quinta-feira, 25 de julho de 2019

ALTERAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES, CONCURSOS PÚBLICOS E A REALIDADE NACIONAL -- CONFRONTE RESOLUÇÕES DE MATEMÁTICA - NÍVEL FUNDAMENTAL




MATEMÁTICA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATEMÁTICA



MUDANÇAS NOS PARÂMETROS DO ENSINO, MUDANÇA NAS MATÉRIAS, INTRODUÇÕES E ALTERAÇÕES, ANTES FOCADO NO PREPARO DO CIDADÃO PARA O TRABALHO, HOJE FOCADO, INDIVÍDUO E CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA E EQUITATIVA.

Diante do exposto no vídeo e realidade do povo brasileiro que concursa a nível FUNDAMENTAL, realizei alguns comentários que creio sejam válidos sobre a questão:

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATEMÁTICA


MINHA PUBLICAÇÃO FACEBOOK EM 25 DE JULHO DE 2019
Concursos a nível Fundamental, muito difícil recursos "quanto ao conteúdo programático', tenho estudado há anos uma maneira de combater a falta de limites aos conteúdos aplicados em provas a nível fundamental. Mas, em minhas pesquisas, não encontrei esses limites em conteúdos programáticos com descrições das matérias, principalmente Matemática. 
Minha luta é dos anos 90, encontrei um problema de Matemática no livro da 5ª série, exatamente igual ao de um livro de Matemática Financeira que estava estudando para concurso a nível Superior. Depois, verificando questões de concursos, constatei que o abuso e entrâncias às matérias de Ensino Médio quando exigido somente nível Fundamental acontecem e impossibilitam candidatos que se dedicam a alcançar aprovação. 
O que não entendo é o "porquê" profissionais da área não terem vislumbrado Raciocínio Lógico como "uma formalização deste abuso e não limitação", abstração do nada ou qualquer coisa, o jogo de adivinha que se distancia do verdadeiro significado da ciência exata. Continuo estudando porque me causa intranquilidade e corresponde a desigualdades em concorrer às vagas públicas e sinto uma certa "manipulação" que antecipa e rege resultados sem com isso sofrer classificação de fraude. E por favor, nada de DEMAGOGIA DO TIPO, "todos são capazes", "raciocínio lógico é potencial e inteligência", SABEMOS que certos resultados são totalmente ilógicos e não permitem mais que uma "forma de abstração", e essa ocorre de maneira individual, e nem sempre concordamos com resultados ou condução do raciocínio, além de cansativo e poucas vezes interessante, mais que a matemática formal. Os alunos começam a fazer tudo de cabeça e erradamente, sentem que não precisam sequer das quatro operações de matemática e nem estudar tanto para as provas. 90 questões apresentadas para prova, 30 matemática o restante, raciocínio lógico, vícios de raciocínios e quando em prática, muitos são tomados por uma "alta confiança" que só decai com a certeza da resposta correta e aprovação seguida do resultado oposto.
Não sinto a facilidade de assimilação proposta em definição do sistema, prefiro raciocínio matemático do que o lógico porque dados e evidências são retirados do problemas e anotados no raciocínio matemático não permitindo abstrações e perdas de tempo, como a exemplo, durante provas de concursos, e interessante que a matemática do raciocínio lógico foi fomentada com a introdução de disciplinas no Ensino Médio como Filosofia e Sociologia. I
Interessante de igual forma é pesquisar aspectos cognitivos no conteúdo raciocínio matemático formal e raciocínio matemático lógico. Considero ainda que, estamos sendo cobaias de experimentações instrumentalizadas pelo "raciocínio lógico", não que seja fundamento, ou finalidade, mas sempre ocorre em países nos quais falta ética e Direitos Humanos. 
PEÇO PERDÃO AOS QUE DISCORDAREM COM A EMISSÃO DO MEU PENSAR. 
Para reflexão sobre minha última afirmativa, deixo uma citação sobre RACIOCÍNIO LÓGICO:
 "O raciocínio matemático contém o ato pelo qual a mente humana se distancia do mundo externo, um ato que ocorre em si mesmo ou por si mesmo, de modo que, não são os objetos presentes no mundo físico que permeiam o raciocínio, mas a maneira de organizá-los, categorizá-los ou mesmo de entender sua estrutura em relação a si e ao ambiente (Piaget, 1971/2002), formando, com tais características, a engenharia do pensamento humano. Ao estudar os processos do raciocínio lógico matemático espera-se alcançar o que há de mais essencial na mente humana, principalmente pela sua natureza particular de revelar as construções do pensamento. Por isso, Poincaré (1908/1996) aponta que estudar as construções do raciocínio lógico-matemático, em sua gênese, deveria despertar o interesse de todos os psicólogos".
."https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15523/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Ricardo%20Nogueira%20Maisch.pdf 
 Naly De Araujo Leite






COMENTÁRIO AO VÍDEO ACIMA:

ALTERAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES, CONCURSOS PÚBLICOS E A REALIDADE NACIONAL :
Toda mudança, supõe-se positiva. A questão é que, esse "focar na habilidade de pensar e usar matemática na vida" pode ser traduzido pela aplicação de Concursos Públicos a nível Fundamental. Concursos são certames dedicados às pessoas adultas que muito aplicaram a matemática à vida, e está ocorrendo uma não limitação á extensão de elaboração das questões de Provas a nível Fundamental, inclusive de Matemática. Aqueles que estão concursando, Brasília – 1997 - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 04 SÉRIES do Ensino Fundamental, a exemplo, prova de matemática, Conteúdo Programático - Problemas.A prática mais frequente consistia em ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado. Para a grande maioria dos alunos, resolver um problema significava fazer cálculos com os números do enunciado ou aplicar algo que aprenderam nas aulas. ERA ASSIM, temo gerações que deixaram às escolas e assim o aprenderam, cito isso porque em Novos Parâmetros, tudo gira em torno do ALUNO que se tornou sujeito, mas é o velho conhecimento que responde e está presente nos Concursos Públicos no Brasil. Para agravar, o RACIOCÍNIO LÓGICO que entrou embutido em formas de "abstrações" que se diferem da exatidão do RACIOCÍNIO MATEMÁTICO FORMAL. Não podemos negar que a cada processo temos resultantes positivas e negativas, e essas não são resultantes de ABSTRAÇÕES, mas de exatidões e que, resultam em desigualdades aos acessos e certames públicos. As terceirizadas que realizam CERTAMES Públicos abrem um leque extenso às elaborações de questões, são ilimitadas, graças ao Raciocínio Lógico que propicia, sistemas abstratos, formas de ver as coisas, e principalmente quem CONCURSA ESTÁ FOCADO NO TRABALHO COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA, justamente a base das mudanças ocorridas na área de Matemática que tem se distanciado da classificação de Ciência Exata, e se tornou mais ainda, causa de baixa pontuação de candidatos em concursos públicos. REALMENTE, essas mudanças estão construindo uma sociedade mais Democrática e Equitativa?
2018//19 - Novos Parâmetros em escolhas que se opõem  ao ensinar conceitos,  e em seguida, apresentar técnica, HOJE, outras escolhas – desenvolvimento de competências e não de procedimentos técnicos confundidos com conteúdos de matemática. MAS, inegavelmente, CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA tem que sofrer precisão nos Concursos Públicos, a relação apresentada nos Editais não tem como ser recorrida por candidatos, não tem início e não tem fim com esses SISTEMAS ABSTRATOS aplicados nas variedades dos contextos. O LEIO E NÃO RESOLVO MATEMÁTICA, AGORA É "JOGO NO BICHO E ACERTO MUITO MAIS QUE SE ESTIVESSE ESTUDADO", TRADUZINDO: UM FALSO RACIOCÍNIO LÓGICO QUE PRODUZ UMA AUTO - CONFIANÇA FANTASIOSA. Claro que os acertos "por sorte acontecem", assim como em qualquer outra modalidade, mas é esse o fundamento da Educação Nacional, hoje?
Se preparar para o funcionalismo público acreditando na "sorte do raciocínio lógico"? Num jogo de abstrações? Pessoas que estão tentando emprego, concursos, durante resoluções de questões, e o "leio e não resolvo matemática" ocorre tanto ou menos que "leio e não abstraio nada", enquanto o tempo anda. TODO O CONTEÚDO QUE NÃO FAZIA PARTE, ANTES, AGORA ESTÁ SENDO DADO NAS ESCOLAS PARA CRIANÇAS E JOVENS. Esses podem fazer concursos? Não. Mas, essas disciplinas com todas as alterações estarão nas programações e como um leque aberto e infinito para serem usadas pelas Empresas que realizam concursos no Brasil. E a qual massa são dirigidos esses concursos? Àquela massa que tem condições de voltar para escola, se atualizar, pagando cursinhos após o dia todo de trabalho? SEI QUE ESSAS DIFICULDADES SEMPRE EXISTIRAM, mas não dentro deste contexto, os que necessitam não conseguem classificação devido ao conhecimento das matérias, e os  que tem cursos mais avançados, concorreram e ocupam essas vagas, em menos de dois anos, concorrerão, dentro de suas áreas especificas, porque grande parte tem curso superior, e então pedirão demissão, deixando os lugares vagos e um serviço público de questionável qualidade, onerando ao ESTADO .Tentar recorrer em questões alegando que a Empresa fugiu a limitação dos conteúdos de ENSINO FUNDAMENTAL é muito, muito difícil, mesmo ilustrando com a questão recorrida retiradas de livros de Ensino Médio e Superior, não aceitam esses argumentos, graças ao leque que se abriu na Matemática e outras disciplinas exigíveis. ABSTRAIR SISTEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO não resolverão essa realidade Nacional, talvez, quem sabe, a longo prazo. SUGIRO que ajudem a encontrar um PARâMETRO mediador desta situação que é a realidade. Prestar Concursos no Brasil tem que ser mais que um "jogo de sorte e azar", porque após entrar, esse SORTUDA (A) vai exercer atividade pública da qual todos necessitamos. Gostei do vídeo, foi esclarecedor, inspirador , me fez refletir e elaborar esse texto. Parabéns! Naly de Araújo Leite



Abaixo, temos duas resoluções em média por questão que deveriam ser NÍVEL FUNDAMENTAL, porque fizeram parte de provas a esse nível, mas observe que, em resoluções de algumas, encontramos estabelecido Nível Médio.
Clique sobre as imagens para ampliar e facilitar leitura, outro recurso é apertar simultaneamente Ctrl + , e ampliar ainda mais, favorecendo a leitura. Bons estudos! Naly 

 















 
































DICAS PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE - CONCURSOS PÚBLICOS:

DICA 1: Multiplicar um número por 10:

Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita.
Exemplo 1:  16 x 10 = 160
Exemplo 2:  15,567 x 10 = 155,67

DICA 2: Multiplicar um número por 10:

Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a direita.
Exemplo 1:  16 x 103 = 16000
Exemplo 2:  15,567 x 104 = 155670
Então, se quisermos efetuar a seguinte multiplicação: 12 x 100. Sabemos que 100=102, então:
12 x 100 = 12 x 102 = 1200.

DICA 3: Dividir um número por 10:

Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda.
Exemplo 1:  16 / 10 = 1,6
Exemplo 2:  15,567 / 10 = 1,5567

DICA 4: Dividir um número por 10:

Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a esquerda.
Exemplo 1:  16 / 103 = 0,016
Exemplo 2:  15,567 / 102 = 0,15567
Então, se quisermos efetuar a seguinte divisão: 12 / 1000. Sabemos que 1000=103, então:
12 / 1000 = 12 / 103 = 0,012.

DICA 5: Multiplicar um número por 11:

Quando o número for de 2 algarismos, basta somar esses 2 algarismos e colocar o resultado no meio deles. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 26 x 11.
Temos o número 26, somando seus 2 algarismos temos 2+6=8. Pronto! Agora é só colocar esse 8 no meio deles:
a resposta é 286. Portanto 26 x 11 = 286.
 Outros exemplos:
1) 34 x 11
somamos os algarismos do número 34: 3+4=7
colocamos o resultado no meio deles: 374. Portanto 34×11 = 374.
 2) 81 x 11
somamos os algarismos do número 81: 8+1=9
colocamos o resultado no meio deles: 891. Portanto 81×11 = 891.
 3) 37 x 11
somamos os algarismos do número 37: 3+7=10
Como deu um nº maior que 9, então não podemos colocar todo o número no meio deles. Colocamos apenas o algarismo das unidades (0) no meio deles, e o algarismo da dezena (1) é somado ao primeiro algarismo do número: 407. Portanto 37×11 = 407.
Quando o número for de 3 algarismos, então esse número multiplicado por 11 resultará em um número de 4 algarismos. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 135 x 11.
Temos o número 135. Somando o 1º com o 2º algarismo desse número temos 1+3=4. Somando o 2º com o 3º algarismo desse número temos 3+5=8. Esses 2 resultados serão colocados no meio do número 135, tirando o seu algarismo do meio:
1485. Portanto 135 x 11 = 1485

DICA 6: Tabuada do 9:

Se você tem dificuldades para decorar a tabuada do 9, pode fazer o seguinte:
1) Considere o número anterior ao qual você irá multiplicar o 9.
2) Veja quanto falta para ele chegar ao 9.
3) Junte os dois números encontrados.
Por exemplo:
1) 9 x 2 => o número anterior ao dois é o 1.
2) Para o 1 chegar ao 9, faltam 8.
3) Agora basta unir os dois números: 18
Portanto, 9 x 2 = 18.
Da mesma forma pode ser feito para os outros números, até chegar em 9×9:
1) 9 x 9 => o número anterior ao nove é o 8.
2) Para o 8 chegar ao 9, falta 1
3) Agora basta unir os dois números: 81
Portanto, 9 x 9 = 81.

DICA 7: Dividir qualquer número por 5:

Basta multiplicar o número por 2 e “arrastar” a vírgula para a esquerda.
Ex: 345 / 5 = 345 * 2 = 690. Arrastando a vírgula, temos 69,0.
Ex: 1526 / 5 = 1526 * 2 = 3052. Arrastando a vírgula, temos 305,2.

 DICA 8: Como descobrir o próximo quadrado?

Some o quadrado anterior com duas vezes com o número do qual você quer descobrir o quadrado, e depois diminua uma unidade.
Ex: Se 32=9, quanto vale 42?
Aplicando a regra, temos:
9 + 4 + 4 = 17
17 – 1 = 16
Portanto, 42 = 16
Outro exemplo: 52 = ?
16 + 5 + 5 – 1 = 25


Qual a Diferença entre Razão e Fração

Sempre que me perguntam: “qual é a diferença entre razão e fração?”, eu recorro aquele clássico exemplo da relação candidato/vaga no vestibular.
Exemplificando:
Quando ouvimos a frase ”no vestibular para Medicina da universidade X, a relação candidato/vaga é de 5 para 2”, estamos diante de uma razão, já que duas grandezas estão sendo comparadas: a quantidade de candidatos que se inscreveram no vestibular da universidade X, com a quantidade de vagas disponíveis nessa universidade.
Na verdade, o correto seria afirmar: a razão candidato/vaga é de 5 para 2.
Mas, como se chegou à razão  “ 5 para 2”?
A tabelinha abaixo pode nos ajudar:
Observe que os valores da primeira linha representam a razão inicial, isto é, 950 candidatos irão disputar as 380 vagas oferecidas pela universidade X, para o seu curso de Medicina.
As linhas subseqüentes foram obtidas através da divisão (simplificação) dos valores das duas colunas pelo mesmo número natural, isto é, por 2, por 5 e por 19.
Assim: 950/380 = 5/2  (razão 5 para 2 )
A igualdade acima é chamada de proporção, pois é uma igualdade entre duas razões.
Para essa igualdade vale a propriedade fundamental das proporções:
 O produto dos extremos é igual ao produto dos meios
Isto é: 950 x 2 = 380 x 5
  A fração, como é que fica nessa historinha?
Bem, a fração é apenas e, tão somente, uma divisão entre dois números.
 Vamos supor que desejamos dividir 5 por 2, ou seja, queremos descobrir quantos grupos de 2 elementos conseguimos formar num grupo de 5 elementos.
A resposta para essa divisão é: podem ser formados 2 grupos de dois elementos e sobra 1 elemento.
Na forma decimal, pode-se escrever 2,5 – o que significa 2 grupos inteiros e metade de um grupo de 2 elementos.
Essa divisão pode ser escrita também na forma de fração : 5/2
Para finalizar, vale estabelecer as seguintes definições:
 Fração é uma divisão entre dois números 2/3
Razão é uma comparação entre duas grandezas a está para b   então : a/b
 Proporção é a igualdade entre duas razões a/b = c/d

Aprenda com as Dicas - PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

(CONCURSO TRT-FCC) – Os salários de dois técnicos judiciários, X e Y, estão entre si assim como 3 está para 4. Se o dobro do salário de X menos a metade do salário de Y corresponde a R$ 720,00, então os salários dos dois totalizam:a) R$ 1.200,00        b) R$ 1.260,00      c) R$ 1.300,00   d) R$ 1.360,00   e) R$ 1.400,00
 SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL:
Em função do enunciado do teste podemos estabelecer a seguinte proporção:
 SOLUÇÃO PELAS DICAS:
JUROS
Um capital, aplicado a juros simples, triplicará em 5 anos se a taxa anual for de:
a) 30%                    b) 40%                  c) 50%               d) 75%         e) 100%
Solução pela matemática tradicional:
Trata-se de uma questão de primeiro grau sobre juros simples na qual aplicamos a
Para triplicar em 5 anos a juros simples, esse valor deve ser igual ao dobro do capital, cujo valor somado ao capital inicial será igual ao triplo do capital aplicado:
temos:
5i = 100, logo i = 40%
Solução pelas dicas:
Nesse tipo de problema atribui-se ao capital o valor 1 ou seja c = 1
Se o capital triplica passa a valer 3 que corresponde ao montante (M)
Se C =1 e o M = 3 pode-se dizer que J= 2
GABARITO : B
Números inteiros  IBGE
Severiano tem hoje a idade que Pedro terá daqui a seis anos. Há dez anos, Severiano tinha a metade da idade atual de Pedro. Daqui a vinte anos, Severiano terá então a seguinte idade
a) 24                      b) 27                   c) 30                 d) 32                       e) 34
SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL
Seja S a idade de Severiano hoje
Seja P a idade de Pedro atualmente
Daqui a 6 anos a idade de Pedro fica representada na forma: P + 6, logo podemos dizer que S = P + 6
Há dez anos, pelo enunciado temos que Severiano tinha a metade da idade atual de Pedro, ou seja: S – 10 = P/2
Através de um sistema de equações, teremos:
SOLUÇÃO PELAS DICAS
GABARITO: E
Concurso da Secretaria de Saúde – Grandezas Proporcionais
  Na bandeira brasileira, o comprimento e a largura são proporcionais a 10 e 7. Carla quer fazer uma bandeira com 2 m de comprimento. Quantos metros deverá ter a largura?
a) 1,20             b) 1,30              c) 1,40                d) 1,50               e) 1,70
SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL
Se a bandeira apresenta 2 metros de comprimento, sendo as medidas proporcionais a 10 e 7, temos que estabelecer uma proporção, ou seja:
 SOLUÇÃO PELAS DICAS
Relacionamos de forma direta comprimento com comprimento e largura com largura:
GABARITO: C
Concurso da Polícia Rodoviária Federal – Equação do 1° Grau
 Num determinado estado, quando um veículo é rebocado por estacionar em local proibido, o motorista paga uma taxa fixa de R$ 76,88 e mais R$ 1,25 por hora de permanência no estacionamento da polícia. Se o valor pago foi de R$ 101,88 o total de horas que o veículo  ficou estacionado na polícia corresponde a:
 a) 20                 b) 21               c) 22                 d) 23                  e) 24
 SOLUÇÃO:
 Obs.: y é o valor pago pela multa
         x corresponde ao número de horas de permanência no estacionamento
 GABARITO : A
TRT- FCC
(CONCURSO TRT – FCC) – Três técnicos judiciários arquivaram um total de 382 processos, em quantidades inversamente proporcionais as suas respectivas idades: 28, 32 e 36 anos. Nessas condições, é correto afirmar que o número de processos arquivados pelo mais velho foi:
a) 112                       b) 126                  c) 144                   d) 152                   e) 164
 SOLUÇÃO PELA MATEMÁTICA TRADICIONAL:
GABARITO : A
SOLUÇÃO PELAS DICAS:
os denominadores, temos  191 que corresponde a uma soma.
Dividindo-se a soma pela soma:
GABARITO: A

Olha que dica Legal
Ex :  25 x25 =    625
O final da conta sempre será 25  ( 5×5)
Nº 6  você acha multiplicando o dois pelo seu sucessor:  2×3 = 6
Ex2: 35 x 35  = 1225
O final é 25 = ( 5×5)
O  12  é resultado  do 3  x seu sucessor  então 3×4=12
EX3-  65×65 = 4225
25  no final
O  42  você  acha multiplicando 6  pelo seu sucessor  então  6 x7 =42

PESQUISA/PUBLICAÇÃO/SELEÇÃO/POSTAGENS/ Naly de Araújo Leite, Sorocaba - São Paulo - Brasil.


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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly