe permitiu matar pessoas desagradáveis. Beria removeu aqueles que o perturbaram. E agora, eles não removem aqueles que interferem? Ou agora são apenas aqueles que não interferem?
Ano de 1937. O que aconteceu Por que tudo mudou? E como as crianças perceberam tudo isso?
Não sei por que o 37º ano aconteceu e ninguém nunca saberá. Tudo começou com o surgimento de novas palavras: "preso", "destruído", "inimigo". Como as crianças sabiam o que isso significava? Mas as pessoas que foram presas desapareceram em algum lugar, e nós, crianças, discutimos quem seria preso em seguida. Naquele verão, apareceu um jogo: tivemos que procurar semelhanças suspeitas com a barba de Trotsky nas caixas de fósforos em chamas pintadas.
No final de setembro, em nossa casa onde viviam seis famílias, todos se conheciam, foram a uma visita, fizeram festas para crianças e quase todos os pais foram presos em uma noite.
Meu pai trabalhou como vice-presidente do Conselho de Comissários do Povo da Geórgia, mas um dia ele parou de ir trabalhar. Eu não entendi o porquê. E ele não saiu do quarto por um dia inteiro, escrevendo algo na mesa.
Isso aconteceu em 30 de outubro de 1937. Papai me ligou, sentamos no sofá e em cima da mesa havia uma arma. Mamãe teve uma filha pequena, então ele falou comigo. Ele não queria que ela soubesse que ele estava indo embora, então ele me ligou e falou comigo. Ele me beijou e disse: "O que quer que aconteça, acredite em Stalin e no partido". E atirou em si mesmo à noite. Saiu para a varanda, pegou um espelho para não errar e atirou em si mesmo.
Ele te salvou assim?
Sim eu fiz. Depois que um tiro soou, eles bateram na porta. Alguns estranhos entraram na casa e a levaram embora. Ele ainda estava vivo, conseguiu dizer à mãe: "Kisya, me perdoe". O nome da minha mãe era Ksenia, ela era do clã Poklonsky.
De manhã eles vieram novamente. Mamãe estava com uma pequena. A pessoa que chegou - provavelmente era funcionária do NKVD - disse: "Menina, vá dizer a sua mãe que seu pai está morto". Fui enviado para a escola e minha mãe e tia Margot foram enterrar meu pai.
No dia seguinte, mamãe foi novamente para o local onde meu pai estava enterrado, mas esse lugar não estava mais lá, apenas uma pilha de tijolos, algum tipo de cova e isso é tudo.
Como eles não tiveram tempo de prender o pai, ele não foi oficialmente considerado reprimido. O telefone foi desconectado, mas o apartamento não foi retirado e minha mãe e eu não tocamos. Todas as coisas e papéis do pai foram levados pelos chekistas; eles nem deixaram fotos.
Como seu pai pôde impedir Beria?
Eu não sei ... Então havia diferentes - não grupos, não - mas algum tipo de visão diferente sobre o curso do país. Ele também era para alguém, e ele era uma figura muito forte, no sentido em que falava - e eles o ouviam. Ele deve estar no caminho. Eles eram muito jovens, seu pai tinha apenas 34 anos e ele já havia conseguido construir Adjara. Este é o subtrópico, lá eles começaram a cultivar tangerinas, chá. Ele era muito ativo e ao mesmo tempo honesto. Então todos os que estavam na liderança foram honestos, ninguém levou. E ninguém teve nenhuma oportunidade especial de aproveitar.
Ele foi acusado de alguma coisa?
Muito tempo depois, descobri que, no escritório do Comitê Central do partido da Geórgia, Beria, retirando meu pai do trabalho, disse que o partido bolchevique não confiava mais nele. Isso foi o suficiente. O que significava, então todos entenderam, e seu pai decidiu morrer sozinho.
Todos foram removidos, apenas de maneiras diferentes. Não há nenhum que eu me lembre. Alguma hipnose inexplicável - nunca ocorreu a ninguém explicar o que estava acontecendo com a astúcia de Beria!
Depois que você viu Beria?
Geralmente não íamos à casa dele, ele convidou. Os pais costumavam ir lá para jantar. Após a morte de seu pai em Beria, não estávamos mais e não conversamos sobre ele em casa. Quase todos os conhecidos adultos não se mexiam. Os adultos que permaneceram em silêncio. E nós, crianças, não entendemos nada e não perguntamos nada.
Já na primavera de 1938, eu estava indo para uma aula de ritmo, e o carro de Beria estava passando. Ele parou o carro, sentou-se na frente e perguntou: "Nami, por que você não está de vestido?" - E eu tinha nove anos e estava de short. "Se você não tem um vestido, deixe a mãe vir." O carro saiu. Eu disse a minha mãe, minha mãe chorou ...
Beria logo partiu para Moscou. Stalin o criou por limpar as fileiras do partido dos inimigos.
E mais tarde, quando você já morava em Moscou, Beria veio para Mikoyan?
Não. Naquele momento, isso não era mais o caso dos membros do governo. A amizade nunca esteve lá. Minha sogra me disse que até 1937 havia mais comunicação livre entre eles. Então todos conversavam com frequência, mas ninguém foi visitar ninguém. Bem, talvez apenas para umas férias. E então alguns se foram, outros foram presos ... O tempo de entusiasmo romântico, reuniões gerais amigáveis ​​e comunicação já passou. Ninguém perguntou ou discutiu mais nada, havia apenas ordens de cima.
Então você não conheceu Beria mais?
Depois de 15 anos, quando meu marido Alexei e eu morávamos no Kremlin, o filho de Beria Sergo e a nora de Martha, neta de Maxim Gorky, visitaram os mikoyans. E muitas vezes pensei que contaria a Beria se o encontrasse novamente ...
Uma vez que quase aconteceu. Meu filho era muito pequeno, andei com um carrinho pelo Kremlin. Havia rua comunista lá dentro. Ela nunca teve ninguém nesta rua. Nunca e ninguém. E, de repente, Beria apareceu ao virar da esquina. Isso foi inesperado. Ele provavelmente me reconheceu. Ele sabia que as famílias de Mikoyan e Molotov vivem no Kremlin. Eu realmente me preparei para lhe contar uma coisa. Mas ele, aproximando-se, virou-se bruscamente e voltou.
Não foi assustador contar tudo o que você pensava dele? Ele poderia fazer algo com você mais tarde.
Não há necessidade de criar algum monstro raro de Beria. Krushchev poderia fazer o mesmo.
Para ser continuado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly