terça-feira, 5 de novembro de 2019

03/11/2019 - ENCERRAMENTO DO CURSO DE CATEQUESE E A PRIMEIRA COMUNHÃO DE WILSON CARLOS DE ARAÚJO LEITE - SOROCABA - SP

Aqui, em Sorocaba, após experiências religiosas mal sucedidas numa Igreja Presbiteriana, ano de 2016, meu filho, WILSON CARLOS DE ARApor si só, decidiu pela religião Católica.
Buscou aulas de catequese e fez o curso de preparação para tomar a comunhão.
E como não temos muitos conhecidos, ele resolveu que eu deveria ser sua madrinha da 1ª comunhão.
E, assim eu o acompanhei no último domingo, para uma decisão que ele tomou e uma boa decisão, precisamos todos de uma religião, mas haverá uma divisão em nossa pequena família de três, a minha opção religiosa é outra.
Here, in Sorocaba, after unsuccessful religious experiences in a Presbyterian Church, in 2016 year, my son alone decided on the Catholic religion.
She sought catechesis classes and took the preparation course to take communion.
And since we don't have many acquaintances, he decided that I should be his first communion godmother.
And so I joined him last Sunday, for a decision he made and a good decision, we all need a religion, but there will be a split in our little family of three, my religious choice is another.Naly de Araújo Leite   



Letra da música do vídeo:

Eu Quis Comer Esta Ceia Agora

Eu quis comer esta ceia agora
Pois vou morrer já chegou minha hora

Tomai, comei é meu corpo e meu sangue que dou
Vivei no amor! Eu vou preparar a ceia na casa do Pai

Comei o pão; é meu corpo imolado
Por vós, perdão para todo pecado

E vai nascer do meu sangue a esperança
O amor, a paz; uma nova aliança

Eu vou partir; deixo o meu testamento
Vivei no amor! Eis o meu mandamento

Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza
Porém, no céu, vos preparo outra mesa

De Deus virá o Espírito Santo
Que vou mandar p'ra enxugar vosso pranto

Eu vou, mas vós me vereis novamente
Estais em mim e eu em vós estou presente
Crerá em mim e estará na verdade
Quem vir cristãos, na perfeita unidade

I Wanted To Eat This Supper Now

I wanted to eat this supper now
Cause I will die my time has come

Take, eat is my body and my blood that I give
Live in love! I will prepare supper at Father's house

Eat the bread; it's my body immolated
For your forgiveness for all sin

And hope will be born of my blood
Love, peace; a new alliance

I will leave; I leave my will
Live in love! This is my commandment

I will go to the Father; I feel your sadness
But in heaven I prepare another table for you.

From God will come the Holy Spirit
I'll send to wipe your tears

I will, but you will see me again
You are in me and I am in you
Will believe me and be in truth
Whoever sees Christians in perfect unity



catequese

substantivo feminino

  1. 1.
    explicação oral, metódica, dos mistérios da fé e das coisas religiosas em geral.

  2. 2.
    POR EXTENSÃO
    doutrinação, ensinamento, catequização.

Catecismo é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão. Wikipédia


Eu, meu filho Wilson Carlos e minha filha, Maria Vitória Zulmira.

A Catedral Metropolitana de Sorocaba ou Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, sede da Arquidiocese de Sorocaba, localiza-se na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, Brasil. Foi construída há mais de 200 anos.
Place, Praça Cel. Fernando Prestes, S / Nº - Centro, Sorocaba - SP
Me, my son Wilson Carlos and my daughter, Maria Vitória Zulmira.
The Metropolitan Cathedral of Sorocaba or Metropolitan Cathedral of Our Lady of Ponte, headquarters of the Archdiocese of Sorocaba, is located at Colonel Fernando Prestes Square, in the center of Sorocaba, São Paulo State, Brazil. It was built over 200 years ago.
Place, Cel Square. Fernando Prestes, S / Nº - Centro, Sorocaba - SP



As Raízes Antigas da Catequese

A palavra catequese vem da palavra grega katēcheō , que significa simplesmente ensinar ou instruir. Aparecem cerca de oito vezes no Novo Testamento — quatro por Lucas (Lucas 1: 4; Atos 18:25; 21:21, 24) e quatro por Paulo (Romanos 2:18, 1 Coríntios 14:19; Gál. 6: 6, onde ocorre duas vezes) — geralmente para se referir a uma noção mais geral de instrução.
Nos primeiros séculos da igreja, no entanto, assumiu um significado mais específico. Veio descrever o tipo particular de instrução envolvida na preparação de novos crentes para o Batismo. No terceiro século, você seria um “catecúmeno” entre um e três anos antes de ser batizado e se tornar um membro oficial da igreja. Nesse espaço “liminar” intermediário, você era considerado cristão, em certo sentido (isto é, para pessoas de fora). Mas você ainda não era um membro de pleno direito (para os de dentro).
Durante esse tempo, os catecúmenos bebiam a história das Escrituras e os princípios centrais da crença, espiritualidade e prática cristãs. Também durante esse tempo, os catecúmenos praticavam diferentes disciplinas espirituais como jejum, unções, exorcismos e vida celibatária.
A principal convicção por trás disso tudo é que você não acordou simplesmente e decidiu ser um cristão. Construir crentes fiéis levava tempo. Dava a esses cristãos limítrofes o espaço para deixar um mundo e entrar em um novo.
A catequese tem raízes etimológicas com palavras relacionadas à “audição”, como na palavra eco e acústica (a palavra grega akouō significa “ouvir”). O bispo e catequista Cirilo de Jerusalém, do século IV, joga com este duplo sentido quando escreve a pretensos catecúmenos: “Você foi chamado de catecúmeno, que ouve apenas externamente, ouve a esperança, mas não a conhece, ouve mistérios, mas não entende; ouvindo as Escrituras, mas não conhecendo sua profundidade ”.
O que é catequese?
A catequese, então, não apenas nomeia uma instrução profunda e profunda para novos crentes; também marca um tempo designado em que os novos para a fé podem aprender o que é ser cristão — o que significa habitar o mundo como cristão. Isso marca um genuíno “terceiro espaço” entre a igreja e o mundo.
Um grande número de anglicanos contemporâneos têm se referido à catequese como a “varanda da frente” da igreja, para citar esse tipo de terceiro espaço. Entre a casa e a rua, a catequese encontra pessoas no meio.
Essa metáfora captura o gênio peculiar da catequese: sem sacrificar o alcance missionário e o envolvimento com os não-cristãos, a catequese também permite à igreja defender a integridade de sua liturgia e doutrina. Isso é especialmente importante em um tempo em que, como em nossos dias, os ensinamentos e o modo de vida da igreja parecem estranhos para muitos não-crentes.
Para mudar a metáfora: a catequese é muito parecida com aprender uma nova língua. Quando você está aprendendo espanhol, por exemplo, você não memoriza apenas palavras novas. Você também precisa aprender uma nova gramática, uma nova maneira de ver como as palavras se encaixam — talvez até novas maneiras de mover sua língua ou seus lábios.
Se você já tentou aprender uma língua estrangeira, sabe que não pode simplesmente inserir uma frase no Google Tradutor e esperar uma frase nativa — muitas vezes você tem algo hilário diferente! Isso ocorre porque ir de um idioma para outro não pode ser feito apenas com um dicionário. Você tem que aprender a pensar e absorver a linguagem que está falando para se tornar realmente fluente. Você tem que “viver” na língua por um tempo.
A catequese, então, é muito como aprender a “falar cristão”. Antes de partir para a terra cristã, você precisa se matricular em uma escola de idiomas. É disso que se trata a catequese.
O que é único sobre a catequese?
Muitas pessoas podem dizer: temos a Escola Dominical, aulas para membros da igreja ou algum outro tipo de educação de adultos — o que há de tão diferente na catequese?
A catequese, como eu mencionei, é a maneira antiga da igreja de instruir novos crentes na fé. A Escola Dominical não apareceu até o final dos anos 1700. Mas há muito mais do que o precedente tradicional ou a recuperação dos “modos antigos”. A catequese é distinta de outras formas de educação de pelo menos três maneiras.
Primeiro, está ligada à vida sacramental da igreja — especialmente os ritos iniciáticos do Batismo e /ou Confirmação. Embora a catequese seja útil para todos os crentes de qualquer idade (o grande reformador Martinho Lutero advertiu contra o orgulho de pensar que você “supera” os fundamentos da catequese), a catequese está particularmente relacionada com a vida missional da igreja — para aquele estágio em que as pessoas aprendem o que significa tornar-se cristãs.
Em segundo lugar, a catequese implica uma introdução básica, porém abrangente, à fé. A catequese é única entre outras formas de discipulado e educação, na medida em que procura introduzir novos crentes em todos os componentes centrais da fé cristã, não em partes. 
The Ancient Roots of Catechesis
The word catechesis comes from the Greek word katēcheō, which simply means to teach or instruct. They appear about eight times in the New Testament - four by Luke (Luke 1: 4; Acts 18:25; 21:21, 24) and four by Paul (Romans 2:18, 1 Corinthians 14:19; Gal. 6: 6 , where it occurs twice) - usually to refer to a more general notion of instruction.
In the early centuries of the church, however, it took on a more specific meaning. It came to describe the particular kind of instruction involved in preparing new believers for Baptism. In the third century, you would be a “catechumen” between one and three years before you were baptized and became an official member of the church. In this intermediate “threshold” space, you were considered Christian in a sense (ie to outsiders). But you were not a full member yet (to the insiders).
During this time, the catechumens drank the history of Scripture and the central principles of Christian belief, spirituality, and practice. Also during this time, the catechumens practiced different spiritual disciplines such as fasting, anointing, exorcism, and celibate life.
The main belief behind all this is that you didn't just wake up and decide to be a Christian. Building faithful believers took time. It gave these bordering Christians the space to leave a world and enter a new one.
Catechesis has etymological roots with words related to “hearing,” as in the word echo and acoustics (the Greek word akouō means “to hear”). The fourth-century bishop and catechist Cyril of Jerusalem plays with this double meaning when he writes to would-be catechumens: “You have been called a catechumen, who only listens outwardly, hears hope, but does not know it, hears mysteries, but does not understand. ; listening to the Scriptures but not knowing its depth. ”
What is catechesis?
Catechesis, then, not only names a profound and profound instruction for new believers; It also marks a designated time when those new to the faith can learn what it is to be a Christian — what it means to inhabit the world as a Christian. This marks a genuine “third space” between the church and the world.
A large number of contemporary Anglicans have referred to catechesis as the “front porch” of the church, to cite this kind of third space. Between the house and the street, catechesis meets people in the middle.
This metaphor captures the peculiar genius of catechesis: Without sacrificing missionary outreach and involvement with non-Christians, catechesis also enables the church to uphold the integrity of its liturgy and doctrine. This is especially important at a time when, as in our day, the teachings and way of life of the church seem strange to many nonbelievers.
To change the metaphor: catechesis is very similar to learning a new language. When you are learning Spanish, for example, you don't just memorize new words. You also need to learn a new grammar, a new way to see how words fit together - maybe even new ways to move your tongue or your lips.
If you have tried to learn a foreign language, you know that you cannot simply enter a sentence into Google Translate and expect a native phrase - you often have something different hilarious! This is because moving from one language to another cannot be done with just one dictionary. You have to learn to think and absorb the language you are speaking to become really fluent. You have to "live" in the language for a while.
Catechesis, then, is much like learning to “speak Christian”. Before leaving for Christian land, you need to enroll in a language school. This is what catechesis is all about.
What is unique about catechesis?
Many people may say: We have Sunday School, church member classes, or some other kind of adult education - what's so different about catechesis?
Catechesis, as I mentioned, is the church's old way of instructing new believers in the faith. Sunday School did not appear until the late 1700s. But there is much more than traditional precedent or the recovery of “old ways”. Catechesis is distinct from other forms of education in at least three ways.
First, it is linked to the sacramental life of the church - especially the initiatory rites of Baptism and / or Confirmation. While catechesis is useful to all believers of any age (the great reformer Martin Luther warned against being proud to think that you “go beyond” the foundations of catechesis), catechesis is particularly related to the missional life of the church - at that stage. where people learn what it means to become Christians.
Secondly, catechesis implies a basic but comprehensive introduction to the faith. Catechesis is unique among other forms of discipleship and education in that it seeks to introduce new believers into all the central components of the Christian faith, not in parts.


Momentos Iniciais nos quais os padrinhos acompanham seus afilhados com a mão esquerda sobre o ombro deles.
Initial moments when the groomsmen accompany their godchildren with their left hand on their shoulder.


" CONTINUANDO - Mas o faz de uma forma que é acessível a novas pessoas.
Isso é representado pelo fato de que a maioria dos catecismos (um texto usado para a catequese) se baseia no Credo dos Apóstolos, na Oração do Senhor e nos Dez Mandamentos, além de algum tipo de ensinamento sobre os sacramentos.
Isto está relacionado com a terceira maneira como a catequese é única. A catequese não apenas ensina aos novos cristãos o “que” do cristianismo; também ensina o porquê e o como. É uma introdução à fé de um modo particular: não apenas aprender em que acreditar, mas também como ser um cristão e por que ser um é o evento de mudança de vida que o Evangelho afirma ser.
Cristianismo Aprendido pela Vivência
A igreja tem tradicionalmente entendido — ainda que, às vezes, intuitivamente — que os cristãos aprendem a Verdade com V Maiúsculo (Jesus como o “Caminho, a Verdade e a Vida”) praticando-a. É tanto capturada quanto ensinada. Aprendemos a fé não principalmente através de livros, mas através da união com comunidades reais que falam fluentemente a língua.
O estudioso do Novo Testamento, Kavin Rowe, coloca desta forma:
Para… os cristãos, a verdade do mundo é aprendida vivendo a vida que é a fé no Senhor Jesus Cristo. Une-te à comunidade chamada Cristãos em confiança e aprende a verdade do mundo através do tempo que leva para praticar o que é ser cristão.
Assim, embora a catequese tenha paralelos óbvios com a educação de adultos e com o discipulado, esses termos implicam um tipo de prática muito mais amplo, muitas vezes mais nebuloso, do que o que tradicionalmente se entende como catequese.
A catequese marca um momento único de treinamento no qual aprendemos a verdade do mundo pelo tempo que leva para praticar o que é ser cristão .
Outra maneira de dizer isso é que a catequese envolve não apenas uma educação da mente, mas uma formação em todo um modo de vida. Envolve, no núcleo, e educação do desejo. Certamente, envolve aprender novos conteúdos — os principais ensinamentos da igreja. Mais ainda, trata-se de aprender o que significa realmente ser um cristão, ser o tipo de pessoa que vive de tal modo que aquilo que professamos em nossos credos é infundido em nosso modo de vida.
A catequese nos ensina a pensar biblicamente e teologicamente, mas vai além: nos induz a um novo modo de ser no mundo. Ela reúne pessoas de longe e as leva a um modo de ser humano enraizado em Cristo — Cristo, o modelo humano e a imagem de Deus.
Quando novos crentes entram na “escola de Cristo”, eles não apenas aprendem sobre a verdade; eles aprendem a viver a verdade. E isto é, simplesmente, o que significa ser catequizado, ser cristão.
Alex é um estudante de doutorado em teologia histórica e patrística na Baylor University em Waco, TX, onde é membro da Christ Church Waco. Antes disso, ele recebeu um MDiv do Regent College em Vancouver, BC. Ele é apaixonado por ajudar as igrejas locais a equiparem os santos para o trabalho do ministério e a se aprofundar na vida com Deus através da revitalização da catequese. Ele mora no Texas com sua esposa Molly e seus dois garotos.
Original: What is Catechesis?
Tradução: Daniel Vieira
a way that is accessible to new people.
This is represented by the fact that most catechisms (a text used for catechesis) are based on the Apostles' Creed, the Lord's Prayer and the Ten Commandments, and some type of teaching on the sacraments.
This is related to the third way catechesis is unique. Catechesis not only teaches new Christians the "what" of Christianity; It also teaches why and how. It is an introduction to faith in a particular way: not only learning what to believe, but also how to be a Christian and why being one is the life-changing event that the Gospel claims to be.
Christianity Learned by Experience
The church has traditionally understood - albeit sometimes intuitively - that Christians learn the Truth with the Uppercase V (Jesus as the "Way, the Truth, and the Life") by practicing it. It is both captured and taught. We learn faith not primarily through books, but through union with real communities who speak the language fluently.
New Testament scholar Kavin Rowe puts it this way:
For… Christians, the truth of the world is learned by living the life of faith in the Lord Jesus Christ. Join the community called Christians in confidence and learn the truth of the world through the time it takes to practice what it is to be a Christian.
Thus, while catechesis has obvious parallels with adult education and discipleship, these terms imply a much broader, often more nebulous, type of practice than what is traditionally understood as catechesis.
Catechesis marks a unique training moment in which we learn the truth of the world from the time it takes to practice what it is to be a Christian.
Another way of saying this is that catechesis involves not only an education of the mind, but a formation in a whole way of life. It involves, at the core, and education of desire. Certainly, it involves learning new content - the main teachings of the church. Moreover, it is about learning what it really means to be a Christian, to be the kind of person who lives in such a way that what we profess in our creeds is infused into our way of life.
Catechesis teaches us to think biblically and theologically, but it goes further: it induces us to a new way of being in the world. It brings people from afar and brings them into a way of being rooted in Christ - Christ, the human model and the image of God.
When new believers enter the “school of Christ,” they not only learn about the truth; They learn to live the truth. And that is simply what it means to be catechized, to be a Christian.
Alex is a doctoral student in historical and patristic theology at Baylor University in Waco, TX, where he is a member of Christ Church Waco. Prior to that, he received an MDiv from Regent College in Vancouver, BC. He is passionate about helping local churches equip the Saints for ministry work and deepen their lives with God through the revitalization of catechesis. He lives in Texas with his wife Molly and their two boys.
Original: What is Catechism?

Translation: Daniel Vieira"
https://lecionario.com/o-que-%C3%A9-catequese-fed9ed0d3f26



Esse é meu filho, WILSON CARLOS DE ARAÚJO LEITE, vestindo a camiseta, assim como todos os que foram batizados e os que participaram da primeira comunhão.
This is my son, WILSON CARLOS DE ARAÚJO LEITE, wearing the shirt, as well as all those who were baptized and those who participated in the first communion.













 Wilson Carlos sendo cumprimentado por Sr. Nilson, seu professor  de catequese no momento em que recebeu o certificado.Wilson Carlos being greeted by Mr. Nilson, his Sunday School teacher at the time he received the certificate.






Bendito, louvado seja (bis) o Santíssimo Sacramento (bis) Os anjos, todos os anjos (bis) louvem a Deus para sempre amém (bis) Os santos adorem todos (bis) o Santíssimo Sacramento (bis) Fazei-nos, Virgem Maria (bis) Sacrários vivos na Eucaristia (bis) Os anjos, todos os anjos (bis) louvem a Deus para sempre amém (bis)
Blessed be praised the Blessed Sacrament (bis) The angels, all angels (bis) praise God forever amen (bis) The saints worship everyone the Blessed Sacrament (bis) Make us, Virgin Mary (bis) Living Tabernacles in the Eucharist (bis) The angels, all angels (bis) praise God forever amen (bis)




 Wilson Carlos e a irmã caçula, Maria Vitoria Zulmira.Wilson Carlos and his younger sister, Maria Vitoria Zulmira.


 

 Wilson Carlos ao lado do professor de catequese, Padre e celebrante da missa, e os colegas.Wilson Carlos alongside catechesis teacher, priest and Mass celebrant, and colleagues.






 Wilson Carlos tirando fotos dos presentes a cerimônia. Wilson Carlos taking photos of the ceremony presents.



 

 Wilson Carlos ao lado do professor de catequese, Sr. Nilson, à esquerda, e os colegas que pela primeira vez participaram do Sacramento da Comunhão.Wilson Carlos alongside catechesis teacher Mr. Nilson on the left and colleagues who first participated in the Sacrament of Communion.



Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã. A Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum a 1 de novembro que é seguido pelo dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. Wikipédia
All Saints Day is a festival celebrated in honor of all saints and martyrs, known or not. This feast is celebrated by the believers of many of the churches of the Christian religion. The Catholic Church celebrates the Festum Omnium Sanctorum on November 1, which is followed by the day of the deceased faithful on November 2. Wikipedia


"Para alguns, na Europa, este dia é chamado também “Páscoa do outono”, uma solenidade importante para os membros ativos da Igreja, que olham e aspiram ao Céu.
A santidade é um caminho que todos somos chamados a trilhar, seguindo o exemplo dos nossos irmãos, que nos foram propostos como modelos de vida cristã, por terem encontrado Jesus e a ele confiado sua vida, fraquezas e sofrimentos.

Para alguns, na Europa, este dia é chamado também “Páscoa do outono”, uma solenidade importante para os membros ativos da Igreja, que olham e aspiram ao Céu.

A santidade é um caminho que todos somos chamados a trilhar, seguindo o exemplo dos nossos irmãos, que nos foram propostos como modelos de vida cristã, por terem encontrado Jesus e a ele confiado sua vida, fraquezas e sofrimentos.

Significado da Solenidade

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que estão unidos a Cristo na glória eterna e intercedem por nós como nossos protetores.http://catequesecatolica.com.br/site/solenidade-de-todos-os-santos-2/

Os Santos são os filhos de Deus que chegaram à meta da salvação e vivem na eternidade a condição da bem-aventurança; os santos são também aqueles que nos acompanham no caminho da imitação de Jesus, que nos leva a ser pedras angulares na construção do Reino de Deus.

Comunhão dos Santos

Em nossa profissão de fé, afirmamos que cremos na Comunhão dos Santos, uma expressão que nos faz entender a vida e a eterna contemplação de Deus, motivo e finalidade da verdadeira Comunhão, mas também com as “coisas” sagradas.

O dom da Eucaristia permite a antecipação da liturgia que o Senhor celebra no santuário celestial, com todos os Santos. A grandeza da redenção é medida pelos seus frutos, isto é, pelos que foram redimidos pela santidade. Por meio deles, a Igreja contempla a sua vocação e a condição da humanidade transfigurada a caminho do Reino.

Origem e história

A origem desta festa da esperança, objetivo da nossa vida, tem raízes antigas. No século IV, teve início a comemoração dos fiéis mártires. Os primeiros sinais desta celebração encontramos em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, sobre os quais fala São João Crisóstomo.

Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a se espalhar pela Europa e em Roma, onde o Papa Gregório III (731-741) escolheu o dia 1º de novembro como a data que coincidia com a consagração de uma capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias “dos santos Apóstolos e de todos os Santos mártires e confessores, e a todos os justos, que descansam em paz no mundo”. 





PESQUISAS//SELEÇÕES//TRADUÇÕES//PESQUISAS//PUBLICAÇÕES//ATIVISTA NALY DE ARAÚJO LEITE - SOROCABA CITY - SÃO PAULO STATE - BRAZIL




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Espero que meu trabalho de pesquisas e análises seja útil a todos. Por favor, somente comentários que ajudem no crescimento e aprendizado.Naly