quinta-feira, 8 de março de 2018

DE SOROCABA - PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - PROVÉRBIOS//ONOMATOPÉIAS - SINÔNIMOS - ANTÔNIMOS POR NALY DE ARAUJO LEITE





Onomatopeias- Autor José Carvalho

vejam os slides:

  1. 1. Vozes dos animais Onomatopeias
  2. 2. São palavras (ex: tilim, catrapás ) ou expressões (ex: crrac, chhh ) que traduzem sons (ex: tinóni, brrumm ), movimentos (ex: zás, zzzt ), vozes de animais (ex: bzzz, miauu )… Para além das onomatopeias existem ainda as palavras onomatopaicas que são aquelas palavras que se formaram, ou que têm na sua constituição, onomatopeias (ex: tilintar, piar, ribombar, gorgolejar, trovejar, latir , zurrar…). Onomatopeias
  3. 3. Palram pega e papagaio Olá vizinho! Olá! Cá-ca-rá-cá! Cu cu rru! Cu cu rru! ?? Crruu! Crruu! Geme a rola inocentinha. Os ternos pombos arrulham E cacareja a galinha
  4. 4. Muge a vaca, Muuu! Muuu! Mmm! Mmm! Coach! Coach! Miauu! Miauu! Áuuu! Áuuu! Grrr! Grrr! Au! Au! Au! Au! uiva o lobo Também uiva e ladra o cão. Grasna a rã, berra o touro ruge o leão, O gato mia ,
  5. 5. Relincha o nobre cavalo, Uuu! Uuu! Iihhh! Ih, óh! Ih, óh! Mééé! Mééé! A tímida ovelha bale , Zurrar é próprio dos burros. Os elefantes dão urros ,
  6. 6. Regouga a sagaz raposa, Bichinho muito matreiro; Piuuu! Piuuu! Rrrrrrr! Rrrrrrr! Fi! Fi! Fi! Fi! Piu! Nos ramos cantam as aves, Mas pia o mocho agoureiro.
  7. 7. Sabem as aves ligeiras O canto seu variar: Fazem gorjeios às vezes, Às vezes põem-se a chilrar . Piu! Fi! Piu! Fi! Fi! Fi! Piu!
  8. 8. O pardal, daninho aos campos, Não aprendeu a cantar; Como os ratos e as doninhas Apenas sabe chiar . Chiii! Chiii! Chiii! Chiii! Chiii! Chiii!




















PROVÉRBIO - nome
 masculino

1.
sentença moral ou conselho da sabedoria popularadágioditado;máximarifãoanexim
2.
TEATRO pequena comédia que tem por entrecho o desenvolvimento de um provérbio.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/prov%C3%A9rbio

NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA:

Expressões e provérbios


Expressões e provérbios são considerados lícitos na língua (exceto se possuirem gírias ou pejorativo), deve-se evitar aqueles que são de determinada região (salvo se qualquer falante da língua possa entender - exemplo: melhor uma pássaro na mão que dois voando, talvez nem todos falantes da língua portuguesa conhecam-no, mas qualquer falante pode entendê-lo).

Interjeições e onomatopeias

As interjeições que não são pejorativas e as onomatopeias são consideradas licitas. Quanto às onomatopeias, seria melhor estarem entre aspas.https://pt.wikiversity.org/wiki/Norma_padr%C3%A3o_da_l%C3%ADngua_portuguesa/Palavras_do_cotidiano

QUESTÕES:

imagem-001.jpg
Esse conhecido provérbio exemplifica o uso de duas figuras de linguagem, a saber:

 a)
antítese e onomatopeia. 


 b)
gradação e comparação. 


 c)
hipérbato e silepse. 


 d)
ironia e sinestesia. 

 e)
metáfora e metonímia.





RESPOSTA: C


texto associado   Texto associado
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.

Existe no Oceano Pacífico uma ilha feita de duas montanhas. É como se alguém tivesse colado dois grandes montes de terra no meio do mar. A maior chama-se Tristeza e a menor, Alegria. 

Dizem que há muitos anos atrás a Alegria era maior e mais alta que a Tristeza. Dizem também que, por causa de um terremoto, parte da Alegria caiu no mar e afundou, deixando a montanha do jeito que está hoje. 

Ninguém sabe se isso é mesmo verdade. Verdade é que ao pé desses dois cumes, exatamente onde eles se encontram, moram uma menina chamada Aleteia e sua avó. 

Aleteia e a avó são como as montanhas: duas pessoas que estão sempre juntas.

Hoje Aleteia é menor, mais baixa que sua avó; acontece que daqui a algum tempo, ninguém sabe quando, Aleteia vai acordar e estará mais alta que a avó. Aleteia vai crescer e eu acho que, quando esse dia chegar, elas ainda estarão juntas. Igual às montanhas da ilha. 

Um dia Aleteia perguntou: “Vovó, quem fez o mundo?”, e sua avó respondeu: “Deus”. 

- Todo ele? 
- Sim, todo. 
- Sozinho? 
- Sim, sozinho. 

Aleteia saiu da sala com aquela conversa na cabeça. Não estava convencida. Pensou muito a respeito do assunto. Para raciocinar melhor, saiu para caminhar e caminhou muito pela ilha. Pensava sozinha, pensava em voz alta e começou a dividir seus pensamentos com as coisas que lhe apareciam pelo caminho: folhas, árvores, pedras, formigas, grilos, etc. Deus tinha criado o mundo sozinho? 

(KOMATSU, Henrique. A menina que viu Deus. p.3-6, formato eletrônico, fragmento.) 

Os nomes das montanhas Tristeza e Alegria formam um par de:
  a) antônimos.
  b) sinônimos.
  c) homônimos.
  d) parônimos

RESPOSTA: A

São dicionários disponíveis no Word 2010, exceto:
  a) Sinônimos.
  b) Personalizado.
  c) Português/Inglês.
  d) Símbolos.
RESPOSTA: D


NANOTUBOS DE CARBONO




RESPOSTA: LETRA B

A CAPITOA 
Mílton Dias. A Capitoa; estórias e crônicas. Fortaleza: Edições UFC. 1982. p. 59-61

Dos sinônimos da palavra “botica”, linha 13, o que mais se adapta ao sentido que aparece no texto é 
  a)  loja em que se comerciavam gêneros mercantis diversos.
  b) compartimento, nos navios, onde se tratavam os doentes.
  c)  casa comercial onde se vendiam víveres; armazém de secos e molhados; mercearia.
  d) caixa de medicamentos.
  e) lugar onde se vendiam remédios e afins; farmácia. 

RESPOSTA: LETRA E

 O JORNAL E  SUAS   METAMORFOSES 


      Um senhor pega um bonde após comprar o jornal e pô-lo debaixo do braço. Meia hora depois, desce com o mesmo jornal debaixo do mesmo braço. 
      Mas já não é o mesmo jornal, agora é um monte de folhas impressas que o senhor abandona Mal fica sozinho na praça, o monte de folhas impressas se transforma outra vez em jornal, até que um rapaz o descobre, o lê, e o deixa transformado num monte de folhas impressas. 
      Mal fica sozinho no banco, o monte de folhas impressas se transforma outra vez em jornal, até que uma velha o encontra, o lê e o deixa transformado num monte de folhas impressas. A seguir, leva-o para casa e no caminho aproveita-o para embrulhar um molho de celga*, que é para que servem os jornais após essas excitantes metamorfoses.

CORTÁZAR, Julio. Histórias de Cronópios e de Famas. 
Rio de  Janeiro.Ed.Civilização Brasileira, 1977.

Celga*: uma hortaliça, também chamada de acelga.
No texto, “jornal” e “monte de folhas impressas” devem ser interpretados como: 
  a) sinônimos.
  b) antônimos. 
  c) de significação muito próxima. 
  d) de significado complementar. 
 e) de significação distinta. 

RESPOSTA: E

No site da Google (www.google.com.br), o internauta pode procurar por resultados sinônimos utilizando, antes da palavra alvo da pesquisa, o sinal 

  a) *
  b) ~
  c) $
  d) #

RESPOSTA: B

Farmácias que fazem pagamento de comissões a médicos
   Em 2010 foram divulgados casos de médicos que recebiam comissões pela indicação de farmácias a seus pacientes. Para evitar problemas, no momento de procurar uma farmácia de manipulação com a receita em mãos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmou em uma reportagem que o consumidor precisa ter a sua liberdade respeitada. O objetivo é evitar a criação de um vínculo comercial entre médicos e farmácias.
   De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, farmacêuticos que oferecem comissões a médicos para indicarem suas farmácias podem ser punidos.
    “Nosso código de ética previne que acumpliciar-se com outras profissões poderá dar em até um ano de suspensão dos direitos profissionais ou até a cassação de direitos”, explica Jaldo Santos, do Conselho Federal de Farmácia. “Entendemos que para o conselho é uma falta gravíssima o médico participar de uma fraude dessas”, afirma Desiré Callegari. “Isso é caso de polícia. Os pacientes estão sendo roubados e o médico está ajudando a roubá-los. Isso é prostituição da medicina”, lembra Djalma. “A escolha é um direito do consumidor. Se ele não conhece nenhuma farmácia de manipulação, deve solicitar ao médico a indicação de pelo menos três estabelecimentos. Indicar apenas um não é ético”.
   “________, o paciente não deve permitir que sua receita seja enviada do consultório direto para a farmácia”, alerta a presidente regional da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Dagmar Terezinha Kessler.
   Uma das dicas para reconhecer estabelecimentos confiáveis é verificar se os documentos fornecidos pela Anvisa, pelo CRF e pela vigilância sanitária local estão expostos aos clientes e dentro do prazo de validade. “O certificado de regularidade perante o Conselho Regional mostra o horário de funcionamento da farmácia e diz quem é seu responsável técnico; a licença sanitária municipal e a autorização de funcionamento liberada pela Anvisa são documentos renovados anualmente”, informou Dagmar.
http://www.hnetsistemas.com.br/...- adaptado 
Em relação aos sinônimos da palavra “consciência”, analisar os itens abaixo:
I - Percepção.
II - Moral.
III - Probidade.
Estão CORRETOS:
  a)  Somente os itens I e II.
  b)  Somente os itens I e III.
 c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.

RESPOSTA: D

Observação: Sinônimo de consciência

30 sinônimos de consciência para 4 sentidos da palavra consciência:
Mente:
1 alma, pessoa, indivíduo, mente, espírito.

Conhecimento:
2 sentidos, entendimento, conhecimento, noção, convicção, compreensão, ciência, raciocínio, 
pensamento, percepção, discernimento, ideia, lucidez.

Cuidado:
3 meticulosidade, escrúpulo, zelo, aplicação, cuidado.

Honestidade:
4 responsabilidade, seriedade, probidade, honradez, honestidade, dignidade, retidão.
Relacionada
em sã consciência



Vestígios, indícios e evidências são termos que, na linguagem comum, são utilizados como sinônimos. No jargão criminalístico, no entanto, possuem particularidades. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  a) Vestígio pode ser definido como todo e qualquer sinal, marca, objeto, situação fática, relacionado à indicação de uma prova testemunhal atinente ao fato delituoso.
  b) O correto e adequado levantamento de local de crime revela uma série de vestígios. Estes são submetidos a processos objetivos de triagem e apuração analítica dos quais resultam poucas informações que não auxiliam os peritos na produção de sua convicção a respeito do local de crime.
  c) A origem da palavra indício vem do latim: indicium, cuja semântica é sinal, indicação, revelação, denúncia, descoberta, acusação, indício, prova. O próprio radical latino index, por si só, tem sentido de aquilo que indica.
  d) O indício é uma evidência que, mediante pormenorizados exames, análises e interpretações pertinentes, se enquadra inequívoca e objetivamente na circunscrição do fato delituoso.
  e) Os vestígios encontrados nos locais de crime podem alterar as teses do inquérito policial ou até mesmo conduzir as investigações para perspectivas diferentes daquelas consideradas em um momento inicial.

RESPOSTA: C (gabaritada)

Obs.: 
Perícias são diligências que possuem a finalidade de estabelecer a veracidade ou a falsidade de situações, fatos ou acontecimentos, de interesse da justiça por meio de provas. São verificações (análises) de todo o vestígio de uma infração, cabe lembrar aqui,que vestígio e indícios não são sinônimos, ok? Qualquer marca, fato, sinal que seja detectado em local onde tenha sido praticado fato delituoso é, em tese, um vestígio. Agora, após esse ser devidamente analisado, interpretado e associado com os exames laboratoriais e dados da investigação policial daquele fato, enquadrando-se em toda sua moldura, tiver estabelecida sua inequívoca relação com o fato delituoso e com as pessoas com esse relacionadas, aí ele terá se transformado em um indício. Seguindo pessoal, é de suma importância vocês saberem que o Código de Processo Penal, diz que sempre que uma infração deixar vestígios é indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo suprimi-lo a confissão do acusado.
As perícias devem ser realizadas por peritos oficiais, portadores de diploma de curso.https://pt.scribd.com/document/288893077/00-Questoes-Comentadas-de-Medicina-Legal-e-Criminalistica-Aula-00-Aula-00-Medicina-Legal-e-Criminalistica-Pc-Mg-e-Pr-24793




 a) 1 – 2 – 3 – 4 – 5
  b) 2 – 4 – 3 – 1 – 5
  c) 4 – 3 – 1 – 5 - 2
d) 2 – 3 – 4 – 5 - 1

RESPOSTA: B
Considerando o significado das palavras abaixo, assinale a alternativa que relaciona corretamente seus sinônimos, atentando-se para a grafia:


NOTÁVEL - IMEDIATO - CONCEDER - CONSERTAR - CONFIRMAR - PRINCIPIANTE 
  a) iminente - eminente - deferir - ratificar - retificar - incipiente. 
  b) eminente - iminente - deferir - retificar - ratificar - incipiente.
  c) eminente - iminente - deferir - ratificar - retificar - insipiente. 
  d) iminente - eminente - diferir - retificar - ratificar - incipiente.
  e) eminente - iminente - deferir - ratificar - retificar - insipiente

RESPOSTA: LETRA B
OBS.: 
Sinônimo de notável
39 sinônimos de notável para 3 sentidos da palavra notável:

Digno de ser notado e apreciado:
1 egrégio, renomado, meritório, incomum, famigerado, singular, inesquecível, importante, invulgar, ínclito, insigne, ilustre, exímio, admirado, distinto, destacado, conceituado, excelente, afamado, conhecido, respeitado, estimado, considerado, célebre, eminente, famoso.

Que se pode perceber:
2 visível, apreciável, sensível, claro, evidente, patente, perceptível.

Muito grande:
3 descomunal, significativo, extraordinário, considerável, relevante, vultoso.

Sinônimo de imediato
Compartilhar
34 sinônimos de imediato para 6 sentidos da palavra imediato:

Que se faz sem demora:
1 rápido, pronto, instantâneo, súbito, subitâneo, repentino, inopino, inopinado.

Que se faz sem intermediários:
2 sem intermediários, direto.

Que está próximo:
3 adjacente, convizinho propínquo, chegado, confinante, junto, contíguo, anexo, vizinho, próximo.

Que se deve resolver no preciso momento:
4 emergente, urgente, atual, premente.

Que vem antes ou depois numa série ordenada:
5 antecessor, sucessor, subsequente, seguinte, anterior, posterior, antecedente, precedente, consecutivo.

Oficial abaixo do chefe:
6 subchefe, subcomandante.

Sinônimo de iminente
Compartilhar
9 sinônimos de iminente para 1 sentido da palavra iminente:

Que está prestes a acontecer:
1 imediato, propínquo, próximo, urgente, instante, pendente, prestes, impendente, perto.

Sinônimo de conceder
33 sinônimos de conceder para 3 sentidos da palavra conceder:

Dar:
1 dar, disponibilizar, condecorar, conferir, presentear, ofertar, oferecer, obsequiar, doar, ceder, dadivar, brindar, dispor, prover, outorgar, agraciar.
Permitir:
2 atribuir, possibilitar, franquear, emprestar, propiciar, consentir, permitir, facultar, autorizar.
Concordar:
3 concordar, admitir, reconhecer, transigir, favorecer, aceitar, anuir, considerar.

Sinônimo de diferir
25 sinônimos de diferir para 4 sentidos da palavra diferir:

Ser diferente:
1 diferenciar-se, diferençar-se, distinguir-se.

Estar em desacordo:
2 dissentir, desconcordar, divergir, discrepar, discordar, colidir.

Adiar para outra data:
3 protrair, postergar, atrasar, retardar, protelar, prorrogar, procrastinar, pospor, delongar, adiar.

Fazer durar:
4 prolongar, demorar, esticar, estender, dilatar, alongar.

Sinônimo de deferir
20 sinônimos de deferir para 4 sentidos da palavra deferir:

Despachar favoravelmente:
1 atender, outorgar, aprovar, despachar.

Concordar:
2 aceitar, concordar, consentir, anuir, assentir, condescender
.
Conceder:
3 conferir, oferecer, dar, conceder, ceder, entregar.

Respeitar:
4 escutar, ouvir, respeitar, acatar.

Sinônimo de consertar
28 sinônimos de consertar para 5 sentidos da palavra consertar:

Reparar:
1 compor, reformar, arranjar, recompor, recuperar, reconstituir, restaurar, refazer, remendar, reparar.

Corrigir:
2 corrigir, emendar, retocar.

Solucionar:
3 resolver, solucionar, remediar.

Ordenar:
4 ordenar, ajeitar, dispor, arrumar, arranjar, ajustar.

Conferir cópia com o original:
5 contrapor, confrontar, comparar, conferir, contrastar, cotejar.

Sinônimo de retificar
26 sinônimos de retificar para 4 sentidos da palavra retificar:

Corrigir:
1 rever, refundir, corrigir, ver, restaurar, consertar, emendar, refazer, remendar, reparar.

Pôr em linha reta:
2 nivelar, enfileirar, alinhar, igualar.

Pôr em ordem:
3 dispor, arrumar, compor, arranjar, ordenar, endireitar, harmonizar, desencurvar.

Purificar por redestilação:
4 purificar, deflegmar, desflegmar, redestilar.


Sinônimo de ratificar
17 sinônimos de ratificar para 3 sentidos da palavra ratificar:

Fazer a confirmação de:
1 aprovar, autenticar, confirmar, legalizar, legitimar, sancionar, validar, autorizar, homologar.

Comprovar a verdade de:
2 certificar, corroborar, demonstrar, provar, comprovar.

Reafirmar o que foi declarado:
3 reiterar, revalidar, reafirmar.

Busca de sinônimos de insipiante
Foram encontradas 4 palavras na busca por insipiante:
insipiente - Sinônimo de: ignorante, insciente, ignorante, leviano, insano, louco, desajuizado, arrebatado, imprudente, impulsivo, precipitado, precipitoso, temerário,.
insinuante. - Sinônimo de: eloquente, cativante, agradável, atraente, simpático, convincente, persuasivo.
principiante. Sinônimo de: exordial, aprendiz, novato, noviço, nascente, incipiente, nascente, embrionário, neófito, bicho, inaugural, incipiente, inicial.
 insistente - Sinônimo de: afincado, apegado, determinado, perseverante, agarrado, tenaz, ferrenho, aferrado, acirrado, persistente, incansável, instante, obstinado, ...

Leia o trecho da música Águas de março, de Tom Jobim, e marque a alternativa que corresponde à figura de linguagem que se destaca no trecho.


“É pau, é pedra, é o fim do caminho”.
a) Aliteração
b) Pleonasmo
c) Onomatopeia
d) Assonância
e) Sinestesia

Resposta: Letra D. A Assonância é a repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.

Questão 2
Em qual das alternativas há uma frase na qual predomina a figura de som onomatopeia?
a) O pé da cadeira quebrou de novo.
b) Nem acredito que encontrei o Totó, o meu melhor amigo.
c) A Tatá me ligou ontem para dizer que não viria.
d) Estava dormindo ainda quando ouvi: cocoricóóóóóó.
e) Minha irmã joga pingue-pongue na escola todos os dias.

Resposta: Letra D. A onomatopeia ocorre quando tentamos reproduzir, na forma de palavras, os sons da realidade. Na alternativa D, houve a tentativa de reprodução de um galo cantando.

Marque a alternativa que contenha APENAS figuras de linguagem sonoras:
a) Aliteração – Onomatopeia
b) Assonância – Sinestesia;
c) Onomatopeia – Eufemismo;
d) Zeugma – Onomatopeia;
e) Zeugma – Anacoluto.

obs>:A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. ... No movimento simbolista, a sinestesia foi muito empregada pelos escritores.
ALITERAÇÃO (Latim, alliteratio). Contrariamente a etimologia da palavra: sequência de letras semelhantes; a aliteração realiza-se por meio de sons semelhantes, não de letras. De modo que a aliteração consiste na repetição de consoantes ou de sílabas - especialmente as sílabas tônicas - em duas (ou mais) palavras, dentro do mesmo verso, estrofe, ou numa frase. Geralmente, a repetição dos sons consonantais é feita no início e no interior de palavras, ou, então, em sílabas iniciais:
•  Chegamos de uma terra feia, fria, fétida, fútil.https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1192161
ASSONÂNCIA (do castelhano asonância = acordo de sons) é a repetição de sons vocálicos, em sílabas tônicas de palavras distintas ou na mesma frase para obter certos efeitos de estilo:
É um pássaro, é uma rosa,
É o mar que me acorda? (Eugênio de Andrade)
PARANOMÁSIA é a figura de som que consiste na aproximação de palavras semelhantes pelos sons, mas de sentidos diferentes, ou seja, é o emprego de palavras parônimas. Observe:
•  Cada leitão em seu leito / Cada paixão com seu jeito.
•  Houve aquele tempo...
(E agora, que a chuva chora, ouve aquele tempo!) (Ribeiro Couto)
Zeugma é uma forma de elipse. Ocorre quando é feita a omissão de um termo já mencionado anteriormente. Exemplos: Ele gosta de geografia; eu, de português. Na casa dela só havia móveis antigos; na minha, só móveis modernos. Ela gosta de natação; eu, de vôlei. 
O anacoluto, sendo uma figura de linguagem, é caracterizado como sendo uma frase quebrada, ou seja, uma frase cuja estrutura sintática é interrompida, sendo continuada de uma forma alternativa, deixando solto o termo inicial da oração.
Esse termo antecipa o assunto da frase, enfatizando-o, mas fica desligado da restante oração, permanecendo em suspenso.
https://www.normaculta.com.br/anacoluto/

RESPOSTA: LETRA A 
Na letra a), tanto a aliteração quanto a onomatopeia são figuras de som. Na letra b), a assonância é figura de som, mas a sinestesia é figura de palavra. Na letra c), a onomatopeia é figura de som, mas eufemismo é figura de pensamento. Na letra d), temos a onomatopeia, que é de som, mas o zeugma é figura de construção/sintaxe. Na letra e), temos o zeugma e o anacoluto, que são figuras de construção/sintaxe.


Leia o trecho da música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, e indique a alternativa na qual esteja escrita a figura de linguagem presente no trecho.

“É bonita, é bonita e é bonita!”.
a) Onomatopeia
b) Metáfora
c) Metonímia
d) Pleonasmo
e) Assonância

RESPOSTA: LETRA A
 A assonância é a repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.
FONTE:http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-figuras-sonoras.htm#resposta-3799



PESQUISAS//PUBLICAÇÕES//SELEÇÕES//ORGANIZAÇÃO: NALY DE ARAUJO LEITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly