sexta-feira, 13 de abril de 2018

DE SOROCABA - LEGITIMIDADE E SOBERANIA ENTRE IGREJA E ESTADO.LEGITIMITY AND SOVEREIGNTY BETWEEN CHURCH AND STATE.


Artigo 1° – Inciso I – CF
TÍTULO I – Dos Princípios Fundamentais
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
(…)”
Article 1 - Section I - CF
TITLE I - The Fundamental Principles
"Art. 1º The Federative Republic of Brazil, formed by the indissoluble union of the States and Municipalities and the Federal District, is constituted in Democratic State of Right and has as grounds:
I - sovereignty;
(...) "
"Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos." 2 Coríntios 4:7-9."But we have this treasure in earthen vessels, to show that this exceeding power comes from God, not from us. not forsaken, but not destroyed. " 2 Corinthians 4: 7-9.
LEGITIMIDADE E SOBERANIA//IGREJA E ESTADO.
Outro dia estava lendo um comentário de alguém que criticava Luís Inácio da Silva, LULA, por ter se comparado a Jesus Cristo.
Pensei comigo mesma que, a maioria dos comentários sobre Lula tem sido extremamente reveladores de um síndrome de "falta tudo" e servem de estímulo para que ele não seja esquecido e o apoio em torno dele se torne a cada dia mais fortalecido.
Antes, historicamente me referindo, tínhamos dois poderes: Igreja x Estado.
Segundo Maquiavel, a figura dos intercessores e representantes de Deus na terra passaram a ser dos representantes políticos do Estado.
Quando houve essa transição e a partir de então, o povo fez confusão.
Transferiu para o representante político, Prefeito, Governador e outros, as mesmas "obrigações morais e assistenciais que recebiam dos representantes religiosos.
A "moral doutrinária" entrou em campo, e a confusão estava formada, representante político "não poderia cometer erro algum e seus ouvidos tinham que ser confessionário para ouvidas das queixas e clamores".
Políticos entram em crise, a cobrança é grande, e são tão imperfeitos e prováveis de erros quanto qualquer outro mortal.
E o despreparo do povo era e é tão grande que, estamos verificando ante o atual quadro político que se está apresentando.
E, particularmente, não me convenci de que todos esses fatos "são tão reais".
Mas, quem poderia convencer, em verdade que, todos os trâmites, seguimentos judiciais e decisões são como deveriam ser e acontecer?
Quando o cidadão brasileiro teve interesse em ler as leis, Decretos, Decisões?
Não tem não.
Desta forma, falsear, enganar, iludir, passar da forma como querem com devidas conveniências, tudo isso pode acontecer.
Nunca tivermos os canais de comunicações e redes sociais tão ocupados com exposições de leis, motivos e seguimentos como nos últimos dois anos, todos os dias, em todos os jornais, parece um curso intensivo de Direito ou uma extensão do Curso de Ciências Jurídicas, práticas e laboratórios.
 E o que fazem com nossa CF, depende da "leitura das ações" e dos fatos no dia a dia, mas temos muita violência sendo cometida contra a soberania constitucional.
Voltando a Igreja, li um trecho interessante e análogo a atual realidade que nos remete ao tempo em que Jesus estava presente quando o inimigo, Satanás, questionou a LEGITIMIDADE DA SOBERANIA de Deus (Jeová), E o autor colocou que devia ter sido doloroso para Jesus ver seu justo Pai ser caluniado e acusado de GOVERNANTE injusto que priva Suas criaturas do que é bom!(pág. 82, Venha ser me Seguidor).

Vejam bem, temos aqui uma linha doutrinária religiosa, usando vocábulos atuais e políticos para ensinar a Bíblia e de uma forma ou de outra, existe uma analogia, e não causa espanto, creio que seja muito bom, familiarizar o cidadão, mesmo em evangelização, a palavras e conhecimentos de seus significados, é altamente positivo para a politização e desenvolvimento de um tipo de assimilação que nos leva a dualidade Igreja e Estado.
Que mal há em uma pessoa, um cidadão se colocar como se colocou Lula?
Ele está preso e tem que perder sua liberdade de comunicação e expressão, tem que ficar adstrito ao que a sociedade, principalmente os que lhe lançam más críticas querem que ele pense?
Como pode ser isto?
Eu me preocupo com a Soberania da CF e o "quanto os que condenam e mandam prender pessoas que transgridem as leis, o quanto os que lançam condenações sabem de si, e dos próprios crimes que cometem contra a Carta Magna".
O quanto chamam ao outro de ladrão, marginal, e cometem ações pertinentes e questionáveis moral e criminalmente.
Não se pode prender ideais, sonhos, projetos, apesar da tecnologia do controle mental, psicotronia,V2K, e outros, que seguem e inibem pensamentos, promovem torturas, não se consegue prender a alma de um ser humano, e digo, estão laboratórios trabalhando em como prender a "alma/psique", é incrível, o mundo não tem a noção do perigo que esse projeto pode trazer, comandos artificiais e sintéticos.
Vou publicar uma história real para ilustrar essa afirmação de que sonhos, projetos e a alma ão podem se tornar prisioneiras:
"O irmão Magyarosi foi preso em setembro de 1942, mas continuou a coordenar a obra de pregação de dentro da prisão. O casal Albu também foi preso, com cerca de mil irmãos e irmãs, muitos dos quais foram soltos após terem sido espancados e detidos por quase um mês e meio. Por causa de sua neutralidade cristã, cem Testemunhas, inclusive várias irmãs, receberam sentença de prisão de 2 a 15 anos. Cinco irmãos foram condenados  à pena de mortem que mais tarde foi alterada para prisão perpétua. Na escuridão da noite, policiais  armados chegavam ao ponto de arrastar mães e crianças pequenas de suas casas, deixando seus animais e lares abandonados, à mercê de ladrões.
 Nos campos de prisão, os irmãos eram recebidos por uma comissão de "boas vindas" formada por guardas que lhes amarravam os pés e os seguravam no chão enquanto um outro batia cruelmente nos pés com um cassetete de borracha e arame. Ossos se quebravam, unhas caíam, a pele ficava cheia de hematomas e às vezes descascava como casca de árvore.Os sacerdotes que patrulhavam os campos e presenciavam esses maus-tratos desdenhavam, dizendo,:"Onde está o Deus (Jeová) de vocês para livrá-los de nossas mãos?"(pág. 96, Anuário das Testemunhas de Jeová, WHATCHOTOWER BIBLE AND TRACT Society OF New York, INC.) NALY DE ARAUJO LEITE 

LEGITIMACY AND SOVEREIGNTY // CHURCH AND STATE.
The other day I was reading a comment from someone who criticized Luís Inácio da Silva, LULA, for comparing himself to Jesus Christ.
I thought to myself that most of the comments about Lula have been extremely revealing of a "lack everything" syndrome and serve as a stimulus so that it is not forgotten and the support around it becomes more and more strengthened.
Before, historically speaking, we had two powers: Church vs. State.
According to Machiavelli, the figure of the intercessors and representatives of God on earth became the political representatives of the state.
When there was this transition and from then on, the people made confusion.
He transferred to the political representative, Mayor, Governor and others the same "moral and assistance obligations they received from religious representatives.
The "doctrinal morality" came into the field, and confusion was formed, political representative "could not make anyone mistake and his ears had to be confessional to hear complaints and clamors."
Politicians go into crisis, the collection is great, and they are as imperfect and likely to be mistakes as any other mortal.
And the unpreparedness of the people was and is so great that, we are checking before the current political picture that is being presented.
And, in particular, I was not convinced that all these facts "are so real."
But, who could convince, in truth that, all the proceedings, judicial follow-ups and decisions are as they should be and happen?
When did the Brazilian citizen have an interest in reading the laws, Decrees, Decisions?
No, you do not.
In this way, to falsify, to deceive, to deceive, to pass in the way they want with suitable conveniences, all this can happen.
We have never had communication channels and social networks as busy with expositions of laws, motives, and follow-ups as in the last two years, every day in every newspaper it seems like an intensive law course or an extension of the Legal Sciences course, and laboratories.
 And what they do with our CF, depends on the "reading of actions" and the facts in the day to day, but we have much violence being committed against the constitutional sovereignty.
Turning to the Church, I read an interesting and analogous passage to the current reality that brings us back to the time when Jesus was present when the enemy, Satan, questioned the LEGITIMITY OF THE SOVEREIGNTY OF GOD (Jehovah), and the author stated that it must have been painful to Jesus to see his righteous Father be slandered and accused of unjust GOVERNOR who deprives His creatures of what is good! (P.82, Come and be Follower).
You see, we have a religious doctrine here, using current and political words to teach the Bible and in one way or another, there is an analogy, and it is not surprising, I think it is very good, to familiarize the citizen even in evangelization, to words and knowledge of their meanings, be highly positive for the politicization and development of a type of assimilation that leads us to duality Church and State.
What harm in a person, a citizen put himself as if placed Lula?
Is he imprisoned and has to lose his freedom of communication and expression, have to be attached to what society, especially those who criticize him want him to think?
How can this be?
I am concerned about the Sovereignty of the CF and the "as those who condemn and have arrested those who transgress the laws, as those who issue condemnations know of themselves, and of the very crimes they commit against the Magna Carta."
How much they call the other a thief, marginal, and commit pertinent and questionable actions morally and criminally.
You can not hold ideals, dreams, projects, despite the technology of mental control, psychotrony, V2K, and others, that follow and inhibit thoughts, promote torture, can not hold the soul of a human being, and I mean, in how to arrest the "soul / psyche", is incredible, the world has no notion of the danger that this project can bring, artificial and synthetic commands.
I will publish a true story to illustrate this statement:
"Brother Magyarosi was arrested in September 1942, but continued to coordinate the preaching work inside the prison.The couple Albu was also arrested, with about a thousand brothers and sisters, many of whom were released after being beaten and detained for almost a month and a half.As a result of their Christian neutrality, a hundred Witnesses, including several sisters, received a prison sentence of 2 to 15. Five brothers were sentenced to the death penalty which was later changed to life imprisonment. In the evening, armed police officers reached the point of dragging mothers and small children from their homes, leaving their animals and homes abandoned, at the mercy of thieves.
 In the prison camps, the brothers were greeted by a "welcome" commission of guards who were tied to their feet and held to the ground while another hit their feet brutally with a rubber and wire bat. Bones were broken, nails were falling, the skin was bruised and sometimes peeled like a bark. The priests who patrolled the fields and witnessed these mistreatments scorned, saying, "Where is the God (Jehovah) of you to to free them from our hands? "(page 96, Yearbook of Jehovah's Witnesses, WHATCHOTOWER BIBLE AND TRACT Society of New York, INC.) NALY DE ARAUJO LEITE

fonte:https://constitucionalidade.wordpress.com/tag/soberania/
"Analisando o significado da palavra soberania no dicionário, encontramos rapidamente a seguinte definição: “Poder político, de que dispõe o Estado, de exercer o comando e o controle, sem submissão aos interesses de outro Estado.”
Há duas vertentes neste poder soberano. A primeira vertente é interna e é definida como o poder supremo que o Estado brasileiro possui nos limites do seu território. É a própria força da lei produzida pelo Estado, sua aplicabilidade em todos território nacional. Já a segunda vertente diz respeito a independência do Brasil – da República Federativa do Brasil – no âmbito internacional, não se sujeitando a qualquer outro país, ou a qualquer outro poder.
No livro “A Teoria da Constituição” escrito por  MARCELO VICENTE DE ALKMIM PIMENTA, ficou definido que “a soberania constitui um dos atributos do Estado, na medida que este não existe sem a soberania. Vale dizer que não existe ESTADO que não seja soberano.”
Na visão de GILMAR FERREIRA MENDES a soberania é “poder de auto determinação plena, não condicionado a nenhum outro poder, externo ou interno.”
Vale recordar também a seguinte lição de GILMAR FERREIRA MENDES no seu CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL: “A soberania, no federalismo, é atributo do Estado Federal como um todo. Os Estados-membros dispõe de outra característica – a característica da autonomia que não se confunde com o conceito de soberania.”
Ressalte-se que o verdadeiro titular da soberania é O POVO.
“O art. 1º da Constituição assenta como um dos fundamentos do Estado brasileiro a sua soberania – que significa o poder político supremo dentro do território, e, no plano internacional, no tocante às relações da República Federativa do Brasil com outros Estados soberanos, nos termos do art. 4º, I, da Carta Magna. A soberania nacional no plano transnacional funda-se no princípio da independência nacional, efetivada pelo presidente da República, consoante suas atribuições previstas no art. 84, VII e VIII, da Lei Maior. A soberania, dicotomizada em interna e externa, tem na primeira a exteriorização da vontade popular (art. 14 da CRFB) através dos representantes do povo no parlamento e no governo; na segunda, a sua expressão no plano internacional, por meio do presidente da República.”
source: https: //constitutionality.wordpress.com/tag/soberania/
"Analyzing the meaning of the word sovereignty in the dictionary, we quickly find the following definition:" Political power, available to the State, to exercise command and control, without submission to the interests of another State. "
There are two aspects to this sovereign power. The first strand is internal and is defined as the supreme power that the Brazilian State possesses within the limits of its territory. It is the very force of the law produced by the State, its applicability in all national territory. The second part concerns the independence of Brazil - the Federative Republic of Brazil - in the international sphere, not subjecting itself to any other country, or to any other power.
In the book "The Theory of the Constitution" written by MARCELO VICENTE DE ALKMIM PIMENTA, it was defined that "sovereignty constitutes one of the attributes of the State, insofar as it does not exist without sovereignty. It is worth saying that there is no STATE that is not sovereign. "
In the view of GILMAR FERREIRA MENDES, sovereignty is "power of full self-determination, not conditioned to any other power, external or internal."
It is also worth remembering the following lesson of GILMAR FERREIRA MENDES in his COURSE OF CONSTITUTIONAL LAW: "Sovereignty, in federalism, is an attribute of the Federal State as a whole. The Member States have another characteristic - the characteristic of autonomy that is not confused with the concept of sovereignty. "
It should be emphasized that the true holder of sovereignty is THE PEOPLE.
"The art. 1 of the Constitution establishes as one of the foundations of the Brazilian State its sovereignty - which means supreme political power within the territory, and, at the international level, with regard to the relations of the Federative Republic of Brazil with other sovereign states, under the terms of art. 4, I, of the Constitution. National sovereignty at the transnational level is based on the principle of national independence, effected by the President of the Republic, according to his attributions provided for in art. 84, VII and VIII, of the Major Law. The sovereignty, dichotomized in internal and external, has in the first the externalization of the popular will (article 14 of the CRFB) through the representatives of the people in the parliament and in the government; in the second, its expression at the international level, through the President of the Republic. "
(Rcl 11.243, Rel. For Min. Luiz Fux, trial on 8-6-2011, Plenary, DJE of 5-10-2011.)




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fonte: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1287
PROPOSTA NO BRASIL COM BASE NA OBRA DE BRUCE ACKERMAN
Na obra A Nova Separação dos Poderes de Bruce Ackerman, o qual desenvolve uma estrutura de separação dos poderes denominada de parlamentarismo limitado . O modelo apresentado neste trabalho faz a quebra da estrutura clássica da tripartição dos poderes, inspirada em Montesquieu, e a abertura para inúmeras outras instâncias de controle, além da redistribuição das funções já existentes. O trabalho apresenta uma proposta de alteração da Constituição Federal para inserção do novo modelo de separação dos poderes. E, por fim, analisa-se a validação deste novo modelo no Brasil, por meio de emenda constitucional. O objetivo que se busca com esse novo modelo é a legitimidade democrática como exercício de democracia, a eficiência da atuação do Estado e a proteção e a ampliação dos Direitos Fundamentais.
source: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1287
PROPOSAL IN BRAZIL BASED ON BRUCE ACKERMAN'S WORK

In Bruce Ackerman's The New Separation of Powers, which develops a structure of separation of powers called limited parliamentarism. The model presented in this work breaks the classic Montesquieu-inspired structure of the tripartition of powers and opens up to numerous other instances of control, as well as the redistribution of existing functions. The paper presents a proposal to change the Federal Constitution to insert the new model of separation of powers. Finally, we analyze the validation of this new model in Brazil, through constitutional amendment. The objective sought with this new model is democratic legitimacy as an exercise in democracy, the efficiency of State action and the protection and expansion of Fundamental Rights.

IGREJA/ ESTADO E TEOLOGIA
"Em palestra proferida no Consciência Cristã, o teólogo Solano Portela fala sobre a teologia transladada à visão política e como devemos entender o governo, o Estado e as questões ao nosso redor.
Governo: dádiva legítima dada por Deus
A bíblia nos mostra que o governo é uma dádiva legítima e benéfica por Deus aos homens para permitir a organização social, as leis e regências, que os povos e nações tenham uma estrutura na qual permaneçam coesas. As estruturas são influenciadas pelo pecado, e a criação geme esperando a redenção de Deus, mas é o próprio Deus aponta uma estrutura que abriga o princípio divino da autoridade.
Qual o propósito do governo?
Portela lista quatro itens que constituem o propósito do governo:
Contenção do pecado
Resistência à violência
Limitação do arbítrio
Deixar aclarado o caminho dos justos e pacíficos
O Estado na tradição reformada
Solano Portela cita Hebden Taylor, afirmando que se não houvesse queda, não haveria necessidade do Estado. Na visão católico-romana, não é essa relação entre Estado e queda, mas na visão reformada é diferente. A partir disso, o governo serve como forma de efetuar o senso de organização que já existe desde a criação.
Uma vez estabelecida a legitimidade bíblica do controle do governo, é legítimo o envolvimento do cristão com a política?
Portela explica que o conceito de política está inteiramente ligado ao envolvimento com a cidade. O cidadão pode se envolver com política se candidatando a algum cargo, exercendo seu direito ao voto ou até mesmo respeitando essa estrutura de governantes e governados que, conforme dito, é apontada primeiramente por Deus. Dessa forma, segundo Portela, é impossível uma posição de não-envolvimento com política.
O envolvimento cristão com a política na história
Portela faz um panorama a respeito do envolvimento de cristãos com práticas políticas no decorrer da história.
CHURCH / STATE AND THEOLOGY
"In a lecture given in Christian Conscience, theologian Solano Portela talks about theology translated to the political vision and how we should understand the government, the State and the issues around us.
Government: God-given lawful gift
The bible shows us that government is a legitimate and beneficial gift of God to men to enable social organization, laws and regencies, that peoples and nations have a structure in which they remain cohesive. Structures are influenced by sin, and creation groans waiting for the redemption of God, but God himself points out a structure that shelters the divine principle of authority.
What is the purpose of government?
Portela lists four items that constitute the purpose of the government:
Containment of sin
Resistance to violence
Limitation of agency
Let the path of the just and the peaceful clear
The State in the Reformed Tradition
Solano Portela quotes Hebden Taylor, stating that if there were no fall, there would be no need for the state. In the Roman-Catholic view, it is not this relationship between state and fall, but in the Reformed view it is different. From this, government serves as a way of effecting the sense of organization that has already existed since creation.
Once the biblical legitimacy of government control has been established, is the Christian's involvement in politics legitimate?
Portela explains that the concept of politics is entirely linked to involvement with the city. Citizens can get involved with politics by applying for a position, exercising their right to vote or even respecting this structure of rulers and governed, which, as said, is pointed out first by God. Thus, according to Portela, a position of non-involvement with politics is impossible.
Christian Involvement with Politics in History
Portela gives an overview of the involvement of Christians with political practices throughout history.
O início do Novo Testamento é caracterizado por perseguições e martírios, e a participação da igreja na política era quase nula devido a esse momento difícil. Porém é exatamente  nesse momento que são registradas instruções preciosas sobre o governo. A palavra, então, nos indica os limites de autoridade dos governantes e os deveres dos cidadãos.
À medida que o cristianismo ia se expandindo, cristãos foram tomando lugares de autoridade e posições eclesiásticas passam a se confundir com o lugar do Estado. Segundo Solano Portela, em função do crescimento da população evangélica no Brasil, hoje enfrentamos uma situação muito parecida de promiscuidade entre igreja e Estado, em que passa a ser politicamente correto defender os interesses dos cristãos. Essa situação é algo que devemos tomar muito cuidado, pois não é a partir disso que vamos transformar o Brasil, mas a partir do Evangelho de Cristo.
Na época da Reforma, há uma volta de foco nas Escrituras e uma mudança estrutural. Na visão dos reformadores, a escritura é examinada a exaustão em busca de princípios éticos e sociais que deveriam permear o dia a dia das pessoas, inclusive na política.
O pensamento de João Calvino
Calvino tem uma extrema importância na história da igreja, sendo responsável por formular teses teológicas usadas até hoje por muitas igrejas. Grande parte do que Calvino escreveu era para contestar os anabatistas, que eram extremamente contra o envolvimento de cristãos com política.
Calvino afirma que o governo é biblicamente legítimo, mas não deve ser confundido com a igreja. Ele não é ingênuo, sabe que as posições de poder são preenchidas por pecadores que podem cometer atrocidades, mas não deixa de os colocar no lugar de servos de Deus, conforme aponta Paulo.
Nessa palestra, Solano Portela fala ainda sobre o pensamento de outros reformadores a respeito de Política e governo e a relação entre a soberania de Deus e o Estado.
Com o objetivo de edificar a igreja de Cristo, a Vinacc desenvolveu a plataforma Blesss. Nesse projeto você pode encontrar essa e outras mensagens completas, em vídeos exclusivos de diversos preletores. São pacotes temáticos para um aprendizado centrado na palavra de Deus.
Solano Portela
Solano Portela é bacharel em matemática aplicada pelo Shelton College (Cape May, NJ: 1967-1971) B.A., magna cum laude. É também formado em teologia em nível de Mestrado pelo Biblical Theological Seminary (Hatfield, PA: 1971-1974), nos Estados Unidos da América. É autor de: “O que estão ensinando aos nossos filhos?” – uma análise da pedagogia contemporânea e da resposta de uma educação escolar cristã”; “Educação Cristã”? (FIEL); “A Lei de Deus Hoje”, “A Pena Capital e a Lei de Deus, “Disciplina na Igreja – a marca em extinção”, “Por Que a Fé Reformada”? e “Fazendo a Igreja Crescer” (Puritanos); “Cinco Pecados que Ameaçam os Calvinistas” (PES); “Fé Cristã e Misticismo” (Cultura Cristã); “Fundamentos Bíblicos da Educação” (ACSI); alguns desses em coautoria. É presbítero, serve na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro (São Paulo), onde leciona uma classe de Escola Dominical e prega periodicamente.

The beginning of the New Testament is characterized by persecutions and martyrdoms, and church participation in politics was almost nil due to this difficult time. But it is at this very moment that precious instructions on government are recorded. The word, then, indicates to us the limits of authority of the rulers and the duties of the citizens.
As Christianity expanded, Christians took places of authority and ecclesiastical positions became confused with the place of the state. According to Solano Portela, due to the growth of the evangelical population in Brazil, today we face a very similar situation of promiscuity between church and state, in which it becomes politically correct to defend the interests of Christians. This situation is something that we must be very careful, since it is not from this that we will transform Brazil, but from the Gospel of Christ.
At the time of the Reformation, there is a turning back of the Scriptures and a structural change. In the view of the reformers, writing is examined to exhaustion in search of ethical and social principles that should permeate the day to day of people, including in politics.
The thought of John Calvin
Calvin is of the utmost importance in the history of the church, and is responsible for formulating theological theories used by many churches today. Much of what Calvin wrote was to challenge the Anabaptists, who were extremely against the involvement of Christians with politics.
Calvin states that government is biblically legitimate, but it should not be confused with the church. He is not naive, he knows that positions of power are filled by sinners who can commit atrocities, but he does not fail to put them in the place of God's servants, as Paul points out.
Watch the full message on the Blesss platform
In this talk, Solano Portela also talks about the thinking of other reformers regarding Politics and government and the relationship between the sovereignty of God and the State.
In order to build the church of Christ, Vinacc developed the Blesss platform. In this project you can find this and other complete messages, in exclusive videos of several speakers. They are thematic packages for a learning centered on the word of God. Click here and check it out.
Solano Portela
Solano Portela holds a bachelor's degree in mathematics from Shelton College (Cape May, NJ: 1967-1971) B.A., magna cum laude. He also holds a degree in Master of Theology from the Biblical Theological Seminary (Hatfield, PA: 1971-1974) in the United States of America. He is the author of "What are they teaching our children?" - an analysis of contemporary pedagogy and the response of a Christian school education "; "Christian Education"? (FAITHFUL); "The Law of God Today," "Capital Penance and God's Law," Discipline in the Church - the Mark in Extinction, "" Why Reformed Faith "? and "Making the Church Grow" (Puritans); "Five Sins That Threaten the Calvinists" (PES); "Christian Faith and Mysticism" (Christian Culture); "Biblical Foundations of Education" (ACSI); some of these in co-authorship. He is an elder, serves in the Presbyterian Church of Santo Amaro (São Paulo), where he teaches a Sunday School class and preaches periodically."https://visaocrista.com/legitimidade-e-os-limites-do-governo-e-da-politica-na-teologia-da-reforma-solano-portela/
http://www.monergismo.com/textos/politica/politica-crista-kuyper_hexham.pdf

Resultado de imagem para soberania e monergismo e o Estado
Os homens de Deus utilizaram muitas figuras para tornar mais fácil o entendimento e compreensão das lições bíblicas. Podemos perceber de alguns versículos como:
"Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado". Salmos 31:12
"Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer." Jeremias 18:4
"E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco para tomar fogo do lar, ou tirar água da poça." Isaías 30:14
O vaso é uma das figuras mais usadas para caracterizar o homem em seu estado de construção e perfeição espiritual.http://edvaldotome.blogspot.com.br/2012/09/porque-vasos.html

God's men have used many figures to make understanding and understanding Bible lessons easier. We can notice some verses like:
"I am forgotten in their hearts as one dead, I am as a broken vessel." Psalm 31:12
"As the vessel, which he made of clay, broke into the hand of the potter, he made another vessel for it, according to what it seemed good in the eyes of the potter to do." Jeremiah 18: 4
"And he shall break it as the potter's vessel is broken, and break it, and he shall not have compassion: so that there shall not be found among his pieces a pottage to take fire from the hearth, or to draw water out of the pool." Isaiah 30:14
The vase is one of the most used figures to characterize man in his state of spiritual perfection and construction.
http://edvaldotome.blogspot.com.br/2012/09/porque-vasos.html

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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly