" According to lawyer Bruno Stigert, the selection process is done in emergency situations, while the public tender is preferred in cases where there is the objective of creating a stability of employees."
https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/geral/conheca-os-direitos-dos-candidatos-a-concursos-publicos
Especialistas explicam as diferenças entre processo seletivo e concurso público
"Processo seletivo se caracteriza por avaliação mais simples, mas não garante estabilidade. Algo já consolidado é o fato de que muitas pessoas procuram o serviço público em busca de estabilidade. Entretanto, uma das formas de se ingressar nele, o processo seletivo simplificado, não garante isso ao profissional. Por isso, é preciso que o concurseiro tenha atenção ao edital e conheça algumas regras que regem cada um dos processos para saber exatamente ao que está concorrendo.
Contratação temporária versus cargo efetivo
O advogado Valério Ribeiro explica que o processo seletivo simplificado é destinado à contratação temporária, em casos onde há excepcional interesse público. Já o concurso público tem o objetivo de ocupar um cargo efetivo. “Após o estágio probatório, o candidato estará investido no cargo público e adquire a estabilidade”, explica.
Quando cada um é utilizado? Segundo o advogado Bruno Stigert o processo seletivo é feito em situações de urgência, enquanto o concurso público é preferido em casos onde há o objetivo de se criar uma estabilidade de funcionários. Kátia explica que na universidade, por exemplo, o primeiro é feito quando, por algum motivo, um professor efetivo precisa se ausentar por determinado período. Dessa forma, é contratado um professor substituto ou temporário que tem um vínculo de no máximo dois anos com a instituição. Já em casos de aposentadoria, falecimento ou exoneração, abre-se um concurso público, pelo qual, inclusive, a entidade tem autonomia. Além disso, há casos em que são criadas vagas efetivas, nos quais é necessária uma autorização do Ministério do Planejamento e do Ministério da Educação para que o certame aconteça. Exemplo disso são as 40 vagas para professor efetivo devido à construção do campus de Governador Valadares da UFJF.
As formas de seleção
Segundo Kátia, o concurso público é constituído de prova escrita e didática, ambas com caráter obrigatório e eliminatório, podendo ainda conter prova prática, entrevista e prova de títulos, as quais seriam classificatórias. Já a contratação por meio de processo seletivo simplificado, como o próprio nome já diz, pode ser mais simples, rápida e objetiva. Em alguns casos, ela é feita a partir de uma análise de currículo, por exemplo.
Tendências
O advogado Bruno Stigert afirma que até pouco tempo havia mais processos seletivos simplificados do que concursos, já que a demanda por servidores públicos era grande e não atendida. Entretanto, segundo ele, depois do governo Lula, aumentou-se o número de concursos públicos. Ainda que o governo tenha, no ano passado, cortado gastos no setor, Bruno acredita que a tendência é que haja mais concursos do que processos seletivos. “A postura do governo foi de planejamento diante da crise mundial. O que houve foi uma organização mais pontual, um estabelecimento de prioridades.”
Font: http://www.ecaderno.com/concursos/especialistas-explicam-as-diferencas-entre-processo-seletivo-e-concurso-publico
IN ENGLISH
Experts explain the differences between selective process and public tenderSelective process is characterized by simpler evaluation, but does not guarantee stabilitySomething already consolidated is the fact that many people seek the public service in search of stability. However, one of the ways to join it, the simplified selection process, does not guarantee this to the professional. Therefore, it is necessary that the contestant heed the edict and know some rules that govern each of the processes to know exactly what is competing.Temporary hiring versus effective positionThe lawyer Valério Ribeiro explains that the simplified selection process is intended for temporary hiring, in cases where there is exceptional public interest. The public tender has the objective of occupying an effective position. "After the probationary period, the candidate will be invested in public office and acquires stability," he explains.When is each used?According to lawyer Bruno Stigert the selection process is done in emergency situations, while the public tender is preferred in cases where there is the goal of creating a stability of employees. Katia explains that in the university, for example, the first is done when, for some reason, an effective teacher needs to be absent for a certain period. In this way, a substitute or temporary teacher is hired who has a bond of no more than two years with the institution. In cases of retirement, death or exoneration, a public tender is opened, by which, even, the entity has autonomy. In addition, there are cases where effective vacancies are created, in which authorization from the Ministry of Planning and the Ministry of Education is required for the event to take place. An example of this is the 40 vacancies for an effective teacher due to the construction of the Governador Valadares campus of UFJF.The forms of selectionAccording to Kátia, the public competition consists of written and didactic tests, both compulsory and eliminatory, and may also contain practical evidence, interview and proof of qualifications, which would be classificatory. Already contracting through a simplified selection process, as the name itself says, can be simpler, faster and more objective. In some cases, it is done from a curriculum analysis, for example.TendenciesAttorney Bruno Stigert says that until recently there were more simplified selection processes than contests, since the demand for public servants was large and unmet. However, according to him, after the Lula administration, the number of public tenders was increased. Although the government last year cut spending in the sector, Bruno believes that there are more tenders than selective processes. "The government's stance was of planning in the face of the global crisis. What happened was a more timely organization, an establishment of priorities. "
Font: http://www.ecaderno.com/concursos/especialistas-explicam-as-diferencas-entre-processo-seletivo-e-concurso-publico
Qual a diferença entre concurso e processo seletivo?
Entenda a diferença entre os tipos de seleção promovidos por órgãos públicos, assim como suas regras e quando podem ser aplicados.
Vanessa Scherer
"Concurseiros de plantão sempre estão, em busca de editais abertos, não é verdade? E, ao longo do caminho, se deparam com concursos públicos e processos seletivos simplificados. Afinal, qual a diferença entre os dois?
As regras para o provimento de cargos públicos estão previstas pelo art. 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988. No texto, é estabelecido que a investidura em cargo ou emprego público depende da aprovação em concurso. Desse modo, o vínculo entre as partes torna-se permanente, ou seja, o selecionado ocupará um cargo público.
Porém, o inciso IX do mesmo artigo demonstra que funcionários temporários podem ser contratados por meio de seleção simplificada. Neste caso, os selecionados ocuparão, apenas, uma função pública.
Concurso Público
A primeira regra desta modalidade é criar cargo efetivo após o estágio probatório. Passados três anos desde a investidura, o servidor já passa a ter a tão sonhada estabilidade.
Sua constituição é por prova objetiva e, ainda, discursiva, prática ou didática, teste de aptidão física, além de entrevista e análise de títulos, dependendo do cargo pretendido. As etapas podem ter caráter eliminatório ou classificatório.
O objetivo do concurso público é criar vínculo efetivo com o servidor. Este só poderá ser desligado em casos graves de desvios quando, então, geram demissão por justa causa.
Processo seletivo simplificado
Esta modalidade é destinada à contratação temporária nos casos em que haja excepcional interesse público. Normalmente, é feito quando há urgência em contratações.
Seu processo de seleção é mais simples, podendo ser constituído, apenas, por análise de títulos. Mas, há casos em que são aplicadas provas e entrevistas.
Para que a seleção seja feita, devem ser considerados itens como necessidade temporária de interesse público, tempo determinado ou interesse excepcional.
Como funciona na prática?
Um mesmo órgão pode preencher postos ora por concurso público ora por processo seletivo.
Veja o caso de uma universidade, por exemplo. Quando determinada área fica desprovida de docentes por afastamento para doutorado, por exemplo, essas vagas ficam em aberto, certo? Mas, sabemos que aqueles docentes irão retornar passada a sua licença.
A universidade, porém, não pode ficar desprovida dessa função. Por isso, lança o processo seletivo para professor substituto que, normalmente, têm contrato de dois anos.
Mas, suponhamos que um professor de determinada área faleça ou se aposente. Ele não vai retornar para o seu posto, portanto, este irá ficar vago. A instituição, então, promove um concurso público para provimento efetivo daquela vaga.
O mesmo ocorre com as prefeituras, ministérios, secretarias, entre outros. Se determinado servidor precisa se afastar ou, ainda, a demanda seja maior em casos de calamidade ou excesso de trabalho, o órgão abre processo seletivo para contratação temporária de profissionais.
Por ter seleção mais simples, a contratação é mais rápida, então, o posto é provido com maior celeridade. O tempo de contrato pode ser de seis meses, um ano ou maior, dependendo dos interesses da instituição. Mas, o mesmo órgão pode, também, efetivar colaboradores por meio de concurso público.
Font: https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-concurso-e-processo-seletivo/
IN ENGLISH
What is the difference between contest and selective process?Understand the difference between the types of selection promoted by public bodies, as well as their rules and when they can be applied.Vanessa Scherer"Concurrents on duty are always in search of open letters, are not they?" Along the way, they face public tenders and simplified selective processes, what is the difference between the two?The rules for the appointment of public offices are provided by art. 37, item II, of the Federal Constitution of 1988. In the text, it is established that the investiture in office or public employment depends on the approval in competition. In this way, the bond between the parties becomes permanent, that is, the selected will hold a public office.However, clause IX of the same article demonstrates that temporary employees can be hired through simplified selection. In this case, the selected ones will occupy, only, a public function.
Public tenderThe first rule of this modality is to create effective position after the probationary stage. Three years after the investiture, the server already has the long-awaited stability.Its constitution is by objective, discursive, practical or didactic proof, physical fitness test, as well as interview and analysis of titles, depending on the intended position. The stages can be eliminatory or qualifying.The purpose of the public tender is to create an effective link with the server. This can only be turned off in serious cases of deviations when, then, they cause dismissal for just cause.Simplified selective processThis modality is intended for temporary employment in cases in which there is an exceptional public interest. Usually, it is done when there is urgency in hiring.Its selection process is simpler, and can only be constituted by securities analysis. But there are cases where evidence and interviews are applied.In order for the selection to be made, items should be considered as a temporary need of public interest, time or exceptional interest.How does it work in practice?The same body may fill positions either by public tender or by selective process.Take the case of a university, for example. When a certain area is deprived of professors by distance for doctorate, for example, these vacancies are open, right? But, we know that those teachers will return to your leave.The university, however, can not be deprived of this function. Therefore, it launches the selective process for substitute teacher, who usually have a two-year contract.But suppose a teacher in a given area passes away or retires. He will not return to his post, so this will be vacant. The institution then promotes a public tender to effectively fill that vacancy.The same happens with prefectures, ministries, secretaries, among others. If a server needs to move away or the demand is even greater in cases of calamity or overwork, the agency opens a selective process for the temporary hiring of professionals.By having simpler selection, the hiring is faster, so the position is provided more quickly. The contract time may be six months, one year or longer, depending on the interests of the institution. But, the same organ can, also, effect collaborators by means of public contest.
Font: https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-concurso-e-processo-seletivo/
OH, BRASIL! TÁ "DESESPERANTE!
Apesar de tudo o que pesquisei, e acima está escrito, é um tanto quanto "confuso e condicionante" práticas de tais ações: Concurso Público e Processo Seletivo.
Podem ser aplicados por Consultorias, e terão, portanto que licitar, gastos se farão na máquina pública municipal, estadual ou federal.
Com o cumprimento da temporalidade, a dispensa vai gerar ônus e novos desempregos em busca de colocações empregatícias, e sem direito a Seguro Desemprego.
O famigerado desempregado se lança a um certame provisório, mesmo que seja somente com disputa de títulos, permanece 06 meses, 01 anos e depois, sofre demissão.
E pra que tantos CADASTROS RESERVAS?
São tantas vagas para Cadastro Reserva, tem Concursos que somente constam vagas para RESERVAS.
Por que em tempo de necessidades "urgentes", esses não são convocados?
Em verdades, esses que participam dos certames, gastam com inscrições, passagens, hospedagens, alimentações, dificilmente são chamados, e logo após tempo esgotado para chamadas, ou se terceiriza ou se lançam aos PROCESSOS SELETIVOS.
É um processo muito camuflado e que causa atrasos e sofrimento ao povo brasileiro.
Os Poderes Públicos colocam o povo a rondar, caminhar em círculos em torna das máquinas públicas, como cães famintos esperando que lhes joguem migalhas, o que não é justo.
Vamos partir de um raciocínio simples para fazer prova ao nosso ponto de vista de que, a máquina pública norteia seus próprios interesses tendo como descartável, desponibilizável, usável, o POVÃO necessitado de emprego.
Temos de um lado CONCURSO PÚBLICO e do outro PROCESSO SELETIVO.
Estão tomados em sentido e práticas diferentes, não é mesmo?
Como eu defino CONCURSO PÚBLICO?Naly de Araujo Leite
IN ENGLISH
OH, BRAZIL! TAS "DESPERATING!Although all I researched, and above is written, is somewhat of a "confusing and conditioning" practice of such actions: Public Tender and Selective Process.They can be applied by consultants, and will therefore have to bid, expenditures will be made on the municipal, state or federal public machine.With the fulfillment of the temporality, the exemption will generate onus and new unemployment in search of job placements, and without right to Unemployment Insurance.The notorious unemployed launches to a provisional event, even if it is only with a title dispute, stays 06 months, 01 years and then, is resigned.And why do so many REGISTERS RESERVATIONS?There are so many vacancies for Cadastro Reserva, there are competitions that only include vacancies for RESERVATIONS.Why in times of "urgent" needs, are they not called?In truths, those who participate in the events, spend with inscriptions, tickets, lodging, feeds, are hardly called, and soon after time is exhausted for calls, or outsource or launch to SELECTIVE PROCESSES.It is a very camouflaged process that causes delays and suffering to the Brazilian people.The Public Powers put the people to go around, to walk in circles in turn of the public machines, like hungry dogs hoping that they throw to them crumbs, which is not fair.Let us start from a simple reasoning to prove to our point of view that the public machine governs its own interests having as disposable, disposable, usable, the POVÃO in need of employment.We have one-sided PUBLIC CONTEST and the other SELECTIVE PROCESS.They are taken in different ways and practices, are not they?How do I define PUBLIC CONTEST?Naly de Araujo Leite
Acima, todos podem ver, é definido : "CONCURSO PÚBLICO É UM PROCESSO SELETIVO".
Se você buscar, encontrará um "definitório sem fim de definições", todas "convencionada e convenientes".
NÃO DÁ NÃO GENTE!!!!! DEU!!!!!!
Campo de concentração, enche linguiça, perda de tempo, política do pão e circo, engana bobo.......são todas essas as definições da realidade empregatícia, hoje, no Brasil, realidade econômica, social, política, principalmente legislativa.
Inventam "tanto" e "acocham", juntam, apertam, um "amontoado de justificativas", e ESTÃO ROUBANDO O POVO NA BOA FÉ E EM SEUS BOLSOS, E ESPERANÇAS.
PRA QUE VAGAS RESERVADAS AOS CARGOS QUE IMEDIATAMENTE NÃO SERÃO ASSUMIDOS?
PRA QUE PUBLICAR EM EDITAL QUE SERÁ CONTRATADO 05, 04, 07, CANDIDATOS, E APÓS 2ª FASE, PROVA PRÁTICA, CONTRATAR 15? Aconteceu isso no último Concurso Público Municipal em Araçoiaba da Serra.
A CONSULTORIA não tem o "direito de assim proceder", muitos ao verificar classificação, desistem da 2ª etapa da prova, verificam que não será possível estar entre os primeiros pela somatória e pontuação.
Não comparecem, perdem a oportunidade, onde está IGUALDADE DE OPORTUNIDADE?
Desde quando enganação reflete ISONOMIA?
A situação está ficando cada vez pior, as prisões dos políticos, legisladores, foi tomada como de plena eficácia por parte do MPF, mas como podem deixar passar esse tipo de situação e perpetrar essa realidade nacional a despeito da Carta Magna?
Ninguém denuncia? E daí? Quem tem obrigação e conhecimentos técnicos para fiscalizar e tomar medidas necessárias? O POVO?
Salário do povo é menos de R$1.000,00.
Quem tem obrigação de fiscalizar ganha mais de R$30.000,00, tem casa própria, carro, boa comida, escolas para os filhos e uma vida confortável.
É um absurdo!!!!! Naly de Araujo Leite
IN ENGLISH
Above, everyone can see, it is defined: "PUBLIC CONTEST IS A SELECTIVE PROCESS".If you search, you will find an "endless definition definitions", all "agreed and convenient".DO NOT GIVE PEOPLE !!!!! HE GAVE!!!!!!Concentration camp, fills sausage, waste of time, bread and circus politics, fool fool ....... are all these definitions of employment reality, today, in Brazil, economic, social, political, mainly legislative reality.They invent "so much" and "embrace", they join, they tighten, a "heap of justifications", and THEY ARE STEALING PEOPLE IN GOOD FAITH AND IN HIS BAGS, AND HOPES.WHAT IS VACANCY RESERVED FOR POSTS WHICH WILL NOT BE IMMEDIATELY ASSUMED?PRA TO PUBLISH IN EDITAL THAT WILL BE CONTRACTED 05, 04, 07, CANDIDATES, AND AFTER 2nd PHASE, PRACTICAL PROOF, CONTRACT 15? This happened in the last Municipal Public Tender in Araçoiaba da Serra.CONSULTORIA does not have the "right to do so", many when checking classification, give up the 2nd stage of the test, verify that it will not be possible to be among the first by the sum and score.Do not attend, lose the opportunity, where is EQUAL OPPORTUNITY?Since when does deception reflect ISONOMY?The situation is getting worse and worse, the prisons of the politicians, legislators, have been taken as fully effective by the MPF, but how can they let this kind of situation go and perpetrate this national reality despite the Constitution?No one denounces? And? Who has the technical knowledge and obligation to monitor and take the necessary measures? THE PEOPLE?Salary of the people is less than $ 1,000.00.Those who are required to supervise earn more than R $ 30,000.00, have their own house, car, good food, schools for their children and a comfortable life.It's an absurd!!!!!Naly de Araujo Leite
"POR BAIXO", temos uma realidade de vida gritante no Brasil:
R$ 948,00 dá para viver?
R$ 1.200,00 dá para viver?
R$ 1.500,00 dá para viver?
NEM, R$2.000,00!!!!!!
Contabiliza despesas para família de 05, 06 pessoas, NÃO DÁ para viver assim, com o tempo não é somente o dinheiro que "escasseia", é a força, coragem, esperança, sofrimento abarca, famílias se desconstroem, separam, surgem casos de alcoolismo, drogas, prostituição, fugas e formas alternativas erradas de buscar amenizar o problema no flagelo do sobreviver.
E quando o cidadão estuda, estuda, se esforça, luta, e pensa, vou buscar um Concurso Público para ter um ganho em acordo com minha formação, se depara com realidades que a cada dia diminui todas as garantias trabalhistas e estatutárias de um concursado.
DIFICÍLIMO ! Anos de banco de escola perdidos, médicos limpando chão de Shopping num dos estados, no passado próximo, considerada "mais promissora" do Brasil, região Sul, onde a formação de 3º grau era valorizada e o profissional aproveitado na área de formação, hoje, quando se chega no Sul, se é orientado a não colocar formação do 3º grau no CV para se conseguir uma colocação empregatícia. Vergonha!
"Dias melhores virão", "Construam seus sonhos através da educação", "Tenha um mundo novo com a educação", "Cresça educando com Brasil", clichês da hipocrisia!
Nem uma educação decente, condizente temos em nosso país!
Escolas se tornaram DEPOSITÁRIOS DE MENORES em período integral no qual esses menores conviverão com professores, funcionários, e cada vez menos com a própria família.
O que é "ter filhos e pra que"? Para o casal, marido e mulher serem obrigados a saírem para trabalhar e quem sabe conseguir sustentar a casa de maneira menos indigna, e sem faltar o que comer.
Isso não é justo, humano, condizente com Resoluções e Tratados, mas é a cara de países de 2º e 3º mundo.
Observo que, não se trata de filme, contos ou estóriasa realidade e as versões que o povo do Brasil tem lido sobre torturas sofridas, são verdades, não se iludam com uma abertura que nunca realmente aconteceu, abriram para ver o que resultaria, mas nunca sem perder o controle e manipular todas as situações da realidade nacional.
Não sou comunista, demagoga, revolucionário, mas também não sou hipócrita, Ditadura está plantada e enraizada no sistema, e eu verifico que a cada tentativa de prática democrática de um lado, imediatamente, surgem ações ditatoriais do outro, e ninguém percebe, publica ou comenta, por que não exercem liberdade de expressão?
ELEIÇÕES estão chegando.
Gente, pensa!
Cansaram da vida de gado não?
SURPREENDAM ÀQUELES QUE SEMPRE DUVIDARAM DE SUA CAPACIDADE.
MUDE A VERSÃO DA SUA HISTÓRIA E DA "ESTÓRIA DO BRASIL"!
Seja verdadeiramente brasileiro!
Naly de Araujo Leite
COMO SERÁ MORAR EM OUTRO PAIS? PORTUGAL, POR EXEMPLO!
IN ENGLISH
Brazil
R $ 948,00 to live?R $ 1,200,00 to live?R $ 1,500,00 give to live?NOR, R$ 2.000,00 !!!!!!It counts expenses for family of 05, 06 people, DOES NOT to live like that, over time it is not only the money that "is scarce", it is strength, courage, hope, suffering encompasses, families deconstant, separate, cases of alcoholism arise , drugs, prostitution, fugues, and wrong alternative ways of seeking to alleviate the problem of the scourge of survival.And when the citizen studies, studies, strives, struggles, and thinks, I'm going to get a Public Tender to have a gain according to my training, are you faced with realities that every day diminishes all the labor and statutory guarantees of a bankrupt?DIFFICULT! Lost school bench years, doctors cleaning shopping floor in one of the states in the near past, considered "most promising" in Brazil, South region, where the 3rd degree education was valued and the professional profited in the training area, today, when if you arrive in the South, if you are instructed not to put a 3rd degree training in the CV to get a job placement. Shame!"Better days will come", "Build your dreams through education", "Have a new world with education", "Grow up educating with Brazil", clichés of hypocrisy!Not even a decent, decent education we have in our country!Schools have become full-time child custodians in which these minors will coexist with teachers and employees, and less and less with their own family.What is "having children and for what?" For the couple, husband and wife are forced to go out to work and who knows how to manage to support the house in a less unworthy manner, and without lacking what to eat.This is not fair, human, consistent with Resolutions and Treaties, but it is the face of countries of 2nd and 3rd world.I note that it is not about films, stories or stories the versions that the people of Brazil have read about tortures suffered, are true, do not delude themselves with an opening that never really happened, opened to see what would result, but never without losing control and manipulate all situations of national reality.I am not a communist, a demagogue, a revolutionary, but I am not a hypocrite either. Dictatorship is planted and rooted in the system, and I find that every attempt at democratic practice on the one hand immediately creates dictatorial actions on the other, and no one perceives, publishes, or comments, why do not they exercise freedom of expression?ELECTIONS are coming.People, think!Tired of cattle life, did not they?SURPRISE THOSE WHO ALWAYS HAVE DIVIDED THEIR CAPACITY.CHANGE THE VERSION OF YOUR HISTORY AND THE "STORY OF BRAZIL"!Be truly Brazilian!Naly de Araujo Leite
E FORA DO BRASIL? COMO VAI A VIDA?AND OUT OF BRAZIL? HOW'S LIFE GOING?
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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly