Todo Conteúdo Programático até a 4ª série/ 5º ano do Ensino Fundamental, como por exemplo: Números em escrita por extenso; Sistema Monetário Nacional (Real); Numeração decimal; Números inteiros; Números Naturais; Operações fundamentais como: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação; Antecessor e Sucessor;
Medindo o tempo: horas, minutos e segundos; Problemas matemáticos; radiciação; máximo divisor comum;mínimo divisor comum; números fracionários; operações fundamentais com números fracionários; problemas
com números fracionários; introdução à geometria; Sistema de medidas: medidas de comprimento, superfície,volume, capacidade, tempo e massa; problemas usando as quatro operações.
Avaliação de sequência lógica e coordenação viso-motora, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos, reversibilidade, sequência lógica de números, letras, palavras e figuras.
Problemas lógicos com dados, figuras e palitos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações (ASSOCIAÇÕES LÓGICAS)????????
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INTRODUÇÃO
Quero deixar claro que, publico questões e teorias para quem está prestando CONCURSOS, mas sou totalmente contra essa maneira seletiva de se empregar no Brasil.
Agora,agora, RELAÇÕES ARBITRÁRIAS DA PESSOA, uma tentativa para através da matemática, buscar conhecimento dos candidatos em relação a "tendência e facilidade" em ser adestrado para cumprir com obrigações relativas e pertinentes ao cargo, no "mandar", "obedecimento de normas, sem questionar, "se tem que ser , tem que ser". Uma nova relação verificativa lançada para escolha do candidato, sem deixar transparecer exclusões, eliminações ou preconceitos.
CONCURSOS, VESTIBULARES, são maneiras ineficientes de verificações de conhecimentos e colocação empregatícia que, como estamos verificando através da Previdência Social, um sistema que tende a perder suas REAIS GARANTIAS. Essa maneira seletiva de proceder tem gerado problemas incontáveis às administrações, gerando grande prejuízo à máquina administrativa, ultimamente, em escala considerável.
Exemplo: seleção às creches de cuidadoras e funcionárias.Casos e casos são noticiados em todo o Brasil, outros não chegam a conhecimento público.
Pessoas são selecionadas sem critérios devidos, há agressões psicológicas e físicas, principalmente "psicológicas", não temos psicólogo educacionais ou clínicos em creches conveniadas ou particulares, dificilmente, e quando sim, em Instituições dirigidas por padres e freiras, sendo os profissionais da saúde membros da Igreja que frequentam.
Vi um casso assim numa das melhores creches, assim consideradas de uma capital no Centro Oeste do Brasil. A psicóloga usava as crianças como cobaias, e elas saíam da creche "boazinhas" ao final do dia, os pais consideravam que seria pelo fato de "gastarem suas energias, brincando com outras crianças", diante do cansaço, os pais sequer tinham a percepção de que seus filhos estavam sendo submetidos a altas dosagens medicamentosas para que "ficassem quietos" devido a falta de funcionários em número e capazes de dirigir às atividades das crianças, sendo assim, através da cerca, você via crianças paradas, meio abobadas, como fossem pequenos zumbis.
Crime "abominável". Funcionárias que, sem noção, se sentiam satisfeitas por menos trabalho com as crianças, uma psicopata como psicóloga, por fazer trabalhos assistenciais "gratuitos", freiras desconectadas da realidade e altamente preconceituosas, viciando às crianças a ações medicamentosas, desde crianças, tornando essas crianças improducentes como aceitáveis na sociedade, desde então, o vício a química e consequentemente, no futuro, à necessidade aos efeitos das drogas.
Neste caso, especificamente, essa creche, vinculada ao Estado ou Município, está cometendo crimes, inclusive contra Direitos Humanos, Dignidade, e é extremamente elogiada como uma das melhores do Estado. Um laboratório com crianças, e os pais "gratos" e se considerando "felizardos" ante a oportunidade de uma vaga.
que desafia à Constituição Federal Nacional.
A questão CONCURSOS é SERÍSSIMA!!!!!!
E não adianta mudar exigibilidade de nível escolar, encontramos maior número de pessoas, dentre cursos superiores, com problemas para se tornarem monitores de creches e asilos, mais problemas com esses monitores que com monitores de formação escolar Fundamental Incompleto.
Tem que haver outra forma de seleção para cidadãos brasileiros, que exerça um acompanhamento dentro da vida escolar, funcional e não uma prova por decidir, sendo que o fator "sorte", está direta ou indiretamente aliado, podendo passar um cidadão que tenham os mínimos requisitos para ocupar o cargo.
Acabar com CONCURSOS, EXAME DE ORDEM PARA OAB, e VESTIBULARES, essas são três metas e três projetos aos quais me dedico. Naly de Araujo Leite
INTRODUCTION
I want to make it clear that I publish questions and theories for those who are giving COMPETITIONS, but I am totally against this selective way of being employed in Brazil.
Now, now, ARBITRARY RELATIONS OF THE PERSON, an attempt to through mathematics, seek candidates' knowledge regarding the "tendency and facility" to be trained to fulfill obligations relative to the position, to "command," "obeying norms , without questioning, "if it has to be, it has to be." A new verifying relationship launched to choose the candidate, without showing exclusions, eliminations or prejudices.
COMPETITIONS, VESTIBULARES, are inefficient ways of verifying knowledge and employment placement that, as we are verifying through Social Security, a system that tends to lose its REAL WARRANTIES. This selective way of proceeding has generated countless problems for the administrations, causing great damage to the administrative machine, lately, on a considerable scale.
Example: selection of caregivers and caregivers. Cases and cases are reported throughout Brazil, others do not reach public knowledge.
People are selected without due criteria, there are psychological and physical aggressions, mainly "psychological", we do not have educational psychologists or clinicians in private day care centers or private, hardly, if not, in institutions run by priests and nuns, of the Church they attend.
I saw a case like this in one of the best kindergartens, so considered of a capital in the Center West of Brazil. The psychologist used the children as guinea pigs, and they left the nursery "nice" at the end of the day, the parents considered that it was because they "spent their energies, playing with other children", in the face of fatigue, parents did not even have the perception that their children were being subjected to high drug dosages to "keep quiet" due to the lack of employees in number and able to direct the children's activities, so, through the fence, you saw children standing still, half domed, as they were little zombies.
"Abominable" crime. Officials who, without notion, felt satisfied by less work with the children, a psychopath as a psychologist, for doing "free" welfare work, nuns disconnected from reality and highly prejudiced, addicting children to medication actions, since children, making these children unproductive as acceptable in society since then, the addiction to chemistry and consequently, in the future, the need to the effects of drugs.
In this case, specifically, this crèche, linked to the State or Municipality, is committing crimes, including Human Rights, Dignity, and is highly praised as one of the best in the State. A laboratory with children, and parents "grateful" and considering themselves "lucky" before the opportunity of a vacancy.
which defies the National Federal Constitution.
The CONCURSOS question is SERIOUS !!!!!!
And it is no use changing the requirement of school level, we find more people, among higher education, with problems to become monitors of day care centers and asylums, more problems with these monitors than with monitors of school education Fundamental Incompleto.
There has to be another form of selection for Brazilian citizens, which carries out a follow-up within the school life, functional and not a test to be decided, being that the factor "luck" is directly or indirectly allied, being able to pass a citizen who have the minimum requirements to fill the position.
To end with COMPETITIONS, ORDER EXAMINATION FOR OAB, and VESTIBULARES, these are three goals and three projects to which I dedicate myself. Naly de Araujo Leite
http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/racioc%C3%ADnio-l%C3%B3gico/147605-desvendando-edital
Indicação Livros:
O TERRORISMO NO MUNDO CULTURAL, EDUCACIONAL E NO DIREITO A APRENDER.
Interpretação ao Raciocínio Lógico no contexto mundial.
Estamos atravessando "conflitos e divergências religiosas" em todo o mundo.
Meios maquiavélicos de práticas contra Cristianismo e a liberdade de Profissão de Fé.
Dentre as várias maneiras de praticar terrorismos, sabemos existir a que mata com bombas, tiros, e um grupo radical assume o atentado, se identificando e com clareza de intenções ideológicas;
Sabemos que a Sociedade Ocidental pratica, esses mesmo atos terroristas, usando esses grupos mercenários, sem serem publicados como tal, e a estigmatização ser cabível somente ao Oriente, em troca de poder pelo fornecimento das armas e dinheiro.
A matéria abaixo nos trás "outro tipo de terrorismo", implementando a negação da existência de Deus, através do raciocínio lógico, por um outro foco na tentativa de alcance do objetivo em tornar "pessoas ligadas a fé mais burras e propensas aos raciocínios lógicos que as não dotadas de fé".
Ateu e teístas mais propensas a cometer acertadamente RACIOCÍNIO LÓGICO.
Pessoas de fé e crentes em Deus, menos propensas a cometer acertadamente RACIOCÍNIO LÓGICO.
Maneiras científicas de legitimar práticas terroristas é "coisa do homem ocidental".
Não se pode ir contra a Constituição Federal, ou a Constituição Federal, discriminar, ter preconceitos, obrigar cidadãos às escolhas do poder dominante, imperialista, então, "artimanhas" são lançadas, assim como a camuflada e eivada de "boas intenções"as mais recentes exigibilidades do SISTEMA DE CONCURSOS PÚBLICOS E SELETIVOS NACIONAL DO BRASIL.
É um crime.
Por que será que ninguém percebe?
Eu sou cristã....eu não deveria "ter menos capacidade para exercer raciocínios lógicos" que os demais?
A "percepção" tem sido "lançada às máfias da psiquiatria e psicologia", manipuladas pelo "poder" como qualquer cristão de alta capacidade de fé e portanto ", "portador de menor capacidade de raciocínio lógico", como descrito pela ciência psiquiátrica.
É uma seleção criminosa, aumenta a probabilidade de serem empregadas pessoas "que pertençam a uma ideologia que retêm a liberdade de profissão de fé na prática", visível articulação pela "raça pura desvinculada de deuses espirituais", vinculada a deuses humanos constituídos pela ciência, reverenciados pelas normas, regras, e raciocínios pertinentes a logicidade "cujas abstração é moldada por eles", é determinada por eles....
Quais a nossas chances?
Quais as chances dos nossos filhos?
Esse processo está ACONTECENDO, aqui e agora, desde antes, e pessoas não sofrem essa percepção.
Fica o alerta e Bons Estudos! Naly de Araujo Leite
TERRORISM IN THE CULTURAL, EDUCATIONAL AND RIGHT TO LEARN.
Interpretation to Logical Reasoning in the world context.
We are going through "religious conflicts and disagreements" all over the world.
Machiavellian means of practices against Christianity and freedom of Profession of Faith.
Among the various ways of practicing terror, we know that there is one who kills with bombs, shots, and a radical group assumes the attack, identifying itself with clarity of ideological intentions;
We know that the Western Society practices these same terrorist acts by using these mercenary groups without being published as such, and stigmatizing only the East in exchange for power for the provision of arms and money.
The issue below brings us "another type of terrorism," implementing the denial of God's existence through logical reasoning, by another focus on reaching the goal of making "faith-bound people dumber and prone to logical rationalizations that those not endowed with faith ".
Atheists and theists more likely to make a wise decision LOGICAL REASON.
People of faith and believers in God, less likely to commit correctly LOGICAL REASON.
Scientific ways of legitimizing terrorist practices is "Western man thing".
One can not go against the Federal Constitution, or the Federal Constitution, to discriminate, to have prejudices, to compel citizens to the choices of the dominant, imperialist power, then, "tricks" are launched, as well as the camouflaged and fraught with "good intentions" recent demands of the SYSTEM OF PUBLIC AND SELECTIVE COMPETITIONS NATIONAL OF BRAZIL.
It's a crime.
Why does no one notice?
I am a Christian .... should I not be "less able to exercise logical reasoning" than others?
"Perception" has been "thrown into the mafias of psychiatry and psychology," manipulated by "power" as any Christian with a high capacity for faith and therefore, "bearer of lesser capacity for logical reasoning," as described by psychiatric science.
It is a criminal selection, it increases the probability of being employed people "who belong to an ideology that retains freedom of profession of faith in practice", visible articulation by the "pure race unrelated to spiritual gods", linked to human deities constituted by science, revered by norms, rules, and reasoning pertaining to the logicity "whose abstraction is shaped by them," is determined by them ....
What are our chances?
What are the chances of our children?
This process is HAPPENING here and now from before, and people do not suffer this perception.
Be alert and Good Studies! Naly de Araujo Leite
Estudo diz que fé é característica de pessoas “com menos raciocínio lógico”
https://visaocrista.com/estudo-diz-que-fe-e-caracteristica-de-pessoas-com-menos-raciocinio-logico/
Desde o surgimento do racionalismo, o pensamento ocidental tirou a religião do centro do universo, colocando o homem em seu lugar. Com isso, a ciência passou a ser mais valorizada do que o conhecimento teológico. Até hoje, a fé tem sido vista como algo dissociado da razão e, mais especificamente, do raciocínio lógico. Essa também foi a conclusão a que chegaram alguns cientistas de Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com um estudo recente, as pessoas com menos tendência ao raciocínio lógico são, também, mais propensas a demonstrar fé em algo sobrenatural.
De acordo com o portal da Veja, o estudo foi conduzido com 1200 voluntários, com idade média de 30 anos. Primeiramente, foi aplicado um teste, que exige raciocínio extremamente lógico para a sua resolução. Aqueles que conseguiam resolver o teste eram classificados como pessoas “reflexivas”, porque pensavam bastante antes de responder. Os que erravam, por outro lado, eram classificados como “intuitivos”, pois respondiam com pressa, sem reflexões prévias. Esse teste de raciocínio já é aplicado há vários anos nos Estados Unidos.
Na segunda parte do estudo, os mesmos participantes foram perguntados quanto à fé. Ao cruzarem os dados, os cientistas perceberam que as pessoas intuitivas afirmaram ser mais religiosas do que os reflexivos.
O resultado desse estudo mostra uma visão que não é estranha a alguns cientistas. Para eles, a fé, necessariamente, é sinônimo de falta de raciocínio. “Eles usam naturalmente a primeira ideia que vem à mente”, afirma o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, do departamento de psiquiatria da Faculdade de Psiquiatria da USP, sobre as pessoas consideradas intuitivas. É o mesmo que pensa Frederico Leão, coordenador do Programa Saúde, espiritualidade e religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP: “É mais simples para os menos racionais acreditar em algo impreciso.”
Mas essa visão não condiz com a verdade bíblica. Segundo o pastor e teólogo Jorge Noda, “É preciso lembrar também que o raciocínio lógico, por mais importante que seja, não é suficiente para lidar com as grandes questões da existência. Daniel Goleman, PhD em Harvard, demonstrou que a inteligência lógica é extremamente limitada quando se trata de auto-conhecimento e relacionamento interpessoal. Para Goleman, uma parte significativa de todas as nossas decisões não são tomadas a partir exclusivamente do raciocínio lógico, mas também de um conjunto de percepções emocionais e intuitivas que são fundamentais para a vida humana. Seria interessante aplicar um teste de inteligência emocional para os mesmos que se deram bem em lógica e, possivelmente, o resultado seria bem diferente”.
A fala cedida pelo pastor ganha força quando fazemos menção dos diversos cientistas que realizaram descobertas incríveis e mesmo assim professavam sua fé em Deus, como foi o caso de Louis Pasteur, Blaise Pascal, Antoine Lavoisier, Michael Faraday, Gregor Mendel e outros. O pastor Jorge ainda afirma que, em parte, é possível concordar que pessoas religiosas tendem a manter suas convicções por razões outras que não somente a razão. “Lembrando do famoso matemático e filósofo Blaise Pascal, ‘o coração tem razões que a própria razão desconhece’. Essa tendência pode levar pessoas a aceitar crenças e práticas evidentemente equivocadas, como vemos muitas vezes em movimentos religiosos. Ao mesmo tempo, muitas das mentes mais esclarecidas da história mostraram que não é necessário haver incompatibilidade entre fé e razão”, afirmou ele.
Ele ainda mencionou que o próprio Jesus ensinou seus discípulos a usar sua razão e análise crítica, juntamente com a fé. “No ensino de Cristo, devemos amar a Deus com todo nosso ser, inclusive com todo o nosso entendimento. Por isso, não é de surpreender que algumas das maiores mentes da história, como Agostinho, Tomás de Aquino e Isaac Newton demonstraram imensas habilidades filosóficas em abrir mão de sua fé”.
Concluindo seu argumento, o pastor Jorge Noda afirmou: “Não creio que está correto pular logo para a conclusão que todo tipo de fé é irracional ou infra-racional. Em alguns casos, pode ser supra-racional, isto é, superior à razão, especialmente quando um Deus infinito se comunica com seres humanos finitos, realmente finitos. Nesse caso, é perfeitamente lógico acreditar em Alguém que tem todo o conhecimento e que existe desde toda a eternidade”!
Por Mariana Gouveia e Samuel Oliveira
According to the portal of Veja, the study was conducted with 1200 volunteers, with an average age of 30 years. Firstly, a test was applied, which requires extremely logical reasoning for its resolution. Those who were able to solve the test were classified as "reflexive" people because they thought hard before responding. Those who err, on the other hand, were classified as "intuitive," for they responded in a hurry, without previous reflections. This reasoning test has been applied for several years in the United States.
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In the second part of the study, the same participants were asked about faith. By crossing the data, scientists realized that intuitive people claimed to be more religious than reflective.
The result of this study shows a vision that is not strange to some scientists. For them, faith, necessarily, is synonymous with lack of reasoning. "They naturally use the first idea that comes to mind," says psychiatrist Arthur Guerra de Andrade, from the psychiatry department of the Faculty of Psychiatry at USP, about people considered intuitive. Frederico Leão, coordinator of the Health, Spirituality and Religious Program of the USP Institute of Psychiatry, says: "It is easier for the less rational to believe something imprecise."
But this view does not fit biblical truth. According to the pastor and theologian Jorge Noda, "It must also be remembered that logical reasoning, however important it may be, is not enough to deal with the great questions of existence. Daniel Goleman, Ph.D. at Harvard, has demonstrated that logical intelligence is extremely limited when it comes to self-knowledge and interpersonal relationships. For Goleman, a significant part of all our decisions are not taken solely from logical reasoning, but also from a set of emotional and intuitive perceptions that are fundamental to human life. It would be interesting to apply an emotional intelligence test to those who did well in logic and possibly the result would be quite different. "
The speech given by the pastor gains strength when we mention the various scientists who made incredible discoveries and yet professed their faith in God, as was the case of Louis Pasteur, Blaise Pascal, Antoine Lavoisier, Michael Faraday, Gregor Mendel, and others. Pastor Jorge further states that, in part, it is possible to agree that religious people tend to hold their convictions for reasons other than reason alone. "Remembering the famous mathematician and philosopher Blaise Pascal, 'the heart has reasons that reason itself does not know'. This tendency may lead people to accept mistaken beliefs and practices, as we often see in religious movements. At the same time, many of the most enlightened minds in history have shown that there is no need to be incompatible between faith and reason, "he said.
He further mentioned that Jesus himself taught his disciples to use their reason and critical analysis along with faith. "In the teaching of Christ, we must love God with our whole being, even with all our understanding. So it is not surprising that some of the greatest minds in history, such as Augustine, Thomas Aquinas, and Isaac Newton, have shown immense philosophical abilities to give up their faith. "
Concluding his argument, Pastor Jorge Noda said: "I do not think it right to jump right to the conclusion that all faith is irrational or infra-rational. In some cases, it may be supra-rational, that is, superior to reason, especially when an infinite God communicates with finite, really finite human beings. In that case, it is perfectly logical to believe in One who has all knowledge and who has existed from all eternity! "
By Mariana Gouveia and Samuel Oliveira
Notem o uso das conjunções, conectivos, "E, MAS" na questão de raciocínio lógico.
Tem determinado precedentes de atribuições "realizadas na área literária", na qual os conectivos tem ampla e total utilização, "para se fazer abstrair o abstrato, sentir, a alma do escritor, em acordo com com cada leitor".
Longe está do raciocínio lógico "conceituual", muito mais no sentir que racionalizar.
Relembro Albert Einstein, em definir a ciência exata, Matemática.Note the use of conjunctions, connectives, "AND, BUT" in the question of logical reasoning.
It has given precedents of attributions "carried out in the literary field", in which the connectives have ample and total use, "to make abstracte the abstract, to feel, the soul of the writer, according to each reader."
Far from logical reasoning "conceptual", much more do not feel that rationalize.
I recall Albert Einstein in defining exact science, Mathematics.NALY
RACIOCÍNIO LÓGICO
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/raciocinio-logico-30-questoes-resolvidas-em-video-e-pdf/
Então, vamos à questão e a resposta comentada!
(Cespe/TRT 7ª Região/Técnico Judiciário/2017 - Adaptada) Qual é a negação da proposição: "Se sou responsável pelo relatório e surge um problema em seu conteúdo, sou demitido".
RESOLUÇÃO: O enunciado apresenta a sentença condicional (p ∧ q) → r, em que:
p: sou responsável pelo relatório.
q: surgiu um problema no conteúdo do relatório.
r: fui demitido.
Para negar o "se... então" é muito simples. Basta lembrar o único caso em que o valor lógico desse conectivo é falso. Quando isso ocorre? Apenas se a primeira parte da proposição (antecedente) em análise for verdadeira e a segunda parte (consequente) for falsa.
Assim, a negação do condicional é feita por manter a primeira parte E negar a segunda. Note que trocamos o conectivo, de condicional para conjunção. Logo:
"Se sou responsável pelo relatório e surge um problema em seu conteúdo, MAS NÃO sou demitido".
Perceba que utilizamos na frase o MAS, que é uma expressão equivalente ao E.
Forte abraço e bons estudos!
Alex Lira
Auditor-Fiscal da Receita Federal
Professor de Raciocínio Lógico e Matemática para Concursos
Today I bring a question of Logical Reasoning recently charged by CESPE. The required topic is Logical Denial, an important card in any contest that has that subject in its programmatic content.
So let's get down to the question and the commented answer!
(Cespe / TRT 7th Region / Judicial Technician / 2017 - Adapted) What is the denial of the proposition: "If I am responsible for the report and a problem arises in its content, I am fired."
RESOLUTION: The statement presents the conditional sentence (p ∧ q) → r, where:
p: I am responsible for the report.
q: There was a problem with the content of the report.
A: I was fired.
To deny the "if ... then" is very simple. Just remember the only case where the logical value of this connective is false. When does this occur? Only if the first part of the proposition (antecedent) in analysis is true and the second part (consequent) is false.
Thus denial of the conditional is made by keeping the first part and denying the second. Notice that we change the connective, from conditional to conjunct. Soon:
"If I'm responsible for the report and there's a problem with its content, BUT I'm not fired."
Notice that we use in the sentence or MAS, which is an equivalent expression to E.
Strong hug and good studies!
Alex Lira
Auditor-Fiscal of the Federal Revenue Service
Teacher of Logical and Mathematical Reasoning for Contests
https://www.exponencialconcursos.com.br/questao-dia-raciocinio-logico-negacao-logica-cespe-2017/
http://www.cecb.edu.br/ensinofundamental-anosfinais/raciocinio-logico-6o-ano/
Raciocínio Lógico para Concursos Públicos é uma matéria muito cobrada nas provas de concurso de todo o país, principalmente nos de nível fundamental e médio. No entanto, o que é recorrente pode ser um pesadelo para milhares de candidatos que sofrem para resolver as questões em provas e processos seletivos.
As questões possuem proposições que provam, dão suporte, dão razão a algo, ou seja, são afirmações que exprimem um pensamento de sentindo completo. Elas podem ter um sentindo positivo ou negativo Como nos exemplos abaixo:
Ex. Positivo: João anda de bicicleta.
Ex. Negativo: Maria não gosta de banana.
Os exemplos acima caracterizam uma afirmação/proposição. A base das estruturas lógicas são relacionadas com o que é verdade ou mentira (verdadeiro/falso). Os resultados das proposições sempre apresentam o resultado como verdadeiro.
Princípios do Raciocínio Lógico
Princípio da Identidade
Esse princípio determina que tudo é igual a si próprio.
Ex: (B=B) / um cachorro é um cachorro
Princípio da não Contradição
Nenhuma proposição pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
Ex: "o sol é amarelo; o sol não é amarelo"
- "o sol amarelo não é amarelo" (Essa frase não está correta segundo os princípios da não contradição).
Princípio do Terceiro Excluído
Segundo esse princípio uma proposição só pode ser verdadeira ou falsa, sem a possibilidade de terceira opção ou meio termo.
Vejamos como se entende um "meio termo":
Definição e EPICHEIREMA:Definição de epicheirema//plural epicheiremata \ -rēmətə, -rem- \ também epichiremas: um silogismo em que uma declaração que apoia uma ou ambas as premissas é introduzida com as premissas.Definition of epicheirema//plural epicheiremata \-rēmətə, -rem-\ also epichiremas: a syllogism in which some statement supporting one or both of the premises is introduced with the premises themselve
Epicherēm - (v. Gr. Epicheirema), 1) Schluß ohne Beweis; 2) ein Doppelschluß, der so zusammengezogen ist, daß der Schluß, welcher den andern unterstützt, als Nebensatz in den Vorderlätzen erscheint, z.B. Was den Geist bildet, ist lobenswerth, weil gemäß ... ... Pierer's Universal-Lexikon
Плотин - Плотин, Plotinos, ок. 204 ок. 269 гг. н. э., греческий философ, создатель неоплатонизма. Происходил из Ликополя в Египте. Юность провел в Александрии; слушал там лекции многих философов, однако саоме сильное впечатление на него произвел Аммоний ... ... Античные писатели
Epiquerema - (Del gr. epikeirema, argumentación breve <epikheireo, emprendo.) ► sustantivo masculino LÓGICA Silogismo em que se encontra como premissa de acompanhamentos de uma prova. SINÓNIMO argumento * * * epiquerema (del lat. "Epichirēma", del gr. ... ... Enciclopedia Universal
epicheremă - EPICHERÉMĂ, epichereme, s.f. O silogismo mantém-se um pré-tema de ampliação do princípio da motivação. - Din fr. épichérème, lat. epicherema. Trimis de viomih, 13.09.2007. Sursa: DEX 98 epicherémă s. f., g. d. arte. epicherémei; pl. ... ... Dicţionar Român
Epicherēm - (v Gr Epicheirema ..), 1) sem fim prova; 2) um circuito duplo, que é contraído de modo que a conclusão de que suporta a outra, aparece como um conjunto secundário no Vorderlätzen, v.g. O que é o espírito que é louvável porque de acordo ... ... do Pierer Universal-Lexikon
Плотин - Плотин, Plotino, ок. 204 ок. 269 гг. н. э., греческий философ, создатель неоплатонизма. Происходил из Ликополя в Египте. Юность провел в Александрии; слушал там лекции многих философов, однако саоме сильное впечатление на него произвел Аммоний ... ... Античные писатели
Epiquerema - (.. Del gr epikeirema, argumentación breve <epikheireo, emprendo) ► sustantivo masculino Logica silogismo em Que se Como Encontra premissa de acompanhamentos de Uma prova. Sinónimo argumento * * * epiquerema (del lat. "Epichirēma" del gr. ... ... Enciclopédia Universal
epicheremă - EPICHERÉMĂ, epichereme, S. F. O diamantes-se silogismo hum pré-tema de AMPLIAÇÃO fazer Princípio desde Motivação. - Din sex épichérème, lat. epicherema. Trimis de viomih, 13.09.2007. Ver a fonte: DEX 98 epicherémă s. f., g. d. arte. epicherémei; pl. ... ... dictionar Român
addendum adendo....
SOLOGISMO HIPOTÉTICO:
SILOGISMO HIPOTÉTICO
Em lógica, um silogismo hipotético tem dois usos. Em lógica proposicional o silogismo hipotético expressa uma regra de inferência, enquanto na história da lógica, o silogismo hipotético é uma ajuda para a teoria da consequência.
Lógica proposicional
Silogismo hipotético é uma demonstração de regras na lógica clássica que pode ou não ser avaliada em uma lógica não-clássica.
O silogismo hipotético é um argumento válido da seguinte forma:
Premissa: P → Q
Premissa: Q → R
Conclusão: P → R
Simbolicamente, esta inferência é expressa por:
{\displaystyle P\to Q,Q\to R\vdash P\to R} {\displaystyle P\to Q,Q\to R\vdash P\to R}
Em outras palavras, se o primeiro implica o outro e o outro implica o terceiro, então o primeiro implica o terceiro, de acordo com a propriedade da transitividade da implicação.
Por exemplo:
Se eu não despertar, então não posso ir ao trabalho.
Se eu não puder ir ao trabalho, então eu não vou receber o salário.
Portanto, se eu não despertar, então eu não vou receber o salário.
Premissas contrafactuais do silogismo hipotético
O silogismo hipotético tem a vantagem de suas premissas serem contrafactuais, ou seja, as premissas podem ser sempre verdadeiras se suas proposições são falsas, de acordo com o significado da implicação.
Por exemplo:
Se os gatos são amigos dos ratos, então a lua é feita de queijo.
Se a lua é feita de queijo, então os cães são amigos dos gatos.
Portanto, se os gatos são amigos dos ratos, então os cães são amigos dos gatos.
Note que os fatos das premissas são falsos ("lua é feita de queijo", "os gatos são amigos dos ratos", "cães são amigos dos gatos") mas as premissas são verdadeiras e a declaração, como um todo, é verdadeira.https://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo_hipot%C3%A9tico
HYPOTHETICAL SILOGISM
In logic, a hypothetical syllogism has two uses. In propositional logic the hypothetical syllogism expresses a rule of inference, while in the history of logic, the hypothetical syllogism is an aid to consequence theory.
Propositional logic
Hypothetical syllogism is a demonstration of rules in classical logic that may or may not be evaluated in non-classical logic.
The hypothetical syllogism is a valid argument as follows:
Premise: P → Q
Premise: Q → R
Conclusion: P → R
Symbolically, this inference is expressed by:
{\ displaystyle P \ to Q, Q \ to R \ vdash P \ to R} {\ displaystyle P \ to Q, Q \ to R \
In other words, if the former implies the other and the other implies the third, then the former implies the third, according to the property of the transitivity of implication.
For example:
If I do not wake up then I can not go to work.
If I can not go to work, then I will not receive the salary.
So if I do not wake up then I will not get paid.
Counterfactual assumptions of hypothetical syllogism
The hypothetical syllogism has the advantage that its premises are counterfactual, that is, the premisses can always be true if their propositions are false, according to the meaning of the implication.
For example:
If cats are rat friends, then the moon is made of cheese.
If the moon is made of cheese, then dogs are friends of cats.
So if cats are rat friends, then dogs are cat friends.
Note that the facts of the premises are false ("moon is made of cheese", "cats are rat friends", "dogs are cat friends") but the premise is true and the statement as a whole is true.https://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo_hipot%C3%A9tico
Continuando....continued....
Ex: Estudar é fácil. (o contrário seria: “Estudar é difícil”. Não existe meio termo, ou estudar é fácil ou estudar é difícil).
Conectivos Lógicos
Esses conectivos são símbolos que comprovam a veracidade das informações e unem as proposições uma a outra ou as transformam numa terceira proposição. Veja abaixo:
CONJUNÇÃO (símbolo Λ)
Usado para unir duas proposições formando uma terceira. O resultado dessa união somente será verdadeiro se as duas proposições (P e Q) forem verdadeiras, ou seja, sendo pelo menos uma falsa, o resultado será FALSO. Λ = “e”
Ex: P Λ Q (O Bolo é barato e o Café não é bom.)
Ex2: P Λ Q (Carlos é arquiteto e Marcelo é médico)
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/136-raciocinio-logico/562-como-estudar-raciocinio-logico#.Wp7CgdQrLvY
Regra para o conectivo de conjunção (Λ):Rule for conjunction conjunct (Λ):
P Q PΛQ
V V V
V F F
F V F
F F F
DISJUNÇÃO (símbolo V)
A disjunção é o conectivo representado pelo "ou" e serve para unir duas proposições. O resultado será verdadeiro se pelo menos uma das proposições for verdadeira. Ele pode ser dividido em disjunção inclusiva e exclusiva.
Disjunção Inclusiva: Relaciona duas ou mais proposições simples com o conectivo "ou".
Ex: P V Q. (Comprarei um Vestido ou uma Calça) V = “ou”
DISJUNCTION (symbol V)
The disjunction is the connective represented by the "or" and serves to unite two propositions. The result will be true if at least one of the propositions is true. It can be divided into exclusive and exclusive disjunction.
Inclusive Disjunction: Relate two or more simple propositions to the "or" connective.
Ex: P V Q. (I will buy a Dress or Pants) V = "or"
Regrinha para o conectivo de disjunção inclusiva (V):Regress to the inclusive disjunction connective (V):
P Q PVQ
V V V
V F V
F V V
F F F
Disjunção Exclusiva:Relaciona dois ou mais valores lógicos. Nesse caso a proposição só é verdadeira quando uma das frases for falsa e a outra verdadeira. As duas não podem ser consideradas verdadeiras porque isso torna a operação falsa.
Ex: P V Q. (Ou Hoje é segunda-feira ou Hoje é domingo) V = “ou”
Exclusive Disjunction: Relates two or more logical values. In this case the proposition is only true when one of the sentences is false and the other is true. The two can not be considered true because this makes the operation false.
Ex: P V Q. (Or Today is Monday or Today is Sunday) V = "or"
Regrinha para o conectivo de disjunção exclusiva (V):Regression to the exclusive disjunction connective (V):
P Q PΛQ
V V V
V F F
F V F
F F F
DISJUNÇÃO (símbolo V)
A disjunção é o conectivo representado pelo "ou" e serve para unir duas proposições. O resultado será verdadeiro se pelo menos uma das proposições for verdadeira. Ele pode ser dividido em disjunção inclusiva e exclusiva.
Disjunção Inclusiva: Relaciona duas ou mais proposições simples com o conectivo "ou".
Ex: P V Q. (Comprarei um Vestido ou uma Calça) V = “ou”
Regrinha para o conectivo de disjunção inclusiva (V):
P Q PVQ
V V V
V F V
F V V
F F F
DISJUNCTION (symbol V)
The disjunction is the connective represented by the "or" and serves to unite two propositions. The result will be true if at least one of the propositions is true. It can be divided into exclusive and exclusive disjunction.
Inclusive Disjunction: Relate two or more simple propositions to the "or" connective.
Ex: P V Q. (I will buy a Dress or Pants) V = "or"
Regress to the inclusive disjunction connective (V):
P Q PVQ
V V V
V F V
F V V
F F F
Disjunção Exclusiva:Relaciona dois ou mais valores lógicos. Nesse caso a proposição só é verdadeira quando uma das frases for falsa e a outra verdadeira. As duas não podem ser consideradas verdadeiras porque isso torna a operação falsa.
Ex: P V Q. (Ou Hoje é segunda-feira ou Hoje é domingo) V = “ou”
Regrinha para o conectivo de disjunção exclusiva (V):
P Q PVQ
V V F
V F V
F V V
F F F
CONDICIONAL (símbolo →)
Este conectivo dá a ideia de condição para que a outra proposição exista. “P” será condição suficiente para “Q” e “Q” é condição necessária para “P”. Nesse caso a proposição será falsa se o termo da esquerda for verdadeira e o termo consequente for falso. Os termos podem ser substiuídos pelas palavras suficiente e necessário para compreender melhor o exemplo abaixo:
Ex: P → Q. (Se nasci no Rio de Janeiro, então sou carioca) → = “se...então”
-Se nasci no Rio de Janeiro suficientemente sou carioca;
-Agora, se sou carioca necessariamentente nasci no Rio de Janeiro.
Regrinha para o conectivo condicional (→):
P Q P→Q
V V V
V F F
F V V
F F V
BICONDICIONAL (símbolo ↔)
O resultado dessas proposições será verdadeiro somente se as duas forem iguais, ou seja as duas verdadeiras ou as duas falsas. “P” será condição suficiente e necessária para “Q”
Ex5.: P ↔ Q. (Se 6 é maior que 5, então 5 é menor que 6) ↔ = “se e somente se”
Regrinha para o conectivo bicondicional (↔):
P Q P↔Q
V V V
V F F
F V F
F F V
NEGAÇÃO (símbolo ~ e ¬):
Esse é considerado um dos conectivos mais simples e pode ser representado por dois símbolos. Quando usamos a negação de uma proposição invertemos a afirmação que está sendo dada.
Ex:
~P (não P): O Pão não é barato. (É a negação lógica de P)
~Q (não Q): O Queijo não é bom. (É a negação lógica de Q)
- Se uma proposição é verdadeira, quando usamos a negação vira falsa.
- Se uma proposição é falsa, quando usamos a negação vira verdadeira.
Regrinha para o conectivo de negação (~):
P ~P
V F
F V
Exclusive Disjunction: Relates two or more logical values. In this case the proposition is only true when one of the sentences is false and the other is true. The two can not be considered true because this makes the operation false.
Ex: P V Q. (Or Today is Monday or Today is Sunday) V = "or"
Regression to the exclusive disjunction connective (V):
PQ PVQ
V F F
V F V
F V V
F F F
CONDITIONAL (symbol →)
This connective gives the idea of condition for the other proposition to exist. "P" will be sufficient condition for "Q" and "Q" is necessary condition for "P". In this case the proposition will be false if the term of the left is true and the consequent term is false. The terms can be replaced by words sufficient and necessary to better understand the example below:
Ex: P → Q. (If I was born in Rio de Janeiro, then I'm from Rio) → = "if ... then"
- If I was born in Rio de Janeiro I am sufficiently carioca;
"Now, if I'm Rio, I was necessarily born in Rio de Janeiro.
Regression for the conditional connective (→):
P Q P → Q
V V V
V F F
F V V
F F V
BICONDITIONAL (symbol ↔)
The result of these propositions will be true only if the two are equal, either the two true or the two false. "P" will be sufficient and necessary condition for "Q"
Ex5 .: P ↔ Q. (If 6 is greater than 5, then 5 is less than 6) ↔ = "if and only if"
Regression for the biconditional connective (↔):
P Q P↔Q
V V V
V F F
F V F
F F V
DISCLAIMER (~ and ¬ symbol):
This is considered to be one of the simplest connectives and can be represented by two symbols. When we use the negation of a proposition we invert the affirmation that is being given.
Ex:
~ P (not P): Bread is not cheap. (It is the logical negation of P)
~ Q (not Q): Cheese is not good. (It is the logical negation of Q)
- If a proposition is true, when we use negation it becomes false.
- If a proposition is false, when we use the negation becomes true.
Regress to the negation connective (~):
P ~ P
V F
F V
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