domingo, 25 de março de 2018

DE SOROCABA - GABARITANDO PROVA CONCURSO ARAÇOIABA - 25 DE MARÇO DE 2018 - NÍVEL FUNDAMENTAL - AUX. SERVIÇOS GERAIS, COLETOR DE LIXO, TRABALHADOR BRAÇAL E PEDREIRO.

ATENÇÃO:
A PROVA ACONTECEU HOJE EM ARAÇOIABA DA SERRA.
TENDO À PROVA EM MÃOS E A PEDIDO DE UM CONCURSANDO GABARITEI.
O GABARITO OFICIAL PODE APRESENTAR DIVERGÊNCIAS.
NALY DE ARAUJO LEITE 


Língua Portuguesa

TEXTO PARA QUESTÕES DE 1 A 5:

A MITOLOGIA GREGA

          Há muito tempo atrás, as pessoas não podiam explicar os eventos a partir da ciência.
Por isso explicavam os acontecimentos naturais a partir das histórias de deuses, deusas e heróis. Os gregos tinham uma história para explicar a existência do mal e dos infortúnios. Acreditavam que, em certa época, todos os males e infortúnios, estiveram presos em uma caixa. Pandora, a princesa mulher, abriu a caixa e eles se espalharam pelo mundo.
          Os mais antigos mitos gregos falam do caos (confusão primitiva), de Gaia (mãe-terra), Ponto (o mar) e Urano (céu). Do casamento de Urano e Gaia, nasceram os titãs, ciclopes e gigantes, que personificaram as coisas grandes e poderosas da Terra: montanhas, terremotos, furacões, etc. O mais forte dos Titãs, Cronos, casou-se com sua irmã Réia e tiveram seis filhos.
Temendo a rivalidade de seus filhos, Cronos devorou-os logo ao nascer, exceto Zeus, que Réia escondeu numa caverna. Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e obrigou-o a libertar os ciclopes da tirania de Cronos, e eles, em recompensa, deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.
          Além dos deuses, também os heróis tinham direito ao culto. Resultado da união entre um deus e uma mortal (ou  vice-versa), eram considerados intermediários entre os deuses e os homens,  atribuía-se-lhes a proteção do local onde estavam sepultados. Outros foram homens excepcionais, cujos feitos, muito antigos, se tinham transformado em lenda. Temos o caso de Édipo que após ter sido expulso de Tebas por ter morto o pai sem o ter reconhecido, conseguiu responder à esfinge, temos em Atenas, Teseu que fora seu fundador e vencedor do Minotauro e ainda Hércules, um dos mais populares heróis gregos e considerado como fundador dos Jogos Olímpicos.
          
observação."se tinham transformado em lenda ou se tinham transformado em lenda"s"?
postando diretamente do site:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/grecia/p6.php
"

Vamos as questões!

1. De acordo com o texto, quem era o pai de Zeus?

a) Cronos
b) Urano
c) Tebas
d) Édipo

Vamos ao texto:

"Temendo a rivalidade de seus filhos, Cronos devorou-os logo ao nascer, exceto Zeus, que Réia escondeu numa caverna. Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e obrigou-o a libertar os ciclopes da tirania de Cronos, e eles, em recompensa, deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.
então, a resposta correta, segundo o texto,  é letra "a" ´CRONOS é pai de Zeus.

O que podermos acrescentar a nível de informação?
 Cronos tirou seu pai do poder, casou-se com a irmã Réia e governou durante a Idade Dourada da mitologia. Seu poder perdurou até ser derrubado pelos filhos Zeus, Poseidon e Hades.

2. Conforme o texto, os heróis eram:

a) Filhos de deuses com deusas (ou  vice-versa)
b) Filhos de titãs com deuses (ou vice-versa)
c) Filhos de deuses com mortais (ou vice-versa)
d) Filhos e mortais com titãs (ou vice-versa)

Resposta - letra "c".
Filhos de deuses com mortais (ou vice-versa).
Do texto: "Além dos deuses, também os heróis tinham direito ao culto. Resultado da união entre um deus e uma mortal (ou  vice-versa), eram considerados intermediários entre os deuses e os homens..."

3. NO texto, quem foi o fundador dos Jogos Olímpicos?

a) Zeus
b) Pandora
c) Édipo
d) Hércules

Resposta: letra "d" - Hércules

O que temos a acrescentar, a nível de informação?
Pierre de Frédy (Paris1 de janeiro de 1863 — Genebra2 de setembro de 1937), mais conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.Coubertin morreu em 2 de setembro de 1937, em Genebra. Foi enterrado em Lausanne (local da sede do COI), mas o seu coração foi sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia

  

4. Afirma-se no texto que:

 a) Os povos antigos não tinham conhecimento da ciência como ela é atualmente e para explicar os acontecimentos naturais fantasiavam histórias de deuses.

b) A mitologia grega ainda é uma cultura na Grécia, a população grega ainda acredita fielmente em deuses, titãs, ciclopes e gigantes.

c) Pandora é a única deusa criadora do universo.

d) Hércules era o maior guerreiro do império grego.

Resposta: letra "a" -

Vou trazer para esse espaço, diretamente do texto, o trecho que confirma como correta essa resposta:
" Há muito tempo atrás, as pessoas não podiam explicar os eventos a partir da ciência.
Por isso explicavam os acontecimentos naturais a partir das histórias de deuses, deusas e heróis.

5. NO TEXTO, a palavra infortúnios têm significado de:
RESPOSTA: letra "b" - tragédia.
Trazendo do texto:
" Os gregos tinham uma história para explicar a existência do mal e dos infortúnios. "
outras opção são:
a) pessoas sem fortuna
c) felicidade
d) culto

6. "Eu quero um sanduíche duplo":
Na frase acima o numeral destacado é:
a) Numeral cardinal
b) Numeral ordinal
c) Numeral fracionário
d) Numeral multiplicativo

RESPOSTA: MULTIPLICATIVO letra "d"

Aprendendo mais:
Os numerais multiplicativos são invariáveis quando atuam em funções substantivas. Por exemplo: Fizeram o dobro do esforço e conseguiram o triplo de produção.

7. Assinale a frase que apresenta um adjetivo:

a) Amar você.
b)O que é isso?
c) O quarto claro ficava nos fundos.
d) Vinte e um mil dólares.
RESPOSTA: letra "c"

8. Marque opção em que o termo recebe terminação - izar:

a) pesqui...
b) avi...
c) parali...
d) catequi...
RESPOSTA: letra "d"
Catequizar significa instruir ou doutrinar em matéria social ou religiosa. É sinônimo de cristianizar, mas nem sempre apresenta essa conotação, já que em muitos contextos recebe diferente carga semântica, sendo empregado com o sentido de convencer ou atrair alguém para determinados princípio.

9. Complete corretamente a oração: Qual de vós-------?
a) Chegou
b) Chegaram
c) Chegaste
d) Chegastes

RESPOSTA: letra "d"
CUIDADO: eu anularia a questão, caso não fosse a letra "a".
Pronome interrogativo qual
O pronome interrogativo qual se refere a coisas ou a pessoas. Pode transmitir uma ideia de seleção, ou seja, de identificação de um ou vários elementos dentro de um grupo.
Exemplos:
  • Qual é o departamento certo?
  • Qual de vocês me ajudará nesta tarefa?
Identificação - uma pessoa - pronomes singular - eu/tu/ele/ela
vários elementos - pronome plural - nós;vós /eles/elas
Qual de "vós"chegou? Qual de vós chegastes?
A minha tese, na presente questão é que qual, como pronome interrogativo, sofre pluralização.

Sinônimos de Qual

Qual é sinônimo de: comoquais

Definição de Qual

Classe gramatical: conjunçãointerjeição e pronome
Separação silábica: qual
Plural: quais 
Qual de vós.........?????? nos leva a opção "a" - chegou;
Por que?
Por todos os motivos apontados, apesar do pronome "vós", segunda pessoa do plural,o pronome interrogativo, pode trazer  identificação de um ou vários elementos dentro de um grupo.
Para exatidão da ideia de pluralidade, como deveria ser?
QUAIS de vós chegastes?
Essa questão pode ser anulada. mas a resposta, por certo que querem e esperam do candidato é a letra "d".
https://www.dicio.com.br/qual/
Vamos estudar mais um pouquinho?


Tinha chego OU tinha chegado?
O verbo CHEGAR é regular. O particípio é CHEGADO.
Isso significa que o correto é dizer que “ele tinha CHEGADO atrasado”.



Vamos acrescentar,  possibilidade de vós, para letra "a";

"Qual de vós chegou?"
O uso contemporâneo de vós
"Gostava de pedir a vossa opinião sobre a omissão do pronome pessoal vós, e daí a segunda pessoa do plural dos verbos, em livros gramaticais da língua portuguesa. Dado que em partes de Portugal esta pessoa do verbo é ainda muito usada, qual será a razão porque alguns autores insistem em excluir parte do povo português, das regras da nossa língua.As gramáticas de referência  – por exemplo, Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 1984; Eduadro B. Piava Raposo e outros, Gramática do Português da Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 897 – incluem quer o pronome vós quer as formas correspondentes da flexão verbal. Não se verifica, portanto, a exclusão de tais formas da descrição linguística nem da exposição das regras gramaticais.
O que parece estar em causa é, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, tais obras anotarem que vós não é usado na norma-padrão do português, subsistindo porém no uso dos falares portugueses sobretudo do interior norte e centro. Este aspeto decorre do fato de a norma-padrão ser baseada nos falares urbanos e cultos  de Lisboa e Coimbra (hoje, cada vez vez mais Lisboa e grande parte do litoral, e talvez menos Coimbra), nos quais não ocorre vós (a não ser em certos registos, como no discurso de caráter religioso: «Pai nosso, que estais no céu...», como se diz na versão portuguesa do Padre-Nosso). Esta é a modalidade linguística da administração; no ensino, no contexto do português como língua estrangeira, é também a forma que costuma ser transmitida, o que não impede que os professores possam trabalhar tal uso com os seus alunos. Em Portugal, tem toda a legitimidade manter-se no ensino tais formas, sobretudo entre alunos que tenham um falar regional em que perdurem  vós e a respetiva flexão.

Exemplo: chegou + vós: 
"Qual de vós chegou?" Chegou qual de vós?

1 - “O Reino de Deus já chegou até vós.” (Lc 11,20);
2 - 1 Tessalonicenses 1:5 porque o nosso evangelho não chegou a vós ...;
3 - «O Reino de Deus já chegou até vós» ;

ILUSTRAÇÃO:



10. Complete a oração e assinale a alternativa correta:
Na fazenda as crianças viram uma________peluda, uma _____brava, _____soltas, ______gordas e uma______sonolenta.
a) Ovelha, vaca, égua, porca, leitoa.
b) Ovelha, vaca, éguas, porcas, leitoa.
c) Ovelha, vacas, égua, porcas, leitoas.
d) Ovelhas, vacas, égua, porcas, leitoa.
RESPOSTA: letra "b"
11. Marque o erro na formação do plural:
a) Os verões.
b) Os coraçõeszinhos
c) Os tabeliães
d) Os guarda-marinha.
RESPOSTA: Letra "b"
 Plural dos nomes em '-zinho' ou '-zito':Quando os diminutivos forem formados por -zinho ou -zito, deve-se colocar a palavra primitiva no plural, acrescentar o sufixo do diminutivo (-zinho ou -zito) e passar a desinência do plural (-s) para depois do sufixo. Achou confuso? Não se preocupe, observe agora os exemplos:
anel → anéis → anéi (s) + zinho + s = aneizinhos
papel → papéis → papéi (s) + zinho + s = papeizinhos
flor → flores → flore (s) + zinha + s = florezinhas
cão → cães → cãe (s) + zinho + s = cãezinhos
pão → pães → pãe (s) + zinho + s = pãezinhos
animal → animais → animai (s) + zinho + s = animaizinhos
pastel → pastéis → pastei (s) + zinho + s = pasteizinhos
azul → azuis → azui (s) + zinho + s = azuizinhos
coração → corações → coraçõe (s) + zinho = coraçõezinhos
igual → iguais → iguai (s) + zinho = iguaizinhos
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/plural-dos-diminutivos.htm
12.Observe a frase abaixo:
Ele é legal....
O sinal da pontuação que aparece no final da frase é:
a) Ponto final.
b) Três pontinhos.
c) Reticências.
d) Ponto de interrogação.
Resposta: Letra "c"
As reticências são, na escrita, a sequência de três pontos (sinal gráfico: ) no fim, no início ou no meio de uma frase. A utilização deste gênero de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é.https://pt.wikipedia.org/wiki/Retic%C3%AAncias

13. Na frase "Nós vamos para a festa", o pronome destacada é:
Resposta: letra d - Pronome Pessoal.

14. Marque a alternativa em que o aumentativo está errado:
a) lobacho - lobo
b) corpanzil - corpo
c) fatacaz - fatia
d) bocarra - boca
Resposta:: letra "a"
lobacho
  1. substantivo masculino
    pequeno lobo \ô\; lobinho, lobato.

15. Qual alternativa em que devemos ter o algarismo romano como ordinal?
a) No século XI antes de Cristo.
b) No século X foi o papa.
c) Luís XVI foi rei da França.
d) Estamos em pleno século XX.
Resposta: letra "b"
Veja só que difícil essa questão, apesar de parecer tão fácil:
"Sou advogado no Brasil e tenho uma dúvida que me causa certo incômodo e peço a solução a vocês. 
Os números romanos, ao serem lidos na forma ordinal, pedem o sinal gráfico “º”? Desta forma, o correto seria Dom Pedro I (primeiro) ou Dom Pedro Iº? Mais especificadamente na minha área de atuação profissional. O exemplo «Art. 12, inciso II, da Lei x». Devo dar o tal como «inciso dois» ou «inciso segundo»? 
Parabéns pelo sítio e obrigado pela cordial atenção.

Mariano Borges  Advogado  Santos, Brasil  8K
Os números romanos, para serem lidos como ordinais, não são encimados por um ozito (Iº, IIº), mas assim: III. E lemo-los primeirosegundo, ou umdois, conforme os casos: em D. Pedro I, lemos D. Pedro Primeiro. Em o decreto I, podemos ler um ou primeiro. Num seguimento de assuntos, como por exemplo na linguagem jurídica, lemo-los, geralmente, como ordinais, mas também os podemos ler como cardinais. Procedemos como nos calhar melhor. 
E muito obrigado pelos cumprimentos.

José Neves Henriques 
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/os-numeros-romanos-na-forma-ordinal/11279
Há numerais ORDINAIS (primeiro, segundo, terceiro…), CARDINAIS (um, dois, três, quatro…), FRACIONÁRIOS (meio, terço, quarto…) e MULTIPLICATIVOS (dobro, triplo, quádruplo…).
Para a leitura de números romanos, segue-se uma certa regrinha:
Até o X, lê-se em numerais ORDINAIS.
  • X = 10
 A partir daí usa-se os CARDINAIS.
Nesse caso, a pronúncia correta é:
Papa Pio DÉCIMO
Para você não esquecer da pronúncia correta dos numerais romanos apegue-se aos Papas que todos conhecem…
PAPA JOÃO PAULO II – Papa João Paulo SEGUNDO (ordinal)
PAPA BENTO XVI – Papa Bento DEZESSEIS (cardinal)
https://cafeletrasetc.wordpress.com/2009/05/08/numeros-romanos/
16. Assinale a alternativa em que a frase tem que ter duas vírgulas:
a) A pessoa que sonha realiza.
b) Sempre lutei com dignidade ele me disse.
c) João no mercado continuava procurando emprego.
d) Todos sabem que ela voltou.
Resposta: ATENÇÃO!!!!! NÃO TEMOS CERTEZA, MAS OPTAMOS PELA LETRA "a":
A PESSOA, QUE SONHA, REALIZA.

USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE

Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Exemplos:
Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.
Dá-se uma explicação sobre quem é Mário. Se tivéssemos que classificar sintaticamente o trecho, seria um aposto.
Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar.
O trecho destacado explica algo sobre “Eu e você”, portanto deve vir entre vírgulas. A classificação do trecho seria oração adjetiva explicativa.https://www.lendo.org/como-usar-virgula/
  • Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar.
  • Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase.
  • Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase.
  • Use a vírgula para separar orações independentes.

VEJAMOS ESSA MATÉRIA:

"Como é sabido, muitas vezes, o "que" separa orações ligadas entre si, mas frequentemente apercebo-me que o "que" aparece entre vírgulas, ou, então, com vírgula antes ou depois do "que". Mas, para ser sincera, tenho alguma dificuldade em colocá-las em ambos os casos, ou perceber a sua necessidade. 
Agradecia que me esclarecessem esta dúvida e, se possível, com exemplos concretos. 
Muito obrigada pela vossa colaboração."

"A palavra “que” pode ser um pronome (interrogativo ou relativo), um advérbio, uma preposição, uma conjunção (coordenativa ou subordinativa) ou uma partícula de realce ou expletiva. 
A sua utilização precedida ou seguida de vírgula depende não só da sua natureza morfológica como da construção frásica em causa, pelo que, para a esclarecer, o melhor talvez seja enviar-nos uma frase a respeito da qual tenha dúvidas. 
Não sendo exaustiva, refiro, no entanto, que: 
1. Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas
Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 
2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. 
Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente. 
3. Como conjunção consecutiva, também é precedido de vírgula. 
Ex.: Ele falou tanto, tanto, que ficamos cansados de o ouvir. 
4. Na generalidade das outras situações, não é precedido de vírgula. Chamo especialmente a atenção para o que como conjunção subordinativa integrante, que nunca deve ser precedido de vírgula, porque a oração que inicia é parte integrante da anterior. 
Ex.: Queria que esclarecesses tudo. 
5. Naturalmente que, na situação anterior, o que pode ter uma vírgula a precedê-lo, se ela estiver a assinalar uma expressão circunstancial de qualquer natureza, uma oração, etc. 
Ex.: Quero, diga ele o que diga, que esclareças tudo. 
6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. 
Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção. 
7. Repare, no entanto, que, na situação anterior, como essa vírgula indica a introdução de algo adjacente, deverá ser utilizada uma outra vírgula a indicar o fim do sintagma introduzido e a continuação da oração iniciada pelo que.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-que-e-as-virgulas/8241

17. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente:
a) azedo, milaneza, querozene;
b) aziago, mizantropo, azálea;
c) azar, penalizar, alfazema;
d) catorze, aerozol, anzol.

Resposta: letra "c"

18. Marque alternativa onde há erro do emprego do "sc"?

a) Aquiescer
b) Suscinta
c) Consciência
d) Florescer

Resposta: letra "b"

19. Marque alternativa em que a forma do verbo "pontear" está errada:

a) Ponteias
b) Ponteiamos
c)Ponteie
d) Pontearei

Resposta: letra "b" - ponteiamos

pontear1
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    marcar (desenho, mapa etc.) com pontos; pontilhar.
  2. 2.
    transitivo direto
    cost fazer marcas com pontos de costura ou com alinhavo.

É necessário advertir que nenhuma duas das   formas verbais apresentadas na questão NÃO se encaixam nos modelos fixos de conjugação verbal.
ENTÃO, a questão está insuficiente no enunciado.
Que tipo de erro?
Infeliz escolha do verbo, dado ao fato de que duas das opções/ resposta trazem verbos em formas que conferem o caráter de "erro por não encaixe nos modelos fixos de conjugação verbal.
tuponteias  que euponteie    

nósponteamos - essa forma verbal se encaixa nos modelos fixos.
eupontearei - essa forma verbal também se encaixa nos modelos fixos.

20.  Assinale a alternativa correta. O tempo verbal que expressa um fato anterior a outro acontecimento também no passado é:
Resposta: letra "c"

Vamos analisar:

a) futuro do pretérito do indicativo:
O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa também incerteza, surpresa e indignação. Confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações. 
1.ª conjugação (-ar)
(Eu) radical + -aria
(Tu) radical + -arias
(Ele) radical + -aria
(Nós) radical + -aríamos
(Vós) radical + -aríeis
(Eles) radical + -ariam

b) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.
1.ª conjugação (-ar)
(Eu) radical + -asse
(Tu) radical + -asses
(Ele) radical + -asse
(Nós) radical + -ássemos
(Vós) radical + -ásseis
(Eles) radical + -assem

c) Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo:
pretérito mais-que-perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação passada. Pode indicar também um acontecimento situado de forma incerta no passado. Tem uma utilização muito limitada, sendo maioritariamente utilizado em exclamações, em linguagem poética ou na sua forma composta.
1.ª conjugação (-ar)
(Eu) radical + -ara
(Tu) radical + -aras
(Ele) radical + -ara
(Nós) radical + -áramos
(Vós) radical + -áreis
(Eles) radical + -aram

d) Pretérito Perfeito do Indicativo
pretérito perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado. 
1.ª conjugação (-ar)
(Eu) radical + -ei
(Tu) radical + -aste
(Ele) radical + -ou
(Nós) radical + -amos ou -ámos
(Vós) radical + -astes
(Eles) radical + -aram





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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly